sexta-feira, 6 de maio de 2011

DIREITO DE RESPOSTA

Carlos Ferraz, segue em anexo nota da SETUR a ser postada em seu blog, como direito de resposta por postagens diversas de vossa autoria. Por gentileza poste a nota conforme enviado a você, para que não seja desfigurada as informações. 
NOTA
Senhor Carlos Ferraz, em atenção às diversas notas postadas em seu blog ao longo destes 02 anos, cinco meses e 01 dia de nossa gestão a frente da Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos, venho aqui dar um depoimento sobre todo o trabalho desenvolvido por mim, meus colaboradores da SETUR e das as pessoas que de forma cooperada participam das discussões democráticas, que visam o desenvolvimento de programas de governo para desenvolvimento sustentável e planejado das atividades turísticas, culturais e desportivas no nosso município.
Como é de conhecimento do senhor e de todos os seus leitores, sem demagogias somente comprovadas pelo cenário que estamos atualmente. Quando assumimos a Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos as dificuldades eram as mais diversas possíveis, na verdade as dificuldades enfrentadas não se vez somente por parte da Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos, mas sim de toda a administração municipal. Foi preciso primeiro tentar organizar a casa, em conjunto com todas as outras secretarias e órgão gestores municipais, a fim de organizar os processos, procedimentos, gestão financeira e descentralização da gestão, a partir disso começamos a atuar especificamente nas áreas de responsabilidade de cada gestor. As principais dificuldades encontradas especificamente pela SETUR foram à falta de uma estrutura de física de trabalho, a falta de políticas públicas para as áreas de responsabilidade da SETUR, o acumulo de função dentre os poucos servidores públicos municipais destinados para o setor, não dotar de um plano de ação para direcionamentos dos trabalhos, projetos de continuidades e planejamento de gestão e ações efetivas nas três áreas de responsabilidade da SETUR e não somente realizar festividade como forma de promover o turismo e a cultura local. Em cima de principalmente desses pontos que pensamos em uma construção coletiva (democrática) de uma repartição pública, com uma visão compartilhada e uma prática constante de planejamento, análise, desenvolvimento de estudos e pesquisas, descentralização, autonomia, onde ações de execução imediata se combinem com ações de médio e longo prazo, para viabilizar o desenvolvimento e a consolidação do município no mercado turístico Regional, Estadual e Nacional.
Avançamos muito em comparação a outras gestões com base em nosso esforço em tentar ter em Triunfo um verdadeiro destino indutor de Turismo, sendo referencia para outros municípios que tenham potencialidades turísticas nas questões referentes a gestão do turismo, da cultura e desportos, com base na disseminação da democracia e da cooperação. Mais na verdade o trabalho esta somente começando, mas já podemos destacar algumas importantes ações estruturadoras para melhorar a gestão publica da SETUR.
Buscamos inicialmente trabalhar a reestruturação da SETUR tanto física como administrativa, tendo em vista este segundo ponto lançamos em meados do ano passado um Manual de Orientações para a Reestruturação e Gestão da SETUR Triunfo, o mesmo veio com o intuído de destacar a importância de um órgão público unificado e aliado para a exploração da atividade turística dentro do município de Triunfo. Além de apontar novas alternativas de planejamento, incentivo e projetos para fomentar a atividade turística municipal, tornando-se o ponto de partida na construção de um futuro, um caminho a percorrer com a participação e envolvimento da população, das instituições público-privadas e dos agentes econômicos do município. Tudo isso visando dar início a uma política de desenvolvimento sustentável ao turismo de Triunfo.
Levando em consideração de que o bom andamento do órgão responsável pelo gerenciamento por tal atividade possa propiciar mais segurança e qualidade. (Esse material esta disponível para download http://www.4shared.com/document/3SnASkuL/Manual_de_Orientaes_para_a_Ree.html). A partir deste projetos pudemos nos basear onde devíamos começar e onde queríamos chegar, definindo de forma clara o objetivo, missão, visão de futuro, etc.
Não iria adiantar muito definirmos como deverias Reestruturar Administrativamente a SETUR se não tivéssemos um espaço físico propício para o desenvolvimento das ações apontadas, então propomos a mudança da SETUR da sede administrativa municipal para o prédio onde fica localizado o Museu do Cangaço de Triunfo, mesmo sabendo a situação precária que o prédio se encontrava e a falta de estrutura de trabalho (quando assumimos a SETUR encontramos a mesma dotada de 01 Computador, que mal funcionava, três cadeiras e três birôs para 06 funcionários inicialmente, para realizar o atendimento ao público e desenvolver as funções da SETUR), viabilizamos juntamente com a FUNDARPE e a PREFEITURA DE TRIUNFO a reforma total do Museu do Cangaço e da Cidade de Triunfo e das novas Instalações da SETUR, em 12 de Junho, dentro da programação dos 126 anos de emancipação política de Triunfo, foi à primeira vez que é realizado uma reforma no prédio desde a sua implantação do museu a mais de 25 anos, entre as melhorias realizadas no local estão à reforma total do telhado; reforma da rede elétrica do prédio; implantação de rampas de acessibilidades; restauração de portas, janelas e detalhes originais do prédio; humanização dos acessos; pintura interna e externa; iluminação externa; construção de jardim externo; implantação de foro em todo o prédio e eliminação de infiltrações. Além da modernização e adaptação das instalações da Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos - SETUR, visando melhor bem atender a todos triunfenses e visitantes. Essa ação faz parte do plano de ação estratégicas da Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos e foi uma importante diretriz escolhida como prioridade na I Conferência Municipal de Cultura. A reforma não visava somente reforma um prédio histórico de Triunfo e sim dotar o município de uma importante rede de equipamentos de Cultura e Turismo. Estamos trabalhando em cima de planejamento e na estruturação de equipamentos que auxiliaram o município na consolidação das Políticas Públicas de Cultura e de Turismo.
As ações estruturadoras não param por ai, buscamos parcerias e juntamente com o apoio do SEBRAE elaboramos conjuntamente com todo o trade turístico de Triunfo o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Municipal e o Plano de Comunicação e Marketing Turístico, que visam criar condições de uma governança administrativa democrática, ágil e responsável para a melhor execução do andamento da atividade turística do município, é fundamental estimular e orientar o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas do turismo, da cultura e dos esportes, dando suporte institucional para a sua integração assim como destas para com os demais setores da sociedade na promoção do Turismo e da qualidade de vida em Triunfo considerando as necessidades municipais do Turismo dentro do escopo da Rota do Cangaço e Lampião.
Dentro do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Municipal aparece uma importante diretriz para a descentralização e democratização das decisões sobre o turismo municipal que é o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR que surge com a função de opinar e assessorar o poder executivo municipal (Prefeitura), suas Secretarias e o órgão turístico municipal nas questões relativas à política do turismo, nos assuntos de sua competência. Por apresentar um formado de fórum onde se pode apresentar, discutir e aprovar decisões para implementação do turismo municipal, tendo caráter deliberativo, consultivo e normativo para conjugação de esforços entre o Poder Público-Privado e a Sociedade Civil, para o assessoramento da municipalidade em questões referentes ao desenvolvimento turístico. Este mesmo Conselho que já foi montado, estruturado, empossado e que já realiza reuniões periódicas para discutir os mais diversos temas voltados para o desenvolvimento turístico do nosso município, através do norteamento dado pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Municipal e pelo Plano Diretor do Município de Triunfo. Neste trabalho temos um verdadeiro grupo de guerreiros que de forma cooperada com todo o grupo querem ajudar o desenvolvimento do turismo local, esse trabalho já vem sendo desenvolvido desde julho de 2010, e mesmo tendo enviado convites ao senhor não tendo participado si quer de alguma reunião deste grupo (seu filho Gustavo participou dos inícios dos trabalhos, mas por morar em outra localidade não pode dar continuidade à cooperação ao grupo de trabalho), estes sim, pessoas comprometidos com os rumos tomados hoje com a gestão do turismo, visando um futuro promissor próximo para a atividade turística de Triunfo.
Na promoção do turismo local, tivemos a execução das festividades tradicionais, como Carnaval dos Caretas 2009, 2010 e 2011 podemos destacar importantes ações como o Lançamento de Edital para o concurso dos caretas chegando a uma premiação de R$ 9.500,00, uma política de valorização das tradições dos pontos de apoio para os caretas, os cortejos de cultura popular promovendo a multiculturalidade do nosso carnaval, grade diversificada, shows expressivos como Revelação, Art. Popular, Alcymar Monteiro, Exaltasamba, Siba e a Fuloresta, Voa-Voa, Edição Extra, Maestro Madureira, Raça Negra, Benito di Paula, Fundo de Quintal, etc. Festas dos Estudantes (Festival Pernambuco Nação Cultural) 2009 e 2010 passaram pelos palcos de Triunfo atrações como: Alceu Valença, Erasmo Carlos, Nando Reis, Magníficos, Geraldinho Lins, Reginaldo Rossi, Nos 04, Leci Brandão, Jorge Ben Jor, Alcione, Petrúcio Amorim, Josildo Sá, artistas triunfenses como: Genecy de Triunfo, Nelson Triunfo, Templários, Fabrício Ramos, Edição Extra, Ambrosino Martins, projetos como Desafio de Cantadores, Observa e Toca também fazem parte desta festividades. Apoio ao Triunfo Moto Fest 2009 e 2010, Natal Triunfo 2009 onde foi lançada uma nova concepção na decoração para a cidade, a programação com a Opera Triunfo, Coral Vozes do Guarany, Cantada Natalina, Concerto da Cidade, Desfile de Papai Noel, Encontro das Tradições, no palco apresentações com: Flavio José, Maciel Melo, Forro dos Plays, The Fevers, Zezo, etc., já esta sendo programado e brevemente divulgado a programação do ano de 2010 e seguindo a mesma concepção adotada no ano anterior a decoração já se iniciara a ser distribuída na cidade. Nos distritos realizamos as Festividade de Nossa Senhora Santana de 2009 e 2010 em Jericó, e em Canaã a tradicional festa de São Pedro, recebemos o Festival de Cinema em 2009 e 2010 sucesso de público, além da importante conquista de temos o Cine Teatro Guarany voltando a funcionar (a partir de 2009) e recentemente voltando a exibir filmes continuadamente através de acordo com a FUNDARPE.
Participamos da Mostra Internacional do Turismo – MIT/PE em 2009 e 2010, onde expomos nossa cidade como importante cidade indutora do turismo de Pernambuco, participamos da FENNEART expondo o melhor do artesanato da nossa cidade, enviamos material promocional para o 5º Salão de Turismo que aconteceu em São Paulo, onde foi aprovada a concepção de regionalização da Rota do Cangaço e Lampião, lançamos o site da Prefeitura Municipal de Triunfo www.triunfo.pe.gov.br, logo estaremos lançando um site específico do turismo de Triunfo, um projeto que já esta bem adiantado e que será de grande importância da que possamos divulgar nossas potencialidades para o mercado consumidor em potencial..
Obras estruturadoras também já são realidades em Triunfo, o tão sonhado Pátio de Eventos que já esta em face de acabamento e que abrigara outro relógio digital e o Posto de Informação ao Turista – PIT; o calçamento do importante bairro Santo Antonio; o Centro de Atividade Econômica (importante para o desenvolvimento econômico e cultural de Triunfo); Praças no Bairro do Rosário e Distrito de Jericó; Quadras poliesportivas em Canaã e em Jericó em fase de acabamento; Construção do Pólo Gastronômico de Triunfo (importantíssimos para atividade noturna de Triunfo); o Terminal Rodoviário de Triunfo; reforma do portal da cidade via Serra Talhada; a reforma do Museu do Cangaço e da Cidade de Triunfo; Novas instalações da SETUR; construção de praças dentro do programa Recantos da Cidade (Bairro da Liberdade, Praça Monsenhor Eliseu Diniz, Pracinha dos Correios); temos assegurado pela SETUR/PE recurso para melhoria da Cachoeira dos Pingas; convenio com o SESC/PE para reforma da Cadeia Pública e transforma aquele espaço em um Centro de Criação Cultural onde qualificará os agentes culturais da nossa cidade em trabalhar a economia criativa da cultura como forma de renda; a criação do Centro Cultural Renascer do Sertão em Jericó que será outro local para desenvolvimento de ações culturais, mas em um distrito, fazendo que com isso tenhamos a descentralização das ações; reestruturação do Cristo Redentor e criação do mirante do Alto da Boa Vista; melhoria das estradas vicinais que dão acesso aos pontos turísticos (vale ressaltar que Triunfo é um dos poucos municípios do estado que tem quase 80% das suas estradas rurais pavimentadas em pedra bruta). Todas essas obras que já estão em andamento ou que já estão asseguradas a sua execução. Isso mostra uma perspectiva positiva na elevação da atividade turística na cidade de Triunfo, aumentando assim os investimentos públicos/privados neste setor. Então convido o amigo Carlos Ferraz a visitar conjuntamente com toda minha equipe as obras citadas, para que então informe seus leitores o que também esta sendo feito em benefícios de todos os triunfenses e visitando a estruturação do setor turístico de Triunfo, que sem duvida é a pedra molar para o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, melhoria da qualidade de vida de todos os Triunfenses.
Temos o entendimento que o turismo precisa principalmente de atenção em 04 eixos que são:
Promoção: Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Municipal e o Plano de Comunicação e Marketing Turístico, Pesquisa para identificar os perfis dos turistas de Triunfo;
Qualificação: Qualificação de todos os setores ligados aos turistas, associativismo e cooperativismo das classes turísticas do município;
Infra-Estrutura: Investimento na infra-estrutura de melhoramento do atendimento ao turista, (Posto de Informação ao Turista, Pólo Gastronômico, Pátio de Eventos, Centro Criativo de Cultura, Casa do Careta, Pingas “Projeto Piloto para Atendimento ao Turistas nos Pontos Turísticos”, Centros Culturais, novas vias de circulação do transito, calçamento dos bairros, Academia das Cidades, Reforma do Portal, Projeto de Iluminação Noturna, Paisagismo da áreas verdes e praças do município, etc.);
Evento Geradores de Fluxo Turísticos: Replanejar os eventos de Triunfo em consonância com os recursos disponíveis, agregar o marketing ao eventos, projetos para realização de novos eventos para aumentar o fluxo turístico sazonal em todo o ano, parceria para realização de feiras, conferências e seminários em Triunfo. Realizar atividades de cunhos culturais dentro dos espaços físicos disponíveis como forma de agregar valor a nossa atividade turística.
É importante ressaltar que alguns objetivos estão sendo perseguido como a ampliação do fluxo turístico, o incremento da qualidade do turismo na região, a ampliação do reconhecimento da marca turística do município bem como a geração de benefícios a comunidade local. Estes objetivos devem ser desenvolvidos para reforçar o posicionamento de Triunfo como uma região do sertão Pernambucano com a maior diversidade de turismo, lazer e entretenimento, de forma democrática e cooperativa com todos os triunfenses.
Na área da cultura podemos destacar a realização da I Conferência Municipal de Cultura de Triunfo-PE, representantes do poder público e da sociedade civil estiveram reunidas, durante todo o dia para discutir o tema. Os participantes foram divididos em 05 grupos, cada um responsabilizando-se por apresentar propostas para desenvolver a cultura no âmbito municipal, estadual e federal de acordo com eixos temáticos. No geral a Conferência atendeu às expectativas, uma vez que reuniu diversos artistas e pessoas envolvidas na luta pela promoção e desenvolvimento cultural em Triunfo, sugerindo, discutindo e participando efetivamente da elaboração das propostas que serão levadas para a conferência estadual e nacional.
Pela primeira vez, Triunfo utilizou-se de um ato democrático para discutir os temas básicos de cultura. Considerando-se a amplitude e a interação dos setores representados, a administração pública utilizou-se de um mecanismo de participação para com maior prioridade atender às carências da cidade e conhecer mais concretamente as aspirações da população na construção de um Município mais democrática e cultural. A diretriz mais importante retirada da Conferência foi à implementação do Sistema Municipal de Cultura, que integrará futuramente o Conselho Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura e o Sistema de Informações de Cultura do Município, imprescindíveis para que as Políticas de Cultura sejam efetivamente realizadas no município. (Segue link para download do relatório da Conferência http://www.4shared.com/account/document/njmHWvjA/RELATORIO_FINAL_-_I_CONFERENCI.html)
Criamos a Jornada Cultural de Triunfo em parceria com SESC/PE uma forma de valorizar a cultural triunfense, com apresentações de teatro, cinema, literatura, artesanato, cultura popular, musica, agregando todas as linguagens culturais existentes em Triunfo, como forma de difundir a cultura local, e oferecermos mais uma opção para todos os turistas que estão na cidade na época de maior fluxo turístico que o mês de Julho.
Juntamente com a produtora Mont Serra Filmes, realizamos em Triunfo um projeto chamado cinema no interior, onde tivemos a participação popular e de duas turmas de escolas públicas montando um curta-metragem, como forma de usar o segmento audiovisual como base na formação cidadã e cultural dos estudantes. Desse projeto resultou no documentário “Caretas – o Senhor da Ladeira”, onde conta a historia do careta e a sua representatividade para a cultura triunfense e pernambucana. Esse documentário já foi exibido em 03 festivais audiovisuais e fez parte da programação do III Festival de Cinema de Triunfo.
Dentro do programa de Difusão Cultural da SETUR que visa auxiliar os grupos culturais do município em sua formalização com base na participação popular de um mesmo segmento, realizamos um sonho antigo dos brincantes triunfenses que era o de fundar uma Associação dos Bacamarteiros de Triunfo, entregamos aos mais de 50 brincantes o Registro do Grupo (Regulamentada Junto ao Exercito Brasileiro) e fardamento completo. Captamos juntamente com Grupos Culturais cerca de R$ 400.000,00 através de projetos culturais por intermédio de EDITAIS, esse valores são gerenciados pelos próprios grupos, podemos citar aqui dois pontos de cultura (Caretas de Triunfo e Renascer do Sertão) só para esse dois grupos serão cerca de R$ 360.000,00 investidos na difusão da cultura destes brincantes durante um período de 03 anos, juntamente com esse projeto esperamos que até o ano que vêm termos dois centros culturais o Centro Cultura “Casa do Careta” e “Renascer do Sertão”, um no Alto da Boa Vista e outro no distrito de Jericó, os mesmo funcionaram diariamente na promoção da inclusão social através da cultura e principalmente atendendo a questão da descentralização das ações. Além de termo fechado acordo com o SESC/PE para reforma do antigo prédio da cadeia municipal onde passara a funcionar o Centro Criativo de Cultura, com aulas dentro de todos os segmentos culturais, receberá exposições e contará com um anfiteatro para apresentações, dentre outras ações importantes para a democratização e difusão da cultura Triunfense, uma ação de curto e médio prazo, as obras já devem começar e o prazo da obra é de cerca de 06 meses.
Nos esportes juntamente com a Secretaria de Saúde do município viabilizamos que a Academia da Cidade fosse inaugurada e que acontecesse ações voltadas para a Saúde, Esportes e Lazer de forma continua. Temos desenvolvidos parcerias com o SESC Triunfo para a difusão esportiva em nosso município. Recentemente entregamos os refletores do Estádio Municipal Prof. Eduardo Pádua, será entregue duas quadras poliesportivas uma em cada distrito (Canaã e Jericó), o Ginásio de Esporte de Triunfo passou por melhorias em sua estrutura, atendemos por mês cerca de 600 pessoas nos espaços públicos destinados para atividades turísticas.
Mais como disse no início só estamos começando a estruturar as ações tendo em vista que estamos à frente da gestão há quase dois anos, mas em todas as ações desenvolvidas buscamos a sustentabilidade para a continuidade da gestão que estamos propondo para o gerenciamento do turismo e da cultura de Triunfo, ainda existe muito a ser feito, Triunfo merece ser referência em se tratando de gestão de turismo por ser uma das cidades com uma vocação nata para a exploração do segmento turístico.
Mais precisamos nestes termos faz-se necessário que a sociedade civil desperte para a indispensabilidade da sua atuação no processo de elaboração e condução das políticas públicas, exigindo ações efetivas e coerentes, deixando de relegar o direito constitucional e adquirido de participação, bem como deve agir em parceria com os gestores locais no intuito de desenvolverem, conjuntamente, uma política cultural que atenda aos anseios e demandas do município de Triunfo. Estou partindo do principio de que para se cobrar é necessário também contribuir, quando solicitado para dar sua contribuição de forma democrática e cooperada independentemente de facção política, religiosa, social, e sim somente pensando no desenvolvimento da cidade de Triunfo.
Identificamos nas pesquisas por exemplo que uma das maiores reclamações é o atendimento e as opções gastronômicas e de lazer noturno da cidade, mas em se tratando de gestão pública, temos a limitação de podermos somente criar condições propicias para o desenvolvimento das diversas atividades turísticas e culturais, essas condições se diz principalmente na questão da qualificação dos gestores e dos agentes operacionais do turismo e da cultura local. Isso é solucionado através de cursos, oficinas, seminários, e que a partir disto desperte nos gestores já existentes a visão de se qualificar e qualificar seus colaboradores para a profissionalização do turismo, e que surjam novos empreendimentos turísticos s ser implantados pela iniciativa privada e que os que fazem cultura busquem os meios legais (EDITAIS) para captação de recursos para o desenvolvimento de suas atividades.
Em parceria com o SESC/SENAI trouxemos a carreta de TURISMO e HOTELARIA para qualificarmos a mão de obra para as demandas dos empreendimentos turísticos, foram 04 cursos de carga horária superior às 20h e 04 cursos com carga horária inferior às 20h, ao todo tivemos cerca de 120 pessoas qualificadas. Junto ao SEBRAE/SESC promovemos curso de Associativismo, Empreendedorismo, Gestão de Negócios, etc.
A solução viável para resolver os problemas existentes é através do Conselho Municipal de Turismo-COMTUR que é o espaço destinado para colocar em torno da mesma mesa os órgãos públicos, os setores empresariais e políticos e as organizações da sociedade civil no debate e na busca de soluções para a exploração sustentável e desenvolvimento do setor turísticos de Triunfo, recuperando os danos acumulados ao longo dos anos no setor turístico municipal.
Com a execução das atividades para elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Triunfo foram realizadas pesquisas com turistas e visitantes para identificar os principais pontos, tanto negativos como positivos em todas as áreas identificadas como prioritárias para o turismo local, como forma de termos dados concretos para realização de um trabalho especifico para aquele determinado ponto apontado como deficitário para o turismo local, podemos até supor que os serviços de gastronomia local estejam problemáticos, mas precisamos de dados que comprovem quais as áreas que necessitam de ações prioritárias para melhoria dos serviços turísticos. Através desta pesquisa juntamente com o SEBRAE e o COMTUR iremos definir ações para que de forma abrangente e continua todos os serviços turísticos oferecidos em nossa cidade tenham seus índices de aprovação elevados. Já pensando nisso esta para ser lançado o programa de Certificação e o Selo de Qualidade Turística de Triunfo, que será concedido para todos os segmentos de equipamento turísticos que atenderem requisitos que comprovem que o serviço a ser prestado terá os prados de qualidade mínimos.
O COMTUR e a SETUR já fechou uma parceria com o SEBRAE voltado para o programa de qualificação turística para o ano de 2011, temos mais de 10 cursos assegurados totalizando 1600h de capacitações gerenciais e operacionais, tendo como meta a qualificação e a profissionalização da atividade turística de Triunfo.
Defendemos juntamente com outras instituições a Formação de Cooperativas e Associações das Classes do Trade Turístico (Associação dos Hotéis e Pousadas de Triunfo, Associação dos Transportes Turísticos de Triunfo com a formação de um posto receptivo, Associação de Bares e Restaurantes de Triunfo) para lutarem em conjunto por uma causa em comum para favorecimentos ao crescimento daquela atividade fim, para que eles de forma organizada possam ter maior representatividade nas discussões das prioridades de ações a serem executadas. O COMTUR precisa dos representantes de cada setor que lutem por uma causa única para todos dos setores. Daí a importância do COMTUR para a gerencia do turismo local, a princípio os únicos que começaram a colher os frutos do que já foi plantada serão os que vêem participando maciçamente das discussões realizadas pela SETUR através de consultoria, a princípio para a formação do Plano de Desenvolvimento do Turismo e de Marketing Turístico e em médio prazo de forma individualiza para cada interessado que esteja participando da construção democrática da gestão do turismo local.
Sobre a demora na liberação das programações, acredito que seja do conhecimento do Senhor que assim como muita das ações da SETUR, as festividades também dependem de parcerias e a burocracia existente nos órgãos públicos nos impede de muitas vezes executarmos o que planejamos.
A SETUR tem seu planejamento em relação ao calendário de eventos da cidade de Triunfo, mas órgãos estaduais como FUNDARPE e EMPETUR tem seu calendário próprio de execução, a FUNDARPE, por exemplo, detém um calendário de eventos para todo o estado de Pernambuco, somente no carnaval em 2010 foram 17 pólos de animação em todo o estado, o município sempre sai na frente nestas questões mais acaba tendo que esperar por esses órgãos, pois sem os mesmo não teríamos o mesmo sucesso que nossas festividades têm hoje.
Nossos eventos já têm seu formato próprio adquirido, por isso devemos focar o Plano de Comunicação e Marketing Turístico para o tipo do evento, de forma a atrair ainda mais visitantes e turistas para esses períodos de festividades, sem depender somente da programação. Estamos programando juntamente com o Trade Turístico e com o COMTUR para divulgarmos uma folheteria (folders) e uma campanha de radio específicos do calendário de eventos do município, onde teríamos a descrição do evento e período do mesmo. Desta forma estaríamos vendendo as potencialidades festivas do município sem depender somente da programação daquele determinado evento.
Tudo isso apresentado aqui meu amigo Carlos Ferraz vem mostra a seus leitores o que verdadeiramente tem sido feito para estruturação da cidade de Triunfo como um destino indutor de Turismo, que explora de forma profissional a potencialidade turística que esta dota. Pautamos e prezamos que os trabalhos precisam de planejamento e não somente de idealismo próprio. Partimos do pressuposto que os trabalhos prioritários e seu ordenamento surgem a partir de uma coesão de ideais apontados e sugeridos pelas pessoas que tem o comprometimento pelo desenvolvimento da cidade, as pessoas que participam e cooperam com os trabalhos e não aqueles que usam de um mecanismo de idealismo próprio para dizer o que é melhor para a nossa cidade. Usamos a principio que todas as idéias sejam amplamente discutidas com o Trade turístico local e a sociedade civil, com o objetivo de conseguir dotar o município com os objetivos propostos no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Municipal, no Plano de Comunicação e Marketing Turístico e no Manual de Orientações para a Reestruturação e Gestão da SETUR.
Para encerrar gostaria de convidar o Senhor e todos os seus leitores a irem até a sede de nossa Secretaria para que conheça a fundo todos os planos e planejamento que norteiam os trabalhos dos departamentos, que seja explicado a todos os programas e projetos que estão sendo desenvolvidos para consolidação e profissionalização da atividade turística da nossa maravilhosa cidade. Sugiro ainda que todas as idéias, observações, colocações, sugestões, sobre a atividade turística do nosso município, seja levado para o Conselho Municipal de Triunfo-COMTUR para ser discutida a verdadeira relevância do projeto e que sejam feitas as deliberações devidas. Se o seu sentimento é de ser um triunfense comprometido com a melhoria da cidade, tenha a certeza que é o mesmo sentimento que eu tenho, que toda a equipe de governo tem e que todos os que estão contribuindo de forma cooperada através da participação no Conselho de Turismo de Triunfo também tem.

Antonio Evanildo da Fonseca Lima
Secretário de Turismo, Cultura e Desportos
Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Triunfo

19 comentários:

  1. BABAQUICE! ATÈ PARECE TUDO SER VERDADE.

    ResponderExcluir
  2. BEM QUE SE DIZ,O PAPEL SUPORTA TUDO...E MAIS COM OBSERVAÇÃO DE QUE FERRAZ NÃO ALTERE OU DESFIGURE A MATÉRIA/NOTA...ABSURDO!!!
    É SEMPRE ASSIM, "GATO DO QUE USA DESCONFIA"...CONTINUE PUBLICANDO A VERDADE CF COM SEU ESPIRITO E PERFIL DE HOMEM PÚBLICO QUE SEMPRE FOI E SERÁ EM PROL DE TRIUNFO.

    ResponderExcluir
  3. Cara deixa de bla, bla, bla tua gestão não é boa é pessima, isso é visivel. Os eventos festivos na sua gestão foram os piores de todos os tempos, festa é gente é povo é social, sem atração que o povão gosta não dar gente, eu tenho um gosto, você pode ter outro e o povão como fica? O seu erro é contratar coisas que a minoria valoriza, o povão não, cai na real rapaz.
    Alex

    ResponderExcluir
  4. UM SACO O TAMANHO DA POSTAGEM. ASSIM CANSA...

    ResponderExcluir
  5. Antonia Lurdenilda M. de Sousa7 de maio de 2011 às 23:06

    O Turismo em Triunfo
    Ilustríssimo Sr. Secretário, Antonio Evanildo da Fonseca Lima, todos nós temos consciência do potencial turístico do município de Triunfo, e de quantos benefícios, a atividade turística, se bem organizada e bem desenvolvida pode trazer para a população local. No entanto, observamos uma grande contradição na atual administração municipal: a EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO, que deveria ser o seu principal cartão postal, é atrasada! Professores e gestores de escolas necessitando de formação continuada, de reajustes de salários, enfim, de serem motivados a continuar no exercício das suas funções. Na atual conjuntura internacional, nós brasileiros ocupamos um dos últimos lugares em qualidade educacional; apesar das imposições do Banco Mundial, para ver o Brasil se enquadrar no Neoliberalismo global. No entanto, os investimentos ainda são tímidos. A maioria dos gestores municipais e estaduais não querem investir na educação pública. Não investem, principalmente, na FORMAÇÃO DOS DOCENTES! E a educação pública tem recursos garantidos por lei federal ( Constituição Brasileira, LDB 9394/96) Aqui no Amazonas, com os recursos da internet, podemos acompanhar as condições da educação de vários município brasileiros, inclusive de Triunfo! e podemos constatar que a atual condição do seu município deixa a desejar. Nós não conseguimos enxergar um plano de desenvolvimento tão maravilhoso para a atividade turística em Triunfo, como o Sr. Secretário nos menciona acima, sem que se dê a devida atenção a educação. Isto, para nós, não passaria de mais um plano para inglês ver! A Secretaria de Turismo precisa caminhar junto, com a Secretaria de Educação. As escolas do município necessitam estar, todo tempo, engajadas nas programações e atividades da Secretaria de Turismo. E os educadores, como pesquisadores que são, uma vez motivados, poderão contribuir com pesquisas para um desenvolvimento mais racional, e também humano, das atividade turística no município. Assim como, orientar os alunos nas campanhas de preservação das belezas ambientais de Triunfo, recepção aos turistas, etc. Sem essa perspectiva de melhoria da qualidade da educação pública, isto é, melhoria da qualidade de vida do povo; não tem sentido todos os esforços de Vossa Senhoria, todo o empenho da atual administração municipal. Hoje, Sr. Secretário, a prioridade deve ser políticas públicas que atendam as necessidades mais urgentes da população. Pois, a maior riqueza do seu município, são seus filhos e a sua cultura!

    Profa. Msc. Antonia Lurdenilda M. de Sousa.
    Docente da Universidade Federal do Amazonas (Professora Pesquisadora PARFOR/CNPQ).
    Aluna do Curso de Doutorado em sociedade e Cultura no Amazonas/UFAM.
    Manaus/Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Antonia Lurdenilda M. de Sousa8 de maio de 2011 às 22:10

    POR UMA IMPRENSA LIVRE
    Neste momento, queremoa reiterar a importância dos instrumentos de comunicação na cidade de Triunfo. O JORNAL A VERDADE ESCRITA, O JORNAL OPINIÃO, E OS DIFERENTES BLOGS! Estes últimos, cumprindo um papel fundamental de transmissão das informação daquele município, para diferentes comunidades nacionais e internacionais. Com isto, cumprindo o papel essencial, na atualidade, de integrar as diferentes culturas e povos. No atual contexto brasileiro,em que se prima por uma Democracia de Estado e uma liberdade de imprensa; não cabe, atitudes que possam dar margem a retrocessos políticos e, portanto, a inibição de iniciativas como essas de profissionais, estudantes, etc., que desejam exercer a atividade jornalística. É oportuno, portanto, lembrarmos as palavras do presidente da OAB de São Paulo, em nota oficial, no último dia 03/05, dia mundial da liberdade de imprensa:
    " A liberdade de imprensa está assegurada pela constituição de 1988, devendo sua defesa estar entre as principais preocupações de um Estado Democrático de Direito, uma vez que contribui, de forma decisiva, para construção da cidadania. Toda sociedade deve ter garantido seu direito à informação livre, correta e independente, para deter elementos capazes de formar um juízo de valor sobe temas públicos de relevância.
    A imprensa não pode sofrer intimidações ou pressões, porque isso comprometeria os elementos fundamentais do exercício do jornalismo, ou seja, o compromisso com a busca da verdade, com interesse público, a pluralidade de opiniões e a responsabilidade social. Fatores que não admitem tutela para serem exercidos plenamente. Sem liberdade de pensamento, informação e opinião, o jornalismo fica fragilizado e distancia-se de sua missão e do seu ímpeto ético. A imprensa requer a autonomia para apurar, investigar e difundir fatos, visando o interesse público e os limites legais".

    Profa. Msc. Antonia Lurdenilda M. de Sousa.
    Aluna Especial do Curso de Doutorado em Sociedade e Cultura no Amazonas/UFAM.
    Manaus/Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Nota-se a prepotência desse tal Vanzim pelo texto.Um cara de pau! Isso sim...

    ResponderExcluir
  8. esse ivanzim e um pinoquo

    ResponderExcluir
  9. ESSE VANZINHO É ARROGANTE! VCS VIRAM A EXIGÊNCIA DO TAL? MAS, MENINO...

    ResponderExcluir
  10. Arrogância + Prepotência = Antonio Evanildo da Fonseca Lima

    ResponderExcluir
  11. VANZINHO - VEREADOR 2012 UMA MENTE DIFERENTE.

    ResponderExcluir
  12. Vereador? Pode juntar ele e o titio. É ruim...

    ResponderExcluir
  13. Ferraz sera que os Triunfenses sabem que o museu do cangaço serve de Hotel, com cafe ,almoço e lanches para Vanzinho e Gean c/ o namorado e convidados?????????????Por isso tirarão JACO do turismo;Ele sabia demais!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. CARLOS FERRAZ e TRIUNFENSES sera que o secretario de turismo Vanzinho com o salario de 1300reais e Ezilda de 1500 em tão pouco tempo tanto patrimonio sera que as autoridades não veem isso??????????????????????

    ResponderExcluir
  15. EM MEIO A CELEUMA ABERTA ME POSICIONO DIZENDO QUE NÃO GOSTEI DO MODO PRETENCIOSO E ARROGANTE QUE ESSE SECRETÁRIO INICIOU O DIREITO DE RESPOSTA.DEVE SE ACHAR O MÀXIMO.A RESPOSTA DO EDITOR FOI TÍMIDA.

    ResponderExcluir
  16. Tímido. É assim que ele se definia em Brasília, e dizia que precisava de umas boas chacoalhadas maternas para para deixar disso e ir em frente.Conseguiu?

    ResponderExcluir
  17. ATENÇÃO GENTE!!! LENDO DEVAGAR ESSE DIREITO DE RESPOSTA ME FEZ VER QUE SÓ FALTOU O SENHOR SECRETÁRIO AGRADECER AO OPINIÃO DE VOCÊS, PORQUE QUASE TUDO ALI RELATADO FORAM INDICAÇÕES FEITAS NAS SUAS PÁGINAS.NÃO TENHO CABEÇA APENAS PARA USAR CHAPÉU E CHIFRES: EU PENSO!

    ResponderExcluir
  18. Antonia Lurdenilda M. de Sousa12 de maio de 2011 às 13:27

    PORQUE O BLOG OPINIÃO É TÃO IMPORTANTE

    Com o desenvolvimento do processo de globalização, nos últimos vinte anos, fica visível as transformações sociais a que todos nós fomos submetidos. Custa para nós admitir, que o sistema capitalista tenha trazido benefícios para o povo, mas trouxe alguns! um deles é a internet, que à cada dia se torna mais popular. Atualmente, até as aldeias indígenas da Amazônia, que durante tantos séculos se mantinham isoladas, estão sendo integradas as outras comunidades e regiões. O que acontece, agora, aqui no Amazonas, em questão de segundos o mundo todo é informado! Nada mais se faz, ou acontece, que o mundo não tome conhecimento! Mas, para alguns políticos menos informados, a realidade não mudou! Continuam com a prática política coronelesca, de troca de voto por favores, abuso do poder público, nepotismo, etc. usando de má fé e da ingenuidade do povo, da sua inconsciência e do estado de miséria em que se encontram. Como se pudessem continuar escondendo uma prática política vergonhosa, colocando a sujeira para baixo do tapete. Foram mais de cinco séculos, de falcatruras e mazelas. Entretanto, hoje, quando pessoas como, CARLOS FERRAZ, se dispõe a estimular o debate democrático via internet (BLOG OPINIÀO), entre as pessoas do Brasil e de países estrangeiros, sobre a realidade do seu município; é mal compreendido pelo grupo governante! Mal sabem eles, que esses debates aproximam os conterrâneos, divulga o turismo de Triunfo, ajuda na entrada de recursos para o município, enfim, tira Triunfo do isolamento, colocando-o em evidência! Mas, parece, que nada disso interessa aos que estão atualmente administrando o município! UMA VISÃO PEQUENA DE MUNDO! UMA VISÃO PEQUENA DE ADMINISTRAÇÃO! aquela que não consegue enchergar os interesses do povo. O QUE NOS ENCOMODA, MESMO, É A POLÍTICA SER USADA EM INTERESSE PRÓPRIO, A FALTA DE COMPROMISSO COM A MAIORIA, A DESUMANIZAÇÃO!!!

    Profa. Msc. Antonia Lurdenilda M. de Sousa.
    Aluna do Curso de Doutorado em Sociedade e Cultura no Amazonas/UFAM.
    Manaus/Brasil.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!