terça-feira, 31 de agosto de 2010

PERSONALIDADE LITERÁRIA – CORA CORALINA

Cora Coralina

No Brasil, um dos exemplos de mulher libertadora que lutou contra os preconceitos é a poetisa e escritora Cora Coralina. Nascida em Goiás, onde morou até os vinte e poucos anos, quando deixou a família para vir viver no interior de São Paulo, com o advogado Cantídio Talentivo, que era divorciado. A união não foi aceita pela família e nem pela sociedade local.
Aos 67 anos, já viúva e com seis filhas, retornou a Goiás e para sobreviver além dos livros que já vendia pela Editora José Olimpio decidiu fazer doces para acrescentar a renda familiar.
Cora Coralina trilhou sua caminhada de acordo com suas palavras: “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim, terás o que colheu”.

5 comentários:

  1. Apreciei com fervor o transcrito da pesquisa. Mulher de fibra!

    ResponderExcluir
  2. Olá!Boa noite!Que mulher linda ,foi Cora Coralina!Na minha opinião,viveu muitos anos luz,para seu tempo real!Ela jamais morrerá em nossos pensamentos. Sua obra permanece viva!Sua vida é exemplo para todos deste tempo,e dos tempos que virão.Perfeito,este pensamento dela!Colheremos o que semearmos,nada mais justo.

    Abraços cheios de Boas Vibrações

    Márcia LuzLilaz

    ResponderExcluir
  3. Cara Editor e Equipe,
    Que sensibilidade a lembraça de trazer a este Blog, uma figura tão genuinamente feminina, brasileira, interiorana, guereira e predestinada, Ana Luis Guimarães Peixoto Bretas, Cora Coralina. Transporta-me às recordações inesquesíveis dos amigos e de Goías Velho, onde pude contemplar de perto a obra imortal dessa mulher extraordinária que certa vez escreveu;
    "Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores"...Que belo exemplo!!! É Vida...
    Silvia C. Portillo

    ResponderExcluir
  4. Palmas minha gente,muito merecida a homenagem.

    ResponderExcluir
  5. Pérolas de uma pérola! Que Deus a tenha, lindo ser! Salve Cora.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!