terça-feira, 24 de novembro de 2009

PLENO E ESPECIAL


Um bom jornal agradável se torna essencial para a família toda. E melhor ainda quando este jornal tem os mesmos valores que você. O OPINIÃO é um jornal de variedades onde se encontra reportagens e entrevistas marcantes que abordam os mais diversos assuntos, comentam fatos do cotidiano e analisam profundamente as consequências de tudo isso na sua vida. Leia OPINIÃO e seja mais que especial...

CARTA À REDAÇÃO


Grande Carlos.
Bom dia!

Gostei de receber seu Jornal e me atualizar como estão as coisas por ai. Continuas um "Triunfense da Gema" e isso é ótimo. Carlos sempre que vou a Triunfo vejo uma necessidade de informação ao público que até então não existe. Penso que vc é a pessoa certa de apresentar um projeto para esse fim, gostaria apenas de ser o coautor, pela idéia: Não é novidade em grandes centros ou cidades turísticas e Triunfo ainda não tem. Trata-se da implantação em pontos estratégicos da cidade, Praças, Açude, Torres, ou até mesmo no Lajedo acima da casa de Chico Leite por exemplo, de TERMÔMETROS DIGITAIS COM RELÓGIO/DATA, em tamanho tal que possa ser visto a média distância inclusive à noite. Isto pode ter certeza que é uma informação útil ao público SENDO AO MESMO TEMPO PARA CIDADE UM IMPORTANTE DIFERENCIAL TURÍSTICO, onde paulatinamente sempre tem alguém perguntando quantos graus centígrados está no momento. E, a compra e instalação desses TERMÔMETROS DIGITAIS LUMINOSSOS poderão ser patrocinados por Empresários, Pecuaristas, Comerciantes, nossos IIr.'. da Maçonaria, e, principalmente ou apenas a Prefeitura de Triunfo. Aguardo sua análise e comentários sobre o assunto apresentado.

Um forte abraço.


Pedro Moreira.

RECEBIDO POR E-MAIL


CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE TRIUNFO



A Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos realizou no dia 29 de outubro de 2009. O evento que aconteceu no auditório do Centro Educacional de Triunfo (Stella Maris), das 08:00h a 19h30min.

A Conferência Municipal é a etapa integrante da 2ª Conferência Nacional de Cultura, realizada pelo Ministério da Cultura e, com o objetivo de estabelecer os princípios e metas para a política cultural, teve como tema central: cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento. Outro objetivo era de eleger delegados para representar Triunfo na Conferencia Estadual que acontecerá na capital Recife, bem como, elaborar políticas públicas em prol da cultura, a fim de resgatar e garantir a identidade cultural de nossa cidade.

O Secretario de Turismo, Cultura e Desportos Evanildo Fonseca, presidiu a conferência abordando os eixos estabelecidos dentro do Plano Nacional de Cultura:

Eixo I - Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Eixo II - Cultura, Cidade e Cidadania
Eixo III - Cultura e desenvolvimento sustentável
Eixo IV Cultura e Economia Criativa
Eixo V - Gestão e Institucionalidade da Cultura.

No total, 85 pessoas representantes do poder público e da sociedade civil estiveram reunidas, durante todo o dia para discutir o tema. Os participantes foram divididos em 5 grupos, cada um responsabilizando-se por apresentar propostas para desenvolver a cultura no âmbito municipal, estadual e federal de acordo com eixos temáticos.

De acordo com o Secretario de Turismo, Cultura e Desportos, a Conferência atendeu às expectativas, uma vez que reuniu diversos artistas e pessoas envolvidas na luta pela promoção e desenvolvimento cultural em Triunfo, sugerindo, discutindo e participando efetivamente da elaboração das propostas que serão levadas para a conferência estadual e nacional.

O Secretário também destacou o grande apoio que tem recebido do Prefeito Luciano Bonfim, no sentido de dotar o município do seu Sistema Municipal de Cultura, que integrará futuramente o Conselho Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura e o Sistema de Informações de Cultura do Município, imprescindíveis para que as Políticas de Cultura sejam efetivamente realizadas no município. “Pela primeira vez, Triunfo utilizou-se de um ato democrático para discutir os temas básicos de cultura. Considerando-se a amplitude e a interação dos setores representados, a administração pública utilizou-se de um mecanismo de participação para com maior prioridade atender às carências da cidade e conhecer mais concretamente as aspirações da população na construção de um Município mais democrática e cultural.”, declarou Evanildo Fonseca

No relatório que ora se apresenta, procura-se descrever de forma mais fidedigna possível a sequência dos procedimentos da Conferência, o seu desenvolvimento e, sem qualquer preocupação em dar um enfoque técnico mais apurado, as conclusões e recomendações efetuadas pelos grupos temáticos. A dinâmica democrática do Município de Triunfo está, desta forma, gradativamente aprimorando-se permitindo, de forma mais efetiva, que a administração pública e sociedade civil organizada construam coletivamente os planos, programas e projetos.

Este é mais um trabalho da Prefeitura Municipal de Triunfo, Melhorando a Vida da Gente.

Segue abaixo link com o Relatório Final da Conferencia Municipal de Cultura de Triunfo.
http://www.4shared.com/file/149904056/ee356895/RELATORIO_FINAL_-_I_CONFERENCIA_MUNICIPAL_DE_CULTURA_TRIUNFO.html

Departamento de Cultura - Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos - Prefeitura Municipal de Triunfo


UNIÃO DAS FORÇAS OPOSICIONISTAS


A oposição ao governo Luciano Bonfim (PR), ficou de se reunir desde o início do ano (conforme convocação feita na ocasião da eleição de 3 de outubro de 2008 aos simpatizantes e correligionários) e até o presente nada aconteceu de convincente e transparente. Estão esperando o que? Que o vento mude de rumo e o governador venha oferecer espaço? Não adianta, está tudo dominado e combinado: o atual e o ex-prefeito fazem agora parte da base de sustentação do Governo Estadual. Aos disciplinados PC do B e PT, caberá a opção ou não de acompanharem os demais grupos aliados recentes na travessia de se acomodarem à liderança do PSB atraídos pelas sombra aconchegante do poder promovido pelo Palácio das Princesas.
Como resultado analítico identificamos por exempo: uma àrvore plantada e não aguada com a devida frequência, que tende a murchar aos poucos, ficando sem muita perspectiva de sobrevivência; muito menos de obter o crescimento ideal adquirindo a sucessiva estabilidade. Nas próximas eleições proporcionais de 2010, pretender apoiar candidatos por simpatias pessoais, amizades, parentescos ou conveniências partidárias do PC do B, PT ou PMDB (cada qual com representantes de suas próprias siglas) será iniciativa de alto risco e uma ação equivocada, atrapalhada e com insucesso previsto antecipado.
O mesmo pode acontecer se resolverem embarcar em candidaturas amadoristas sem qualquer possibilidade vitoriosa e de espaço político, tipo o ocorrido aqui em 2006 com o pessoal do PSB, por questões fraternais e amigáveis, terminando por amargar uma pequena votação, apesar do numeroso, empolgado, significativo e empenhado grupo local a se movimentar junto a defensores locais.
Correto mesmo, será essa turma sentar, conversar, analisar e apostar no apoio unificado consensual a um só deputado federal e um deputado estadual, independente de suas vinculações, desde que representantes comprometidos, atuantes e sérios. Caso contrário, serão mais "cacos para todos os lados ". Alguém tem dúvida?

DOIS TÓPICOS NOVOS


1- Fomos recentemente informados por diversos "paparazzos" locais antenados e que não perdem a oportunidade de passar um recado, que: o clima político triunfense não está nada ameno, como se imaginava, a briga interna aumenta a cada dia, tanto na situação, como na oposição, é um chamando o outro - na reserva entre os aliados mais próximos e bajuladores - dos piores horrores (prática já bastante conhecida de alguns "senhores"...) e na presença declarando verdadeiros sentimentos de amor. Tudo como antigamente. Tem quem aguente?
2- Insatisfeito tão cedo com a atual administração, devido vários motivos pontuais e aparentes - um deles a localização de um posto de gasolina em plena conturbada Avenida Getúlio Vargas e junto ao seu armazém de madeira, que o prefeito mesmo diante protestos seus e de outros deu prévia autorização para a construção - o comerciante Romildo Johnson em conversa aberta com várias lideranças, comerciantes e empresários locais e de fora durante o Festival Moto Fest, insistiu que seu caminho é mesmo se confrontar com a gestão e disputar a prefeitura com LB na próxima eleição no campo da oposição, já que: "não aguenta mais tanta coisa errada e condenada na gestão passada que não acreditava serem agora adotadas". E ainda fez seu lobby pedindo para alguns participantes de Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde e Flores presentes, por via das dúvidas tratarem logo de transferir os títulos eleitorais. Quem quiser que acredite nesse rompimento. Desses filmes já vimos várias vezes antes e bem mais apimentados. Engana que eu gosto!

UMA UNIÃO TRAMADA


Como o gestor atual agora está aliado aos governos estadual e federal, deixando de lado os companheiros políticos do passado que tanto defendia e exaltava como Sergio Guerra e Cia., ao se abrigar nas sombras do poder, através da nova aliança conveniente, com suporte dado pelos deputados federais Inocêncio Oliveira, Fernando Filho e Armando Monteiro Filho e deputados estaduais Sebastião Oliveira, Augusto César Filho e Silvinho Costa (queremos mesmo ver como é que vai ser na eleição com tanta "apoiação" rssssss!) Ainda bem que o deputado José Múcio indicado para o TCU - Tribunal de Contas da União -que estava em fase da paquera política às escondidas com os sagazes políticos locais da vez, a lhe prometer uma quantia de financiados "por debaixo dos panos" na costumeira tentativa de ficar bem com "Deus e com o Diabo" - saiu do páreo. Caso contrário, Inocêncio iria comer gente vivo. Imagine se adivinhasse a repetição da trama ocorrida no pleito passado de deputado, onde de forma sorrateira foi atropelado por um outro candidato aqui votado, que gastou um bom trocado com os "líderes" viciados. Coitado! kkkkk! Entendemos, portanto que sob a complacência dessa sintonia governista mantida pode viabilizar uma série de obras em sistema de parceria para realizar um programa de urbanização da comunidade como: construção de casas populares, creches, calçamentos, escolas, centros de atividades, drenagens, esgotamentos sanitários, instalações de iluminação, entre outros, que constatamos serem conquistados com certa facilidade em outras cidades sertanejas e de varias regiões de Pernambuco. Esses trabalhos virão beneficiar diretamente as famílias dos bairros periféricos e centrais: Encruzilhada/Rosário, Boa Vista/Cruzeiro, Tibaúba/Pará, Saudade/Bom Jesus, Liberdade, além de Bela Vista e São Cristovão.

A OUVIDORIA DE TRIUNFO


Mais uma vez tomamos a iniciativa de sugerir à administração pública atual que demonstre a transparência da gestão e coloque para funcionar o quanto antes a Ouvidoria Municipal. O órgão pode servir de elo entre a Prefeitura e a população. Através da Ouvidoria os triunfenses podem fazer denúncias e dar sugestões sobre os problemas do Município. A ouvidoria pode funcionar no Centro Administrativo de Triunfo, na Avenida José Veríssimo dos Santos, Bairro Guanabara, com atendimento feito das 7h às 13h, sendo ele realizado pessoalmente ou através do telefone 087- 38461256.

PLANO ATRATIVO RELIGIOSO



A nossa administração pública, através das suas secretarias municipais de Turismo, Cultura e Esportes, Administração, Educação e Ação Social, deve em conjunto elaborar um plano de imediato como forma de expandir as opções dos turistas, formulando um projeto inovador e não oneroso que proporcione uma ação conveniada entre Prefeitura/Paróquia/Ordem Franciscana/ACMT, visando traçar um roteiro de visitação religiosa nos finais de semana dos templos católicos locais: Igreja Mariz N.S. das Dores (Praça 15 de Novembro), Convento São Boaventura (Avenida Frei Fernando), Igreja N.S do Rosário (Praça da Bandeira), Igreja São Judas Tadeu (Colégio Stella Maris), Igreja São Luiz Gonzaga (Rua Padre Ibiapina), Capela do Rosário (Bairro da Encruzilhada) e Capela São Francisco (Casarão das Almas), uma vez que os frequentadores de Triunfo reclamam a falta de igrejas abertas nos feriados. Depois essa ação poderá ser expandida a outras religiões que demonstrem interesse e se disponham a oferecer um cenário convidativo. Precisamos ousar mais e mais. Tudo pode acontecer. É só que querer...

DOIS ALERTAS IMPORTANTES


01 - Clientes dos bares Asa Branca, Halley, Guanabara, Ronaldo`s, Café & Cia, na Praça Carolino Campos, Centro e até da tapioqueira Nércia, reclamam que precisam ter estômago forte para comer e beber com o mau cheiroso esgoto existente nas imediações, a atormentar os frequentadores, transeuntes e estacionadores do local há anos sem qualquer solução. Cadê as ações administrativas ?

02- A tradicional e lamentável trajetória do atletismo em Triunfo, a despeito da falta de investimento, infraestrutura e apoio aos esportes locais em geral, contribui a cada dia com o assédio às drogas, furtos e vadiagem. Só não enxerga quem não quer... E não é com um mini-torneio (seis agremiações apenas não se constitui um campeonato...) liberando a participação de até 7 atletas de fora em cada time, que se pode propagar estar investindo na àrea esportiva. Vamos agir com seriedade...

PUXÕES DE ORELHA DISTINTOS


01 - Quero denunciar que existe um cano da Compesa estourado faz muito tempo nas proximidades da residência do senhor Leli Cabral, no Sítio Macacos, sem qualquer providencia do orgão;

02- Sou de Serra Talhada, mas costumo passar férias, finais de semana e feriados com a família no Sítio Mata Redonda a 1km da cidade, na chácara de amigos comuns e ao reclamar outro dia na área externa do Betos Bar sobre a falta de uma borracharia de plantão aos sábados, domingos e datas comemorativas para atendimento, me orientaram procurar esse jornal que estou ficando habituado a ler por lá...

03- Preciso falar sobre a dificuldade que está causando a falta do Terminal Rodoviário em nossa cidade, agora somos obrigados a esperar o ônibus para embarcar no "Palhoção" do Assis, em pé, diante de mesas de bebida. Para quem é evangélico, isso não combina...

sábado, 14 de novembro de 2009

ALGUMAS DICAS DE CACAU


A nossa bela, querida e sedutora Triunfo, tem o direito, a condição, o dever e a obrigação de se tornar cada dia mais um destino prioritário de turistas internacionais, nacionais, estaduais, regionais e circunvizinhos. Para tanto, precisa não poupar esforços em investir na mídia generalizada, no treinamento de operadores e agentes de viagem, sem esquecer a infraestrutura local. Nossa prefeitura pode através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, sair dessa atuação tímida e trabalhar para fazer o turista ir mais para Triunfo, onde será agraciado com a hospitalidade peculiar dos seus educados e simpáticos moradores; a beleza natural inquestionável; o clima super saudável e um destaque arquitetônico fabuloso, tudo encontrado em qualquer epóca do ano e isso é ótimo, porque temos para oferecer opções de diversão para todas as estações.
Na opinião do turismológo Carlos Ferraz Filho - Cacau, (ex- Secretário Municipal de Turismo, na gestão anterior do prefeito Luciano Bonfim (PR ), - hoje envolvido como professor de educação física e personal trainer em várias academias conceituadas do Recife, embora esteja sempre opinando nos assuntos relacionados à àrea de turismo em nosso município: "Somos uma cidade pernambucana, nordestina, brasileira, com características e cultura estrangeira; porque temos belezas naturais, possibilidades de compra artesanal e vida noturna agradável, se assim resolverem investir as iniciativas públicas e privadas conveniadas". Segundo ele ainda: "Por causa da crise financeira mundial em 2008 e 2009, já ficaremos satisfeitos se conseguirmos manter o fluxo atual de visitantes nas 20 hospedarias existentes, nos eventos: Carnaval, Semana Santa, Caravana da Saudade, São João, Festa do Estudante, Pernambuco Conhece Pernambuco, Semana do Folclore, Festival de Cinema, Semana da Pátria, Festival Motofest, Festa da Padroeira (Natal e Ano Novo)". Na visão abalizada do mesmo: "Triunfo desponta como um dos mercados de maior potencial turístico do Estado, tanto que precisa se investir nos próximos anos para promover o status de "Oásis do Sertão", "Cidade Maravilhosa", "Estação Climática", "Cidade Balneária", traduzindo todo material de divulgação existente em panfletos, folders, sites, banners, folhetins para os idiomas de inglês /espanhol, além de promover capacitações, disponibilizar imagens e videos, criar espaço virtual da internet, site:
www.triunfo.pe.blogspot.com, que precisa ficar pronto em breve para iniciar importantes contatos. Para finalizar (torcendo entusiasmado para o sucesso do novo ocupante do setor; advento que jamais algum secretario anterior conseguiu realizar, por falta das condições satisfatórias ofertadas pelos desinteressados gestores), adianta que: "O maior meio de comunicação deve ser a internet, tanto para divulgar Triunfo, quanto para o público geral e instalar um influente escritório de representação na capital". Sem isso as chances serão bastante remotas, devido a forte concorrência ampliada."

CHAMADA DE ANIVERSÁRIO


Há exatos 6 anos, o jornal OPINIÃO é líder entre todos os informativos locais do ramo distribuidos no município, todas as classes, todos os sexos, e todas as idades, com muita notícia confiável e isenta, entretentimento e uma equipe feliz pelo que fez e faz ao longo desse tempo, sempre dedicados a você leitor amigo. Obrigado por fazer parte dessa conquista e por fazer do OPINIÃO um hábito semanal no blog e mensal no jornal por e-mail e impresso.

Parabéns para todos nós...

UMA BRIGA CASEIRA


Fontes fidedignas palacianas informaram do rompimento pessoal e político do ex-deputado estadual AUGUSTO CÉSAR – candidato de novo ao cargo em 2010 com o ex-prefeito JOSÉ HERMANO ALVES DE LIMA, Maninho, motivado pela indicação do ex-prefeito JOSÉ BEZERRA, de Santa Cruz da Baixa Verde, para ocupar o cargo comissionado na direção do CIRETRAN/DETRAN – secção de Serra Talhada, que era reinvidicado pelo anterior prefeito de Triunfo, sendo todos os envolvidos, atualmente vinculados ao Partido Trabalhista Brasileiro – PTB (nunca vimos um pessoal para gostar tanto de mudar de sigla a cada eleição!). Resultado: o “Dr. Maninho” (como adora ser chamado) na berlinda, amargando a perda do poder que não soube preservar e se mantendo cercado de alianças partidárias contraditórias e não recomendáveis, que depois lhe deixaram abandonado e falando só, igual a rádio portátil, são os ócios do ofício.

DUAS DÍVIDAS PENDENTES


Pretendemos mesmo saber quando finalmente serão cumpridas as propaladas promessas eleitorais:


1. Instalação da Casa de Apoio de Triunfo, em Recife-PE, visando abrigar pacientes em tratamento de saúde na capital que são instalados no espaço reservado para a Casa do Estudante de Triunfo, no bairro do Prado, causando um certo incômodo aos residentes;


2. Aquisição de um transporte adequado e decente como um micro-ônibus climatizado e novo, subsidiado pelo Programa TFD do Ministério da Saúde, ao invés de sobrecarregar pacientes com destino a hospitais e clínicas recifenses em “veraneios” e vans de apadrinhados políticos como gratidão pelo apoio recebido no período eleitoral e supostas outras maracutaias denunciadas; faça igual à cidades circunvizinhas de Santa Cruz da Baixa Verde, Flores, Calumbi, Betânia, Caranaíba, Afogados da Ingazeira, Quixaba, Tabira, Serra Talhada, entre outras da região do Pajeú. Que estranha é essa negativa???

CARTA À REDAÇÃO


Amigo Carlos Ferraz,
Foi o maior sucesso o evento realizado em Jericó em prol dos mais necessitados. A "Tenda da Saúde" atendeu em torno de mil pessoas do dia 24 à 26 do corrente mês. Tiveram por lá os seguintes médicos: Dr. Francisco Cordeiro, oftalmologista que levou para Jericó todos os equipamentos necessários para um atendimento da melhor qualidade inclusive, deixou para o posto de saúde de Jericó o equipamento para constatar o grau de óculos que se vai usar. Após os atendimentos, diagnosticou-se 20 casos de catarata e um transplante de córnea que será resolvido o mais breve pelo Dr. Francisco Cordeiro e, distribuiu vários óculos de grau e medicamentos sem nenhum custo. É bom lembrar que, no dia anterior, esteve por lá uma equipe de charlatões dizendo ser da equipe dos médicos do Recife cobrando pelas armações depois de um exame que, no mínimo pode deixar pessoas com sequelas na vista e, não é a primeira vez. É bom alertar a população. O Dr. Élcio Lima, dermatologista que, além do atendimento minucioso, distribuiu vários medicamentos e constatou um câncer de pele que será encaminhado para o Hospital das Clínicas da UFPE onde será operado. Também o Dr. Rômulo Rosas, clínico geral e pediatra, este constatou três casos de asma em criança de 5, 8 e 11 anos necessitando urgente tratamento em Recife. O meu papel amigo foi de organizar todo o evento nos atendimentos e colocações dos médicos. Tivemos uma ajuda significativa da Diretora do grupo escolar e alguns voluntários, da Prefeitura na pessoa do Dr. Luciano, do Secretário de Saúde, Dr. Saulo e a chefe de gabinete Sra. Rosário. Vou enviar esta nota ao Diário de Pernambuco no sentido de se fazer uma reportagem. Se quiser mais detalhes, peça pelo e-mail.

Abraço,

Rogério Mota – Recife/PE.

POSSÍVEL REVOLUÇÃO CULTURAL


Uma revolução lenta, mas gradativa está em curso em Triunfo para recuperar o tempo perdido em relação ao funcionamento do Cine Teatro Guarany, depois do convênio firmado entre a Fundação do Patrimônio de Pernambuco - Fundarpe e o Serviço Social do Comércio - Sesc sob a supervisão do competente conterrâneo, técnico em hotelaria André Vasconcelos, ex- Secretário Municipal de Turismo, na gestão anterior do atual prefeito (cargo onde amargou como os outros ocupantes: o dissabor de não contar com grande simpatia dos administradores e seus prepostos pela pasta, lhes negando "pão, àgua"... e algo mais: salário digno, ocupação decente, material de trabalho, meios de transportes, diárias para viagens, mínima autonomia, etc....), ex-músico componente da tradicional centenária Banda Musical Isaias Lima, como um dos gerentes de articulação no que se refere a espaço cultural. Com certeza a sua ampla visão do setor proporcionará outras esperanças aos nossos grupos artísiticos de diferenciadas tendências: Radiola Serra Alta (Cristiano Montalvão), Edição Extra, (Aliomar Ferraz) Sonata (Anchieta Cruz), Badalê (Junior Balaio), Templários (Lucivaldo Ferreira), Ambrosino Martins (Paulo Henrique), Moça Menina (Zé Homero), Isaias Lima (Lourenço Doroteu), Trovadores (Zé Carvalho), Stakazero (Luciano Campos), Sobepoeira (Sidney Pereira), Benedito´s (Benedito Silva), Cheiro de Mulher (Evaldo Santos), Trio Zé do Brejo (Zé do Brejo), Maracatú Nação Serra Grande da Baixa Verde (Denis Gomes), Genecy e Seus Cachorros Doidos (Genecy Beserra), Fuleirões do Forró, vocalistas individuais como Fátima Barros, George Magno, Joana Darc e duplas Zè Marques /Cidinha Campos e Frank /Alex, sanfoneiros: Simião, Guabiroba, Pórinha, Agostinho, Antonio do Folé, Luiz de Higyno, Adriano Campos, etc... além de produtores de recitais, teatro, dança e artes marciais. Só teremos a ganhar! Parabéns......

TEMOS ESPORTES DE MENTIRA


A atuação da Prefeitura Municipal e sua Diretoria de Esportes em termos de valorização esportiva continua ineficiente, inexistente e ilusória, nada funciona na verdade, o investimento na inclusão social e na formação de atletas é assunto totalmente descartado no pensamento dos administradores desinformados e desinteressados passados e atuais, que somos infelizmente subordinados e obrigados a aguentar, devido mais outras opções erradas de escolha popular.
As crianças e adolescentes não dispõem de um trabalho preparatório escalonado de equipes infantis, juvenis e juniores. Nos elencos dos poucos times locais adultos existentes com denominações contraditórias, equivocadas, descabidas, demonstrando pouca imaginação: Master`s Triunfo F.C e Junior`s Triunfo F.C , além de destoar no nivel de idade e condição física dos componentes, pois existem jogadores na grande maioria adolescentes e jovens se confrontando com veteranos e idosos na minoria, em treinos semanais, jogos e torneios, demonstrando claramente o nível de conscientização dessa prática esportiva tão acatada em todo o País sem ação efetiva dos representativos dirigentes do setor em prol das atividades no município. Por isso mesmo não se revela um destaque individual ou coletivo nas várias modalidades conhecidas existentes porém nunca difundidas, praticadas ou apoiadas (apenas no tempo do Colégio Stella Maris nas olimpiadas anuais organizadas pela saudosa alemã franciscana Irmã Rafaela Aberler, onde existia: volei, basquete, tenis, futsal, futebol, ping pong, natação, pedestrianismo, espiribol, etc. com participação dos integrantes Convento São Boaventura, Escola Alfredo de Carvalho, Colégio Diocesano Pio XII, Grupo Escolar Barbosa Lima, Grupo Escolar São Vicente de Paulo e estudantes de Recife. Que diferença....). O que temos a apresentar às equipes do Estado como alternativa de futuro craque ou ao menos aplicado profissional? Estamos muito distantes das nossas cidades circunvizinhas. Atletas surgidos, destacados e saidos de Salgueiro, Serra Talhada, Flôres, Carnaíba, Sertânia, aqui não vingam. Uma Yêda Marques (Afogados da Ingazeira) nem pensar... Temos que nos contentar com o atraso generalizado. E sem poder criticar. Êita......

FAXINA NOS SUGISMUNDOS


Além de revitalizar humanos, animais e outros sêres vivos o banho sempre trouxe uma sensação de bem-estar, além do mais, esse saudável hábito secular natural contribui com o satisfatório odor do ambiente em qualquer hora do dia, da noite e da madrugada. Porém temos ultimamente constatado em nossa querida cidade a existência e proliferação de verdadeiros "gambás" em forma de homem que incomodam pra valer com as suas aproximações durante contatos ocasionais ou propositais em logradouros púlicos, repartições públicas e privadas, pontos comerciais e espaços diversionais tipo restaurantes, lanchonetes e bares. São uns verdadeiros "sugismundos", que nem gostam de se lavar, nem de trocar de roupa com frequência regular. Será preciso em algum momento alguém lhe avisar que esta atitude estranha não faz bem a ninguém, apenas atormenta com tamanha fedentina os sofridos receptores. Não sabemos mesmo como esses "imundos" podem ter alguma companhia feminina. Limpeza neles!

VIOLÊNCIA CORRENDO SOLTA


Em nosso bonito e pacífico município triunfense atualmente, os malfeitores, vândalos, marginais, vadios, malandros, viciados e meliantes, se aperfeiçoam ainda mais a cada dia que passa fazendo escola. Não muito diferente dos suspeitos de terem assaltado em uma moto várias vezes diversos moradores e visitantes; outra dupla mais recente em idêntico veículo resolveram em apenas duas ou tres horas de atuação noturna quebrar por pura maldade cêrca de 10 para-brisas de automóveis diversos que estavam fora de suas garagens, estacionados em via pública. Pode uma coisa dessas? Esses elementos identificados e detidos apenas assinaram um boletim de ocorrência (B.O.), ressarciram o prejuizo aos respectivos proprietários e foram liberados, porque na Delegacia de Polícia não existe xadrez (para pelo menos passarem a noite trancados como corretivo....) o que passa a ser um alento para a bandidagem crescente. Que tal a construção desse significativo espaço penalizador naquele espaçoso imóvel?
Na realidade está tudo correndo frouxo na cidade. Onde estão os nossos representantes eleitos para nos defender? O pior é que nem eles nem seus bajuladores costumazes adimitem cobranças como essas. Parecendo tudo estar dentro da normalidade e correção. Administrar ausente assim é bom demais; só dão as caras na boa. Acontece que nem todos têm sangue de barata...

UMA SITUAÇÃO CONSTATADA


"Prevenir é melhor do que remediar". Esse ditado popular tão conhecido é a mais pura verdade, embora não seja colocado em prática no campo político partidário triunfense onde se costuma repetir apoios e votações àqueles testados e não aprovados, como forma característica de despolitização. Nada muda! As figuras que se candidatam nos pleitos - com raríssimas exceções -são as mesmas: viciadas, falsas, indecentes, corruptas, incompetentes, nepotistas, interesseiras, assistencialistas, ineficazes, paternalistas, imprudentes, desonestas, indolentes vigaristas, idiotas, sonsas, matreiras , imbecis, mas que o povão iludido agraciado com amostras grátis, material de construção, bebidas ou artefatos, gosta de mantê-los como referência ilegal de tudo que faz mal. Parece coisa de "satanás". È demais...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

CARTA À REDAÇÃO


Somos totalmente de acordo que Triunfo há muito tempo tem necessidade de ser beneficiado com um suntuoso Pátio de Eventos, pois cresceu o número de habitantes, visitantes e turistas. Precisamos no entanto, de uma localização mais apropriada para a realização de eventos de grande e médio porte, que não na Praça Carolino Campos, onde se realizam atualmente todo tipo de festividades sob o pretexto inconcebível de ser um trecho centralizado e panorâmico, uma maneira eleitoreira de afagar o comodismo daqueles que de forma elitista relutam em se deslocar alguns metros aqui, mas viajam quilômetros de distância para participarem de movimentações idênticas em outros municípios. O citado espaço deve ficar restrito a atrações culturais específicas, como apresentações folclóricas e dos tradicionais "carêtas". O que não se pode mais admitir, é a gestão administrativa fechar os olhos, continuando de forma irresponsável, omissa e inconsequente a aceitar a prática nociva dos vândalos locais e de fora, transformarem as nossas ruas centrais em estacionamentos particulares e mictórios públicos, deixando as famílias presas, acuadas, inertes e expostas a assistirem das suas janelas e terraços cenas deploráveis, depravadas e deprimentes exibidas abertamente sem qualquer pudor ou punição; porque falta organização e planejamento preventivo de segurança imposta pelas autoridades competentes representativas. Até parece que o Direito Constitucional de "ir e vir ", não está mais vigorando. Sentimos a ausência de ações controladoras. Imagninem os leitores, a possibilidade do surgimento de algum problema de saúde inesperado com algum morador residente nas artérias urbanas: Rua Manoel Pereira Lima ( Rua Grande ), Avenida Getúlio Vargas ( Rua do Fiado ) e Rua Padre Ibiapina ( Rua da Caridade ). Pelo que parece as famílias triunfenses nessas datas serão obrigadas a se ausentarem do seu espaço legítimo para cederem à comodidade dos participantes rotativos agraciados pela insensibilidade política administrativa daqueles que contribuem para a geração de um verdadeiro caos próximo, em nome de projetos pessoais camuflados na bandeira do empreendimento turístico. Como "triunfense de coração", fica aqui o meu protesto e a minha completa indignação pessoal.

N.B : Caro amigo Carlos Ferraz, agradeço pela gentil oportunidade de publicação e solicito que continue de modo equilibrado combatendo esses desajustes municipais e dando corretas "opiniões" para a construção de um Triunfo melhor. Porque desde que lhe conheci em 1978, sempre foi esse o seu objetivo. Sempre à disposição...

José Wilson da Costa Viana - Recife/ PE

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

NECESSÁRIO LOCADORA DE VEÍCULOS PARA ATENDER VISITANTES - POR CARLOS FERRAZ

Quando existe em uma estância climática como a nossa bela Triunfo um potencial turístico destacado e reconhecido, é preciso a administração pública conveniada com empresários, estudarem parceiros que possam representar conquistas significativas no município, como a instalação de uma pequena locadora de veículos populares, sob a orientação da Associação Brasileira de Locadores de Automóveis. 

Necessário alguma frota conveniada para aluguéis podendo representar uma opção ao visitante que chega em caravanas, proporcionando com isso, emprego e renda, pois não são poucas as festividades : Festa de Reis, Carnaval, Semana Santa, Mês Mariano, Caravana da Saudade, São João, Festa do Estudante,  Semana do Folclore, Festival de Cinema, Moto Fest,  Festa da Maçonaria, Exposição de Veículos Antigos, Natal e Ano Novo,

Sem contabilizar significativo número de  hospedes que nas diferentes temporadas se instalam Centro de Turismo e Lazer do SESC, Pousada Baixa Verde, Ottellin Triumpho, Pousada Café do Brejo, Pousada Timbaúba, Pousada Calugi, Pousada São Paulo, Pousada Bom Jesus, Pousada Alpes, Pousada Palhoção, Pousada Opção, Pousada Novo Horizonte, Lar Santa Elizabeth, Pousada Rei do Caldo, Convento São Boaventura, Pousada Bela Vista, 

domingo, 8 de novembro de 2009

DIA DAS CRIANÇAS ESQUECIDO


Mais um gesto de solidariedade a Prefeitura deixou de fazer - como já era previsto nessa tímida gestão, idêntica à anterior - demonstrando a falta de compromisso com a cidadania. A nossa constante proposta de promover a mudança social e incentivar essa prática na população com ações diferenciadas tipo o tradicional e envolvente Dia das Crianças, em 12 de outubro, não foi absorvida pelos gestores e tudo passou em branco, sem qualquer movimentação referente que se tenha conhecimento. Isso, significa descaso demais, falta de vontade... Caso tivessem nossos representantes municipais uma melhor visão administrativa e um pouco de sentimento nativista, a iniciativa poderia ser ampliada contando com a significativa ajuda filantrópica de instituições parceiras, como a ACMT (Associação Comercial), Loja Maçônica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais ( STR ) entre outras organizações locais, com grande e reconhecido sucesso. Seria motivo para ampliar outras ações de entidades, fazendo de forma espontânea abraçarem a causa cotribuitiva de grande importância para a formação de um mundo melhor e mais justo. No Dia das Crianças, era para ter havido a realização de atividades recreativas, esportivas e culturais, além de distribuições de brindes e lanches, com a presença de bonecos e palhaços comandando a tarde infantil ao som de músicas relacionadas. Além de contar no periodo matinal com atendimentos profissionais que envolvessem saúde bucal, corte de cabelo, fotografia, pintura artística, karaokê, recitais, entre outras modalidades lúdicas. Mas infelizmente, mais uma vez nada aconteceu... Agora só nos resta condenar o inadimissível deslize e torcer para que no próximo ano tomem atitudes sábias. Assim iremos aplaudir....

CAMPANHA DO STELLA MARIS URGENTE


Começou com força total em Recife e Região Metropolitana, por parte de vários triunfenses ausentes, Caravana da Saudade, profissionais liberais capitaneados pelo empresário Rogério Mota e coeso grupo organizado de ex-alunas internas do Colégio Stella Maris, de Triunfo residentes nas mais diversas partes do Brasil, além de outros seguimentos simpatizantes, a campanha em prol da recuperação física estrutural do suntuoso e tradicional prédio (onde agora funciona o Seminário São Judas Tadeu, muito bem dirigido pelo competente e vibrante jovem religioso natural de Afogados da Ingazeira, padre Mairton Marques), representativo monumento do município, da região, do estado, do nordeste e do país, pelos serviços educacionais de qualidade e trabalhos filantrópicos ofertados no passado através das dinâmicas e caridosas freiras alemãs franciscanas que lhe dirigiram por quase 60 anos com perfeição; uma vez que se encontra bastante avariado, ameaçado e necessitando de urgentes reparos e não possui a entidade local qualquer recurso destinado para essa inquestionável obra significativa. A grande movimentação intencional e desprovida de qualquer outro interesse secundário tem o objetivo determinado de arrecadar fundos, ajudas, presentes, contribuições, doações, para serem depois de recolhidos utilizados integralmente em sua preservação. Uma comissão está sendo formada para visitar e solicitar ajuda ao governador, ministros, secretários, senadores, deputados, prefeitos e vereadores, além de entidades privadas. Vamos todos participar dessa justa causa, esteja onde estiver. Temos que nos mobilizar em prol da manutenção da nossa história. Do contrário tudo ficará apenas na lembrança de um passado de imorredoura saudade. Qualquer colaboração será bem vinda...
Os interessados em contribuir devem entrar em contato direto com o Centro Pastoral Diocesano Stella Maris - Sítio Horta, 05, Triunfo-PE - CEP 56870-006, Tel. 87 - 38461705- e-mail:
cpdstellamaris@hotmail.com, falar com Pe. Mairton Marques

QUE MEMÓRIA CURTA


Enquanto o propagado ordenamento da orla do cais do Lago João Barbosa não chega, com a retirada aguardada por todos de parte da calçada construída indevidamente pela administração passada - incentivada e defendida de forma explícita pelos mesmos que agora defendem de forma feroz "com unhas e dentes" a localização do pátio de eventos, sem assumir mais a antiga paternidade da obra desnecessária também feita na marra e que não foi aprovada - e apenas serviu para despejar o dinheiro público no ralo: denunciam os oposicionistas hoje governistas garantindo ter sido toda superfaturada...). Na atualidade, moradores, cidadãos, transeuntes, visitantes, turistas, são obrigados a conviverem no dia a dia com a total bagunça provocada pela retirada do calçamento de parte da Avenida José Veríssimo dos Santos - Bairro Guanabara, irresponsavelmente ocorrida para enganar todos na ilusão demagógica de suposto canteiro de obras, no período da Festa do Estudante 2008. As pedras de paralelepípedos que estavam amontoadas na calçada do imóvel onde funcionou a agência do Banco do Brasil, um reconhecido bem público, foi desviado ilegalmente para as viciadas propriedades particulares dos espertos de sempre (cerca de seis pessoas de reconhecidas condições financeiras privilegiadas que se acharam no direito e na condição de levá-las, como se fossem apenas deles. Estamos com a relação...Êita...). Tudo isso só veio contribuir com o enfeiamento de um dos mais bonitos postais da cidade. Não é assim que as coisas funcionam em Triunfo. Na visão deles, os "errados" são os contribuintes; se atrevendo a se posicionar contrários aos seus modos e vontades. Está é bom...

CRÍTICA DE ARIANO SUASSUNA SOBRE O FORRÓ ATUAL


“Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão! A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, de todas as bandas do gênero). As outras são 'gaia', 'cabaré', e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade. Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas. Porém o culpado desta 'esculhambação' não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de 'forró', parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado, Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo. Aqui o que se autodenomina 'forró estilizado' continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem 'rapariga na platéia', alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é: 'É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!', alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos."

Ariano Suassuna

APOSENTADOS CASTIGADOS


Achamos uma verdadeira falta de respeito para com os passageiros triunfenses aposentados que necessitam dos ônibus que cobrem a linha do Sertão visando fazerem seus deslocamentos para a Capital ou outras cidades por motivos diversificados e têm o acesso aqui negado e na rodoviária de Serra Talhada dificultado. O viajante é obrigado a se deslocar até lá e esperar a passagem dos raros coletivos que saem ou passam naquele terminal sem qualquer segurança de que será embarcado, já que não reservam vagas, embora exista uma legislação que assegure. Algo precisa ser feito junto ao Departamento de Estradas e Rodagens - D.E.R., órgão correspondente subordinado da Secretaria Estadual de Transportes onde o deputado Sebastião Oliveira é titular desde o princípio do Governo Eduardo Campos e representa o grupo político que está no mando do poder local. Precisa ser feito algo. Não dá para se fazer vista grossa com essa situação...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

REUNIÃO SOBRE O PÁTIO


Apesar das sucessivas polêmicas existentes provocando grandes divergências quanto à localização do Pátio de Eventos na Praça Carolino Campos, os processos de indenização estão sendo costurados aos poucos e saindo de acordo como desejavam os seus ferrenhos defensores - patrocinadores insistentes da causa numa determinação e garra nunca vistas, desde as gestões passadas - e as obras tendem ser iniciadas em breve, sem ninguém se lixar para os contestadores que passaram a pregar em um verdadeiro deserto do Saara, uma vez que já está tudo dominado e o grupo revoltoso completamente desmoralizado ao ponto de nem comparecerem para externar os seus questionamentos, "deram no pé e calaram o bico" - assim comentaram vitoriosos os donos da verdade, na saída. Nessa reunião prevista na Câmara de Vereadores, em 20.08.09, a pregação coletiva convencedora - conforme notadamente constataram elementos informantes infiltrados a serviço dos que condenam o empreendimento e não compareceram - foi na sua grande maioria composta por: ocupantes de cargos comissionados convocados pelos chefes do Executivo e Legislativo; convidados favoráveis ao projeto da forma que estiver traçado sem questionamentos; pessoas da confiança e simpatia da administração e um destacado grupo de bajuladores natos - com raríssimas exceções; um verdadeiro jogo de cartas marcadas, transmitido pela Rádio Triunfo FM. - alegam se desculpando. O vereador JB patrocinador do encontro - onde foi gentilmente oferecido um pacote de bondades: chá, café e água gelada, por elegantes funcionárias da Casa Diocleciano Pereira Lima, no uso da palavra várias vezes não se cansou de fustigar da tribuna, aqueles que criticaram o empreendimento, mas, não tiveram a coragem de assumir a discordância pública, entre eles: comerciantes, professores, estudantes, funcionários, profissionais liberais, sindicalistas, religiosos, empresários, etc, que se empenharam abertamente contra o advento do Pátio de Eventos. Essa "carapuça" o jornal OPINIÃO não assume, porque além de comparecer em duas oportunidades (devido outras atividades) presenciou, escutou, fotografou e gravou parte da exposição (debate só existe com explanadores, ouvintes e questionadores) e ainda acompanhou todo o desenrolar pela emissora divulgadora. Não houve o menor interesse em participar ativamente; a nossa posição sobre o assunto em tela, é clara, evidente, consciente e do conhecimento de todos os triunfenses; temos pensamento aberto e independente, não estamos nem um pouco interessados em fazer média com qualquer vivente. Nossa visão é diferente! Agora faltou a oposição presente...

INEVESTIR NA LEITURA


Defendemos faz tempo que a Prefeitura através da sua Secretaria Municipal de Educação, procure inovar a sua atuação no setor correspondente visando oferecer mais condições preparatórias adequadas para o nosso alunado triunfense, através da introdução do hábito salutar da leitura passando a ganhar um novo incentivo dessa modalidade essencial para o crescimento cultural de qualquer pessoa. Procurar realizar uma série de atividades para aproximar a literatura das crianças, jovens e adultos do Município, onde infelizmente na atualidade - bem diferente de um passado recente a prática foi quase por completo abandonada - deve ser uma providência urgente porque grande parte da população ficou contraída por um tipo de vírus que provoca tanta antipatia e preguiça ao método educacional, capaz de causar aversão à leitura, tamanho a do diabo em relação à cruz. As figuras consideradas "importantes", da cidade que costumam impor opinião em todos os assuntos expostos qualquer conhecimentos de causa, são as primeiras avessas aos livros, jornais e revistas ou de qualquer forma de informação gerada pela mídia; se achando acima de tudo. Devem ter adquirido seus conhecimentos por via de "osmose". Só sendo... kkkk!

UM SONHO FRUSTRADO


O projeto apresentado no início da administração atual como uma obra definida e que custaria cerca de 500 mil reais e incluindo o asfaltamento de vias como a tumultuada Avenida Getúlio Vargas, Centro, com um tipo de asfalto utilizado para suportar o tráfego de veículos pesados a partir da Avenida Dr. Cordeiro Lima (que se inicia do Bar Cristal de Lula ao Casarão dos Cordeiros) - Bairro da Encruzilhada, até a Avenida Laurindo Diniz - trecho margeado pelos bairros Bom Jesus e Saudade - com semáforos, faixas exclusivas de pedestres e bicicletas, estacionamento instalado com a diminuição de calçadas e paradas definitivas, parece que foi outro "sonho de verão" ou "conversa prá boi dormir", uma vez que não se dá mais "um pio”. O que houve afinal? Precisamos disciplinar toda extensão daquela via. Estranho foi a Prefeitura autorizar a construção de um posto de gasolina quase em cima da curva nas proximidades do correio. Um caso para se apurar

ESTRUTURA SABIDA


Todos sabem e não têm dúvidas relativas ao grande potencial turístico de Triunfo e seus destaques fenomenais, se traduzindo em verdadeiro deleite para os visitantes e turistas e motivo de muito orgulho para os triunfenses: beleza natural; arquitetura neoclássica; condição hídrica; fartura de flores, verduras e frutas; educandários tradicionais Stella Maris, São Boaventura, Alfredo de Carvalho e Monsenhor Luiz Sampaio; abundantes hospedarias; aspectos culturais; artesanato; carêtas e tradições, além do título estampado de "Cidade mais alta, mais bela e de melhor clima do Estado", conhecida "Oásis do Sertão" é vocacionada sem dúvida ao turismo em todos os sentidos: religioso, rural, terceira idade, festivo, cultural, etc. O seu patrimônio geral aliado a uma expressiva localização destacada e paisagem panorâmica representam um atrativo à parte e mais, as manifestações festivas tradicionais são das mais animadas do interior. Vamos investir mais e mais...

PORTAIS E ESTRADAS ABANDONADOS


Há muito que cobramos através deste jornal OPINIÃO, sobre a falta de recuperação dos dois portais existentes nas entradas da cidade no sentido Serra Talhada e Flores, que estão deteriorados sem qualquer melhoria aparente, uma verdadeira ameaça a quem transita por baixo dos mesmos. Também é evidente a deficiente manutenção das duas estradas asfaltadas dos dois sentidos PE-350 e PE - 3??, com buracos visíveis nos seus leitos e acostamentos tomados pelo mato, além da falta de sinalização. Tudo isso em vias importantes para a nossa economia. Isso tudo acontecendo em uma área política representada pelo deputado Sebastião Oliveira - Secretario Estadual de Transportes, líder do grupo dominante da cidade. E daí? Quais providências tomadas até o presente? Assim é que não pode continuar...

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!