quarta-feira, 4 de maio de 2011

ONZE MESES DEPOIS, PERNAMBUCO E ALAGOAS REVIVEM ENCHENTES


Onze meses após a maior enchente da história de Alagoas e Pernambuco, cidades dos dois Estados voltaram a viver, nesta terça-feira (3), o drama das cheias. Ao todo 40 cidades foram afetadas e mais de 18 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Diversas cidades estão sem energia elétrica e fornecimento de água. Desde a última sexta-feira, três pessoas já morreram: uma em Alagoas e duas em Pernambuco.
Entre as cidades atingidas esta semana, seis delas haviam decretado calamidade pública em junho de 2010 pelo mesmo motivo: Jacuípe (AL), Barreiros, Catende, Maraial, Palmares e Primavera (todas em PE). Além delas, outras nove cidades (sete em Pernambuco e duas em Alagoas) que decretaram emergência em 2010 estão na lista das atingidas agora.
Além das cidades alagadas, a principal rodovia que liga os dois Estados, a BR-101, está interditada desde o início da manhã por conta das enchentes. Para piorar, a Polícia Rodoviária Federal informou nesta tarde que a cabeceira de uma ponte cedeu em Xexéu e o tráfego no local está suspenso por tempo indeterminado. O acesso entre os dois Estados está sendo desviado pela AL-101 e BR-104.
Pernambuco registra o maior número de cidades afetadas: 30. Segundo boletim da Defesa Civil, emitido no início da noite desta terça-feira, 943 famílias estão desabrigadas e 2.559, desalojadas –o que significa cerca de 14 mil pessoas fora de suas casas. Segundo o órgão, até o momento, nenhuma cidade decretou oficialmente emergência ou calamidade pública, embora prefeituras como a de Água Preta, Catende, Limoeiro e Barreiros tenham anunciado decretos –ainda não reconhecidos pelo órgão estadual.
O município mais atingido é Barreiros, onde 920 famílias foram tiradas de casa por conta da cheia do rio Una. A Defesa Civil municipal retirou centenas de famílias durante todo dia, e as levou para locais seguros.A cidade está sem energia, assim como Catende, Palmares, Ribeirão e Rio Formoso.
Segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), o fornecimento foi cortado por conta do risco de descargas elétricas. Técnicos e engenheiros percorrem as áreas atingidas para tentar restabelecer o fornecimento de energia. A companhia orientou que os imóveis que foram invadidos pelas águas devem passar por uma avaliação antes de os moradores religarem qualquer aparelho na rede elétrica.
O rio Una subiu cerca de seis metros no município de Palmares. A Defesa Civil Municipal registrou 13 deslizamentos de barreira. O comércio fechou as portas e várias lojas transferiram seus estoques para locais distantes do rio. O alagamento tomou conta também das ruas próximas à 26ª Vara da Justiça Federal, que suspendeu o atendimento.
Já em Água Preta, a prefeitura informou que mais de 9.000 pessoas foram atingidas e dez ficaram feridas. Oito bairros, entre eles o centro, estão alagados. Vários assentamentos da zona rural foram atingidos, e os acessos à zona urbana estão interditados.
No município de Catende, o nível de água rios aumentou mais de cinco metros e inundou dezenas de ruas. A ponte que liga o centro ao bairro do Matadouro desabou. Os bairros de Caixa e Canaã são os mais atingidos.

9 comentários:

  1. ESSE ESPAÇO VIRTUAL SEMPRE PRESENTE QUANDO NECESSÁRIO SE FAZ, APESAR DA PRIORIDADE A ASSUNTOS RELACIONADOS A TRIUNFO COM IMPARCIALIDADE, MAIS IMPORTANTE DIANTE DAS QUESTÕES MERECEDORAS DE AVALIAÇÃO RIGOROSA, SEM FICAREM SUBORDINADOS OMITINDO IRREGULARIDADES.ANA LÚCIA COSTA - RECIFE-PE.

    ResponderExcluir
  2. Nada foi feito pelos governos, só falação e promessas.

    ResponderExcluir
  3. Cadê o galeguim dos oi azul neto do vei Arraes?

    ResponderExcluir
  4. DUDUZIM TEM MUITO È H.

    ResponderExcluir
  5. Fala muito, faz pouco duduzim

    ResponderExcluir
  6. Queria uma dessas em Triunfo prá nos livrar dos corruptos

    ResponderExcluir
  7. CHOVE CHUVA, CHOVE SEM PARAR...

    ResponderExcluir
  8. Tudo de novo.O que fez Dr. Dudu Campos?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia
    gostaria de saber sobre uma enchente que aconteceu nos anos 80 vocês tem?
    Que afetou a região Sítio Brocotó.
    Obrigado

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!