sexta-feira, 13 de maio de 2011

CARTA À REDAÇÃO

"Uma pergunta que não quer calar
Parte da população não dispensa comentários diários nos mais diversos pontos da cidade, em relação à ausência total de atuação daqueles eleitos como supostos fiscais do povo, que terminaram por "dar uma banana, bem dada" ao eleitorado que enganado ou aliciado colocou um grupo de "mansos cordeiros" na Câmara de Vereadores para nada executarem em favor da sociedade e sim deles próprios, aprovando tudo que for enviado estando certo ou errado.
Afinal: Quem são eles? De onde vieram? Por que se elegeram? O que fizeram? Quais os problemas enfrentados?
A resposta fica no ar..."

Caro amigo Carlos Ferraz.
Uma resposta que não pode calar
Gostariamos com sua permissão tentar responder algumas perguntas apresentadas por este jornalista (blogueiro) no seu conceituado Bolg, mas desde já me coloco na condição de aluno, diante das diferenças que nos separa, especialmente, no que diz respeito ao seu conhecimento quanto à evolução social e politica do povo da terra do careta.
Tenho acompanhado seu blog desde que o acessei pela primeira vez, sendo hoje para mim um veiculo de comunicação através do qual tomo conhecimento do que esta acontecendo em nossa cidade, bem como da insatisfação dos munícipes. O que me permite afirmar, que o Órgão Câmara de Vereadores de Triunfo, não goza, nem nunca gozou de um bom conceito perante este jornalista (blogueiro) e seu Blog, mesmo tendo sido membro da Casa Deocleciano Pereira. Mas entendemos plenamente, quando levamos em consideração os diversos escândalos em que se envolveram as Casas Legislativas em todos os seus níveis (Federal, Estadual, Distrital e Municipal), durante o período pós-constituinte.
O que não entendo é o porquê de um colegiado que pode contar com número de membros, entre 9 (nove) e 513 (quinhentos e treze), serem todos iguais, e o pior nivelado por baixo. Afinal ser igual é anormal, pois normal é ser diferente, assim apenas o legislativo local é anormal. Não sendo possível encontrar nele nenhuma diferença?
No nosso entendimento não é justo nivelar por baixo um coletivo de pessoas distintas em suas peculiaridades e atribuir a uma parcela indeterminada da população tal responsabilidade, “Parte da população não dispensa comentários...”, qual é parte? Quem faz parte desta parte? ...seria importante determinar. Pois, com o advento da Carta Republicana vivemos num estado democrático de direito onde somos regidos por normas democráticas, com eleições livres, periódicas, nas quais o povo escolhem seus representantes, escolhas que impõe o respeito de todos. Desta forma podemos afirmar que os representantes reproduzem o momento social que passa um povo. Então a “parte da população que não dispensa comentários” deve ser muito pequena ou deve reconhecer sua parcela de responsabilidade com o momento politico quanto “à ausência total de atuação daqueles eleitos como supostos fiscais do povo”. Ainda afirmamos que no estado democrático de direito há várias hipóteses para o exercício da fiscalização, onde todo cidadão se enquadra em alguma, podendo exercê-la ao tempo e ao modo que melhor lhe convir.
Quanto à expressão “dar uma banana bem dada” gostaríamos de dispensamos qualquer comentário, haja vista tratar de uma fruta que faz parte do cardápio do nosso povo, produzida em nossa terra maravilhosa. E quanto ao gesto apenas posso dizer que desde criança aprendi nas aulas de educação doméstica com a mestra, minha genitora, que “se pronunciasse esta expressão acompanhando com o gesto poderia ficar com braços e mãos naquela posição para sempre”. Como temia que isto viesse a acontecer, sempre evitei esta expressão e o gesto, evitando até hoje. Não seriam os eleitores dos “Mansos cordeiros” que faria mudar nosso entendimento em relação à “banana”.
Em relação às proposições que chegam à Câmara podemos afirmar que este vereador em nenhum momento votou matéria neste sentido “aprovando tudo que for enviado estando certo ou errado”, pois todos os projetos nos quais votou foram submetidos à análise quanto à constitucionalidade e legalidade. Se no mérito algum não atendia na sua totalidade o interesse público, mas encontrava guarita no princípio constitucional da independência dos poderes, ou seja, princípio da separação das funções estatais. Uma vez que entendemos o poder uno e pertencente ao povo e este o delega na forma Carta Magna, a quem melhor lhe represente e quando é “engando ou aliciado”, pelos “mansos cordeiros” esta mesma Carta confere ao cidadão instrumentos para coibir os instintos destes irracionais evoluídos. Haja vista que, um cordeiro aliciando o eleitorado seja mais uma fase da evolução do homo sapiens, tendo como origem da raça humana os ovinos.
Deixando a emoção a margem e também o texto que trouxe as perguntas, passando a respondê-las, com relação a quem subscreve o texto.
Incialmente vale destacar que um deles é josivan, que veio da zona rural do distrito de Canaã, onde viveu sua primeira infância e foi obrigado a sair seio de sua família para buscar conhecimento e formação no saudoso Stella Maris, onde estudou como bolsista. Morava com sua tia avó e vendia bananas na feira livre para ajudar nas despesas, mas não aquelas a que se refere o autor do texto postado no blog, e sim a fruta que nos alimenta, sendo o lanche da hora do recreio, pois não tinha merenda escolar nem condições de comprar outro lanche industrializado. Mas um motivo do nosso respeito pela banana, ratificando a banana fruta. Entenda!
Em seguida quanto à eleição deste vereador podemos afirmar que foi eleito em virtude de uma boa relação de amizades sua e da sua família junto à comunidade local. Bem como devido ter pautado sua campanha na verdade e no respeito com as diferenças que fundamentam a democracia. Mantendo firme o compromisso com as pessoas e com seus ideais, sem, no entanto esquecer a realidade fática, onde o real nem sempre é ideal, mas que não nos impede de buscar o ideal sem ignorar o real.
Finalmente quanto aos feitos repodemos no sentido de que em todo espetáculo temos protagonista e os que ficam nos bastidores, não menos importante para sucesso daqueles. E na res pública não é diferente muitas vezes quem mais sua menos aparece. Talvez, seja por isso que agentes políticos fazem um e mostram dez, usam o erário ou artistas para divulgar ações e nomes, sendo eles os mais mostrados pelos os holofotes da imprensa. E os problemas não tem cabimento relacioná-los neste momento, mas temos conseguido solucioná-los na medida do possível, salvo aqueles que surgem da parte da população que insiste em avaliar todos os examinados com a mesma nota, qual seja “zero”, independente de seu desempenho individual.
Espero, ter conseguido responder e que fique a resposta no ar...

Josivan Geraldo
Vereador de Triunfo

20 comentários:

  1. Pelo menos para alguma coisa serviu o curso de Direito: o bacharel aprendeu direitinho a verborragia dos advogados do diabo. Porém não conseguiu responder a pergunta que não quer calar: em que o senhor se diferenciou com sua atuação no legislativo? que ações suas tornaram melhor a vida dos munícipes? Estou me referindo aos munícipes em sua totalidade e não ao grupo de aliados. QUE MOTIVOS OS ELEITORES TÊM PARA RECONDUZÍ-LO À FUNÇÃO DE VEREADOR NO PRÓXIMO PLEITO? PORQUE O SENHOR MERECE SER NOSSO REPRESENTANTE NA CÂMARA DOS VEREADORES? E por favor, responda utilizando o português coloquial, para que todos o triunfenses entendam,deixando o português jurídico para as defesas nos tribunais. O bom uso da língua pátria é aquele que se faz entender por todos.

    ResponderExcluir
  2. Esses Jozivan deseja enganar a quem? É laranja de Batista!

    ResponderExcluir
  3. A falação prolipxa desse vereador é cansativa.No Guarany semana passada ele encheu o saco.

    ResponderExcluir
  4. Hummmmmm! Sei... Tô aguentando muito conversa fiada!

    ResponderExcluir
  5. Essa atitude não visa alimentar velhas rixas políticas que tantos prejuízos trouxeram a Triunfo, entendo a colocação do vereador, que fala mais por ele.

    ResponderExcluir
  6. Muito posudo pro meu gosto, gosto mais Rau e Zé Carlos de Solon.

    ResponderExcluir
  7. Nada manda é presidente de fachada, só o ex apita mantem comissionados indicados,le só apontou Torrão...

    ResponderExcluir
  8. O veriador Jozivan fala que é da oposiçãoe pode sair pra prefeito, mas apoiar Paulo não,

    ResponderExcluir
  9. Esse rapaz não sabe o que quer é um esperto como os outros, é um vergonha Triunfo está tão pobre de politicos, é triste ver e aceitar as cidades vizinhas que a poucos anos não tinha nenhuma espresão crescendo e nosso lugar ficando pra trás. Mais espero e acredito em Deus que essa corja vai pular fora, o povo tem que criar vergonha.
    Parabéns esse blog é maravilhoso1
    Alkexandre-Recife-PE

    ResponderExcluir
  10. TÔ COM O VEREADOR ELE É DR E RAU NÃO

    ResponderExcluir
  11. o veriador jozivan é bom pro bairro outro num presta

    ResponderExcluir
  12. O vereador sempre vota com a maioria, qualquer pessoa com inteligência mediana concluirá que na prática foi subornado com a presidência.

    ResponderExcluir
  13. OS PUXAS SACOS NÃO VAO QUERER PERDER A BOQUINHA, QUE INCLUSIVE É PRA POUCOS, A POPULAÇÃO EM SIM QUE SE DANE, OU VOCÊS ACHAM QUE ALGUM DESSES NOSSOS ADMINITRADORES VÃO PERDER ALGUMA NOITE DE SONO PENSANDO NA EDUCAÇÃO, SAÚDE, SANEAMENTO BÁSICO E OUTRAS CONQUISTAS PRA CIDADE, PENSAM SIM EM ALGUMA FALCATRUA PRA SE DAREM BEM... GENTE DE TRIUNFO PENSEM, REFRITAM, OS MAIS HUMILDES, OBSERVEM BEM O DESPRESO DESSA GENTE QUE SO DAR ATENÇÃO AOS RICOS, VEJAM BEM, ABRAM OS OLHOS, ESSE VEREADOR SO QUER NA VERDADE A LEI DA VANTAGEM, NENHUM, MAIS NENHUM MESMO LIGA POR CERTO, BOM, HONESTO...
    ANDRE

    ResponderExcluir
  14. RAPAZ QUE FAZ BOM AGORA. QUEM CONHECI NA PM SABE. FALÇO É ALI .ENTREGADO DE COLEGAS.

    ResponderExcluir
  15. concordo com nosso amigo acima, ele tem toda razão, esse povo não tem a minima conciencia, os mais avantajados em Triunfo sempre estão na boa e o povo na pior, veja o fizeram com os lotes do antigo IPA, e no terreno proximo as Almas, tudo na base do esquema, como pode isso, tem um certo cidadão ex-vereador que faturou um monte de lotes na bocada, e quem prescisava tinha q comprar, tem gente q n faz nada e receber um salario bom e os q trabalham na pior e vem esse cara falar aresias aqui...
    Roberto

    ResponderExcluir
  16. enrole não diga logo Vital Maufim dono sem compra, laranja de seu nego. nada dá , cade camera

    ResponderExcluir
  17. ESTAMOS COM O VEREADOR JOSIVAN GERALDO E COM A PRIMEIRA DAMA DA CÂMARA SOLANGE MARTINS, CASAL LINDO E COM BOM TRABALHO SOCIAL. SUAS FUNCIONÁRIAS.

    ResponderExcluir
  18. Esse vital é esperto mesmo n prescisa dizer mais nada, triunfo tá uma vergonha so, quando esse povo vão perder a boquinha?

    ResponderExcluir
  19. As funcionárias da Câmara Municipal vem esclarecer que não postaram nenhum comentário acerca do casal Josivan e Solange e também solicitar que pessoas alheias não se escondam por trás de falsas identidades para expressar suas opiniões. Afinal vivemos num país democrático ou não?

    ResponderExcluir
  20. esse josivam e essa primeira dama estão numa boa rindo de voces bando de mané, ainda bem q voto na cidade vizinha, o povo de Triunfo merece os politicos que tem, so volto a votar em Triunfo se algum politico decente com etica e moral, entrar p valer.
    messias

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!