segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A TRANSERTANEJA ACABADA


É grande o número de reclamações que chegam a este informativo encaminhadas por habitantes da Região do Pajeú: Calumbi, Flores, Carnaíba, Afogados da Ingazeira, Tabira, São José do Egito, entre outras.
Segundo esses leitores, as estradas estão cada vez mais esburacadas oferecendo riscos aos motoristas que por ali transitam a passeio ou trabalho e com os trechos que antes se fazia em 30 minutos sendo realizados em 2 horas.
Como se deslocar com pacientes doentes necessitados de socorro urgente?
Na torcida para que essa triste situação mude, até o Clero da Igreja Católica se manifestou em documento público em defesa dessa importante obra regional esquecida pelo Governo do Estado.

MAIS SOM ALTO


Outra vez os moradores próximos da Praça Carolino Campos procuram o jornal OPINIÃO para reclamar do barulho provocado por veículos estacionados nos bares do entrono que tiram o sono. Denunciam que tem dia que a farra do som começa cedo da noite e termina já na madrugada. Alô polícia!

UM RETALHO DE ASSUNTOS DIFERENCIADOS - REVITALIZAÇÃO DO LAGO JOÃO BARBOSA – POR CARLOS FERRAZ

1 – A Prefeitura local com a Secretaria de Turismo deve apresentar um projeto de revitalização do centro da cidade na área próxima ao Lago João Barbosa para melhor ciceronear os visitantes, organizando melhor o espaço e transformando-o num pólo de entretenimento;

2 – Alguns leitores deste OPINIÃO, acreditam atrair outro tipo de frequentador e recorde de público se for idealizada e instalada em local estratégico a Feira Literária de Triunfo, o que favoreceria muito a vinda de nomes expressivos e ajudaria na logística da Cidade Balneária e Estância Climática;



3 – O jornal torce, com todas as forças, para que a operação Tapa Buraco lançado desde o início da gestão sem muito retorno visível resolva o problema das ruas, praças e avenidas do centro e bairros periféricos;



4 – O Brasil envia militares para outros países alegando necessidade de manter a ordem. Enquanto isso, o nosso País encontra-se na maior desordem pública. Assaltos, seqüestros, furtos, subornos, etc. No futuro, militares estrangeiros virão cuidar da nossa ordem e progresso;



5 – Para alguns esclarecidos professores universitários pernambucanos, os efeitos mais duros estão sobre o cidadão contribuinte, que não consegue acessar mecanismos de defesa porque é tributado na fonte. E o grave é que, proporcionalmente quem ganha menos paga mais do que quem ganha mais;



6 – Continua muito difícil enxergar uma viatura policial agindo em sistema de ronda nas ruas triunfenses, sobram veículos locados, faltam policiais nomeados. Até quando a cidade turística vai ficar nessa situação?;



7 – A Cachaçaria Triumpho, produzida pelo Engenho São Pedro, deveria participar de todos os eventos locais, regionais e estaduais, montando um estande itinerante com sua qualificada marca de bebidas e alimentos;



8 – Quem trafega pela artéria aberta recentemente da Avenida José Veríssimo para Rua Padre Ibiapina, corre o risco de cair, ser assaltado e ficar atordoado devido ao escuro generalizado.

PERIGO PARA OS IDOSOS


O número de idosos do Brasil com mais de 60 anos que morreram após sofrerem quedas aumentou quatro vezes: passou de 7,63 mortes por 100 mil idosos em 2000 para 28,42 em 2008. Os números refletem o envelhecimento da população com o aumento da expectativa de vida e também a crescente notificação dos casos. As quedas causam a morte do idoso não pelo acidente em si, mas pelas complicações durante a recuperação. O levantamento também traz dicas de como evitar quedas e para os cuidados médicos após o acidente. Dentro de casa, os principais vilões são tapetes e falta de iluminação. Na rua, raízes de árvores, degraus e calçadas esburacadas ficam entre os principais obstáculos.

UMA ESTRADA TORTUOSA


Nessa nossa extensa caminhada em defesa da nossa terra e do nosso povo, temos encontrado bastante dificuldade e impedimentos responsáveis por uma maior conscientização populacional e a respectiva mudança desejada; são pessoas que reclamam, reclamam, mas não fazem nada para mudar a realidade, demonstrando total ausência do exercício da cidadania nesse e em outros menores gestos do cotidiano.
Como prosseguir uma mudança se esses falsos triunfenses jogam sua dignidade no lixo em troca de dinheiro e vantagens pessoais? Mas, a luta continua. Acreditamos no provérbio que diz: “Água mole em pedra dura; tanto bate até que fura”...

OS IMÓVEIS IRREGULARES DO RIACHO


Lamenta-se que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) não tenha expedido recomendação solicitando que a Prefeitura interferisse e adotasse providências para impedir construções no canal próximo ao Hospital Felinto Wanderley e Centro Administrativo por onde fluem as águas descidas do particular e antigo “Açude de Sara” para o Lago João Barbosa e desse para outros afluentes locais seguindo até o Rio Pajeú.
Por conta da falta dessas providências e da omissão das gestões (anterior e atual) impotentes, eleitoreiras, irresponsáveis, acovardadas, interesseiras (que merecem a indignação da população em geral, mas que seus representantes ainda sobrevivem firmes devido atuações médicas para um povo doente no físico e na mental) pode-se constatar a existência de imóveis comerciais e residenciais às margens e acima de uma área de risco que merecia preservação permanente visando evitar o óbvio.
Entre as medidas recomendadas, poderiam ter sido tomadas, no mínimo, a proibição de licenças de construção, intensificação da fiscalização e campanha de conscientização para a população e os interessados em construir perceberem a importância de preservar essa área.
Os atuais proprietários dos móveis citados (que não são de fato, devido terem se instalado em um terreno público de propriedade do Estado não cabendo o “usucapião”) devem ser notificados quanto à ilegalidade de suas residências e prédios, uma vez que o alvará de licença é de responsabilidade da Prefeitura de Triunfo.
Cabe ao poder público se for correta a adoção de medidas administrativas e judiciais com objetivo de impedir novas irregularidades.

CONTROLE DOS AGROTÓXICOS


Algumas substâncias usadas na agricultura, por vezes de forma indiscriminada, acabam na mesa do povo triunfense, das cidades vizinhas e da Região (uma vez que a produção de frutas, verduras e hortaliças abastecem umas 15 cidades do Pajeú, Moxotó e Sertão Central há muito anos), sendo todos envenenados pouco a pouco. Perdem a saúde sem que saibam ou percebam.
Existem substâncias usadas nas culturas de abacate, banana, batata, beterraba, café, cana-de-açúcar, coco, couve, feijão, milho, pastagens, pêra, uva, que foram proibidas devido serem consideradas cancerígena.

DIREITO X ESQUERDA


A maioria das pessoas no mundo é destra (maior habilidade de usar os membros do lado direito). Fatores genéticos socioculturais ou apenas a simples preferência por um lado são possíveis respostas para este fato. Na Idade Média canhotos eram vistos como perversos. Com isso, os que tinham dominância pelo lado esquerdo logo reparavam o erro e começaram a utilizar mais o direito, aumentando ainda mais a população destra. Filhos de pais destros têm maior possibilidade de serem destros.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO



OS NOSSOS PARABÉNS A TODAS AS ESCOLAS CONTEMPLADAS  E EM ESPECIAL À ESCOLA DE REFERÊNCIA ALFREDO DE CARVALHO QUE TANTO HONRA NOSSA CIDADE!

AS SITUAÇÕES QUE NÃO DEIXAM CALAR


01- QUANDO: Serão iniciadas ações para evitar proliferação de doenças transmitidas por animais com a realização de operação do Departamento de Vigilância Animal, para retirada de bichos das ruas, no Centro e diversos bairros?;

02- QUANDO: Serão capacitados guardas municipais para atuar no trânsito da cidade? Eles devem ter aulas sobre legislação, técnicas de fiscalização e educação;

03- QUANDO: Serão recuperadas as estradas de acesso aos sítios da zona rural que se encontram totalmente abandonadas e apenas recebendo trabalhos paliativos no periódo eleitoral? Por que não fazerem um trabalho definitivo?

04- QUANDO: Serão providenciadas punições para os motoristas que não respeitam a sinalização de trânsito da cidade? Alguns irresponsáveis pintam e bordam sem se preocuparem. Será preciso câmeras nos cruzamentos da CERTRI, Pça. 15 Novembro e Rua Olimpio Wanderley;

05- QUANDO: Serão consertados os esgotos que escorrem sem qualquer providência nas vias Rua Prefeito Marçal Maia (Liberdade), Avenida José Verísimo dos Santos (Guanabara) e Rua Francisco Mariz (Bom Jesus)?

06- QUANDO: Serão divulgadas em público o sorteio de casas populares do programa federal Minha Casa Minha Vida, em Triunfo? Existe denúncias de viciados modelos de escolha realizado pelos assistencialistas de sempre, que gostam de doar o que não é deles.

QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA. SERÁ???


01 - A reivindicação constante dos moradores dos populosos bairros conectados Encruzilhada e Rosário é a construção de um Ginásio de Esportes, idêntico ao Ginásio de Esportes Irmã Rafaela na movimentada comunidade. A instalação de uma quadra poliesportiva coberta é uma obra sonhada desde 1990, onde a Associação de Moradores, quando administrada pelos baluartes fundadores Flávio Araújo, Eduardo Pádua, Bosco Granja e outros, alimentava adquirir parceiros para a execução.

02- A Prefeitura Municipal, precisa ampliar o serviço de atendimento a vítimas de doenças crônicas e impossibilitadas de se deslocarem às unidades de saúde. Para isso seria preciso dobrar o número de profissionais visando beneficiar mais os moradores. Mas pela situação de miséria apresentada pelos gestores da problemática pasta, somente com a aquisição de novos recursos, reestruturação total e novo concurso realizado, a prática desse serviço poderá emplacar.

CARTA À REDAÇÃO

PREZADO JORNALISTA CARLOS FERRAZ:


RECEBI E LI OS JORNAIS CONVERTIDOS EM PDF.
OS TÍTULOS, AS ILUSTRAÇÕES, EDIÇÕES FOTOGRAFICAS E OS TEXTOS CLAROS E CONCISOS, DEMONSTRAM ESMERO NO ACABAMENTO E PERMITEM UMA VISÃO EXATA DAS NOTICIAS, CRÔNICAS E COMENTÁRIOS SOBRE A VIDA SOCIAL, POLITICA E ECONÔMICA DA PROGRESSISTA CIDADE DE TRIUNFO.
PARABENIZO-O PELA SUA LUTA E TRABALHO NA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, PIONEIRA NA IMPRENSA INFORMATIZADA DE PERNAMBUCO E TALVEZ DO BRASIL (NÃO CONHEÇO SIMILARIDADE) .
COM ESTES AVANÇOS TECNICOS, NO MEU ENTENDER, O FUTURO DA IMPRENSA FICA DELINEADO, E MAIS UMA VEZ O "JORNAL OPINIÃO" ENGRANDECE A FORMOSA CIDADE DE TRIUNFO, TORNANDO-SE UM EXEMPLO VIVO DA PUNJANTE VIDA  INTERIORANA .

COM UM FORTE ABRAÇO.
LUCILO CORREIA DE ARAÚJO.

MESTRADO EM SERRA TALHADA


Informação da nossa leitora Lurdes Vasconcelos.

As inscrições para o Mestrado em Produção Vegetal da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE) - estarão abertas de 01 a 20 de dezembro de 2010.

Recém-aprovado pela Capes, o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal conta com 14 docentes permanentes em áreas afins de atuação nas Ciências Agrárias, entre elas a Fitotecnia, Solos, Agrometeorologia e Entomologia.
O núcleo docente é qualificado, tento 45% dos docentes com bolsa-produtividade do CNPq, 20% com experiência no exterior e 20% com pós-doutorado em programas de excelência do País.
O mestrado em Produção Vegetal da UAST/UFRPE fortalecerá o desenvolvimento de Ciência e Tecnologia para a região, no âmbito das Ciências Agrárias. Tem como área de concentração a Produção Vegetal no Semi-árido, e linha de pesquisa voltada ao Manejo e Conservação de Agroecossistemas do Semi-árido.
O programa visa a atender uma demanda de profissionais especializados que contribuirão para o desenvolvimento agrícola da região do Semi-árido brasileiro e em todo Brasil, de forma sustentável. Além disso, possibilitará a formação de mestres preparados para o mercado de trabalho e conscientes em contribuir com o desenvolvimento regional e  nacional.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

UMA VISÃO APAIXONADA


Triunfo nasce a cada dia; cresce a cada hora; muda a cada minuto e se desenvolve mês a mês. E já que você passa a maior parte do seu tempo dentro dela, porque não aproveitar o que ela tem de melhor: os museus temáticos, os monumentos históricos e arquitetura neoclássica; os restaurantes e bares do centro e os botequins da periferia, nos bairros: Encruzilhada, Rosário, São Vicente; do Cine Teatro Guarany ao Casarão das Almas; dos pontos atrativos: Pico do Papagaio, Cachoeira dos Pingos, Cristo Redentor, Mirantes; do Lago João Barbosa, com pedalinhos e teleférico.
Descubra uma nova cidade.
Dentro da sua própria cidade.
E pensar que muito turista conhece sua cidade melhor do que você...

ESPORTES SEM INVESTIMENTOS


Através do esporte as crianças aprendem o que é cidadania, conscientizando-se de suas responsabilidades, direitos e deveres e, o mais importante, aprendem a sonhar com um futuro melhor. Pensando nisso podemos tomar como exemplo inicial Edson Arantes do Nascimento, o “Rei Pelé”, mais dentre centenas, “Juninho Pernambucano” e na região “Yane Marques”, de Afogados da Ingazeira.
Aqui em Triunfo, não se investe nada em esportes, por isso nada e ninguém temos para mostrar. Qual a equipe local que disputou algum torneio da modalidade futsal (única existente), vôlei, basquete, natação, handebol, tênis, pedestrianismo, ciclismo; não se prática mais, desde o falecimento da saudosa irmã franciscana alemã Rafaela Aberler.

PESQUISA OPINIÃO – OS OLHOS


Pergunta freqüente nos consultórios de oftalmologistas, a leitura no ônibus não provoca o deslocamento da retina. Localizada no fundo do olho, essa estrutura ocular mantém as demais em seus devidos lugares. A tontura e a náusea que algumas pessoas sentem são causadas pela movimentação. Em torno de 4% dos deslocamentos acontecem por conta de traumas diretos, como batidas nos olhos. O restante ocorre por fragilidade da retina. Na população em geral, há um caso de deslocamento de retina para cada 10 mil pessoas.

COMPROVADOS EFEITOS DA EDUCAÇÃO

A educação abre um conjunto de oportunidades para as pessoas, permitindo que cada uma construa sua própria história. Ou seja, ela é uma política pública cujo principal objetivo é fornecer condições de autonomia e independência para a população. Por exemplo, o PROUNI é um programa dessa natureza. Atualmente, cerca de 500 mil brasileiros e brasileiras cursam faculdade em virtude de bolsas de estudo parciais ou integrais concedidas pelo Governo para jovens de baixa renda.
Os beneficiários já conseguem experimentar as mudanças que a educação pode promover logo no início do curso. Além de receberem novas informações e conteúdos, os alunos constroem uma rede de contatos com professores e outros colegas que será útil para sua inserção no mercado de trabalho.
Os efeitos positivos da educação recebidos não se encerram quando o estudante consegue seu emprego, mas persiste por gerações. Certamente, os filhos dessa pessoa também vão usufruir de boa educação, pois as crianças tendem a reproduzir a trajetória dos pais.
Portanto, está claro que educação não é custo, mas um fim lucrativo investimento que continua dando um inesgotável retorno para a sociedade. (Prof.ª Maria da Graças – Carpina/PE)

OBS: O Ministério do Trabalho informou que 305 mil postos de emprego com carteira assinada fora abertos no mês passado.

FIQUE INFORMADO COM ASSUNTOS DIFERENCIADOS


1) Trabalhar entre 10, 11 e 12 horas por dia pode aumentar em 60% o risco de doenças cardíacas. A razão seria o menor tempo para relaxamento e prática de exercícios físicos, além de depressão, ansiedade e estresse. Os cientistas garantem que pessoas muito dedicadas à carreira são altamente motivadas, porém mais agressivas e irritáveis.

2) Cobiçar o que o outro possui, sejam bens ou felicidade, são marcas da inveja, um desejo negativo que só faz mal. Cientistas tentam decifrar no Japão a origem deste sentimento no cérebro. Qualquer diferença, mesmo que mínima, pode virar alvo de inveja.

3) Em São Paulo se perde R$ 33 bilhões por ano com os congestionamentos. Estudo mostra que o País precisa apostar nos ônibus.

4) Apesar de a vacina contra o vírus HPV ser de grande importância para evitar o câncer do colo do útero, o segundo mais comum entre as brasileiras, ela não está disponível no sistema público de saúde.

5) Meio século após ser criada, pílula anticoncepcional ainda é tratada com preconceito, mesmo beneficiando muitas mulheres na escolha do momento de ter o filho. A pílula possibilitou que mais mulheres tivessem vida profissional.

6) Mais caro e, por isso, menos popular que o feijão, o grão-de-bico traz mais benefícios à saúde do que o tradicional alimento dos brasileiros. Além de conter fibras e proteínas, o grão-de-bico possui ferro e magnésio, que são melhores aproveitados pelo organismo. Para quem quer espantar a tristeza, o grão pode ajudar.

7) Censo 2010 será totalmente informatizado e servirá de base para a melhora dos serviços públicos. São analisados itens como iluminação, abastecimento de água e computados um acesso à internet. Saiba que é importante participar...

8) Principais meteorologistas do mundo revelam pessimismo com o clima do planeta e prevêem dificuldades na agricultura.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

domingo, 21 de novembro de 2010

TRISTEZA PARA TRIUNFO


Matéria retirada do Blog do Marcelo.



Segundo a Polícia Rodoviária Federal, O acidente foi a cerca de 30 quilômetros da cidade de Chorrochó, a 498 km de Salvador.

Um caminhão não teria conseguido desviar das pedras colocadas na pista por assantantes e desviou, batendo de frente com outro veículo. Com o choque da batida, os dois motoristas morreram na hora.
Ao avistar o acidente, um caminhão estacionou a cerca de 200 metros do local. Uma van – que transportava oito passageiros – não conseguiu frear e acabou batendo no fundo do veículo. De acordo com a Polícia Militar, a van havia saído de Feira de santana com destino à cidade de Triunfo.
Entre as vítimas da van estava Samara Fernanda Fernandes Leôncio, de 19 anos. Ela foi tirada ainda com vida das ferragens do veículo, e levada ao hospital de salgueiro, mas acabou morrendo na unidade de saúde.
Duas crianças que estavam na van foram socorridas ao hospital de Chorrochó, mas não correm risco de morte.
Por conta da dificuldade em retirar os corpos das ferragens, a Polícia Militar e a PRF discordam quanto ao número de vítimas. Segundo a PM, oito pessoas morreram no acidente, quatro a menos do que o número divulgado pela PRF. O fluxo de veículos foi liberado totalmente por volta das 16 horas.

UMA BOA NOTÍCIA


Afinal, uma boa notícia chegada da Prefeitura, sobre a aquisição junto  ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, de uma potente máquina "retroescavadeira" que servirá para colaborar, se bem utilizada a sua destinação,  na abertura de novas artérias urbanas, expansão da malha viária, iniciação de loteamentos e conservação de existentes estradas vicinais e secundárias que estão completamente deterioradas e necessitando de urgentes reparos básicos na ausência da adequada máquina modelo "patrol". 
O ministério, dentro do Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC), distribuiu em todo País, cerca de 1.400 máquinas desse estilo, principalmente em municípios nordestinos, atendendo aqui em Pernambuco quase todas as cidades da Região do Pajeú. Que ela seja bem vinda!

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL


Com a chegada do calor e a proximidade do verão, a maioria das pessoas querem exibir um corpo esbelto, bronzeado e atingir a boa forma. Ainda que a primeira motivação seja estética, a disposição para emagrecer coincide com a adoção de hábitos mais saudáveis. Portanto seja qual for o motivo, aproveite a temperatura mais elevada para afuguentar a preguiça e começar a perder peso, sem nunca deixar de prestar atenção na alimentação adequada, na ingetão de líquidos, nas importantes orientações médicas e no próprio corpo. Aconselhe-lhe com um profissional. 

Carlos Ferraz Filho (Cacau) - Prof. de Ed. Física / Personal Treiner

sábado, 20 de novembro de 2010

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

POPULAÇÃO COBRA MAIOR ILUMINAÇÃO


Devido termos recebido ultimamente através de leitores vários contatos pessoais incentivadores e de reconhecimento pela cobrança em relação à matéria recente publicada neste OPINIÃO sobre a falta de postes e luminárias no início da área periférica urbana da cidade de Triunfo, promovendo essa ausência de iluminação inaceitável, situação de desconforto e insegurança aos moradores das localidades Serrinha, Pará e Timbaúba, esclarecemos ainda mais que aquele setor está incluso na PE - 356 e a prefeitura poderá muito bem - se houver empenho determinado e vontade política - conseguir parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens - D.E.R.- PE para a realização desse projeto (equipar a pista com iluminação pública) aguardado também pelos transeuntes e motoristas circulantes no trecho com frequência.
Além disso, solicitam no tocante a outras vias públicas próximas como Subida do Baião e Descida do Jardim, sob jurisdição total do município, desenvolver ação nesse sentido e também a instalação de luminárias de maior potência nos principais pontos e corredorores da cidade.

IMPORTANTE POSICIONAMENTO ASSUMIDO


Agora, depois das nossas inúmeras cobranças realizadas ao longo do tempo pelo jornal OPINIÃO e a última publicação que cita em detalhes o prometido e não cumprido "Centro de Referência ao Idoso" de finalidade assistencial geriátrica, nos aparece um suposto assessor bajulador da atual administração na posição defensiva, alegando que para a realização do ilusório projeto divulgado na época com finalidade eleitoral, precisa contar com apoio da sociedade civil, orgãos públicos e do empresariado local. Muito interessante! Agora que vieram ver isso?
Para encurtar a estória e evitar aprofundamento na previsível celeuma pretendemos dizer o seguinte: caso venha perdurar o descaso em relação aos idosos municipais e as pessoas envolvidas sensívies à causa voltem a nos procurar, não teremos o menor constrangimento ou receio de encaminhar ao Ministério Público (MPPE) e Delegacia Especializada do Idoso, as famílias carentes dependentes desse apoio governamental.

FESTIVAL DE FINAL DE ANO CHEGANDO


Triunfo, ficará especialmente animada no final do ano, por todos os lados, acontecendo festividades, exposições, celebrações, encenações, visitações, no verdadeiro espetáculo criado há cerca de 4 anos pelo Serviço Social do Comércio - SESC, com o maravilhoso "Natal Triunfo", em parceria com Governo do Estado, Sebrae, Prefeitura Municipal, Associação Comercial, Igrejas Católica e Batista. Acontece entre 24 a 31/12 (Natal e Ano Novo), apresentações de musicais, shows pirotécnicos, orquestras sinfônicas, corais, óperas, esportes, apresentações culturais, palestras, etc. Apareça para confirmar e se apaixonar. Garantimos que jamais irá querer perder. É um espetáculo!!!

DIVULGAÇÃO


4ª JORNADA ESPORTIVA - NATAL TRIUNFO

APRESENTAÇÃO

O Centro de Turismo e Lazer – SESC TRIUNFO realiza, de 19 de novembro à 18 de dezembro de 2010, a 4ª Jornada Esportiva – Natal Triunfo. O projeto visa inserir mais modalidades esportivas no contexto social de Triunfo e região e enfatizar a prática esportiva como melhoria da qualidade de vida.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 11 de novembro, disponíveis na Estação do Teleférico e pelo e-mail jornadaesportivanataltriunfo@gmail.com. O Congresso Técnico acontece em 12 de novembro, às 19h no CTL SESC TRIUNFO.
Para esta edição serão trabalhadas as modalidades: futebol, futsal, voleibol, handebol, atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez e ainda como modalidade demonstrativa 2010: Judô (Copa Triunfo de Judô). A Mini-maratona de 10 km fecha a 4ª edição da Jornada Esportiva Natal Triunfo. Serão premiados os atletas, de todas as modalidades, do 1º ao 3º lugar com medalhas e troféus.
A cerimônia de abertura acontece em 19 de novembro às 19h, no Ginásio de Esportes Irmã Rafaela Aberler, com a presença de todas as delegações, representantes do SESC, Prefeitura Municipal e demais segmentos da comunidade triunfense.
No dia seguinte à abertura acontece Copa Triunfo de Judô, com a parceria da Federação Pernambucana de Judô. As competições acontecem Às 19h também no Ginásio de Esportes Irmã Rafaela.

PROGRAMAÇÃO

25/11 a 11/11 - Inscrições

12/11 - Congresso Técnico Local – CTL Sesc Triunfo

19/11 - Abertura da 4ªJornada Esportiva NATAL TRIUNFO Local – Ginásio de Esportes Irmã Rafaela Aberler

20/11 - Copa Triunfo de Judô (Modalidade Demonstrativa) Local – Ginásio de Esportes Irmã Rafaela Aberler

22 a 30/11 - Handebol Local – SESC Triunfo

22/11 a 30/11 – Voleibol Local – Ginásio de Esportes Irmã Rafaela Aberler

27/11 – Atletismo Local – Estádio Centenário

21/11 a 12/12 - Futebol de campo Local – Estádio Centenário

22/11 a 15/12 – Futsal Local – Ginásio de Esportes Irmã Rafaela Aberler

04/12 - Xadrez e Tênis de Mesa Local – Escola Alfredo de Carvalho

11/12 – Natação Local – CTL Sesc Triunfo

18/12 - Mini-Maratona Saída do SESC e chegada à Academia das Cidades

Ficha Técnica

DIREÇÃO GERAL - Allan Victor da Silveira Gouveia

DIREÇÃO EXECUTIVA – Patrícia Carla Gonçalves Almeida

DIREÇÃO TÉCNICA – Valberto Luiz Nunes de Araújo, William Jorge do Nascimento, João Paulo Araújo Alves

COMISSÃO DISCIPLINAR – Allan Victor da Silveira Gouveia, Valberto Luiz Nunes de Araújo, William Jorge do Nascimento, João Paulo Araújo Alves

COMISSÃO DE CERIMONIAL DE PREMIAÇÃO – Patrícia Carla Gonçalves Almeida, Jonas Ramos, Edvanilson Rodrigues

SECRETARIA GERAL – Daiane Nonato de Lima

REALIZAÇÃO - SESC TRIUNFO
APOIO - PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO

AMPLIAÇÃO NECESSÁRIA DE AÇÕES INTEGRADAS


A Secretaria Municipal de Agricultura, deve providenciar o quanto antes o plantio de mudas tipo: coqueiro, castanholas, goiabeiras, mangueiras e cajueiros e formar uma verdadeira alameda frutífera beneficiando o trecho de um quilometro e meio de extensão que vai do limite do povoado periférico Mata Redonda até o Ginásio de Esportes Irmã Rafaela Aberler.

A ação pode também incluir educação ambiental, se feita dentro de um projeto criado denominado "Área Verde Urbana", visando o ecopaisagismo incentivador de preservação do meio-ambiente que contribuirá com uma bela visão panorâmica na Estância Climática, reforçando ainda mais o nosso potencial.
Os recursos são conseguidos com tranquilidade no Fundo Estadual de Meio Ambiente (FEMA) repassado à prefeitura sem burocracia.Vários municípios pernambucanos foram agraciados durante este ano. Por que Triunfo, não? Está faltando uma administração pública eficiente que instale no Recife um escritório representativo com tempo disponível se empenhando nessas conquistas.
Por falta dessa determinação temos perdido alguns dividendos significativos, como: cadeia pública, pavimentação, peixamento, casa da juventude, ampliação de rede elétrica e de abastecimento, calçamento, campo de futebol, quadra esportiva, posto de saúde, verbas, câmeras de segurança, aumento de policiamento, instrumentos musicais, veículos entre outras vantagens. Precisam mudar o estilo de gestão...

TRES CARÊNCIAS APONTADAS QUE PRECISAM SER RESOLVIDAS.


01 - Como não há autoridade que impeça, a antiga parada de veículos de aluguel localizada nas proximidades da Praça Carolino Campos e Ponte Manoel Cardoso Gastão, no Centro de Triunfo, continua vez ou outra sendo ocupada irregularmente por veículos que atrapalham o trânsito causando irritação aos usuários prejuduicados pelos espaços limitados. Falta guarda de trânsito. Até quando?

02 - Nem todos colaboram com a limpeza urbana. O lixo está sendo jogado dentro do Lago João Barbosa, Bairro Guanabara, principalmente nos momentos festivos onde são utilizados garrafas pet, latinhas, sacos de papel e plástico. Isso não pode e nem deve continuar. Algo precisa ser feito com urgência, a começar pelo início de uma campanha educativa e depois uma fiscalização coercitiva que aplique multas. Não se pode ficar refém dos mal-educados. Botar moral!

03 - Depois de muitas e muitas queixas feitas por leitores aqui neste espaço, parece que finalmente a Prefeitura de Triunfo irá iniciar o calçamento de algumas vias urbanas prometidas ainda na campanha de 2008 nos loteamentos Santo Antonio (Bairro da Liberdade) e São Vicente (Bairro da Encruzilhada) trechos nos bairros São Cristovão, Saudade e Bom Jesus, além da abertura imediata de dois acessos necessários a um melhor fluxo: Avenida Frei Fernando / Rua Manoel Paiva dos Santos; Rua Joaquim Timóteo de Lima / Praça da Bandeira. Que venham esses aguardados benefícios. Já passou do tempo...

SUGESTÕES EQUILIBRADAS REPASSADAS E NUNCA ACATADAS


01 - Pelo tempo que está aberto a escorrer pelas ruas Francisco Mariz e Francisca Siqueira, Bairro Bom Jesus, o esgoto que completará nada mais, nada menos 18 anos de existência, fará seu aniversário de maioridade em dezembro, de forma inacreditável sem qualquer solução. Pode se transformar dentro em breve num poço profundo próximo às residências de Hortélia Mateus, Rosy Oliveira, Graça Florentino, Ricardo Ferraz, José Sitôneo, Antonio Antas, Laurita Siqueira, Vanda Barbosa, Maria Pereira, Ceci Araújo, José de Lima, Celso Martins, Hosana Araújo, Jucira Florentino, Messias Rodrigues, entre outros.

02- Os espaços em Triunfo deveriam ganhar mais verde e contarem com palmeiras, ipês, caraibeiras, entre outras espécies nativas. A iluminação refeita para possibilitar o lazer também no período noturno com dois niveis, um acima da copa das árvores e outro numa altura mais baixa, para dar maior segurança aos transeuntes e frequentadores. O projeto não prevê áreas específicas para a colocação de banheiros químicos, sempre que for necesário e também permitir acessibilidade aos portadores de deficiências.Vamos melhorar....

03- A Assessoria de Imprensa da Prefeitura - A.I.P. (funcionando em caráter experimental e precisando ser regularizada efetivamente), repassou que já foi assinada uma ordem de serviço pelo Governo do Estado para a construção de um Terminal Rodoviário no terreno municipal impróprio ao lado do Ginásio de Esportes Irmã Rafaela Aberler, mas que o pefeito quer porque quer seja construido ali para economizar (fato idêntico à localização da Academia da Cidade) Enquanto a criticada obra mal localizada não é iniciada apesar de prometida desde final de 2008. Os ônibus e lotações fazem pontos ao lado do Palhoção Triunfo e Estação Teleférico. É muita teimosia....

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

NORDESTINOS SIM, COM MUITO ORGULHO

Matéria recebida por E-mail

*por Marcos Cirano

Em História, o tempo passa mais lento e eu acredito que, para desfrutar de uma verdadeira democracia, o Brasil ainda levará pelo menos mais 100 anos. Daí ser possível (o que não significa aceitável) que o eleitor de um lado ou de outro sofra de males como indigência de senso crítico, hipocrisia, abestalhamento, cara-de-pau etc. etc.
O que não se pode tolerar (de jeito nenhum) é a xenofobia, que também se aplica no âmbito regional, não apenas internacional. Por isso, eu queria lembrar aqui algumas informações sobre o Nordeste brasileiro que, com certeza, são desconhecidas por uma estudante de Direito que recentemente agrediu os nordestinos e o Nordeste brasileiro.
Minha cara estudante: O Nordeste tem seus problemas (como qualquer outra área brasileira), mas é uma região rica em História. Veja a seguir alguns exemplos da rica História do Nordeste e de sua gente (e faça revisão, pois algumas dessas informações podem cair na prova da OAB):
A primeira Capital do Brasil foi Salvador que fica onde?...onde?...No Nordeste! Mas, isso é só pra começar. Vamos às ciências: O introdutor do uso do éter no Brasil foi o médico pernambucano Daniel Oliveira Barros d Almeida que, aliás, organizou o primeiro fichário de anestesia no Continente Americano. Era pernambucano o físico Mário Schemberg.
A pioneira da enfermagem no Brasil foi a nordestina Ana Néri. Já o paraibano José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, idealizador da Academia Militar das Agulhas Negras, foi quem organizou a primeira unidade de carros de combate do Brasil. Um dos engenheiros calculistas da estrada Rio-Niterói foi o pernambucano Joaquim Cardozo que, aliás, também calculou Brasília. Manoel Cícero Peregrino da Silva, pernambucano, foi o pioneiro do planejamento de documentação bibliográfica e da formação de bibliotecários no Brasil.
O nordestino Paulo Rodrigues Fragoso foi quem calculou as estruturas do estádio do Maracanã e da Companhia Siderúrgica Nacional. Aloísio Magalhães, pernambucano, foi pioneiro da comunicação visual no Brasil. Antônio Carneiro Leão, pernambucano, foi quem introduziu no nosso País (em 1900) os métodos pedagógicos da chamada Escola Nova.
E o sertanista Francisco Meireles, de Pernambuco, estabeleceu os primeiros contatos com os índios Xavantes (será que a estudante sabe o que são índios?). Antônio Coelho de Sá e Albuquerque, pernambucano, foi responsável pela abertura à navegação internacional nos rios Amazonas, Negro, Madeira e São Francisco. Gilberto Freyre também era nordestino e foi autor de um dos livros fundamentais para a compreensão da sociedade brasileira – até mesmo um ilustre tucano, sociólogo, concorda com isso.
Agora, vamos relacionar os nordestinos “incompetentes” na área cultural: o mais importante autor do moderno teatro brasileiro, considerado pela crítica, é o pernambucano Nelson Rodrigues (falecido). O primeiro poeta brasileiro foi Gregório de Mattos, nordestino. O criador do primeiro mural abstrato da América Latina foi o pernambucano Cícero Dias, que viveu muito tempo na França e era respeitado internacionalmente.
Um nordestino, Graciliano Ramos, é considerado o maior romancista do modernismo brasileiro. Na música, o precursor da Bossa Nova é o baiano João Gilberto. Um dos mais importantes poetas do Brasil no século 20 foi João Cabral de Melo Neto, pernambucano. O Maior poeta indianista brasileiro foi o maranhense Gonçalves Dias. Sílvio Romero foi o primeiro historiador sistemático da Literatura Brasileira. O paraibano José de Lima Siqueira foi o criador da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Ordem dos Músicos do Brasil.
O pioneiro da televisão no Brasil foi o paraibano Assis Chateaubriand Bandeira de Melo. O idealizador da CNBB foi o cearense Hélder Câmara. O primeiro cardeal do Brasil foi o nordestino Cardeal Arcoverde. Um dos mais importantes cronistas brasileiros do século passado foi o pernambucano Antônio Maria. O primeiro romance do naturalismo brasileiro (“O Mulato”) foi escrito pelo maranhense Aluízio de Azevedo.
Essa a estudante deve saber: O autor do primeiro compêndio brasileiro de teoria e prática do processo civil comparado com o comercial foi um nordestino, Francisco de Paula Baptista. Luiz Alves Pinto, pernambucano, foi autor da primeira comédia escrita por um brasileiro representada em teatro (em 1870). Augusto Rodrigues, pernambucano, foi fundador da Escolinha de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro em 1948.
O criador do Teatro Popular Brasileiro foi o pernambucano Solano Trindade. Ariano Suassuna, paraibano, é um dos mias importantes nomes da Literatura Brasileira. O autor da lei brasileira antitruste foi Agamenon Magalhães. O fundador de um dos maiores grupos empresarias do País foi José Ermírio de Moraes. O primeiro presidente da República oriundo da classe operária foi um pernambucano...

Bem, alongar mais seria cansativo.

* Jornalista

A BELEZA RARA


A beleza de Triunfo também está em seus detalhes: há uma soma de estilos, elementos, paisagens que formam um resultado único e impressionante. Em Triunfo, as formas, as cores, o conjunto, o conteúdo, as igrejas, as frutas e as flores, a arquitetura típica dão um toque de classe a um cenário natural apaixonante com o tradicional Colégio Stella Maris figurando como esteio.

MAIS DOIS PONTOS BÁSICOS

Cine Teatro Guarany

01- Ainda pretendemos ver em um futuro próximo o Plano Diretor: analisar, determinar e a Prefeitura Municipal reconhecer, cumprir; a integração das áreas urbana e rural, com o populoso, simpático, pacato, valorizado, próximo, alegre, povoado Mata Redonda, passando a fazer parte da periferia como bairro de Triunfo. Não resta a menor dúvida de que a abundância de suas organizadas chácaras adquiridas por pessoas de conhecidas posses de cidades circunvizinhas que vieram ser vizinhos do renomado artista-plástico internacional e empresário Francisco Brennand, influíram na sua aquisição de terrenos e contribuíram no processo de crescimento da localidade; assim como a estrada do Centro de Turismo e Lazer do Sesc, e os loteamentos Nova Triunfo (Grupo Natal), Waldemar Silva (Waldson Santos -"Bel") e a futura construção da PMT de Casas Populares conseguidas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

02- A Secretaria Municipal de Saúde, de forma diferenciada e inovadora poderia tentar criar uma equipe médica itinerante periódica para levar o atendimento de especialistas nas comunidades. Isso tanto nos bairros, sítios regionais e distritos de Canaã e Jericó, não devendo portanto parte dos pacientes da população se deslocarem para consultas marcadas nos PSFs e nem aguardarem por avaliações incertas e demoradas no Hospital Felinto Wanderley, Seria um tipo de Ambulatório Ambulante, com a saúde cada vez mais acessível à população. Difícil mesmo é conseguir profissionais disponíveis para isso. Mas vale à pena tentar...

TRIUNFO SEM CADEIA


O Governo do Estado está investindo cerca de 15 milhões em obras de recuperação, reforma, ampliação e construções de cadeias públicas, segundo se noticia na imprensa de Pernambuco e nos assegurou pessoalmente o Diretor da Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES).
Vários municípios que se encontravam há anos sem condições de funcionamento dessa estrutura carcerária foram ou estão sendo beneficiados, gerando mais vagas no sistema prisional, entre elas: Sertânia, Glória do Goitá, Buíque, Lajedo, Vicência, Ibimirim, Pedra, Venturosa, São Joaquim do Monte, Sirinhaém, Bezerros, Nazaré da Mata, Afogados da Ingazeira, Santa Cruz do Capibaribe.
Aguardam licitação para o início das obras as cadeias públicas de: Bonito, Carpina, Catende, Exu, Ferreiros, Gameleira, Gravatá, Ribeirão, Saloá, Carnaíba e outras mais. Só mesmo Triunfo, com a sua estrutura desativa há mais de 10 anos, não é beneficiada. Os apenados são obrigados a se transferir para as cidades de Calumbi, Serra Talhada, Salgueiro, Arcoverde, Pesqueira, provocando vários transtornos para os familiares, inclusive gastos excessivos.
Essa é mais uma demonstração explícita da ausência pública administrativa e falta de representação política. Esperamos as ações do prefeito e seus deputados. É ruim... Só escutamos, muita promessa, conversa fiada e blá, blá, blá...

O ALTO CUSTO DA CORRUPÇÃO


A corrupção consome 1,38% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Essa é uma das conclusões do relatório “Corrupção: Custos Econômicos e Propostas de Combate”, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Segundo o estudo, se o dinheiro desviado fosse usado em benefício de todos seria possível aumentar em 103% o número de domicílios atendidos por redes de saneamento básico ou passar a oferecer pouco mais de 327 mil leitos hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS) o que representaria um aumento de 89% em relação ao que é oferecido hoje. O Brasil ocupa a 75ª posição entre 180 países no desonroso ranking da corrupção mundial.
Quem diria que assistíamos isso em administrações dos antes radicais petistas, que pregavam à reforma, a moralidade, a transparência, a honestidade, a intolerância, a melhoria no tratamento à coisa pública? É só ilusão! São uns verdadeiros fascistas descarados, talvez piores de que os assumidos e comprovados governantes dos partidos anteriores.

VOCÊ SABIA?


1) A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), também conhecida como Síndrome de Ekbom, atinge pelo menos 15% da população mundial e é caracterizada por uma sensação desconfortável nas pernas, dolorosa ou não, que só é aliviada pela movimentação delas. Ela provoca movimentos constantes e involuntários dos membros inferiores mesmo durante o sono.

2) Sindicatos e empregadores discutem aprovação de lei que propõe mudança da carga horária de 44 para 40 horas semanais. Desde 1988, a jornada de trabalho no Brasil, que antes era de 48 horas semanais passou para 44 horas por semana, as novas tecnologias e o aprimoramento de técnicas e procedimentos de trabalho garantiram uma maior produtividade.

3) O sal em excesso é um dos maiores vilões da saúde, tão perigoso quanto o cigarro. No Brasil, o sal é consumido em quantidades exageradas e pode ser a causa de problemas cardíacos, renais e celebrais. O excesso está vinculado principalmente ao consumo de produtos industrializados.

4) O Brasil ganhou cão treinado para farejar celulares. É um pastor belga, batizado de Fuzil, de 01 ano e 08 meses, faz parte da mantilha do canil de Polícia Militar de Ribeirão Preto/SP e vai ajudar na penitenciária masculina da cidade.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

COMO CAMINHAR CORRETAMENTE

Matéria publicada no blog: luzlilazluz.blogspot.com

Caminhadas
Um dos esportes mais praticados pela maioria dos brasileiros é a caminhada por ser fácil e barato de ser praticado. Seja ao ar livre ou na esteira de uma academia muitas pessoas não sabem como caminhar corretamente.
Caminhar corretamente trás benefícios para o corpo e saúde, você perde peso e ganha massa muscular, além de ajudar na prevenção de uma série de doenças.

Como caminhar corretamente:
- Relaxe o corpo
- Balance os braços mantendo os ombros para trás
- Levante a cabeça deixando o peito estufado
- Toque os calcanhares primeiro no chão

Quando me perguntam quais são as 10 dicas melhores dicas de como caminhar corretamente costumo responder:
Ao caminhar, deixe as preocupações de lado. A pessoa preocupada, sem perceber, tem a tendência de deixar o corpo tenso. E, tensionar o corpo durante o exercício, pode ocasionar alguma lesão.
A cabeça deve estar centrada nos ombros; o olhar focaliza o horizonte, em linha reta; o queixo e a cabeça acompanham o olhar.
Os ombros devem estar relaxados. Evite incliná-los para a frente ou para os lados.
O tórax deve ficar em posição normal, sem desvios para a frente ou para trás.
Os braços devem estar para baixo, levemente dobrados. O balanço dos braços durante a caminhada deve ser natural e suave.
Nas mãos, o ideal é agir como se tivesse segurando uma borboleta. A idéia é não apertá-las, para não esmagar a borboleta, nem abri-las demais para não deixar a borboleta fugir.
Para proteger a coluna, o abdome deve estar contraído, estável e ereto. Esse movimento permite também apontar o cóccix (ossinho no final da coluna) em direção ao chão, alinhando a coluna vertebral.
Mova o quadril de forma natural, acompanhando o movimento das pernas para frente e para trás. Nunca movimente os quadris para os lados.
Atenção com os pés! O calcanhar deve tocar o chão primeiro. É importante rolar a pisada no sentido calcanhar, arco e dedos, complementando sempre essa seqüência antes de mudar para o próximo passo.
A respiração é muito importante! A dica é concentrar-se em manter a respiração suave, profunda e regular. Ao ficar relaxado, o coração do praticante da caminhada vai bater ritimadamente.
Mas, a melhor dica é não sair andando por aí… Consulte o seu médico e receba as orientações adequadas para que, além de um grande prazer, a caminhada seja sua aliada para manter uma boa saúde.
*O Dr. Fabio Ravaglia é ortopedista, formado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), com especialização em Ortopedia Reumatológica no Royal College of Surgeons of England. Atualmente preside o Instituto Ortopedia & Saúde, organização não-governamental que tem a missão de difundir informações sobre saúde e prevenção; além de ser membro do corpo clínico externo dos hospitais Albert Einstein, Osvaldo Cruz e Santa Catarina; e diretor-presidente da Arthros Clínica Ortopédica.

Lembrar de:

1) Evitar passos largos
Passos largos não são recomendados. Há o perigo de cair, além do risco de torções. Se alguém quiser andar mais rápido, deve dar passadas curtas, com um intervalo de tempo menor.

2) Cuidado com a forma de pisar no chão
Deve-se evitar pisar com a ponta do pé ou "marretar" o chão, dando pisadas muito fortes. O correto é primeiro aterrissar o pé no solo com o calcanhar, rotar e aterrissar a planta do pé.

3) Postura errada é prejudicial
A postura é outro detalhe muito importante que deve ser levado em consideração. É preciso caminhar como se estivesse olhando a 20m à frente, com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdome e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai à frente, o braço esquerdo vai também e vice-versa.

4) Não caminhar com pesos
Se a intenção é definir as pernas, caminhar com peso não é a saída. Outras opções como musculação devem ser consultadas. Caminhar com pesos pode lesionar a coluna, causando dores nas costas.

5) Atenção ao tipo de calçado
Se o calçado não for apropriado, ele não amortecerá bem o chão e, dessa forma, podem ocorrer dores nas costas e na canela. O tênis é ainda a melhor saída, mas se for apertado, por exemplo, pode contribuir para o aparecimento de bolhas nos pés. A meia também precisa ser corretamente escolhida. A melhor opção são meias que evitam o deslizamento dos pés dentro do tênis, como aquelas que têm solado antiaderente.

6) Hidratar-se é fundamental
É preciso beber água antes, durante e depois da caminhada. A hidratação é muito importante para evitar o aparecimento de câimbras. Mas, até mesmo para beber água existe uma forma correta: pequenos goles, para não distender o estômago e causar enjôos.

7) Atenção com a alimentação
Caminhar em jejum pode ser algo muito arriscado. A pessoa pode sentir tonturas e até mesmo desmaiar. Deve-se fazer refeições leves, como uma boa fruta, fibras ou derivados de leite.

8) Nada de hiper-treinamento
A caminhada deve ser feita de forma gradual. Não se pode querer de um dia para o outro andar grandes distâncias e muitas vezes por semana. Isso além de causar dores musculares pode ser um fator inconsciente de surgimento de estresse. O ideal é começar com 30 minutos, três vezes por semana, em terreno plano.

9) Não esquecer o alongamento
O alongamento ajuda na agilidade, facilitando a caminhada. Deve-se aquecer os músculos antes e depois da caminhada.

10) Horário ideal
Caminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o dia todo. Mas nada contra quem quiser dormir até um pouco mais tarde e praticar exercícios só no final do dia. Os melhores horários são entre 9h e 11h, por causa dos raios solares e depois das 16h. E sempre passar o protetor solar. Caminhar à noite também é uma opção para quem fica fora o dia todo, mas para isso é necessário escolher lugares bem iluminados e tomar cuidado com a segurança.
Após tomar todas as precauções, é só se divertir e aproveitar o que uma boa caminhada pode oferecer. Chamar os amigos, além de tornar o exercício mais agradável, garante que você tenha motivação para continuar cuidando da sua saúde.

Fonte: Terra

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!