segunda-feira, 15 de junho de 2009

O SPORT MOTIVADOR

Os bares da cidade faturaram extra com as partidas do Sport Club do Recife na Libertadores. Mesmo quem não é torcedor do Leão da Ilha, Campeão de Pernambuco, Campeão do Brasil e possível Campeão das Américas e quem não entende nada de futebol, tem comparecido para ver o movimento da torcida rubronegra e pela paquera que rola solta nos locais – Beto's Bar e Restaurante, O Rei do Caldo, Café & Cia, Ronaldo Bar, Lanchonete Guanabara, Mock's Bar, 20 V, Ave Verde, Papo de Boteco, entre outros. Dos torcedores leoninos mais entusiasmados: Thomás/Toni Malaquias, Jacó/Jaelson Araújo, Zé/Totonho Evangelista, Antônio/Fanca de Bino, Jeferson/Jucira Florentino, Panta/ Antônio Orlando, Kleber Timóteo, Toninho Melo, Fernando Alípio, José Carvalho, Urley Brás, Denis Gomes, Carlos Paiva, Renato Leitão (Carlú), Wagner Martins, Cristiano Montalvão, Sargento Francelino, Carlos Martins Neto, Hugo Bezerra, Ednaldo André (Dida), Paulo Diniz (de Quincas), Thiago André, Silveira/Dero, Lourenço Dorotheu, Anastácio Pereira, Celso Martins Jr, Sd Romão, Fernando Lima, Tiago/Carlos Diniz, Cláudio Pereira (Cau Barbeiro), entre outros.

TURISMO SEM OPÇÕES

Diferente de outras estâncias climáticas, Triunfo apesar da temperatura amena, não conseguiu nesta Semana Santa nem a metade dos visitantes do ano anterior, segundo os proprietários de hotéis, pousadas, albergues, bares, restaurantes e lanchonetes, numa prova inconstante da falta de investimento promocional e turístico. Também pudera, enquanto as concorrentes: Gravatá, Garanhuns, Bonito, Taquaritinga do Norte, Pesqueira e demais localidades turísticas investiram em atrativos regionais e nacionais como: Adilson Ramos, Augusto César, Leonardo, Petrúcio Amorim, Nando Cordel, Irah Caldeira, Jorge de Altinho, Cristina Amaral, Geraldinho Lins, Alex Cohen, Trio Nordestino, Santana, Moacir Franco, Nação Forrozeira, Amigos Sertanejos, Aviões do Forró, além de Fafá de Belém, Jorge Vercilo, Chico César, Banda Nove Luas e Isabela Morais, a nossa querida, amada e idolatrada Triunfo, com a sua administração pública, não foi capaz de trazer nem os regionais: Ruy Grudi, Leo Godoy, Banda Vizzu, Janailson e Banda ou apresentar com intento de movimentar as nossas noites frias e agradar os moradores e turistas com as nossas maravilhosas atrações locais: Orquestras Sonata e Edição Extra, Zé Marques e Cidinha, Fátima Barros, Templários, Genecy, Trio Zé do Brejo, Seresteiros de Triunfo, Simião do Acordeon, Lucivaldo Ferreira, Ronivon Alves, Porinha dos 8 Baixos, Antônio Carlos e Geovane, Agostinho dos Teclados, Antônio Guabiroba, Antônio do Fole, Banda Isaías Lima, Orquestra Madureira, Radiola Serra Alta, Maracatu Nação Baixa Verde, Grupo Ambrosino Martins, Balanço de Menina, Zé Homero, Ronivon e seu Forró de Latada, entre outros. Todos disponíveis.

OS POLÍTICOS MENTIROSOS

Tivemos no último mês de abril, o famoso e internacional “Dia da Mentira (1º de abril)”. Para alguns este dia se estica por todo o ano! Dificilmente encontramos peças políticas em Triunfo que não mintam, aliás, quando as encontramos, nem acreditamos. Mas, no final, a maioria é igual. Para eles, a prática da mentira é quase uma regra, porque as pessoas nunca entendem que estão fazendo por mal, mas para defender, conquistar espaços e se eleger, Acham até interessante pseudo políticos traírem, enganarem, trocarem de lado como se troca de roupa. Tudo “aqui/agora”, é normal. Perdeu-se e a dignidade, o caráter, a vergonha, o respeito: o político triunfense vale quanto pesa. Com o apoio “daqueles” farsantes/fascistas (que todos já podem detectar.) que se intitulam de: independentes, interessados, invioláveis, ideológicos, idealistas, irreparáveis e, nada disso são, apenas se preocupando pelo “quinhão” ou “boquinha” que possam conseguir com a administração, seja essa incompetente, corrupta, inviável, frágil, indecente, ou não. Nada disso interessa. Triunfo realmente não tem sorte não. Só lhe aparece “sanguessuga”, “vigarista” e “espertalhão”. Valei-nos: Frei Damião, Padre Cícero ou Lampião. Essa terra não merece. E seu povo precisa de absolvição.

UMAS PREVISÕES DESANIMADORAS

O administrador é o responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia de uma empresa, entidade estrutura pública ou privada. Ele deve trabalhar praticamente em todas as frentes necessárias nas quais gerem recursos financeiros materiais, humanos e mercadológicos. Além disso, se envolve na publicidade, controla despesas e zela pelo bem estar dos munícipes. Quantos têm esse perfil na administração atual triunfense? Pelo que se sabe através de fontes fieis: já existem secretários inconformados, decepcionados, revoltados, desmoralizados e dispostos a “pegar o boné” e “pedir para sair”, (de acordo com vereadores e correligionários insatisfeitos que procuraram este jornal para denunciar e assim estamos fazendo.) porque não receberam menor respeito e consideração no tocante à autonomia, pois tudo deve antes passar pela análise e aprovação de determinado “secretário sem pasta”, que como antes, controla toda a administração na ausência constante do chefe do executivo. Pode uma coisa dessas? Apostam que tem secretários que “não comem peru de natal”, outros “não emplacam a semana da pátria” e alguns “não saboreiam o milho do São João”. Que dirá estará na Festa do Estudante. Secretário ou diretor? Será? KKKKKK.

VÃO SURGIR EMPREGOS

Uma boa notícia para quem está à procura de uma colocação no mercado de trabalho, em especial no setor de construção: o prefeito Luciano, comunicou outro dia na Secretaria Estadual de Transportes, a contratação em breve de pessoal para as obras de construção do: Parque de Eventos; Terminal Rodoviário; Alargamento da Avenida Getúlio Vargas; Abertura de Acesso Av. José Veríssimo/ Rua Padre Ibiapina/ Praça da Bandeira; Reforma do Estádio Municipal Centenário; Retirada de parte do Calçadão do Cais do Lago João Barbosa. As oportunidades temporárias poderão reforçar a nossa economia interna. Vamos aguardar...

UMA FESTA DESMORALIZADA

Consagrada como um dos maiores eventos de cultura popular da Região, do Estado e do Nordeste, a Festa do Estudante de Triunfo, tradicionalmente realizada na última semana de julho de cada ano, desde a sua fundação pela União Triunfense dos Estudantes – UTE. Depois de conveniada pelo processo UTE/FUNDARPE/PMT, está sendo aos poucos desmoralizada, devido à mudança constante imposta de datas, com a conivência covarde dos submissos, falsos e incompetentes gestores locais, que se rendem aos inconcebíveis apelos estratégicos com segundas intenções. Depois de trocar a data habitual para o meio do mês, agora pretendem afundá-la de vez no período de 4 a 11/07/2009. Quem for vivo verá. Será o fim da picada. Desde já podem anotar: “O propósito vai vingar”. Alguém duvida? Temos representantes fracos: os mesmos que antes aceitaram trocá-la com a promessa do show de Alcione ser incluído naquela programação. Uns insensíveis e inseguros pseudo triunfenses. Sabemos de tudo como aconteceu da outra vez e vamos dar os nomes aos “bois” em praça pública para acabar logo com essa farsa de que “vivem a trabalhar por Triunfo”. No meio desses fascistas presentes - na Secretaria de Cadoca na época, inclusive havia três “ex-presidentes” da Festa e da UTE, que aceitaram tudo sem questionar. Ainda na ocasião, foi levantada a proposta de reduzir o evento de 8 para 3 dias, visando igualar a Gravatá, Pesqueira, Taquaritinga do Norte que só existiam apenas há 2 anos, enquanto somos a mais antiga (51 anos). Imaginem! São essas “cabeças” que representam Triunfo. Onde já se viu diminuir aquilo que nos trás visibilidade nacional (exemplo prático: “quanto mais vacas, mais bezerros”.)? Só faltava essa! É enxergar grande. Aguardem!!! Péssima idéia.

POR E-MAIL

1) Quero parabenizar toda a equipe do OPINIÃO pelo trabalho desenvolvido ao longo desses anos. Não sou triunfense, nem resido nesse atraente município, mas admiro esse jornal pelo conteúdo. Sempre li com maior atenção e carinho todas as vezes que me deram um exemplar.

Cristina Nunes Vieira. Flores – PE

2) Gostaria de parabenizar o trabalho sério e maravilhoso que vocês fazem. As reportagens que realizam, além de serem informativas, são imparciais e independentes de ideologia, religião, nível social, raça ou cor, e falam de vários aspectos. As entrevistas com o prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores, é uma ideia maravilhosa. Só que até o presente, tudo está como estava, ninguém fala mais nada. Pretendia que o jornal OPINIÃO tomasse conta disso e informasse à população como andam os processos que estão correndo contra alguns políticos locais.
Temos a ligeira impressão de que o poder legal está com medo do poder paralelo que aqui se instituíram fortemente devido as artimanhas e golpes de falsidade e traição e por isso não vemos qualquer providência a respeito.


Fernando A. Ferreira. Recife – PE

FUNÇÃO DE VEREADOR

Exigir informações sobre projetos, ações e gastos da Prefeitura, posicionar-se contra abusivos e fazer propostas alternativas são papéis do Vereador e, na visão do OPINIÃO, deve ser uma questão de responsabilidade e compromisso com os eleitores. Deus ilumine os atuais parlamentares para que mudem da postura omissa, nociva, covarde e errada e procurem fazer o melhor. Do contrário, não adianta mais votar nessa gente enganadora que se elege comprando consciências para na Câmara Municipal trabalhar em desacordo com a vontade da maioria da população em detrimento de desejos outros não recomendáveis. Vamos ficar atentos.

INOVAÇÃO ESPORTIVA

Outra atividade esportiva que a Prefeitura, deve através da Secretaria Municipal de Esportes incentivar, são as artes marciais, com a instalação de uma academia respectiva organizada reunindo atletas gratuitamente matriculados visando apresentar mais opções de integração atlética e inclusão social. A cada ano um campeonato deve ser patrocinado a apoiado. Queremos uma administração diferente, voltada para ocupação dos jovens como forma de lhes distanciar dos vícios e da marginalidade. Isso será demais.

SUGESTÃO LEGISLATIVA

O vereador deve fazer um trabalho que se possa denominar democracia participativa, pois o mandato não lhe pertence como algo pessoal que se possa negociar e tirar proveitos financeiros e beneficiamentos outros e sim procurar fazer do ofício de parlamentar local uma missão de bem servir à coletividade, transformando as suas aparições nas comunidades em futuros projetos a serem apresentados em defesa da sociedade triunfense e não para corromper os mais necessitados, viciados ou incautos em troca de apoio eleitoral. Será que isso pode mudar?

ESPORTES RURAIS INTEGRADOS

Solicitamos que o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude recém criada e ocupada pelo ex- vereador Antonio Estevão da Silva – Tonês, serem realizados estudos minuciosos que possam resultar na criação do Campeonato Rural de Futebol, que pode acontecer todos os anos no município em período pré-determinado, visando movimentar, integrar, valorizar, divulgar todos os sítios, descobrindo novos atletas e contribuindo com a inclusão social, uma oportunidade de promover o interesse esportivo e desestimular os vícios reinantes por falta de perspectiva, oportunidades e opções saudáveis. A Prefeitura deve intensificar a construção de campos de futebol que atendam os sítios pólo, comunidades outras onde por questões centralizadas geográficas não seja permitido ser criado. Depois formalizar com estatuto a fundação da Agremiação com diretoria responsável e patrocínio de material esportivo conseguido em parcerias, governo estadual (Secretaria de Esportes) e federal (Ministério dos Esportes). Tudo supervisionado com rigor e no compromisso de escolher a cada final de etapa anual uma seleção premiada, passando os atletas a comporem equitativamente as equipes organizadas, cadastradas e apoiadas pelo Poder Executivo local. Vamos tentar. Esse é um projeto que pode dar certo. É só querer. É investir com competência, sensibilidade e visão administrativa correspondente.

OS VAQUEIROS LOCAIS

Cuidado! Eles estão aí de novo. Está chegando a hora de votarmos em governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Não vamos vender nossas consciências e nossos votos, por promessas tolas, projetos que não podem ser concretizados. Lembrem-se do nosso passado recente. Vejam como os candidatos a deputado agiram nos enganando. Temos certeza de que eles junto aos pseudo-políticos que lhes apóiam por dinheiro, pensam que nós não temos memória. Não se esqueçam do que os mesmos fizeram de ruim e deixaram de fazer de bom para o município. É preciso recordar também que alguns deles jamais visitaram ou se comunicaram com os eleitores iludidos desde o período eleitoral passado. Mas, não tenham dúvida, vão inventar feitos e realizações mentirosas para tentarem mais uma vez destinar a conhecida “boiada massa triunfense” a uma porteira fechada que renderá mais enriquecimento vergonhoso, com o aumento das contas bancárias e a triplicação do monumento.
Acorda povo...

ASSUNTOS VARIADOS

- Dentre as ações assumidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social, para levar às comunidades mais necessitadas, uma melhor condição de vida, deve estar a entrega de cadeira de rodas.
- Agora está mais fácil pagar suas contas mensais (água, luz, telefone, cartões de crédito, etc) em mais um banco de pagamentos da cidade: o caixa instalado no E L Supermercado, na Avenida Getúlio Vargas, Centro. O estabelecimento é filiado ao Banco do Brasil (BB), o que garante mais segurança nas operações realizadas.
- Com nova logomarca e modernas instalações – para mais conforto e praticidade – foram inauguradas duas farmácias na Avenida Getúlio Vargas, Centro: a “Nova Vida”, de Francisco e “Três Irmãos” de Tony Rodrigues, ambos com a preocupação de melhor atendimento sempre. “Precisamos inovar para agradar a clientela” – afirmam. Por essa iniciativa, eles merecem destaque nesta coluna.
- Uma das formas dos comerciantes de Triunfo colaborarem com a coleta seletiva de lixo (que urgentemente deve ser instalada em convênio PMT/ASCMT, é dar prioridade na entrega dos materiais recicláveis e cadastrar possíveis interessados catadores. Eles poderiam passar nos estabelecimentos, uma ou duas vezes ao dia, sempre uniformizados. A intenção é buscar uma forma de angariar fundos a fim de criar um capital de giro para os catadores. A venda de produtos individualmente em pequenas quantidades, desvaloriza o trabalho e não é recomendado, conforme nos orientam conhecedores do processo que fogem dos atravessadores.

APOSTANDO AS FICHAS

Estamos apostando tudo para que a recém-criada Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, instalada nesta gestão para contemplar o ex-vereador Antônio Estevão da Silva – Tonês, como secretário, depois de ser derrotado eleitoralmente por motivos já citados. Várias sugestões realistas temos procurado através deste OPINIÃO com freqüência apresentar visando contribuir com o sucesso da Pasta com alegações correspondentes à sua nomenclatura. Caso não se consiga depois dos 150 dias (tempo suficiente para demonstrar tendências satisfatórias ou não) alcançar os objetivos destinados, não é culpa nossa. Entre atividades esportivas satisfatórias, em moda, interessantes e convidativas para promover atletas e provocar inclusão social, é o ciclismo, muito utilizado no passado – inclusive com concorridas disputas, corridas e campeonatos – e hoje praticamente inexistente em nossa “estância climática” por falta de incentivo dos órgãos públicos representativos, evento que poderia fazer parte do calendário esportivo local.

MENSAGEM ESTIMULANTE

Independente das adversidades políticas e atos que desabonam uma administração pública, 2008 foi um grande ano para Triunfo. E você se for consciente, justo e independente pode fazer de 2009 um ano ainda melhor. Pode não parecer, mas o momento oferece um monte de oportunidades. Por isso mantenha-se confiante e conectado pelo endereço virtual no nosso Jornal: OPINIÃO sempre pensando em você! opiniaotriunfo@gmail.com

AS OBRAS PROBLEMÁTICAS

Embora se reconheça o valor de alguns triunfenses sugestivos, as teorias deles são pouco aceitas, porque não encontram argumentos para explicar pontos fundamentais que justifiquem a construção de um Pátio de Eventos na Praça Carolino Campos, embora defendamos a retirada de imóveis previstos para a ampliação da área, principalmente no entorno do lago João Barbosa. Acreditamos que outras localidades existentes terrenos de espólio da família Gastão: frente à agência do Detran e no antigo curral na Av. Frei Fernando, tivessem melhores êxitos. Expandiria a via urbana, tranquilizaria os moradores, melhoraria o visual, desafogaria o trânsito, preservaria o casario, disponibilizaria a área desejada apenas para passeios, lazer e visitações (ao contrário dos tumultos causados em momentos festivos de grande envergadura). Pensem antes para depois não se arrependerem, igual ao “calçadão” no cais do Lago João Barbosa – Avenida José Veríssimo dos Santos, Bairro Guanabara e o “bloqueio” do trecho próximo à Sociedade Triunfense de Cultura – STC e Centro Administrativo de Triunfo, surgido com a construção pelo Estado, da Academia da Cidade. Essas ações inconsequentes, emocionais e interesseiras, apenas contribuem para que o nosso dinheiro seja jogado ao rolo. Sensatez e caldo de galinha, não fazem mal a ninguém...

O PAU ESTÁ CANTANDO

Pelo visto, não há provas conclusivas de que haja qualquer indício de irregularidade na administração passada do atual prefeito, como insistiu neste jornal o ex-prefeito, através de vários pedidos de “direito de resposta” que fomos obrigados a publicar como assegura a legislação em vigor (embora o próprio e seus familiares, aderentes, amigos, seguidores, correligionários e bajuladores, nunca tenham entendido muito bem nossa posição independente, e desinformadamente se ressentido com o fato). Fazer o quê? Deixar de publicar na íntegra as matérias respondidas pelo rebatedor para salvaguardar os acusados e em detrimento dessa omissão nos prejudicar como órgão informativo da imprensa nanica caseira local? É nada. Já diz o adágio popular, que “pimenta nos olhos dos outros é colírio” e em outras partes do corpo humano, pior ainda. Por que não processaram formalmente o denunciante que sempre nos apresentou provas documentais para poder fazer as suas críticas políticas e essas encaminhou ao Ministério Público? O fato de não dar em nada, não é problema nosso. A Justiça está aí para fazer a sua parte. No entanto, sabendo que dispomos de um relatório de dívidas contraídas e não pagas pela administração anterior, membros daquela facção estão a nos enviar uma série de denúncias contra o atual gestor, inclusive algumas delas transformada em panfleto xerocado que foi distribuído em grande quantidade durante o período carnavalesco que apresenta um parecer do Tribunal de Contas do Estado, exigindo a devolução de um montante calculado em R$ 400 mil indevidamente utilizados no período 2000 a 2004. Diante dessa troca de farpas de ambos os lados, queremos esclarecer de público que não estamos dispostos a participar desse joguinho de empurra-empurra e ocupar os nossos espaços disponíveis (no trabalho conscientizador em defesa de Triunfo e sua gente apresentando falhas existentes e sugerindo soluções viáveis) para servir de divulgações problemáticas, comprometedoras, frustrantes, revanchistas, indevidas e traumáticas. Que se resolvam nos tribunais. Pretendemos sim, contribuir com a melhoria do nosso município.

EXISTEM SOLUÇÕES PRÁTICAS

Ainda há tempo de salvar as crianças de um futuro obscuro que, sem dúvida, estará reservado a elas se não concluírem os estudos nem se profissionalizarem. É preciso vontade política para que os projetos vários que o OPINIÃO e outras pessoas sugerem saiam do papel para uma ação concreta. Vamos trabalhar com seriedade, honestidade, competência, sentimento nativista, visão administrativa e propósito coletivo. Mudanças já!!!

APOSTANDO NO FUTURO

Acreditamos que a nova gestão administrativa desta vez irá investir nas práticas esportivas diversas no nosso município, pois na oportunidade anterior do prefeito nada aconteceu, o mesmo ocorrendo no período do antecessor. Como no passado, a prática de vôlei, basquete, handebol e tênis, podem começar patrocinadas por convênios empresariais, comerciais e institucionais, uma vez que para abrigar no seio do governo municipal o ex-vereador Tonês (Antonio Estevão da Silva), se desmembrou a Diretoria de Esportes (que nunca existiu de fato ou foi considerada) da Secretaria de Turismo e Cultura, se criando a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude e o material esportivo necessário se consegue sem dificuldade na Secretaria Estadual de Esportes e no Ministério dos Esportes. Agora, mãos à obra. Vamos lutar pela valorização dos nossos atletas visando contemplá-los no futuro com oportunidades reais e inclusão social verdadeira. O importante é afastar esse pessoal dos vícios, das drogas e da marginalidade. Responsabilidade em mãos públicas representativas. Depois não digam que não avisamos...

POESIA

Exaltação ao Nordeste

“Eita, Nordeste da peste,
Mesmo com toda seca
Abandono e solidão,
Talvez pouca gente perceba
Que teu mapa aproximado
Tem forma de coração.
E se dizem que temos pobreza
E atribuem à natureza,
Contra isso, eu digo não.
Na verdade temos fartura
Do petróleo ao algodão.
Isso prova que temos riqueza
Embaixo e em cima do chão.
Procure por aí a fora
"Cabra" que acorda antes da aurora
E da enxada lança mão.
Procure mulher com dez filhos
Que quando a palma não alimenta
Bebem leite de jumenta
E nenhum dá pra ladrão
Procure por aí a fora
Quem melhor que a gente canta,
Quem melhor que a gente dança
Xote, xaxado e baião.
Procure no mundo uma cidade
Com a beleza e a claridade
Do luar do meu sertão”.
De: Luiz Gonzaga de Moura

APOIO A TERCEIRA IDADE

A Prefeitura deve promover atividades ocupacionais através da Secretaria Municipal de Ação Social entre os idosos, o que pode elevar a auto-estima e oferecer opção de renda. Os idosos podem realizar exposições de roupas, artesanatos, brinquedos, peças carnavalescas, pinturas, entre outras, facilitados pelos instrutores da citada Secretaria. Isso sim é administrar verdadeiramente para todos de forma eficiente, democrática e sincera. Vamos em frente...

VAMOS SALVAR A SERESTA

O Serviço Social do Comércio – SESC, tem em conjunto com o grupo “Os Trovadores de Triunfo” insistido todo último sábado do mês ou primeiro, na realização do evento da seresta pelas ladeiras da cidade a partir das 9:00h, o que infelizmente não tem conseguido o desejado sucesso integral devido a inexplicável ausência do público local que tanto reclama, critica e nada faz para contribuir com os melhoramentos, principalmente alguns comerciantes derrotistas que só visam benefício próprio e são um zero à esquerda. Sugerimos a integração da Prefeitura através das suas respectivas secretarias e seus ocupantes de cargos comissionados, a Secretaria de Ação Social com o pessoal da Terceira Idade que é ativo e animado como uma forma de salvar do desgaste essa importante iniciativa cultural.

APOSTAR NA INCLUSÃO SOCIAL

Aliar inclusão digital à qualificação profissional é o que governo municipal, através da Secretaria de Ação Social deve propor para a nossa despreparada juventude, inaugurando ainda este ano um verdadeiro espaço com essa finalidade, uma vez que na administração anterior, segundo o prefeito Luciano Bonfim e assessores, foi apenas um misto de enganação, mentira e balela, nada se fez de legítimo; computadores superfaturados, desaparecidos e não pagos ao vendedor. Será preciso um projeto para que a população triunfense possa contar com acesso gratuito à internet, disponibilizando uns 20 computadores para uso público. A ação garante a inclusão digital e social dos menos favorecidos, possibilitando aos moradores o acesso à pesquisa, assim como digitação e impressão. No mesmo espaço, podem ser oferecidos vários cursos de computação básica nos dois turnos, atendendo muitas pessoas por dia e fazendo o melhor pelo presente e futuro. São essas nossas reivindicações e torcida de sucesso. Queremos o melhor...

POLÍTICAS SOCIAIS / INFRA-ESTRUTURA

1. Criação das feiras livres de Canaã e Iraguaçú;

2. Implantação do grupo de gestantes;

3. Formar parcerias com os governos estadual e federal para todos os programas e projetos sociais;

4. Criação de moradias habitacionais populares;

5. Construção de creches em bairros e distritos;

6. Ativar hortas comunitárias;

7. Implantar incentivo aos agricultores;

8. Criação de praças e parques nas comunidades;

9. Instalação de um Parque Ecológico;

10. Redefinir no plano diretor os limites de cada bairro e logradouro;

11. Ampliar o abastecimento d'água dos distritos;

12. Melhorar a limpeza urbana;

13. Reposição da iluminação pública;

14. Instalação de quadras poliesportivas nos bairros da Encruzilhada, Liberdade, Rosário, Cruzeiro e Alto da Boa Vista;

15. Sanear e pavimentar as ruas e vias de acesso dos bairros periféricos;

16. Apoiar todos os clubes e associações dos moradores existentes;

17. Adotar projeto que crie uma política específica de apoio e incentivo as diversas modalidades (futebol, vôlei, basquete e outros);

18. Competições para pessoas da terceira idade;

19. Criação de regatas no Lago João Barbosa.

MAIS DOIS TOQUES

1. Ele ainda não tem data certa de inauguração, mas só o anúncio futuro da fundação de um museu particular, em local mais espaçoso para melhor apresentar o seu acervo de objetos, vídeos e fotografias, assim procede o produtor cultural Manoel Gomes – Nildo Mocotó – proprietário do Mocks Bar, na Praça 15 de Novembro, Centro.

2. Os grupos potentes triunfenses, Natal (Kênio Carvalho) e Triunfo Construções (Adeildo Pereira), além do grupo Johnson (Romildo Diniz), estudam para este semestre o patrocínio do concurso Miss Triunfo e o prêmio da mais bela mulher local que disputará o título estadual no próximo ano. Será mais uma forma de movimentar o município e colocá-lo na mídia nacional. Outros empresários e comerciantes devem participar. Falta a Prefeitura se pronunciar. Será que esta gestão enxerga isso como ação benéfica?

MORDENDO A CORDA

Longe dos holofotes e das rodinhas políticas privilegiadas e ligadas à administração municipal que semanalmente se reúnem no aconchego do “Palhoção Triunfo” (de Francisco Eloi de Assis) – Avenida Laurindo Diniz – Bairro da Saudade, para farrar, sorrir, conversar, planejar e detonar junto ao chefe, o vereador Landa de Neco (PTN), ainda ressentido com a rasteira sutil sofrida no seu desejo de ocupar a presidência do Poder Legislativo, vem sofrendo o drama em silêncio, mas arquitetando uma vingança futura. Afinal, recebeu como reconhecimento pela fidelidade partidária na entrada do Ano Novo, um “presente de grego”. Toma! Rrsssrrss.

OCUPAR CARGO PÚBLICO

Chegar a um cargo de chefia ainda jovem é o sonho de qualquer um. Mas encarar esse desafio pode não ser tão fácil assim. Por insegurança e receio de lidar com essa nova situação, muitos jovens chegam a se autoproclamar competentes, sábios e passam a desqualificar a postura independente dos outros para se manterem no posto de chefe. É essencial estar consciente de que é preciso adquirir uma postura diferenciada quando se ocupa cargo público, não imaginando ser “o todo poderoso” ou o “dono do mundo” ao se afastar de antigos colegas e tratar mal subordinados ou dependentes. No agir assim, gera a desconfiança de que o elemento não está habilitado para a posição que ocupa. A simplicidade é fundamental.

COMENTÁRIO SUPERFICIAL

Muitos projetos sociais sugeridos pelo OPINIÃO em favor da nossa população carente não andam por falta de recursos, deixando de beneficiar milhares de pessoas em todo o município, mas para manter o “status”, “padrão”, “mordomias” de nossas autoridades municipais (que ao assumirem os cargos públicos transitórios se tornam arrogantes, poderosos, insensíveis, prepotentes, donos do mundo) sem querer atender os reclames populares, verdadeiros proprietários de tudo. Sabemos que o dinheiro aparece e é farto, principalmente na Saúde, Educação e Ação Social com repasses financeiros vindos diretamente dos governos federal e estadual e onde acontecem os maiores desvios propositais. Ficar de olhos abertos é a nossa obrigação, afinal é o nosso dinheiro resultante do pagamento de impostos, que está em jogo. Não existe dos ocupantes dos cargos se melindrarem.
Só faltava essa.

POR E-MAIL

“Estou escrevendo para dar os parabéns ao OPINIÃO pelo excelente jornal que traz reportagens interessantes e muito importantes para todos nós triunfenses. Gosto de ler todo o informativo, da primeira até a última página. Parabenizo a todos que fazem parte deste trabalho”.
Janete A. Barbosa. (Recife/PE)

NECESSIDADES LEVANTADAS

Temos ao longo desses 5 anos de existência do Jornal OPINIÃO, realizando um minucioso levantamento sobre os mais diversos setores triunfenses e mais profundamente – por sermos uma localidade vocacionada para a receptividade de visitantes – no turismo, na cultura, meio ambiente, juventude, esporte e lazer. O que nos faz sugerir aos agentes municipais as seguintes providências a tomar se quiserem melhorar, como:

1. Resgatar as atividades culturais e festas populares do Município;

2. Criar semana de festividades para os evangélicos, “semana de louvor à Cristo” com apresentação de cantores e pregadores da palavra de Deus;

3. Apoiar os artesãos de Triunfo;

4. Criar o turismo náutico no Lago João Barbosa, Açude de Sara, barragens e açudes locais;

5. Ampliar o pólo gastronômico;

6. Inventar o carnaval fora de época, o “Triunfolia”;

7. Reativação do Cine Teatro Guarany;

8. Firmar parceria com SEBRAE, SESC, SENAC, SENAI, SESI e outros órgãos para a capacitação de jovens e adultos para o ingresso no mercado de trabalho;

9. Apoiar os movimentos populares e educacionais sobre os problemas com o meio ambiente;

10. Implantação no Município de reservas ecológicas;

11. Adotar política de utilização e destino das águas que se acumulam no Rio Pajeú, passando apenas pelo Município;

12. Controle da poluição dos nossos riachos que deságuam nos açudes, barragens, poços, lagos, lagoas;

13. Instalação de fossas comunitárias em locais precários;

14. Fundar o programa de educação ambiental nas comunidades e escolas;

15. Inventar o agente comunitário, o guia turístico, o guarda municipal;

16. Cadastrar e incentivar a assistência técnica sustentável aos produtos rurais municipais;

17. Criar a unidade de conservação ambiental para conscientizar e disciplinar moradores deseducados;

18. Realizar as atividades dos ciclos carnavalescos, semana santa, caravana da saudade, juninos, festa do estudante, folclore, motofest, natalino, planejando junto ao Conselho Municipal de Cultura e o orçamento participativo, discutindo critério de participação das diversas linguagens artísticas da produção local.

OBRA MUITO AGUARDADA

Sugerimos à atual administração que não esqueça de iniciar estudos possíveis para a realização da importante obra urbana que se constitui na abertura da via que liga o Bairro Guanabara ao Centro de Turismo e Lazer do SESC, mais precisa-mente a partir da Rua Ver. Luiz Campos Xavier (referências residenciais de Nazaré Florentino, Paulo Ítalo e outros), visando facilitar o acesso de veículos e reduzir a distância, uma reivindicação dos turistas e melhoria da malha viária saturada devido falta de opções e artérias estreitas. Vamos torcer!

INVESTIR EM PAVIMENTAÇÃO

A prefeitura deve realizar um programa de pavimentação inédita na história da cidade – ainda este ano, segundo assegurou o prefeito. Reivindicações deste OPI- NIÃO e antigos sonhos da população serão atendidos – falou o mesmo – agregando dignidade à forma de morar e transitar de milhares de triunfenses, muitos sofrendo com esgotos correndo a céu aberto em algumas artérias dos bairros Rosário, Encruzilhada, Bom Jesus, Saudade e Alto da Boa Vista e Loteamentos Santo Antonio, São Vicente, Novo Triunfo e Maria de Lourdes, além de lama e poeira em suas ruas. A previsão é de que o trecho da Timbaúba até o antigo Terminal Rodoviário em linha reta seja asfaltado e sinalizado, constituindo-se em via do trânsito pesado, de caminhão, ônibus e carretas. Devemos analisar...

TEM CULPA A DAR?

Como é possível se manter “escondida” uma “falcatrua” generalizada na administração pública local voltada para poucos? Será que ninguém neste município observou o passo a passo das obras superfaturadas, das despesas em excesso, as dezenas de cargos comissionados, os montantes gastos em farras – que segundo o atual gestor contribuíram com um rombo de quase 4 milhões de reais? – Com certeza deve ter dinheiro público injetado como “cala-boca”, pois os vereadores sem exceção da legislatura passada não deram um “pio”, adotaram o sistema omisso de se manterem “cegos, surdos e mudos” e quase todos se reelegeram com facilidade pela vontade popular. Dá para acreditar? Ainda mais: defendidos, idolatrados, apoiados, exaltados, referendados, destacados, por gente da cidade que se diz independente, séria, consciente e estudada. É para morrer de rir com tanto fascismo. Quem não os conhecer que acredite nas suas ações bem intencionadas. Recursos que seriam usados para saúde, educação, segurança, habitação, lazer, geração de emprego e renda, assistência social, entre outras. É por essas e outras vergonhas que temos assistido, concernentes, a postura de muitos políticos locais. Triunfo, infelizmente apresenta nos últimos tempos uma imagem manchada pela corrupção, injustiças, desmandos, omissão do poder público diante de tantas questões. Vemos construções monumentais adentrarem pelas propriedades urbanas e rurais, monopolizando depois do enriquecimento ilícito fácil, as regiões, os povoados, os distritos, as associações de moradores, as repartições, os sindicatos, as escolas e a sociedade como verdadeiro herói, um “Hobin Hood” local. Será que esses novos ricos, declaram os valores devidos ao Município, com o visível patrimônio adquirido? Há omissão do Estado nessas questões ou possíveis conivências favorecendo a alguém? Por que roubam e não dá em nada. Culpados: os eleitores vendidos e viciados triunfenses.

DANDO O TROCO

Vivendo um sonho que começou há anos atrás e se realizou ao pôr-do-sol de Triunfo do mês de Janeiro do corrente ano, o vereador João Batista Rodrigues dos Santos – “Batista”, voltou ao cargo e se elegeu presidente da Câmara de Vereadores, com apoio integral de ex desafetos, no compromisso de ser apoiado na próxima eleição para prefeito com respaldo do atual gestor e ex-adversários, além dos empresários, comerciantes, funcionários, profissionais liberais, sindicalistas, aposentados, associações e cooperativas que antes lhe repudiavam e nem queriam ouvir o seu no- me. Agora vão ter que lhe engolir, bajular, apoiar, exaltar, sorrir e aplaudir com tudo que ele diga, pois se tornaram dependentes liderados. Bem feito! Dá-lhes Batista, pois esses foram seus algozes no passado e hoje só estão ao seu lado por estar rico, sabido, bonito, simpático, viajante, dançante, amante, estudioso, falante, elegante, namorador e antenado. Viva Batista! Vaias para os sanguessugas oportunistas, sem lado definido! Apenas visando se dá bem, seja onde e com quem for...

CARTAS À REDAÇÃO

Tenho 27 anos e o meu marido, 33. Em nosso relacionamento há muitas divergências, porque ele é muito ciumento. Não posso ter amigos, visitar familiares, comparecer em festas, vestir o que desejo, cumprimentar alguém, que já quer saber quem é; olhando o meu celular a todo momento: quem ligou, para quem liguei. Às vezes, eu não me importo, pois ele é meu esposo, mas ultimamente, está demais, estou quase pedindo a separação. Faço as minhas obrigações de dona-de-casa, procuro me controlar e tudo fica bem por uns 15 dias, depois brigamos novamente pelo mesmo motivo. Tem ocasiões que se comporta de forma desagradável, ignorante e mal-educado. Quando estou falando, gosto que preste atenção em mim, mas o celular dele toca ou alguém o chama, então me deixa sozinha. Sabe que isso me irrita profundamente, mas continua repetindo. O que devo fazer? Gostaria de contar com alguma sugestão desse jornal. De tanto ler o OPINIÃO, vendo destacar bem os jovens religiosos locais, padre Edilberto e pastor Willamis, tenho vontade de procurá-los na tentativa de salvar meu casamento ou acabar de vez, pois está ficando insuportável. Estarei agindo correto? Aconselhe-me na próxima edição, por favor.

Ana C. F. da Silva – Triunfo/PE

RESPOSTA DA REDAÇÃO: Agradecemos à confiança da leitora e também a atenção dispensada em procurar o nosso sugestivo OPINIÃO como referência, mas acontece que não estamos devida- mente preparados para agir em situações dessa natureza (até porque não é essa a nossa finalidade). Sugerimos procurar o padre e o pastor para um melhor acompanhamento, sim. Na certa, terão muito mais gabarito e uma melhor receita a ser cumprida.

Boa sorte!

GIRANDO COM A POPULAÇÃO

1) No dia 18 de maio se comemorou o Dia Internacional do Museu em tudo que é lugar que existem acervos museológicos no Estado e no País. Em Triunfo – como sempre – continua na contramão da história. Nada foi organizado.

2) Das 3.732 casas populares que serão construídas pelo Estado que fazem parte do programa “Minha Casa” e deverão beneficiar 22 mil pessoas em 49 municípios, várias cidades sertanejas foram contempladas. Triunfo, nada.

3) O Posto de Informações Turísticas que precariamente funcionava no imóvel do “Castelinho” e depois melhor estruturado no hall do prédio do Cine Teatro Guarany, continua fechado, ninguém sabe até quando. O atendimento é precário ao turista.

4) Em contato recente com turista belga hospedada na Pousada Panorâmica (de Murilo Simões e Ozimar Bezerra), a mesma demonstrou interesse a lugares que se destaquem pelo meio ambiente e pela sua cultura. Triunfo tem tudo para atender a esse desejo. Vamos trabalhar baseados nisso.

5) A organização da 13ª Caravana da Saudade (11 a 13/06), que este ano coincide com as festividades programadas: “125 Anos de Emancipação Política e 80 anos da Escola Alfredo de Carvalho, poderia homenagear a cidade querida e a escola tradicional, organizando um passeio ciclístico temático distinto e um foguetório digno do Reveillon de Copacabana e do Natal e Ano Novo de Triunfo muito bem organizado pelo Serviço Social do Comércio – SESC, nos dois últimos anos. Sucesso!

6) Comenta-se que corre nas mãos de “privilegiados” triunfenses um suposto “dossiê” sobre a gestão passada do atual prefeito, apresentado pelo ex-prefeito, ex- amigo, ex-correligionário e ex- maravilha. Queremos ver.

7) O prefeito Luciano Bonfim, completou seus primeiros 180 dias no cargo dizendo-se “contente com os progressos alcançados, mas não satisfeito”. Disse estar confiante em relação ao futuro, mas não satisfeito com o presente deixado pela “herança maldita” do ex-prefeito Maninho.

8) Os moradores das Ruas Francisco Mariz e Francisca Siqueira no Bairro Bom Jesus, estão se organizando sob a liderança de Hortélia Mateus e apoio de José Sitôneo, Bosco Nogueira, Graça Gomes, Antônio Estevão, Ricardo Ferraz, Laurita Siqueira, Celso Martins, Ceci, Hosana e Rosana Araújo, José de Lima, Vanda Barbosa para o ato de “aniversário” regado a bolo, salgadinhos e guaraná, do destoante esgoto ali existente que escorre a céu aberto há nada menos que 18 anos (apesar de ter quem contabilize a sua maioridade: 21 aninhos). Queremos convite...

SUCESSO RELIGIOSO CONTAGIANTE

Existe a possibilidade de acontecer em breve, um bonito, grande,movimentado, espetacular, satisfatório, animado, encontro musical de primeira qualidade,na temporada festiva que se concretizará com a realização da 13ª Caravana da Saudade, Aniversário de 125 anos de Emancipação Política de Triunfo, 80 anos da Escola Alfredo de Carvalho, Dia dos Namorados, no período de 11 a 16/06 em Triunfo, com convites distintos de participações já agendadas dos brilhantes jovens religiosos locais: padre Edilberto Brasil (Igreja Católica) e pastor William Zacarias (Igreja Batista). O primeiro, a interpretar os sucessos Vida (Padre Fábio de Melo), Oração de São Francisco (Fagner), Pai (Fábio Júnior), Como È Grande O Meu Amor Por Você (Roberto Carlos), Anjo de Deus (Padre Marcelo Rossi), Romaria (Renato Teixeira) Homem de Nazaré (Antonio Marcos) Segura Na Mão De Deus (Pe. Marcelo Rossi), Nossa Senhora (Roberto Carlos), O Caderno (Pe. Fábio de Melo) e Caboclo Sonhador (Flávio José). E o segundo: Deus (Fevers), Mãe, Pedaço do Céu (Leonardo Sullivan), Only You (The Plaiters), My Sweet Lord (George Haris- son), Words (Bee Gees), Velha Infância (Tribalistas), Roda Viva (Chico Buarque), Se Acontecer (Djavan), Fala Jesus Querido (J. Neto) e Planeta Água (Guilherme Arantes). Dois expoentes emergentes na nossa musicalidade local, que merecem ser reconhecidos, apoiados e aplaudidos. Muito interessante!!!

UM TRABALHO DESTACADO

A Delegacia de Polícia, apesar de desestruturada, sem placa indicativa, policiamento suficiente e com uma viatura da marca “Hanger” locada que fica em Serra Talhada, apesar de constar o nome Triunfo – só aparecendo esporadicamente duas vezes por semana e depois retornando para a Delegacia Regional (Nunca se viu isso.); possui um delegado (Bel. Germano Ademir) eficiente e trabalhador que tem superado as dificuldades e com uma escala policial estratégica, conseguido manter ativos agentes e escrivão a desenvolver um trabalho digno de elogios e aplausos, ao combater a criminalidade crescente e apurar ilícitos de homicídios, roubos, furtos, tráfico, pedofilia, entre outros, que dormiam em berço esplêndido nos arquivos da D.P. Parabéns!

CARAVANA DA SAUDADE

Neste mês de junho, Triunfo recebeu um dos maiores eventos festivos da região, entre os dias 11 e 13, a 13ª Caravana da Saudade, evento que tem como organizadores: Elizabete Ferraz, Célia Leitão, Margarida Fernandes, Isabel Florentino, Yone Castilho, Jarbas Cabral, Antônio Carlos Ramos, Rui Dantas, Telma Costa, Edi Ferraz, Evanda Bruno, Raimunda Santos, Tomás Maia, José Péricles, José Florentino, Hiram Castilho, entre outros, devendo reverenciar um dos seus fundadores o saudoso médico Jairo Sá, recentemente falecido. Um encontro anual de triunfenses ausentes e convidados geralmente lotando 10 ônibus, que movimenta o turismo e a economia local. Maravilha! Merece aplausos!!!

UMA CAPACIDADE

Abraão Alves de Almeida – “Nino”, um artista triunfense que aproveita material reciclado para dar vazão à sua arte e preservar o meio ambiente. Assim se define o morador do Alto da Boa Vista, desta cidade, que utilizando garrafas pet, CDs descartáveis, lacres de latinhas, tampas de garrafa, sobras de serraria, reproduz em significativas peças. Além de pintar, desenhar, confeccionar máscaras, etc. Esse é o nosso importante “Nino”!
Vamos apoiá-lo. O professor é demais.

TRÂNSITO TRAUMÁTICO

Faz-se urgente disciplinar o trânsito em nossa cidade. Por mais que apelemos através deste OPINIÃO, ao longo dos anos a situação na Avenida Getúlio Vargas – Centro, não melhora. E as outras artérias: Rua Isaías Lima, Rua Cel. Manoel Siqueira Campos, Rua Olímpio Wanderley, Av. José Bezerra, Av. José Veríssimo, Av. Laurindo Diniz, não tem solução. Agora, a grande novidade de insatisfação é a Manoel Pereira Lima, depois da instalação do Banco do Brasil. Ao longo dessas vias, não há sinalização específica, ninguém respeita placas de mão e contramão; não existe faixa de pedestres e nem semáforo; os transeuntes são submetidos constantemente à situações de risco, uma vez que os motoristas não respeitam a travessia de pedestres e as motos circulam em velocidade excessiva. Temos repassado a insatisfação popular através deste informativo em relação a esta questão, porem, até o momento providência alguma foi tomada. Todos se ressentem em pensar que, os órgãos competentes esperem algo de trágico acontece para que soluções sejam encontradas. Onde andam os vereadores? Em nada se pronunciam...

SHOW DO PADRE

A cada dia mais, cresce a popularidade do padre-cantor Edilberto Aparecido Brasil de Sá, pároco local, na cidade, bairros, distritos, sítios e até municípios circunvizinhos, ao ponto de existir uma lista de pedidos para celebrações ou simples aparições artísticas religiosas em noivados, casamentos, batizados, primeira comunhão, crisma, aniversário, tudo, tudo, tudo. A razão maior, independente da sua simplicidade, carisma, simpatia e vocação eclesiástica, é a interpretação magnífica do maravilhoso sucesso do padre mineiro Fábio de Melo ('Vida') considerado o maior destaque musical no momento a se destacar nas paradas do Brasil inteiro e até do Exterior, além de conquistar o prêmio do disco mais vendido. Acreditamos ser esse um trunfo capaz de fazer retornar muitos fieis às missas dominicais que passaram a ser mais movimentadas, participativas, animadas; diferente de outras sonolentas do passado que proporcionavam um retorno residencial de baixo astral e sem clima convidativo para se enfrentar o início de uma nova semana. Agora, não. Todo esse destaque do nosso dinâmico conterrâneo religioso pode até contribuir com mais apoio para a realização final das obras de recuperação da bela Igreja Matriz – que depois do empenho inegável do mesmo e equipe – conseguiu evitar o desabamento, mas falta ainda a pintura e trocas de instalação elétrica e hidráulica. Devemos, portanto, ter fé em Deus, fé no Povo e fé no Padre. Vamos convocá-lo para mais apresentações. Ele é o nosso esteio.

FALA POVO

1) Sou moradora do Alto da Boa Vista, nesta cidade, estou reclamando sobre o esgoto à céu aberto em plena rua. Ali os ratos e os insetos fazem a festa. Parece que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde não estão dando valor ao saneamento básico deste bairro. Já reclamamos e nada foi feito.
2) Sou motorista habilitado e cadastrado, profissional de moto táxi; há anos circulando pela cidade, bairros e sítios sem nunca ter me envolvido em qualquer acidente de trânsito e sempre tratando com respeito os clientes. Acontece que as pessoas desqualificada, sem carteira e veículo regularizado, devido à falta de fiscalização estão entrando para fazer concorrência desleal.
3) Sou residente no loteamento Santo Antônio – Bairro da Liberdade, denuncio que minha rua está sofrendo com o lixo. Queria que a Prefeitura tomasse alguma providência urgente, porque ninguém aguenta mais tanto descaso.
4) Sou frequentador da Feira Livre dos sábados na localização atual que funciona desde que aqui cheguei muitos anos atrás, reclamo que os feirantes têm invadido as calçadas da Praça 15 de Novembro e da Rua Prefeito Clementino Diniz e não tem como as pessoas transitarem direito, fica um inferno. E ainda atrapalha a privacidade e as vendas dos comerciantes como eu que estou instalado corretamente.

DEU NO JC (05/05/09)

O Carnaval passou há mais de dois meses e até agora os músicos que tocaram em Triunfo ainda não receberam seus cachês da prefeitura. Entre eles, encontram-se os componentes da centenária Banda Isaías Lima, orgulho da cidade, e por ironia ela foi homenageada neste Carnaval. De acordo com o contrato, o pagamento dos músicos deveria ter sido no máximo dia 20 de março. A Prefeitura põe a culpa na Fundarpe.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

Somos informados por antenados leitores assíduos, sobre a decisão acertada da Secretaria Municipal de Ação Social (Paula Xavier Bonfim) de cortar alguns apadrinhados da gestão passada beneficiários do programa nacional Bolsa Família que não se enquadravam nas exigências estipuladas. Não fez mais do que sua obrigação. Agir com correção diante da causa pública é dever de todos. Porém o nosso reconhecimento: Parabéns! A degola precisa continuar, pois tem incluído nessa mamata: proprietários de veículos, políticos vadios, pessoas com renda acima do limite, gente metida a bacana e até supostos mortos, segundo conhecedores da bagunça anterior. È muita falta de caráter de determinados agentes públicos transitórios que não se intimidam com as penalidades jurídicas e nem procuram administrar com o mínimo de seriedade as funções administrativas lhes confiadas. Defendendo tão somente, a desorganização popular e desrespeitando os critérios básicos legais. Nossa terra de uns tempos para cá, está ficando contaminada de malfeitores inescrupulosos. Êita. Acorda gente!

ANÁLISE RETROSPECTIVA

Opção de hospedagem foi criada em Triunfo, há cerca de três anos, espalhou-se pela cidade e está cada vez mais em alta. São os beneficiários: Pousada Bom Jesus, Pousada Opção, Pousada Palhoção, Pousada São Luiz, Pousada Rei do Caldo, entre outros. Muito bom! Isso prova que temos leitos para toda a demanda. Sinal de crescimento! Não é à toa que contamos atualmente com cerca de vinte hospedarias de qualidade, entre hotéis, pousadas, dormitórios e albergues. Não parece nem de longe com a crise no setor por volta dos anos 1985/1986, quando por iniciativa própria e apelos da classe política e diversos outros setores da sociedade triunfense, a comerciante local Vera Veríssimo, iniciou a Pousada Triunfo (no prédio frente ao Convento São Boaventura e depois no imóvel pertencente ao senhor José Baião/Telinha,próximo à Igreja Matriz, na Rua Padre Ibiapina), quebrando assim, o “galho” de muita gente que naquela época já ousava visitar a natural sempre bela Triunfo, inclusive no período divulgado da aparição do cometa Halley, que lotou por completo o ambiente de estudiosos, turistas, estrangeiros e curiosos.

Mas o fenômeno não se concretizou, causando grande frustração; porém ajudou a sedimentar a vocação turística local como roteiro preferencial para caravanas, excursões, passeios, visitações, por conta da constatação “in loco” depois repassada ,de uma estrutura paisagista invejável ainda adormecida apoiada apenas em pontos básicos deteriorados na época, como: Cine Teatro Guarany, Igreja Matriz, Convento São Boaventura, Casarões e Sobrados Antigos, Cachoeira dos Pingas e determinada Banda Musical Isaías Lima. Agora, tudo é diferente. Só precisamos de gestões políticas atuantes, competentes, centradas, visionárias, sensíveis e com o mínimo de nativismo. Somos demais. Quantos municípios não gostariam de ser um Triunfo O problema é que não tivemos administradores tão sensíveis ao limite de destacar esse paraíso como deveria. Teve um bom tempo (infelizmente não podemos afirmar que mudou.), que o lema era único: se locupletar do dinheiro público, aumentar o patrimônio e tirar proveito das mordomias consequentes do Poder Executivo.

GRANDES DECEPÇÕES POLÍTICAS

Segundo revela matéria do Jornal do Comercio, de 07/05/09, de acordo com o Movimento de Controle à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reúne 40 entidades da sociedade civil, movimentos sociais e igrejas no Brasil, entre dezembro de 2008 e março de 2009, já foram cassados 357 prefeitos, vice prefeitos e vereadores eleitos no ano passado. E em apenas três meses. Motivo? A compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa. Os dados são da Corregedoria Geral do TSE. Entre os 119 vereadores cassados por compra de votos, 50 eram do Nordeste (estranho não ter na relação nenhum de Triunfo.) e 238 prefeitos e vices eleitos em 2008 já perderam o mandato (o ex-prefeito daqui insiste em derrubar na Justiça o atual, antigo padrinho, irmão-camarada, correligionário.) Mas os números sensibilizam os congressistas, que insistem em retardar ao máximo a aprovação de uma reforma eleitoral com fidelidade partidária. Parecem surdos e cegos quando se trata da moralidade pública. No nosso município, por exemplo, quando se imagina que vai melhorar, piora. O nível intelectual/moral é péssimo. Só estão preocupados em se dar bem, enriquecendo às custas de um eleitorado desavisado, inconsciente, incauto, inconseqüente, desinteressado, viciado e desinformado.

UM QUADRO DESOLADOR - POR CARLOS FERRAZ

A classe política triunfense, de alguns anos para cá, envolta apenas em sucessivas denúncias de corrupção, ilegalidades e escândalos, precisa voltar a se posicionar com firmeza diante dos debates correspondentes à nossa realidade administrativa estrutural. Temos antes defendidos por uma gama nativista consciente e progressista como: Barragem do Brocotó, Estrada do Apolinário – Carro Quebrado, Transferência do Matadouro Público, Adequada Construção do Terminal Rodoviário, Casas Populares, Ampliação da Unidade Mista de Saúde, Abertura de Vias Públicas, Mudança do Local e Data da Feira Livre, Estrada Peri-Peri/Jericó, Estruturação do Mercado Público, Criação de Museus, Funcionamento do Cine Teatro Guarany, Conclusão do Estádio Municipal, Reabertura da Fábrica de Polpa de Goiaba, Organização do Parque Industrial, Aumento de Policiamento, Disciplinamento do Trânsito, Iluminação da Cidade, Transferência do Cemitério Público, Inclusão Social, Incentivo aos Esportes, Criação do Movimento Cultural, Violência Crescente, Preservação do Patrimônio Histórico, Investimento na Agricultura, Geração de Emprego e Renda, Apoio aos Engenhos de Rapadura, Divulgação do nosso potencial, Campanha de Marketing, entre outros.

LUGARES QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE VISITAR EM TRIUNFO

1) Igreja Matriz;

2) Colégio Stella Maris;

3) Convento São Boaventura

4) Museus da Cidade e do Cangaço;

5) Centro de Turismo e Lazer do SESC;

6) Águas Parque;

7) Cine Teatro Guarany;

8) Casarão das Almas;

9) Engenho São Pedro;

10) Pedalinhos;

11) Teleférico;

12) Cachoeira dos Pingas;

13) Mirante dos Jatobás;

14) Mirante do Cruzeiro;

15) Cristo Redentor;

16) Pico do Papagaio;

17) Poço Dantas;

18) Furna da Laje;

19) Cacimba de João Neco;

20) Poço dos Tônicos;

21) Pedra do Letreiro;

22) Lago João Barbosa;

23) Casario do Centro;

24) Belvedere (Portal da Cidade);

25) Vale da Serrinha.

FESTA CONVENIADA

Por enquanto, a Festa dos Estudantes – evento tradicionalmente criado, mantido e registrado pela representação estudantil União Triunfense dos Estudantes (U.T.E.) – conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Triunfo, e graças a essas entidades que a festa é realizada desde o ano de 1994. Existe uma possibilidade de mudança de local do evento, devido os transtornos que provocam durante o seu acontecimento aos moradores, visitantes e turistas no tocante ao: barulho, trânsito, patrimônio, etc. Aquele espaço deveria ficar restrito para o passeio, a visitação, o lazer, a curtição, o descanso, dos freqüentadores da cidade no período. Em certa oportunidade, ofereceram o financiamento estrutural para outro lugar, mas o valor não era suficiente para custear os gastos dessa mudança e o local indicado (terrenos do IPA ou do Convento – Bairro da Liberdade) já foram ocupados pelo Loteamento Santo Antônio, ficava a exatos 400 metros do atual, totalmente saturado e sem condições de funcionamento, mesmo se construído o Pátio de Eventos (coisa esquisita.). A proposta de relocalização da festa para uma área também pública, no antigo “Campo de Monta”, estava motivada em melhorar o acesso, o estacionamento e a circulação das pessoas, uma vez que todos os anos são comuns, em função do elevado número de pessoas, problemas de congestionamento, além de falta de abrigo pessoal provocado pelo período chuvoso. Apesar dos problemas a 51ª Festa dos Estudantes, deverá atrair ainda um bom público.
ESCOLA ALFREDO DE CARVALHO
80 ANOS DE GLÓRIAS.
PARABÉNS!

NÃO, NÃO, NÃO...

Existem elementos nocivos ligados à política triunfense que deveriam ter um pouquinho de sentimento e deixarem de se envolver de vez com a nossa terra; já que nem são daqui e nem chegaram para ficar e sim, apenas se aproveitarem da generosidade do nosso povo trabalhador, ordeiro e pacato, para com esse suporte se promoverem socialmente, aumentarem o patrimônio e rechearem a poupança. Nada na verdade sentem por essa bela terra, são oportunistas de plantão. Alguns foram relegados depois de identificado o descompromisso, mas teimam retornar ao domínio executivo para exercer os vícios abocanhadores picaretas de: “mamar”, “sugar”, “chupar”. Gostaram. Será que conseguirão? Torcemos que não. Já basta! Deus nos livre de tanta gente de mente “nefasta”. Quem procura, acha...

PROGRAMAÇÃO FESTIVA TRIUNFENSE

Gostaríamos de sensibilizar a Prefeitura Municipal de Triunfo (Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes), para no período festivo (11 a 16/06/09) onde se realizarão comemorações dos “125 Anos de Emancipação Política de Triunfo”, “80 Anos da Escola Alfredo de Carvalho” e a “13ª Caravana da Saudade”, possibilitar a realização de evento denominado 'Grande Passeio Ciclo-Geral' onde poderiam se reunir representantes temáticos distintos da: Prefeitura/Câmara de Vereadores (prefeito, vice prefeito, secretários, vereadores e funcionários), Escola Alfredo de Carvalho (diretoria, professores, funcionários, alunos e ex-alunos) e 'Caravana da Saudade' (triunfenses ausentes, visitantes convidados e moradores), com o objetivo de registrar significativa passagem comemorativa. Na ocasião, poderá haver algumas apresentações de modalidades como ciclistas: caretas, torcedores: rubro negros (Sport), alvirrubros (Náutico) e tricolores (Santa Cruz); palhaços; bonecos; entre outros. Um desfile realizado em um percurso previamente anunciado que sai da frente do Centro Administrativo de Triunfo, percorre a Avenida José Veríssimo dos Santos – Pç Carolino Campos, Rua Manoel Pereira Lima, Av. José Bezerra, Avenida Getúlio Vargas, Av. Laurindo Diniz, Rua Pompílio Wanderley e termina na Academia da Cidade, acompanhados por batedores da Polícia Militar e Ambulâncias. Com certeza, por onde passarem, os participantes receberão aplausos e louvações de carro de som, Banda Isaías Lima, Maracatu Nação Serra Grande da Baixa Verde, bandas marciais dos educandários municipais, entre outras participações. Sugestão dada...

ANÁLISE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL

Para o prefeito, a sua gestão enfrentou problemas não previstos. No caso, a crise financeira econômica mundial e a herança maldita deixada pelo antecessor, que resultou em cortes no orçamento. E também precisou lidar com a falta de entrosamento da equipe, que segundo ele, não é exatamente a mesma que já estava na administração do ex prefeito José Hermano (Maninho), apenas uma parte mantida devido pedidos políticos de aliados. Concordamos que nesses seis meses, tinha gente iniciando processo de trabalho. Um time (mesmo campeão), quando muda dois terços dos seus jogadores, leva tempo para treinar, entrosar, jogar melhor. Pode continuar ganhando como o glorioso Sport Club do Recife – Tetra-Campeão de Pernambuco, Campeão do Brasil e com excelente participação na Copa Libertadores da América, mas sem dar goleadas. Justamente porque não existe o entrosamento necessário. Já os especializados críticos locais acreditam que existem pessoas aproveitadas da administração “sucateada” passada, que jamais acertaram o passo lá, porque irá acertar aqui. Mostrando por “A” mais “B” o desempenho tímido antes e o mesmo agora. Garantem que para a máquina pública local funcionar plenamente será necessário peças de reposição. O quadro atual já demonstrou o que poderia render até o presente, não vai a mais lugar nenhum – afirmam; ressaltando que ou se muda ou não haverá mudança gerencial. Será? Vamos aguardar...

AMPLIAÇÃO DA FESTA

A expectativa que se tinha até pouco tempo de expandir a tradicional Festa do Estudante de Triunfo, na sua 51ª edição para 10 dias (atualmente são 8 dias, mesmo com a intenção dos parceiros governamentais Fundarpe/Prefeitura – por descompromisso e desinteresse, desejarem desde as gestões estaduais e municipais passadas, absurdamente defenderem a redução desrespeitosa para apenas 3 dias na tentativa de igualá-la às novatas festividades da temporada fria em Pesqueira, Taquaritinga do Norte e Gravatá) como o independente evento Festival de Inverno de Garanhuns (que não foi na onda e entendeu a lógica que quanto mais dias: mais frequência, mais mídia, mais rendimento e ampliaram o período, se dando muito bem) pode com certeza ser frustrada desde agora, devido à falta de representantes com disposição, visão, tesão e atenção para fatos polêmicos como esse, uma vez que o próprio prefeito no seu mandato anterior aceitou com tranquilidade (junto ao presidente da Câmara de Vereadores do momento e dois ex-presidentes da U.T.E.) na era “Cadoca” – Secretaria de Turismo do Estado, a mudança da data original como pretendiam para beneficiar a cidade de Gravatá – reduto político do então secretário estadual– com a promessa de incluir a cantora Alcione na programação. Além de retirar o apoio dado em atrações nas segundas, terças e quartas-feiras, depois de propor em definitivo encolher data da festividade, que não sabemos como não vingou devido muita gente da administração local ter achado uma admissível e simpática sugestão (falta de visão e bom senso.). Pelo que sabemos a programação ainda não está fechada e só deve ser definida depois das comemorações juninas e ficarão. Festa do Estudante este ano será de 25/07 a 01/08. Ainda bem...

ALGUMAS PENDÊNCIAS COBRADAS

1) Moradores do Bairro da Liberdade, especialmente da Rua Prefeito Marçal Maia (Rua da Escola Mons. Luiz Sampaio) continuam a reclamar dos esgotos existentes a escorrer na via pública. Tem jeito não.

2) Tem jeito também não o “adolescente” esgoto que nasce da Rua Francisco Mariz e desce visivelmente na Rua Francisca Lopes de Siqueira na residência da professora Vanda Barbosa. Dezoito anos é demais.

3) Outra pendência que não tem mesmo jeito é a escuridão da Rua Prefeito José Rodrigues de Souza (Câmara dos Vereadores e Compesa), um verdadeiro motel aberto devido a escuridão provocada pela luz dos postes apagados desde agosto passado. Que descaso! Daqui para 2010 se conserta.

Não é possível!!!

“PELADA” NA PRAÇA

Os moradores que residem nas proximidades da Pç. 15 de Novembro – Centro e aqueles que transitam por aquele espaço público no horário noturno denunciam que estão se achando incomodados pela inesperada “pelada” de futebol que funciona naquele local até altas horas, causando: um barulho insuportável e uma visível deteriorização de bancos, postes, plantas, etc. Quem já viu isso? Novidade! A coisa está feia e a cidade está entregue às baratas. Será que a administração continuará fingindo desconhecer o problema que se arrasta desde o mês de janeiro? Já são 6 meses de administração. Qual será o prazo para moralização. Final de mandato? Tá é bom...

ATIVAR O CICLISMO

Com o objetivo de homenagear a 13ª Caravana da Saudade, a Prefeitura Municipal de Triunfo, através da sua Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, deveria tomar a iniciativa de criar um fato novo na cidade nesse período de junho, promovendo um passeio ciclístico com as premiações previstas. Seria uma oportunidade dos ciclistas amplamente convidados através de maciça propaganda veiculada na Rádio Triunfo FM e Carro de Publicidade, na sede, bairros, distritos (Canaã e Iraguaçú) e sítios para disputar a prova de resistência capaz de movimentar a 'estância climática' e atrair atletas das mais diversas idades e regiões. Precisamos inovar com ações rápidas, objetivas e sem quase custo como essa. Caso tão simples ato esportivo seja considerado difícil. Não sabemos mais o que sugerir para melhorar o dia a dia triunfense. O que seria fácil? Expliquem! Distribuir o quê????

CORRER ATRÁS DO PREJUÍZO

O município de Triunfo sempre foi explorado, movimentado, destacado pelo seu potencial de turismo (a segunda maior economia do mundo, depois do petróleo.), mas pouco utilizado para a prática de esportes (apesar do clima satisfatório.). Uma lacuna que deveria ter começado a ser preenchida há anos, pois sugestões nossas realistas e responsáveis nunca faltaram (a começar pela insistência para recuperar e concluir o Estádio Municipal Centenário iniciado na gestão José Veríssimo, concluído parcialmente com Artur Viana e inaugurado por José Rodrigues, sem terminar em 13/06/84 - Centenário -, há 25 anos. Uma vergonha!) e o exemplo sugestivo sempre foi tirar provei-to das equipes disputantes do Campeonato Pernambucano de Futebol, principalmente Sport, Náutico e Santa Cruz, que sempre ficavam hospedados no Centro de Turismo e Lazer do SESC (agora o Serrano de Serra Talhada foi desclassificado da 1ª Divisão, perdemos a presença das delegações, atletas, imprensa, torcidas organizadas que nos rendiam emprego, renda e divulgação farta.). Um investimento na área de esportes com competência e responsabilidade poderá movimentar ainda mais o nosso 'Oásis do Sertão' atraindo um público diferenciado que não costuma nos visitar com frequencia e mudando os destinos do turismo estadual durante o período de verão. O esporte servir como ferramenta para fomentar ainda mais o turismo em Triunfo. Uma iniciativa bastante positiva. É só querer...

O TORNEIO MUNICIPAL

A Copa Triunfo (ou Campeonato Triunfense de Futebol) que este ano está previsto para acontecer mais uma vez sob organização da Prefeitura Municipal com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, devendo ser disputado no início do segundo semestre devido ao período chuvoso impróprio. Será um torneio que servirá para fortalecer as equipes municipais, mas infelizmente não existe investimento de verdade, é tudo de improviso de faz de conta de mentirinha. Nunca se preocupam na realidade com a parte esportiva. Apareça um...

POLÊMICA À VISTA

Um assunto promete causar polêmica na cidade dentro de breve. É o comentado absurdo de que a Prefeitura pretende cobrir com asfalto o calçamento em paralelepípedo existente no trecho: Avenida Dr. Cordeiro Lima (Bairro da Encruzilhada) à Avenida Laurindo Diniz (Bairro Guanabara – passando pelas avenidas José Bezerra e Getúlio Vargas – Centro) visando corrigir inúmeros buracos nas vias devido ao desgaste natural pelo tempo. A iniciativa não é aprovada por pessoas conscientes, esclarecidas, visionárias, porque: entendem que a obra descaracterizará o conjunto arquitetônico destacado (como se fez de forma impensada na Pç Carolino Campos nas proximidades do tradicional Cine Teatro Guarany. Além de provocar com o asfalto o aumento da saudável temperatura local. Tu- do haver.Por que não ser refeito toda ex- tensão de calçamento da via, uma vez já possuir mais de 40 anos de concluído? Vale à pena ser realizada analise preliminar equilibrada e plural. Se não, daqui a pouco o nosso belo espaço urbano e a sua valiosa estética antiga estará completamente desvirtuada, se tornando um ambiente normal, comum e desprezado. Depois não adianta chorar o leite derramado. Conselho é bom...

domingo, 14 de junho de 2009

PREFEITO CONSCIENTE

O prefeito L.B. admitiu outro dia em contato direto com o OPINIÃO que enfrentou atropelos nos seus primeiros dias de gestão. Citou o problema ocorrido com a distribuição de remédios irregular; a falta de licitação para escolha da empresa responsável pela limpeza urbana; os aborrecimentos ocorridos no processo de endividamento deixado pelo anterior; as falhas de comunicação dentro do governo, afirmando que a sua equipe desenvolve hoje um trabalho mais articulado, embora também reconheça ter Pastas que no conseguem avançar devido à limitada iniciativa de seus condutores. Admitimos que se pode cometer equívocos, erros, enganos, dúvidas, mas é preciso ter humildade, capacidade de autocrítica, e compromisso de quando se comete algum deslize na condução das nossas políticas públicas poder voltar, negociar e buscar o melhor caminho para a cidade. Torcemos que tudo se resolva.

PRECISAMOS DE DISCIPLINAMENTO

Precisa a administração pública atual, responsabilizar através de uma legislação aprovada pela Câmara de Vereadores, os proprietários de imóveis pela manutenção de suas calçadas, depois de um levantamento minucioso ouvindo os diversos seguimentos sociais triunfenses, diante da ineficácia regularizadora de garantir a fiscalização, a qualificação e a acessibilidade do passeio público muitas vezes desrespeitado por indisciplinados moradores. Temos representantes para que?

ESCÂNDALO NO BOLSA FAMÍLIA

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda menor que R$ 100 por mês. O controle da verba é feito pelas prefeituras. Somente em Triunfo, mais de duas mil pessoas recebem o auxilio. A atual Secretaria de Ação Social, Paula Xavier Bonfim, segundo nos informam funcionários da PMT , está analisando com cautela “caso a caso” (ninguém sabe se vai continuar no propósito, devido possíveis ingerências políticas do grupo que faz parte, reconhecidamente assistencialista e paternalista, que pode dar última forma depois de negociar com os beneficiados e seus descarados padrinhos.) porque há indícios de que muitos cabos eleitorais, pessoas com renda acima do limite, vadios, profissionais, etc. As investigações dessas irregularidades já haviam sido iniciadas e apontadas através de denúncias ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, pelo vigilante e coeso grupo do PCdoB e PT, desde o desastrado governo municipal anterior que usou e abusou de métodos não recomendáveis naquele setor, segundo apuraram e contém um dossiê minucioso, que alguns funcionários da época poderão vir a compro- meter. Foram desvios e mais desvios controlados pela internet afirmam. Enquanto isso, muitas pessoas carentes ficaram sem receber o Bolsa Família. Eita. Que grupinho de espertos! Só pode morrer de saudades das “têtas” integrais da “viúva”. Porque muitos continuam a mamar. Só foi preciso trocar de lado para ficar sob a proteção da PMT e tudo voltar a fazer. Arretado.
Vem aí a 51ª Festa do Estudante de Triunfo/PE
Participe!
(25/07 a 01/08)

UMA BOA IDEIA

O prefeito Luciano Bonfim - que assim como seus antecessores e alguns vereadores locais – não tem o costume de andar à pé, deveria fazer o sacrifício e depois de algum expediente semanal, por ventura cumprido, caminhar pelas ruas da cidade para ver a quantidade de buracos existentes na malha viária urbana; retornando à noite para constatar a escuridão reinante nas vias principais e secundárias. Vamos agir. Estão esperando o que e para quê? A solução é ação e nada mais. Não existe outro tipo de desculpa. O tempo urge.E Triunfo está com um aspecto desolador por conta dessas irregularidades administrativas pendentes que tanto cobramos através deste OPINIÃO, para felicidade geral. É fazer ou não. A Av. Getúlio Vargas a partir do oitão dos Correios e Telégrafos (E.C.T.), é uma esculhambação de tanto buraco no calçamento faz anos, é preciso desviar o automóvel para evitar estrago na suspensão. A Rua José Rodrigues de Souza, parece uma maldição, ainda se encontra na escuridão. Cadê a administração? Parece que quem legalmente cobra é o errado? Pelo amor de Deus!

ORQUESTRA SINFÔNICA DE TRIUNFO

Fontes do meio artístico triunfense nos informam sobre um possível interesse da atual gestão pública, incentivada por assessores, da criação de uma 'Filarmônica Municipal' (grande medida.) independente da nossa tradicional centenária Banda Isaías Lima, que vive em frequentes confrontos com as administrações locais e com toda razão, pois além de não contribuírem em nada, vivem a utilizá-la indiscriminadamente em tocatas, eventos, recepções, festas, apresentações e não costumam pagar aos seus componentes. Que coisa! Há muito tempo este OPINIÃO vem sugerindo a instalação de um projeto educacional de música para jovens, crianças e adultos interessados, a ser implantado na sede do Clube Central Isaías Lima, Rua Cel. Manoel Siqueira Campos, Centro e nos diversos educandários municipais, visando contribuir com a inclusão social e profissionalização dessa reconhecida arte milenar, uma vez que a música traz comprovadamente disciplina e é capaz de proporcionar novas perspectivas de vida. Que sigamos o exemplo da circunvizinha cidade de Carnaíba que adotou um destacado modelo. Sempre sonhamos e incentivamos os abnegados músicos Antônio Carlos (Toinho) e Lucivaldo Ferreira, persistirem na nossa antiga idéia de reunir cerca de 50 alunos e começarem o estudo de violinos, violoncelos, violas e contrabaixo, além de outros instrumentos necessários e formar- iam a 'Orquestra Sinfônica de Triunfo', de acordo com a existência da estrutura atual definida e a proposta de ensinamentos.

AÇÃO SUGESTIVA

Faz anos que estamos pessoalmente através deste espaço democrático do jornal 'OPINIÃO', sugerindo a confecção e divulgação de um 'Mapa Turístico de Triunfo', com todas as características de um produto do tipo informativo que além de visitantes e turistas, servirá também aos habitantes que desconhecem o potencial que dispomos e pontos atrativos. Nele deve constar setores da infra-estrutura, como: hotéis, pousadas, albergues; museus; bares, restaurantes e lanchonetes; teatros, cinemas; igrejas, templos; feiras livres; artesanatos, exposições; mercados públicos, comércios alternativos; salões de beleza e estética; bibliotecas, livrarias, bancas, prestadores de serviços públicos, profissionais e diversionais, entre outros. Uma forma inteligente de possibilitar às pessoas ao se deslocarem aproveitarem o melhor cenário oferecido pela nossa bela cidade.

UMA SUGESTÃO INTELIGENTE

De acordo com o que acabamos de apurar, relatório da Organização Mundial do Turismo (OMT), comprova que cerca de 330 milhões de turistas visitaram locais de fé em todo mundo e, no Brasil, 20 milhões. Isso contribuiu para que a Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, em parceria com a Conferência Nacional de Bispos do Brasil e a Pontifica Universidade Católica do Paraná, promovesse o 4º Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável, visando a implantação de um Circuito de Turismo Religioso, fazendo integração entre o Trade Turístico e as autoridades religiosas. Admitindo, segundo ao turismólogo Carlos Ferraz Filho (Cacau) que: “o turista procura opções, qualidade de vida e saúde. Articulando o sagrado, católico, evangélico ou não, com o profano, número de usuários aumenta e beneficia a todos” – afirma. Sugerindo a inclusão desse evento programático para Triunfo que é possui- dor, sem sombra de dúvidas, de uma estrutura tradicional religiosa, diferente das de- mais. Basta analisar o transcorrer de uma Semana Santa com celebrações típicas, os costumes e a procissão de Senhor Morto que quase inexiste em outros recantos do país. Devemos aproveitar a ideia e incutir essa prática salutar contribuidora com o advento da fé cristã e a geração de trabalho e renda.

UM PROJETO MUSICAL

Desde a época do jornal 'A Verdade Escrita', nos anos 70 do século passado, defendemos a necessidade das administrações públicas locais investirem em projetos sociais de educação e incentivo à cultura. Sempre acreditamos que os ligados à música estão entre os que fazem mais sucesso entre a juventude, realizando cursos, oficinas e eventos experimentais com repertório variado, hoje: MPB, romântico, reggae, axé, forró, pop rock nacional e internacional. Tudo com a participação especial e cantores, músicos e compositores locais integrados a um possível projeto patrocinado pela Prefeitura Municipal, em parceria com os Governos Estadual e Federal. Vamos correr atrás do prejuízo. Estaremos sempre à disposição com os nossos (criticados) sonhos, vez por outra se tornando realidade. Um dia chegaremos lá e seremos contemplados ao assistirmos as sugestivas obras efetuadas. E por que não?

OS MELHORES DO ANO

Pensamos no final deste ano, realizar com parcerias com Governo do Estado (FUNDARPE), Prefeitura Municipal (Secretaria de Turismo) e Governo Federal (Ministério da Cultura), realizar em Triunfo uma estrutura cultural representativa capaz de organizar nas festividades natalinas (Natal e Ano Novo) comandadas exemplar- mente pelo Serviço Social do Comércio – SESC, a festa de premiação dos Melhores da Música Triunfense, em evento programado na Sociedade Triunfense de Cultura – STC ou o Centro de Convenções do SESC, divulgado pela Rádio Triunfo FM e entrega do “Troféu Talento Triunfense”. O evento poderá se constituir em um verdadeiro, espetáculo de música, aliado a uma produção impecável, com muita luz, muitos efeitos especiais e, acima de tudo regado a muita animação.

O PORTAL ABANDONADO

Bastante lamentável a situação de abandono em que se encontra o “Portal da Cidade”, próximo a Belvedere, em total escuridão e ameaçado de ruir a qualquer momento devido a falta de manutenção. Só o pessoal da prefeitura não ver. Estão esperando que o pior aconteça para poderem agir? Pois desde o governo anterior batemos nesta tecla sem qualquer solução prática. Nem se compara ao portal da nossa vizinha cidade de Santa Cruz, organizado e iluminado que dá gosto. Atenção prefeito!!!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!