domingo, 1 de maio de 2011

EDUCAÇÃO SEM ATUAÇÃO DEVIDA


A Secretaria Municipal de Educação precisa avançar mais no processo de qualificação dos profissionais efetivos do setor e também nos temporários que se encontram prestando serviço ou deslocado da função.
O Governo de Triunfo deve investir para assegurar cursos de aperfeiçoamento, de especialização e mestrado destinados aos profissionais do quadro, que atuam ou desejam atuar à frente da direção dos educandários da rede municipal.
Outro fator estranho e que não se observa mudança é em relação a Biblioteca Pública totalmente sucateada e sem merecer o tratamento devido, como um imóvel adequado e melhor localizado, administrado por uma equipe capacitada que desenvolva na sua estrutura a instalação necessária de um Arquivo Público, uma reivindicação antiga dos moradores e educadores, aqui sugerida, mas que nunca teve eco na ação administrativa. Talvez por falta de condições normais em alcançar na prática algumas interessantes medidas contributivas por eles não digeridas e nem tampouco admitidas, adotando apenas as práticas nocivas vividas para manutenção do poder local, que visa tão somente utilizar o assistencialismo barato. Esse é um fato!

26 comentários:

  1. Antônia Lurdenilda Menezes de Sousa1 de maio de 2011 às 20:32

    A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM DEBATE

    Inicialmente, queremos agradecer mais uma vez, ao ILUSTRÍSSIMO SR. CARLOS FERRAZ, editor do Opinião Digital, por estar colocando a EDUCAÇÃO PÚBLICA do município de Triunfo em destaque, para este debate. Uma decisão louvável, um ato nobre! Pois, estamos acostumados a ver a os meios de comunicação, como a televisão e internet, a serviço da alienação! conduzindo as pessoas a uma vida vazia, sem sentido. Muitos jovens, até jovens índios, nos seus primeiros contatos com a nossa sociedade, aqui no Amazonas, cometendo suicídio, por frustração com o mundo, com a vida. Talvez, para algumas pessoas possa paracer estranho nos preocuparmos uns com os outros. NOS COMPORTARMOS COMO SERES HUMANOS. E, portanto, o debate político, democrático, para elas, logicamente, não seja um hábito. Certamente, pode até parecer loucura! Mas, para nós educadores,um dos grandes responsáveis pela educação escolar dos seus filhos, o debate é essencial, através dele temos conquistas históricas! como a gratuidade, a laicidade e obrigatoriedade do Ensino Básico, nas escolas públicas deste país. Quando, insistentemente, procuramos participar das discussões políticas de Triunfo, queremos estimular os colegas educadores desse município a participar da sua realidade. O EDUCADOR É POLÍTICO! Porque a nossa PRÁXIS é política. Nos tempos atuais,em que procuram nos convencer de que tudo vai bem!e que o Brasil é um país onde tudo está dando certo; precisamos exercer, mesmo, o nosso papel de militante a favor da EDUCAÇÃO! a favor da nossa LIBERTAÇÃO! E nesta perspectiva, a qualificação profissional (acadêmica) do educador, necessita ser prioridade. Precisamos fazer valer a força da lei. Na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) 9394/96, esse direito está respaldado. Não cabe, portanto, a prefeito, governador ou presidente da república conceder, agora, este direito; isto já foi conquistado com muita luta nossa. Mais uma vez, quero lembrar aos amigos educadores: não podemos ser educadores com medo! inseguros e acomodados! Logo nós, que tivemos em Pernambuco o mestre maior - PAULO FREIRE -reconhecido em todo o mundo? que deu a sua vida pela educação deste país! e que o processo de globalização neoliberal procura apagar da memória. Cabe a nós, portanto, agora, sermos dígnos deste legado!

    Professora Mestre em Educação Antônia Lurdenilda M. de Sousa.
    Docente da Universidade Federal do Amazonas, PARFOR (Professora Pesquisadora CNPQ).
    Aluna Especial do Curso de Doutorado em sociedade e Cultura no Amazonas/ UFAM.
    Manaus/Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Considero o prefeito atual o pior dos últimos anos.

    ResponderExcluir
  3. Antônia Lurdenilda Menezes de Sousa1 de maio de 2011 às 23:18

    O EDUCADOR DIALÉTICO

    Queridos companheiros educadores, ter os nossos direitos garantidos legalmente (LDB) para cursarmos a Pós-graduação ( Mestrado e Doutorado) não é suficiente. Todos nós temos consciência, que, com o salário irrisório pago pelo Estado, jamais conseguiremos concretizar esse objetivo tão importante para a vida profissional do educador. Pois, não só necessitamos da licença do Estado para o afastamento das atividades da escola, como necessitamos de uma situação financeira favorável para as despesas com o curso. Mesmo que o curso seja realizado numa universidade pública. Porém, não é um sonho impossível! Lembro, há trinta anos atrás, quando iniciei a faculdade de Letras na PARFOR (Serra Talhada/PE), e tinha que passar a noite acordada fazendo "din-dins" (picolés em saquinhos) para vender no dia seguinte a criançada, para pagar a mensalidade da Faculdade. Foram quatro anos e meio nesta LUTA! concomitantemente, já militava na associação dos Professores de Pernambuco (APENOPE). Depois SINTEPE. Com o passar do tempo conheci FREIRE, Gadotti, e o próprio Marx ( O Capital). Foi, justamente, a opressão em que me encontrava; que me inspirou e fez encontrar forças e resistência para a LUTA! Nunca gostei de esperar que as coisas viessem a mim! Sempre senti um imenso prazer em buscá-las! em conquistá-las! para isto, é necessário termos muita convicção daquilo que queremos e consciência dos caminhos que vamos trilhar e as condições adverças que vamos encontrar, cabe a nós, com serenidade, equilíbrio e persistência; superá-los! Parece fácil falar, não? É, mais tem mais! Ainda nesta caminhada, poderemos ser obrigadas(os) a renunciar a muitas coisas! como por exemplo a companhia dos filhos, a do esposo, dos amigos, etc. quando não temos que renunciar a viver na nossa terra! em meio a nossa cultura! e todos aqueles a quem amamos! Por isto lhes digos, queridos educadores, Uma formação política é essencial. Porque jamais teria enfrentado esta luta, sem que vise a vida, os seus conflitos sociais; dialeticamente! CRITICAMENTE! De nada teria me adiantado as rezas, ou ficar sonhando parada! Precisei me unir aos demais companheiros, sonhar e lutar junto com eles! Foi como professora de prática dialética, que encontrei a força necessária, para fazer não só a Pós-graduação, mas, principalmente, continuar acreditando em um mundo mais justo e humano para todos nós.

    Profa. Msc. Antônia Lurdenilda M. de Sousa.
    Docente da Universidade Federal do Amazonas, PARFOR ( Pesquisadora Bolsista do CNPQ).
    Aluna Especial do Curso de Doutorado em Sociedade e Cultura no Amazonas/UFAM.
    Manaus/Brasil.

    ResponderExcluir
  4. A gente tem que encarar isso com naturalidade, assim como se deve ouvir.

    ResponderExcluir
  5. Antonia Lurdenilda M. de Sousa2 de maio de 2011 às 04:54

    Desculpem, no comentário anterior, quis dizer FAFOPST (Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada).

    ResponderExcluir
  6. O Modelo Educacional brasileiro está exaurido, exatamente pela falta de qualificação e educação permanente dos gestores escolares,dos docentes e da ausência de uma política de educação inovadora. A formação deixa muito a desejar, teremos que ofecer contéudos baseado em um conjunto de competências,não só conhecimentos,mas, também d desenvolvimento de habilidades e atitudes.Os alunos devem estarem motivados a ir à Escola e fazer parte dela. ESCOLA É VIDA!!! Aprendam professoras do descurso fácil e de atitudes inaceitável.

    ResponderExcluir
  7. Antônia Lurdenilda M. de Sousa2 de maio de 2011 às 16:55

    Respeitando a opinião do "OUTRO"

    Claro! Claro! você tem toda razão! tem muita gente ADMINISTRANDO AS ESCOLAS, sem as noções básicas de ADMINISTRAÇÃO PEDAGÓGICA. No entanto, pensamos que seria bem mais interessante se esses gestores escolares fossem escolhidos democraticamente pela comunidade escolar. A questão da formação é bem mais fácil de ser resolvida. Inclusive, com o apoio do próprio Estado, ou município. Isto é, de quem o nomeou gestor. Concordo plenamente com a sua afirmação: "A ESCOLA É VIDA". Parabenizo-a (o) pela posição firme com que expôs o seu ponto de vista. É assim mesmo, que precisa ser este debate! Não podemos calar nunca! não podemos poupar ninguém! Você que está aí, cara (o) colega, conhece mais do que ninguém, a sua realidade. Resta-nos: respeitá-la (o). Agradeçemos, de maneira sincera, pela crítica. Certamente, ela vai nos ajudar. Procuraremos, agora, respeitá-la (o) mais, no que se refere ao seu direito, de também ser ouvida (o). Entretanto, também, não podemos calar!

    Profa. Msc. Antonia Lurdenilda M. de Sousa.
    Docente da Universidade Federal do Amazonas, PARFOR (Professora Pesquisadora CNPQ).
    Aluna Especial do Curso de Doutorado em Sociedade e Cultura no Amazonas/ UFAM.
    Manaus/Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Profa. Msc. Antônia Lurdenilda M. de Sousa
    Eu acho a senhora um exemplo de mulher,uma guerreira,sempre com boas palavras,escreve tão bem,vejo a senhora falando de Serra Talhada,eu estudei em Serra talhada,estudei no industrial,eu sou do tempo do prof. Laércio,sair de lá no ano de 1982,hoje eu vivo em São Paulo,aqui eu trabalho,estudo tambem,estudo na universidade nove de julho.UNINOVE...Pra mim está sendo uma luta,más,com fé em deus eu vou vencer,não vou desistir,hoje está dificil,depois melhora tudo,as matérias são pesadas,mesmo assim,estou indo,nunca faltei,se eu não vencer,não foi por falta da minha presença,do meu esforço...Um beijão para vc...

    ResponderExcluir
  9. Antônia Lurdenilda M. de Sousa3 de maio de 2011 às 05:49

    Encontrando novos irmãos...

    Maria Helena, que bom, que temos histórias de vida em comum! Você é muito simpática e expontânea! Com certeza, com toda essa capacidade de comunicar-se; vai vencer todas as lutas! Nós, quando deixamos a nossa terra, e as pessoas a quem amamos, para tentarmos conquistar os nossos sonhos, em outros lugares; não perdemos tempo, não é? procuramos ir para batalha, com toda as nossas forças. E o Mestre de todos os Mestres - JESUS - tem nos ajudado! Desejo, imensamente, que você conquiste todos os seus sonhos! Que continue firme, cursando a sua Faculdade, ela lhe será muito útil. Enfim, que continue sendo esta pessoa, como lhe vejo agora: humana, alegre, despachada (rsrsrs) e FELIZ! Um forte abraço, querida irmã!

    Profa. Antônia Lurdenilda M. de Sousa.
    Docente da Universidade Federal do Amazonas, PARFOR ( Professora Pesquisadora do CNPQ).
    Aluna Especial do Curso de Doutorado em Sociedade e Cultura no Amazonas/UFAM.
    Manaus/ Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Antônia lurdenilda M. de Sousa3 de maio de 2011 às 06:57

    Chamando a atenção da Secretaria de Educação de Triunfo, para os Desafios da Educação municipal!

    É de obrigação das Secretarias de Educação, nos âmbitos municipais e estaduais; proporcionarem condições favoráveis, para que todo professor, possar estar devidamente habilitado na sala de aula. Logicamente, isto inclui atitudes de apoio ao docente para que o mesmo não fique preso na burocracia, passando longo período, resolvendo sua licença de afastamento das atividades de sala de aula, para cursar a graduação. O direito do educador, a Formação Acadêmica Especícica, está respaldado na Lei Federal 9394/96. O município, que hoje, não cumpre com esta determinação legal, poderá ser penalizado. Os Cursos de Pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), embora não sejam, hoje, de obrigação dos Estados e Municípios, também, poderão ser oferecidos por estes. Isto, depende muito do compromisso do prefeito e do governador, com uma política, séria, de valorizacão do magistério público. Porque de quase nada, adianta outras medidas paliativas, para melhorar a qualidade de vida da população, sem que se passe pela valorização do professor. Além do que, não se pode pensar mais, em município próspero e turístico, como Triunfo, sem que se cuide bem da educação. Haja vista, que o turista não mais procura só o lazer, mas observa também os aspectos sociais dos lugares que visitam!

    Profa. Msc. Antonia Lurdenilda M. de Sousa.
    Docente da Universidade Federal do Amazonas, PARFOR ( Professora Pesquisadora do CNPQ).
    Aluna Especial do Curso de Doutorado em Sociedade e Cultura no Amazonas/UFAM
    Manaus/Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Aproveito a oprtunidade de felicitar a/o colega( que postou o comentário no dia 02/05/2011,às 11:53h/ ESCOLA VIVA e dizer que a AREA DA EDUCAÇÂO no nosso país precisa de cabeças pensantes, de inteligência solidária, de objetividade , poder de sintese, acima de tudo sensibilidade que você demonstrou na sua colocação. Gostaria de convidá-la a participar de uma discussão por video conferencia e conhecer sua prática na experiencia das Escolas Técnicas da Rede /SUS. Como contatá-la(o)?
    Angela Maria Ramalho
    Professora-Doutora em Sociologia -Universidade de Campina Grande-Pb

    ResponderExcluir
  12. A Profa. Antonia Lurdenilda,aproveito para agradecer a sua atenção quanto as minhas colocações, inclusive os parabéns, ressaltando que não foi uma crítica velada a você como profissional da educação, refiro-me ao contexto de forma geral e ao ambiente academico pelo distanciamento da prática e da lógica.Minha formação de base é na saúde pública e migrei para docência há poucos anos,depois de conhecer muito bem os serviços de saúde coletiva influenciada pelo grande mestre.Como seguidora do modelo matricial do Paulo Freire e sem querer invocar seu nome em vão,apenas lembro seu conceito e concepção de ESCOLA que você deve com certeza conhecer:

    A ESCOLA - PAULO FREIRE
    "Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros,programas, horários, conceitos...Escola é, sobretudo, gente,gente que trabalha, que estuda,que se alegra, se conhece, se estima...
    é também criar laços de amizade,é criar ambiente de camaradagem,é conviver, é se ‘amarrar nela’!Ora , é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer,fazer amigos, educar-se,ser feliz.
    É a mais pura verdade, que bom será quando podermos por em prática seus pensamentos de amor a arte de educar.
    Trabalhadora da Saúde(SUS) e
    Ms em Educação para Saúde-

    ResponderExcluir
  13. A educação aqui faliu faz tempo..

    ResponderExcluir
  14. OS EDUCADORES SÃO TODOS PELEGOS DE LUCIANO. COM MÊDO DE QUE?

    ResponderExcluir
  15. Antônia Lurdenilda M. de Sousa.3 de maio de 2011 às 20:37

    RESPONDENDO A UM GRANDE COMPANHEIRO DE LUTA!

    Querido professor de Triunfo, que bom que você veio para educação. Sentimos pela saúde, que perdeu um batalhador! Precisamos de companheiros como você, que reflete sobre os problemas que nos aflinge e expressa a sua opinião crítica. Neste momento, em que os educadores de Triunfo se encontram tão esquecidos, tão isolados e marginalizados: precisamos nos unir, para juntos irmos a luta em favor da valorização dos nossos serviços, da educação dos nossos filhos! Um grande e afetuoso abraço.

    Profa. Msc. Antônia Lurdenilda M. de Sousa.
    Aluna Especial do Curso de Doutorado em Sociedade e Cultura no Amazonas/UFAM.
    Manaus/Brasil.

    ResponderExcluir
  16. Nossos professores estão todos com o maravilhoso dr Luciano Bonfim e não abrem, ele é que ganha, não adianta reclamar; o resto é resto.

    ResponderExcluir
  17. PROF. EST. AKY ET 1= 0 ESQUERDA, PROF. MUN. ET 2= 00 DIREITA

    ResponderExcluir
  18. Professores bons tem em Serra Talhada, estive conversando com um agora e os pensamentos são outros.Vejam a Profa. Lurdenilda da Univ. do Amazonas-AM. Outra cabeça!

    ResponderExcluir
  19. Antonia Lurdenilda M. de Sousa4 de maio de 2011 às 16:20

    A POLÍTICA DO JECA TATU?

    JECA SE PÕE A EMBALAR-SE, DEITADO NUMA REDE, NA PEQUENA VARANDA DA CASINHA!
    - JECA, OCÊ NUM VAI CARPINAR ESSE MATO, HOMI? QUIM JÁ TÁ ENTRANDO EM CASA?
    JECA OLHA PARA A MULHER, COM AQUELE AR DE PREGUISSA, E RESPONDE:
    - NUM VOU NÃO, MUIÉ! POIS AGENTE CARPINA HOJE, AMANHÃ ELE CRESCE. NUM ADIANTA NÃO!

    Nós, Nordestinos,às vezes fazemos a política do jeca. Cruzamos os braços e deixamos o mato crescer: É... não adianta fazer nada! Não vai mudar! Está decidido! Vai ser sempre assim!Caros amigos, a priore, a realidade não é um destino dado! Nós podemos, sim, intervir nela. Os versos do poeta diz o seguinte: Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!!!
    Abraços fraternos.

    Profa. Msc. Antônia Lurdenilda M. de Sousa.
    Aluna do Curso de Doutorado em Sociedade e Cultura/UFAM.
    Manaus/Brasil.

    ResponderExcluir
  20. Aprovo essa professora do Amazonas.É qualidade em pessoa...

    ResponderExcluir
  21. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,dr. Luciano vai ganhar de quem? Essa foi boa,quem vai votar nele? vc? kkkkkkkkkkkk,ninguem vai mais votar nesse pústula srsrsrrs,ele está perdido,ele nunca mais ganha eleição aqui em Triunfo.. Dessa vez ele se fudeu...Meu voto ele nunca vai vê,nen meu voto,nen da minha familia,nen de meus amigos,nen dos meus conhecidos,nen de meus inimigos........

    ResponderExcluir
  22. EDUCAÇÃO MOOOOOOOOOOREU...

    ResponderExcluir
  23. Como pode haver habitante esclarecido com um professorado desse?

    ResponderExcluir
  24. EDUCAÇAO E SAUDE em TRIUNFO faz q o povão não sabe o q e isso não e LUCIANO BONFIM ????????????????

    ResponderExcluir
  25. Quem pensa que todos os professores de TRIUNFO-PE estão na marcha dos coronéis ou dos José vai com os outros, está descrente de muitos profissionais que sem eles,determinadas escolas já estariam pior que a má administração do sr.LULU.Sim, o descaso é total.O piso salarial não dar nem para pagar um metro de pedras daquelas que ele colocou na murada da casa dele.Mas,um dia o poder se acaba...
    Vamos valorizar os educadores municipais de Triunfo que ainda caminham nesse fogo cruzado,sem bajulações e sem dar crenças ás políticas dos que fazem meia sola.

    ResponderExcluir
  26. Só faltava essa...O nosso prefeitinho, juntamente com o puxa-saco João mensalão,querem vasculhar o PLANO DE CARGOS E CARREIRAS PARA RETIRAREM O QUE AINDA NÃO SOBROU PRA O COFRE DELES.ENQUANTO ISSO, O PISO SALARIAL DOS PROFESSORES DE TRIUNFO É DE FAZER VERGONHA.É AINDA POSSÍVEL QUE TENHAM PROFESSORES DA CARA LAMBIDA QUE LHES CONFIA O SEU VOTO...

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!