domingo, 17 de outubro de 2010

CURRÍCULO HISTÓRICO








Nome artístico: Nelson Triunfo
Nome próprio: Nelson Gonçalves Campos Filho
Funções: coordenador cultural, supervisor, arte educador, compositor, dançarino, palestrante e produtor cultural.
Fone: (011) 97935671

Nelson Triunfo (Dançarino, Coreógrafo, Poeta, Músico, Produtor, educador Social, Pai do Hip Hop no Brasil)
O Pernambucano Nelson Triunfo nunca imaginaria que sairia de uma cidade como Triunfo, no Sertão de Pernambuco, para ficar conhecido no Brasil como o precursor dos ideais da Cultura Hip Hop, tornando-se uma das maiores referências da cultura da Dança de Rua. Alto, magro e sempre usando uma touca com as cores da Jamaica, ele cresceu cercado por danças como maracatu e frevo. Morou no bairro de Matança, na época um dos mais pobres da cidade, e que hoje se chama Alto da Boa Vista. Mais tarde ganharia o País com um jeito diferente de dançar.
Em 1971, aos quinze anos, saiu da sua cidade TRIUNFO-PE.
Nelson foi estudar em Paulo Afonso, na Bahia. Logo depois, se mudou para Brasília e depois, São Paulo, onde morou com dois irmãos. Foi aí que teve o primeiro contato com uma nova dança, que acompanhava um novo tipo de som: o soulfunk. Freqüentou bailes e formou seu primeiro grupo, Black Soul Brothers em 1977 e em 1978, formou um dos melhores grupos de todos os tempos da black music no Brasil. O Funk & Cia, com dançarinos que escolheu em rodas de Soul nos Bailes Blacks de São Paulo.
A partir daí, ninguém segurava mais Triunfo.
No inicio dos anos 80 Nelson Triunfo ousava mais uma vez; e começou a fazer apresentações com o funk & Cia na confluência das ruas Dom José Gaspar e 24 de Maio no Centro de São Paulo. Numa época em que se fazer Arte de Rua era desafiar o regime militar, O Funk & Cia ousava e inovava a cada roda de dança que era aberta.
A Rua 24 de Maio tornou-se o primeiro ponto de encontro dos Dançarinos de Rua no Brasil.
No inicio da década de 80, surge a cultura Hip Hop no Brasil e Nelson Triunfo ajuda a erguer os pilares desta cultura, tornando-se um ícone da Cultura Hip Hop no Brasil.
Com incontáveis trabalhos realizados em diversos setores da sociedade e em parceria com o Governo Federal, Estadual, Prefeituras e entidades do Terceiro Setor. Nelson Triunfo, atualmente desenvolve e Coordena Oficinas culturais de Hip Hop, Palestras sobre a cultura hip hop, capacitação de professores como trabalhar melhor com os jovens e ou adultos nas escolas principalmente do EJA.
Trabalha como assessor e produtor cultural em eventos.
Desenvolveu trabalhos por todo Brasil, também na Europa, em São Paulo, Barueri e junto ao departamento de Educação e Cultura do Município de Diadema.
Coordena ações de um Coletivo de Artistas da Cultura Hip Hop junto á Secretária de Estado da Cultura de São Paulo.
Nelson Também faz shows com o Grupo Funk & Cia onde procuram manter viva toda a essência da original Cultura de Rua em suas apresentações.

Cronologia Profissional

É um dos Pioneiros do Movimento Black Music no Brasil.
- Em meio á década de 70, fundou o Grupo Funk & Cia que, ganhou vários troféus e prêmios como os melhores da Dança Black.
- No inicio dos anos 80 o Grupo realizou um fato inédito, foi o primeiro Grupo neste estilo de dança a excursionar pelo País divulgando seu gênero.
- Nelson Triunfo e o Grupo Funk & Cia, foram também os Pioneiros da introdução do Movimento Cultural Hip Hop no Paìs no inicio dos anos 80.
- Participou de Shows com vários artistas como: Gilberto Gil, Jimmy Clif, Toni Tornado, Sandra de Sá, Thaide e Dj Hum, Funk Como Lê Gusta, Gerson King Combo, James Brown, Kool Moe Dee e outros.
- Também em 1984 participou da abertura da novela das 20:00 da Rede Globo”Partido Alto”.
- Participou de filmes nacionais como: ”A marvada Carne”, Ori e projetos de Curta metragem de jovens cineastas da USP.
- Participou de vários programas na TV como dançarino, músico e palestrante;J ô Soares, Globo Repórter, Fantástico, Planeta Xuxa entre outros.
- Participou de vários vídeo clips, entre eles Thaide e Dj Hum que foi considerado um dos melhores vídeo clips do ano de 1998 premiado pela MTV.
- Promove uma parceria constante com toda Rede Sesc no Brasil.
- È o Pioneiro de oficinas culturais de Hip Hop no Brasil, desde 1984 têm ministrado oficinas culturais, em São Paul, Diadema e outros lugares..
- É um dos Fundadores da Casa do Hip Hop na cidade de Diadema, tida como principal referência da Cultura Hop Hop e trabalhos sociais no Brasil.
- Constantemente é convidado para fazer palestras para professores e alunos de faculdades e Universidades.

FILMES: O ORI, MARVADA CARNE E UMA ONDA NO AR, participações como ator e coreógrafo.

OBS: em 2006, Nelson Triunfo foi convidado e levou jovens de Diadema para fazer show na abertura da copa do mundo na Alemanha, e no ano seguinte se repetiu o convite.
Em 2008 recebeu da câmara municipal de São Paulo o título de CIDADÃO PAULISTANO, pelos trabalhos culturais prestados a esta METRÓPOLE.
Em outubro do mesmo ano recebeu o maior prêmio da cultura nacional a COMENDA MEDALHA DA ORDEM DO MERÍTO DA CULTURA NACIONAL.

NELSON TRIUNFO

4 comentários:

  1. Viva NELSON TRIUNFO um show espetacular.Vale à pena assistir e participar.

    ResponderExcluir
  2. NELSÃO é 1000...O melhor hip hop do Brasil!

    ResponderExcluir
  3. Como a apresentação do Nelson Triunfo no Recife Antigo marcado para o final de semana passado, por motivos alheios não foi posssivel concretizar sendo transferido para data posterior , avisa a sua assessoria montada provisória em Recife, aos amigos e fãs, em especial para turma do Professor Praxedes que compareceu não encontrando o divulgado,avisa o mesmo estará presente no dia agora definido.Ver a data e local neste blog.Aguardamos todos na Rua da Moeda. Agradecimentos...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom remenorar a história do Nelsão, foi na verdade uma longa caminhada para chegar até aqui. Com seu jeito irreverente e inteligência rara enveredor pela lado artístico e musical Hip Hop sendo um dos precursores e agora colhe os louros de quem soube muito bem aproveitar o seu talento, vocação e as oportunidades, com leveza, humildade e raça do sertanejo. Bebeu d'agua brotada na adoravel Baixa Verde. Taí o resultado...Sucesso!!!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!