sexta-feira, 22 de abril de 2011

AVALIAÇÃO DO ESPAÇO CENTRAL


01- A prefeitura, precisa investir forte na execução de projeto estruturado que requalifique o Centro de Triunfo. A cidade poderia ganhar melhor aspecto urbano ficando mais humanizado e com isso valorizar o espaço para pedestre que merece transitar tranquilo sem o estresse das grandes e tumultuadas metrópoles responsável pelo intenso nervosismo, grande engarrafamento e condenada poluição. Nada dessa Estância Climática perder o seu charme e a entusiasta citação de: Triunfo, a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima de Pernambuco.

02-. Em algumas ruas os espaços viraram estacionamento. De acordo com moradores da Avenida Getúlio Vargas, Rua Manoel Pereira Lima e Rua Olímpio Wanderley, sair de casa naquelas artérias urbanas significa ter que enfrentar um verdadeiro rali. São obrigados a descer calçadas, subir calçadas e em vários lugares, elas nem existem mais com livre acesso, estão destruídas ou ocupadas por variados objetos.

03- A primeira etapa do Pátio de Eventos - iniciada no princípio de 2010, somente em fevereiro foi concluída - não sabemos ainda quando começarão as obras da parte posterior, que se constitui na ampliação até o terreno onde funcionava a agência do Banco do Brasil vinculado ao prédio da Primeira Igreja Batista (PIB) que se apresenta como um imóvel estranho e inconveniente no ambiente. Quanto ao também demorado trabalho de revitalização da Praça Carolino Campos, pouco ou quase nada modificou a aparência, trocou-se um piso por outro quase idêntico que se encontra aparentando defeito.

04- Nota-se que um dos problemas no Centro é a quantidade de mercadorias, cavaletes e caixas, expostas nas calçadas ou meio-fios durante o dia e as mesas de botecos durante a noite, inclusive nas praças e calçadas tombadas, na maior tranquilidade, sem qualquer receio ou menor respeito aos pedestres. Os visitantes têm reclamado bastante da dificuldade de acesso, principalmente os mais idosos. Cadê a fiscalização?

POESIA DE HOMENAGEM

Partida da Caravana


Caravana da Saudade
Tua presença renova
Nos anima, traz a prosa
Verdadeira animação


É o passado, presente
Vem junta recordação
Meus triunfenses ausentes
Este aqui é o seu chão.


Relembre seu tempo colegial
E do banho no açude
Nos dias de carnaval


Da retreta na pracinha
E de baile de outrora
Vais partir? Triunfo chora!


Mesmo assim recebe alento
Por saber que mais um tempo
Retornarás ao seu chão.


Autor: Francisco Vasconcelos
Triunfo_PE

SAUDADES DAS TAPIOCAS


Tanta criatividade garantiu as barracas de tapioca, o status de parada obrigatória - nas praças 15 de Novembro e Carolino Campos - para quem visitava a cidade no passado. Hoje, a guloseima é rara na apresentação da cultura gastronômica local, apenas se encontra nas hospedarias mais requintadas em refeições.
De fato, a tapioca faz parte das raízes da identidade histórica e cultural do povo sertanejo e triunfense, devido ao farto cultivo da mandioca ou macaxeira (matéria prima da mandioca) e as muitas casas de farinha existentes em todo município.
Mas independente da importância histórica e cultural, é o sabor, ou melhor, são os sabores que atraem consumidores cada vez mais criativos. Alguns visitantes da tradicional e animada Caravana da Saudade, já a incluem no roteiro do passeio para deguste, com era o caso das saudosas senhoras Zélia Maia, Eliete Bruno, Silvia Sá, etc. Outros participantes diziam que não podiam vir a Triunfo sem experimentar a tapioca que vendiam nesse evento Maria dos Anjos Antas. Vamos fazer uma recomendação para que essas vendas voltem.

10 SUGESTÕES PONTUAIS


Entre as propostas para melhorar o desenvolvimento social do município devemos analisar e citar como exemplo esses e outros mais:

01- A a criação de uma casa de passagem para crianças, idosos e mulheres vítimas de violência;

02- O incentivo dos esportes em geral, não ficando restrito ao futebol sem qualidade naquele tenebroso estádio;

03- Alguns cursos profissionais destinados a pessoas de baixa renda, para gerar serviços e salários;

04- Construção de uma estruturada delegacia de polícia, para autuar marginais;

05- Instalação de uma Cadeia Pública evitando despesas de apenados locais e familiares em outros municípios;

06- Valorização da cultura popular;

07- Reabertura das 17 escolas municipais fechadas nas duas administrações;

08- Aquisição de três ônibus para estudantes das faculdades;

09- Construção de conjuntos habitacionais e distribuição criteriosa;

10- Melhoria do atendimento médico do hospital;

DESABAFO EDUCACIONAL


Segundo membros do Sindicato, os professores daqui continuam com o pior piso salarial da Região do Pajeú. O que ouvimos sempre são desabafos que nos causam sofrimento enquanto cidadãos: "Por conta dos baixos-salários hoje somos uma categoria doente, acomodada, inerte, omissa, indiferente, medrosa, envergonhada, inconsciente, alienada. O salário nos humilha. E os governantes nos tratam como inimigos"

TEMA IMPORTANTE NÃO DEBATIDO...

Para melhorar, a segurança na região e no município, representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil (PMT, ACMT, STR, ASMOT, CERTRI, CATRIL, COMTUR, AMAPT, STC, ECC, CVT) deveriam ter proposto ao governador do estado, Eduardo Campos, no encontro Todos Por Pernambuco, acontecido recentemente em Serra Talhada a intensificação da repressão ao tráfico de drogas, ampliação do patrulhamento nas áreas urbanas e rurais e o aumento do efetivo nos municípios. A criação de prédio próprio estruturado para a itinerante Delegacia de Polícia; a construção de uma Cadeia Pública, com espaço feminino, evitando os apenados ficarem na vizinha Calumbi e de um Centro de Atendimento a Usuários de Drogas. Mas infelizmente não fizeram parte da pauta apresentada. Lamentamos!

VARIADOS ACONTECIMENTOS LOCAIS


01- O Centro de Turismo e Lazer do Sesc, principal hotel de Triunfo, continua inovando: entregará em breve um protetor de vidro bem diante aos seus apartamentos frontais que impedirá os hospedes serem molestados nos períodos invernosos com o vento, a chuva e o frio nos momentos de contemplação noturna ou diurna da bela vista panorâmica que apresenta toda a cidade.

02- Finalmente alguns investimentos cobrados pelos moradores dos anexados bairros Rosário (Loteamento Cansanção) e Encruzilhada (Loteamento São Vicente), repassados e sugeridos pelos nossos informativos ao longo dos anos, parece que vão ser atendidos e realizados, como a pracinha que será instalada entre a murada do depreciado Estádio Municipal Centenário e a Rua Cesário Ramos Costa.

03- Com um trabalho eficiente as duas duplas revezantes de motoristas que fazem diariamente o transporte alternativo de Triunfo a Recife e vice-versa: João Paiva de Souza / Carlinho e Carlos Renato Leitão / Netinho, a cada dia conquistam mais espaços como receptivos. Além dos atenciosos tratamentos dispensados aos seus clientes, dispõem de um serviço impecável de bordo durante o percurso, sempre elogiado pelos que deles fazem uso;

04- Despertou muita curiosidade aos frequentadores a vaquejada promovida pelo rubro negro Antonio Orlando Braz de Souza, ano passado no Parque de Vaquejada Boinho, situada na Avenida Marçal Maia, Bairro da Liberdade, tanto pela qualidade do gado exposto por pecuaristas locais e de municípios vizinhos, como organização e animação musical. Precisamos repetir o evento para movimentar a Estação Climática na temporada apropriada.

CAMINHONETA SEM SORTE


A caminhoneta S-10 branca veículo oficial enviada ok pelo Governo Federal para atuar na Vigilância Sanitária na gestão passada, pode ter servido a tudo: passeios; constantes encontros políticos e amorosos; grandes farras; transporte de amigos, parentes e correligionários: dormitórios: concursos de miss; levar recados; menos para a função originalmente destinada. A fiscalização da VS continua esquecida com dificuldade de locomoção. Não se podendo exigir mais ação!
A citada unidade móvel pública sem sorte, sofreu um grande acidente e terminou ficando na Oficina de Valter cerca de três anos completamente destroçada, no estaleiro para ser recuperada, saindo recentemente meio desengonçada e repassando a impressão inapta para viagens longas. Na atual administração, devido todas as ambulâncias estarem sucateadas, sem confiança para nada, a citada viatura se encontra à disposição da Unidade Mista de Saúde Felinto Wanderley, para transportar três vezes por semana o pessoal em tratamento de hemodiálise em outros municípios. A sofrida S-10 quinta-feira enviada para levar pacientes não suportou o continuado trajeto e quebrou nas proximidades do periférico Sítio São Crispim. Ainda bem que não aconteceu coisa pior...

ASSISTÊNCIA SOCIAL EM AÇÃO: BALCÃO DE DIREITOS INTINERANTE


A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, SECRETARIA EXECUTIVA DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS, GERÊNCIA DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS EM PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRIUNFO, REALIZOU NA QUINTA FEIRA, 23/03, DAS 08:00 ÀS 14:00 HORAS, NO CENTRO SOCIAL PADRE IBIAPINA, O BALCÃO DE DIREITOS ITINERANTE QUE TEVE COMO OBJETIVO A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO. OFERECENDO A TODA POPULAÇÃO A EMISSÃO GRATUITA DA CARTEIRA DE TRABALHO, 1ª E 2ª VIA DE REGISTRO DE NASCIMENTO, ALÉM DE FOTOS 3x4. A POPULAÇÃO PARTICIPOU ATIVAMENTE DESTE ATO DE CIDADANIA.

ORIGEM DA SEMANA SANTA


A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.
Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.
Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo.
Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas.
Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram.
Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte.
Em 325 d.C, o Concílio de Niceia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, fabricou e consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de sua morte. Porém comemoravam dois dias apenas (sábado de aleluia e domingo da ressureição). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano.
Cada dia da comemoração faz referência a um aontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

sábado, 16 de abril de 2011

A SEMANA EM FOCO


01- As duas maravilhosas apresentações da Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque, realizadas nesse 15.04 aqui em Triunfo, se deram na parte da tarde, no salão nobre do Colégio Stella Maris para estudantes das escolas públicas e particulares (16 h) e à noite no interior da Igreja Matriz (19 h), prestigiada por significativo número de triunfenses que aplaudiram de pé o maravilhoso show harmônico que precisa vez por outro ser repetido, inclusive nas celebrações dominicais das igrejas;

02- Varando madrugada na frequentada Cachaçaria Fogão de Lenha, Rua Padre Ibiapina, Centro a animada comemoração festiva de aniversário da ex- secretaria municipal de turismo da gestão passada triunfense, Andrea Pádua. Presenças marcantes do irmão jornalista da TV Jornal Adriano Pádua, do seu ex- diretor de turismo Denis Gomes e mais amigos que vieram celebrar o prestigiado evento. Felicidades!



03- Faleceu e sepultou-se em Roraima- RO, a professora aposentada da Escola Alfredo de Carvalho, Natércia Paiva (Nazinha) aos 86 anos, onde se encontrava passando uma temporada na residência de familiares. A exemplar mestra triunfense, viúva do senhor Isaias Paiva, falecido nos anos 60 deixou os filhos: César, Naísa, Isana, Marcos, Maisa, Cássio e vários netos. Nossas Condolências!

04- Encontra-se muito bem em Recife, recuperando-se de cirurgia coronária acompanhada pelo jovem médico José Veríssimo Neto (Veríssimo) no Procape, para colocar "marca-passo", o ex- comerciante triunfense Jânio Brahms Antas Veríssimo, residente no município de Luiz Eduardo, Estado da Bahia. Devendo retornar à sua residência baiana até o final de abril.

05- Em Triunfo, a numerosa e vibrante torcida rubro negra do Sport Club do Recife, após fracos resultados esteve descrente de conquistar o Campeonato Pernambucano de Futebol 2011, sagrando-se Hexa-Campeão (desbancando o Clube Náutico Capibaribe, único possuidor desse título). Mas, agora que o time do Leão chegou às semifinais, a conversa e o ânimo são diferentes, só se ouve na cidade o: cazá, cazá, cazá... e muita gente querendo apostar. Essa turma!!!

FIQUE BEM INFORMADO...



01- Por solicitação no princípio de 2009 nosso o repórter "free-lance", Roberto Siqueira Nunes (Seta), desceu com uma máquina e constatou a perigosa situação em que se encontrava a Ponte Manoel Gastão, que fica na Avenida Laurindo Diniz sobre o Lago João Barbosa, alertamos neste informativo sobre a necessidade urgente de recuperação daquela que tem quase 60 anos, não foi programada para suportar veículos pesados como ônibus, carretas, caminhões, tribus, bi-trens e nunca passou por conservação. Nenhuma sinalização obtivemos. Agora a ponte ameaça ruir...

02- Voltando de um merecido e providencial descanso programado na cidade baiana de Paulo Afonso, depois de muito trabalharem no Carnaval dos Caretas 2011 e faturarem bastante, o casal Nivaldo Quinto e Dora Moura, comerciantes locais da Lanchonete Guanabara e Espaço Net. Encontraram os receptivos Iêdo Ferraz e Paulo Nogueira. Uma noite em Bagdá...

03- Amigos e parentes do folclórico José Apolônio, o eterno boêmio "Zé Gatim", residente no Sítio Canabrava, defendem novamente a sua candidatura a vereador nas próximas eleições (da vez anterior a mesma foi impugnada por ter dupla filiação e insistir o registro assim: "Zé Gatim - Vereador 51. Uma Boa Idéia!". O que terminou sendo péssima. Cada uma!

04- Retificando a matéria que saiu no blog passado, o padre Edilberto Aparecido Brasil de Sá, pároco local, informa ser o novo altar de madeira da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores - concluído na cidade de Caruaru-PE por artesãos especializados - não idêntico ao anterior destruído em incêndio nos anos 50, mas um modelo combinatório com a arquitetura romana daquele templo religioso.

05- Soubemos ter sido o colega blogueiro triunfense do Boom.Triunfo Boom, ameaçado por elementos anônimos de sova pela internet; esses também por telefone tentaram intimidar o presidente do PCdoB. Quando será a nossa vez? Estamos aguardando, tremendo de medo. É cada uma!;

MAIS NOTÍCIAS

 

01- O bancário triunfense Erivaldo Melo, agência do Banco do Brasil da vizinha Flores, transferido para assumir a gerência no município agrestino de Riacho das Almas, teve a agência invadida na madrugada 14.04, por ladrões explodindo caixas eletrônicos e levando o dinheiro sem deixar feridos. O funcionário do B.B. Renato Santos, fazendo caminho inverso trocou a gerência de Carnaiba por Pedra, volta agora a Flores passando a residir novamente em Triunfo. Desejamos Boa Sorte!

02- Esperamos que este ano a tradicional e bela procissão do "Senhor Morto" que acontece na sexta-feira da Semana Santa não seja mais uma vez prejudicada pela falta de organização da PMT, com os veículos ficando estacionados em toda extensão do seu trajeto. Basta!

03- A resposta remetida pelo empresário e presidente do Diretório Municipal do PCdo B, Paulo Ítalo Pereira Araújo, ao prefeito Luciano Fernando de Souza, através dos mais diversos blogs da região onde havia feito criticas à administração do mesmo - recebendo depois contundente resposta - na opinião de todos que tiveram oportunidade de ler, foi simples, equilibrada e objetiva...

04- Depois de vários anos na cidade paraibana de João Pessoa, o casal triunfense Geraldo Diniz e Gerusa Morais, retornam a residir na mesma casa de onde saiu na Praça 15 de Novembro com Rua Padre Ibiapina, bastante satisfeito com a tranquilidade da cidade e o convívio saudável dos amigos conterrâneos. Sejam bem vindos!

05- A área urbana da cidade no sentido Flores faz tempo ficou determinada iniciar na Escola Municipal Dr. Cordeiro Lima, na Serrinha (forma estratégica de reduzir a distância Recife - Triunfo e vice-versa, para 398 Km), acontece que toda essa extensão continua no completo escuro sem a prefeitura providenciar instalação de postes e luminárias necessárias - promessa dos politiqueiros nos períodos eleitorais - o primeiro poste com luminária do trecho vem a ser frente ao Posto Santa Luzia II.

INFORMES POPULARES...



01- A aguardada seqüência musical de retretas programadas para acontecer na quinta, sexta-feira e sábado, da Semana Santa, no coreto da Praça Carolino Campos, visando movimentar a cidade e com isso agradar o grande número de moradores, visitantes e turistas que sempre estão presentes, parece não acontecerão mais. Pelo menos na programação oficial não consta. Pena!

02- O posto de gasolina São José, representante da distribuidora Dislub, situado na Avenida Getúlio Vargas, Centro, por trás da agência dos Correios e Telégrafos, ao contrário do que se imaginava está funcionando com satisfatório movimento, aumentando a cada dia a freguesia com promoções variadas, uma sugestão do competente vendedor da Wurth que está dando certo. Parabéns!

03- A falta de sintonia entre o prefeito, seu vice, ex-vice e ex-líder, está ficando cada vez mais clara segundo analistas da política local, com cada um às escondidas, camuflados e por debaixo dos panos, baixando ripa, pau e sarrafo no outro. Que nunca se gostaram todos sabem, apenas se aturaram esse tempo todo pela comodidade do poder. Mas, agora parece que o relacionamento está azedando cada vez mais, principalmente com o veneno trazido pelo vereador novamente se incorporado ao PTN, para poder sobreviver politicamente, mesmo tendo levado três rasteiras certeiras na pretensão de presidir a câmara. Eles se entendem!

04- O Cristo Redentor, localizado na Avenida Antonio Henrique da Silva, Alto Boa Esperança (próximo ao tradicional Cruzeiro da Cidade), construído com recursos próprios pelo apaixonado conterrâneo Benedito Lobo Siqueira, o popular "Lobinho", e repassado na gestão do prefeito Luciano Bonfim, ao município; continua abandonado da mesma forma - apesar das nossas constantes cobranças - escuro, sujo, maltratado, cheio de: mato, garrafas peti, pontas de cigarro, vidro, resto de drogas, lata, carcaças de animais, absorventes, preservativos e fezes, revoltando todos aqueles que lhe visitam. É descaso demais!

05- A pesquisadora Diana Rodrigues Lopes se empenhando ao máximo através da chefia que ocupa no cerimonial da prefeitura, visando divulgar o Hino de Triunfo. Recomendamos estender essa importante atitude aos demais símbolos municipais triunfenses, como: histórico, bandeira, brasão, fotos antigas e recentes. Ótima idéia!

GIRO DA SEMANA


01- A tradicional Caravana da Saudade está se organizando para a sua décima quinta edição entre 26 a 29.05. Entre as novidades da sempre convidativa temporada, realizará na Sociedade Triunfense de Cultura - STC, baile de encerramento animado pela Orquestra Super Ohara, com desfile das senhoras e senhoritas destacadas nesses anos de incontestável sucesso. Agora, dia 16 próximo, reúne no Circulo Militar, Av. Agamenon Magalhães, Recife, para confirmação e pagamento de 170,00 pela passagem, camisa e mesa do clube. Quatro ônibus estão completamente lotados e outros serão providenciados, podendo chegar ao número de dez, como na maioria das viagens programadas. Maravilha!

02- Segundo o gerente Paulo Diniz, o Águas Park voltou a fazer sucesso e atrair frequentadores das regiões Pajeú, Moxotó, São Francisco e de estados vizinhos como Paraíba, Ceará e Bahia nos finais de semana. De dezembro até o presente cerca de 15 mil pessoas passaram na catraca e curtiram a comodidade e beleza do local. Aplausos!

03- Terminou promovendo grande polêmica na cidade a denúncia feita pelo blogueiro Lucivaldo no seu BOOM, depois reproduzida por outros blogs da região e rádios do interior e capital, sobre a inaceitável utilização de um veículo (Fiat Uno kJY 4476, Triunfo-PE) locado pela prefeitura e disponibilizado para serviço da Secretaria Municipal de Turismo, flagrado na cidade de Serra Talhada em atividades particulares, conforme fotos apresentadas. Mais um...

04- Faleceu aos 53 anos, no último dia 09.04, em sua residência, à Rua Manoel Pereira Lima, Centro, a funcionária pública, Anamary Gusmão de Oliveira - "Maninha" (filha do casal falecido Olavo Oliveira e Espedita Gusmão), que há muito se encontrava afastada do trabalho na Secretaria Municipal de Educação e da vida social, em tratamento no Recife. Nossos sinceros Sentimentos!

05- O serviço de informação da prefeitura (SIM) terminou descobrindo os vândalos responsáveis pela atrevida empreitada de afundar na madrugada do sábado passado a fonte luminosa instalada no centro do Lago João Barbosa, simbolizando a figura do careta; os mesmo foram intimados pela D.P. Enquanto soldados do Corpo de Bombeiros depois de muito mergulharem terminaram por encontrar o depreciado monumento. Quem vai pagar a conta?

HORA DE AGRADECER


Desde o início - com os jornais A VERDADE ESCRITA e OPINIÃO e depois blog OPINIÃO DIGITAL - nosso objetivo preferido sempre foi tratar assuntos pertinentes a Triunfo, como uma maneira que interessasse tanto aos eventuais administradores públicos ou privados, sempre municiados por sugestões idealistas palpáveis, como aos temerosos contribuintes ávidos de melhorias, por falta das opções de defesa.
Diante os ângulos colhidos e abordados entre a população urbana e rural, por exemplo: procuramos definir o que poderia ser mais importante, analisando problemas, apontando deficiências e torcendo por realizações abrangentes. E assim estamos seguindo o nosso caminho independente com significativas conquistas ao longo dos anos em favor da localidade e seus habitantes. Foi surpreendente a manifestada aceitação pelos milhares de leitores no Município, no Estado, no País e até no Exterior, inclusive na passagem recente do nosso aniversário. Agradecemos sensibilizados pelo carinhoso gesto.
A todos, o nosso: Muito obrigado!!!

Carlos Ferraz - Editor

MEIA DÚZIA DE FARPAS DEMOCRÁTICAS...


01- Em Triunfo existe um misto de desmandos, parcerias escusas, desprezo e desrespeito às instituições fiscalizadoras, em manobra para auto favorecimento. Assim é o jeito de administrar o município desde anos passados. Estão todos acostumados...

02- Armações de dossiês fajutos e agressivos verbais são dois dos muitos meios sujos, ilícitos e violentos que utilizam para tentar perpetuar-se no poder. A democracia pede espaço a cada vez que um esquema é denunciado;

03- O prefeito parece ter esquecido que foi eleito prefeito de todos os triunfenses e se tornou um mero cabo eleitoral do seu contraditório grupo assistencialista, paternalista e nepotista. Mostrou estar muito longe do que um dia acreditamos que ele seria;

04- Outro fator que ainda impede a população dos nossos esportes é a falta de um Estado Municipal de vergonha, assim como: Betânia, Carnaíba, Iguaraci, Afogados da Ingazeria, Serra Talhada, Tabira e Princesa Isabel;

05- Prestar um belo serviço ao cidadão é comparar as promessas dos candidatos a prefeito nas eleições 2000, 2004, 2008 com a realidade. Promessas são promessas, palavras, discursos e ilusões que se dissipam facilmente com o tempo. A realidade no entanto, é mais dura;

06- Os governantes triunfenses a exemplo dos anteriores e do atual sempre elogiam a qualidade da saúde na rede pública do município. Gostaria de saber por que, quando seus familiares precisam de atendimento médico, em vez de procurar o hospital local, procuram um particular. Oxente! O que é ruim para eles é bom prá nós?

COMERCIANTE PAULO ÍTALO RESPONDE AO PREFEITO LUCIANO BONFIM

Recebido Por E-mail

Não sou MELHOR porque me ELOGIAM...
E nem PIOR porque me CRITICAM...
Sou na verdade, aquilo que SOU...
Aos olhos de DEUS e a luz de minha consciência.

BUDA ensina-nos que, respondendo ao ódio com ódio...o ódio nunca terminará.

Porém duas coisas indicam FRAQUEZA:
- Calar-se quando é preciso falar...
- E falar quando é preciso calar-se.

Quero aqui deixar bem claro, algumas posições citadas pelo prefeito de Triunfo com relação a minha pessoa:

1) AO DIZER QUE NÃO SOU TRIUNFENSE;
- Sou cidadão brasileiro, livre e de bons costumes e tenho direito de disputar uma eleição em qualquer lugar desse país, desde que tenha residência e seja aceito pelos companheiros de partido.


2) QUANDO DIZ QUE SOU DESEJOSO DE SER PREFEITO DE TRIUNFO A TODO CUSTO;
- Tive a oportunidade de disputar uma eleição em Triunfo em 2008, de forma limpa e transparente, onde não comprei nem barganhei um único voto. Se um dia o poder tiver que ficar em nossas mãos será de forma natural e honesta. Nunca gostei de ser amigo do poder, prefiro mesmo ser um cidadão livre e independente.


3) AO DIZER QUE SOU REVOLTADO POR CONTA DE POUQUISSIMOS VOTOS OBTIDOS NA ELEIÇÃO PASSADA;
- Muito pelo contrário, fiquei satisfeito por aqueles que acreditaram em NOSSA proposta, os 733 votos que nos foram confiados representam a SEMENTE DA MUDANÇA que um dia GERMINARÁ (mesmo que seja com uma nova geração de triunfenses), pois somos fiéis a nossa causa. FORTE foi o IMPÉRIO ROMANO, que dominou o mundo por quase 600 ANOS, mas um dia CAIU.

4) COM RELAÇÃO AO ENCONTRO COM O GOVERNADOR;
- O meu compromisso (no momento) é cuidar de minha empresa, pois é dela que sobrevivo. Já o compromisso do PREFEITO é de correr atrás do GOVERNADOR e de projetos para Triunfo, pois estar sendo PAGO para isso (por sinal, muito bem pago). Não pode esperar que grupo de oposição venha fazer o seu papel.

BASTA UM HOMEM LIVRE ENTRE MIL ESCRAVOS E TODOS SE LIBERTARÃO!

PAULO ÍTALO PEREIRA ARAÚJO ( PC do B-TRIUNFO-PE)

DE TUDO UM POUCO NO VERDADEIRO PINGA-FOGO


01- O turismo é considerado a "indústria sem chaminé". Triunfo como todo o Nordeste tem no turismo sua vocação principal. Possui história, monumentos, uma considerável rede hoteleira, lindas paisagens o ano todo. Defendemos no entanto a aplicação de mais investimentos nesse setor aqui na cidade como forma de atrair maior demanda. Uma das sugestões seria instalação sobre as partes laterais (guarda-corpo) da Ponte Manoel Gastão, de uma estrutura metálica de 5 metros de altura, capaz de destacar o espaço igual à Ponte da Boa Vista, em Recife;

02- Precisamos colocar no comando da administração pública local, pessoas competentes, honestas, positivas, com argumentos concretos para Triunfo se tornar um município progressista e de fato respeitado em toda a Região do Pajeu, e restante do Estado, igual se destacam atualmente as circunvizinhas cidades de Carnaiba e Santa Cruz da Baixa Verde, por desenvolverem gestões modernas. Chega de ultrapassadas práticas ideológicas que adotam assistencialismo, nepotismo e paternalismo;

03 - Recebemos relatório apontando que muita gente em nossa prefeitura nunca fez concurso, mas terminou se tornando servidor público com direito aos maiores salários e aposentadorias satisfatórias, sem precisar cumprir expediente ou executar qualquer função favorável aos contribuintes, ao contrário de outros abnegados funcionários. Todas essas benesses que terminaram por desestimular o quadro funcional, aconteceram de 1983 a 2011;

04 - Segundo ensinamentos obtidos no sofrível Curso de Direito, na disciplina Direito Romano, aprendemos que nos tempos do Império, um gladiador podia a pedido do público reunido ao redor da arena, receber a piedade de César e ser poupado da morte. O imperador usava essa benevolência inclusive nos campos de batalha, a fim de atrair inimigos para o seu lado. Havia portanto, um cálculo político por trás da absolvição. A estranha complacência adotada pelo prefeito local diante dos ferrenhos adversários que denegriram a sua imagem pessoal, profissional e política, repassa a impressão de viver aqueles tempos. Constatar o retorno contraditório dos ex- amigos, antigos-informantes e novos aliados, dispensa comentários. Voltar o "Homem Bomba" a seu ninho, não causará mais espanto;

05 - Há muito que cobramos maior atenção para o urbanismo de todo o município. Mas a prefeitura, alegando falta de recursos prometeu a princípio deixar apenas o Centro de Triunfo de cara nova, sem nada acontecer de realidade até o presente. O espaço determinado ainda não sofreu qualquer intervenção básica que signifique execução de obras. As vias que sugerimos serem abertas para melhorar o fluxo do trânsito, por exemplo: Rua Frei Ângelo, Rua Manoel Paiva, Rua Joaquim Timoteo e Praça da Bandeira (reivindicações antigas de comerciantes, moradores e visitantes) achamos pouco provável sair nesta administração;

06 - A próxima campanha da Frente Popular ou Frente de Oposição de Triunfo (PCdoB, PSB, PT e PMDB) promete ser bastante acirrada, disputada e repleta de denúncias. Evidente que as crescentes votações oposicionistas e o declarado sentimento de mudança, facilitarão uma melhor plataforma de lançamento. Existe uma situação bastante razoável para um time que entrou no jogo em franca desvantagem há pouco tempo e vem conseguindo se sobressair junto ao eleitorado esclarecido da sociedade. Enquanto os seus concorrentes estão maculados por atos condenáveis nas suas administrações, embora ainda recebam significativo apoio de uma parte alienada da população e outra viciada na troca de benefícios;

07- Documentos em poder da Polícia Federal envolvem o governador do Ceará, Cid Gomes, e seu irmão, ex-ministro, ex- candidato a presidente, ex-governador, ex-senador, ex-prefeito, ex-deputado federal, Ciro Gomes em um esquema de corrupção que desviou 300 milhões de reais das prefeituras do estado entre 2003 e o fim de 2009. Porém ele se reelegeu fácil, para mais um mandato. Alguma relação existe por essas bandas do Pajeú ? Que País é esse...

08- Um dos maiores desafios da administração pública local deveria ser concluir o Estádio Municipal Centenário que há 27 anos se encontra abandonado, passando de gestão em gestão, sem qualquer solução providencial para o conserto necessário: gramado, quadra, vestiário, alambrado, pintura, iluminação, limpeza, arquibancada, revestimento, murada, pista de cooper, estacionamento, que costumamos cobrar insistentemente. É muita falta de respeito aos desportistas em geral. Como se pode contemplar a juventude com esportes lhes afastando dos vícios? Bastante diferente de Betânia, Carnaíba, Iguaraci, Pirncesa Isabel cidades da redondeza. Que vergonha!!!

09- Seria um mal bem menor se a atitude complacente do governo municipal, com relação ao desvio de funções absurdas entre os servidores públicos da Prefeitura - para beneficiar familiares, apadrinhados e bajuladores, cometendo dezenas de injustiças - fosse corrigida em favor da ética funcional, da moralidade e da decência. Não é fácil para o funcionalismo em geral ficar observando nomeações espúrias acontecerem abertamente sem nada poder fazer, sem ter a quem recorrer, uma vez que a Câmara de Vereadores, o suposto orgão fiscalizador, não funciona a contento, bandeando-se para o lado contrário;

10- Mais uma vez ressaltamos a insensatez dos frequentadores das festas realizadas no Pátio de Eventos recém-construido, quando demonstram o pouco caso que fazem ao meio-ambiente ao transformarem o tradicional e belo açude público (Lago João Barbosa) em lixeira inexpressiva. Nos dias posteriores são visívéis as ações de vandalismo expostas na água; são garrafas pet, sacos plásticos, litros de vidro, papéis de cigarro, lata de refrigerante, etc... Precisamos de guardas municipais urgentes para atuarem nas praças e outros logradouros.

domingo, 10 de abril de 2011

EXISTEM SOLUÇÕES PALPÁVEIS










Quando o turista chegasse a Triunfo e passasse pelo Centro Histórico da Cidade era para perceber todo o visual urbano arquitetônico conservado, modelo adotado em cidades brasileiras de importância turística comprovada, graças a um desafio parceiro assumido sem distinção pela empresa multinacional AKZONOBEL, detentora da marca Coral que há mais de um ano assume essa responsabilidade e que poderia a administração tentar conseguir igualmente a outras capitais e municípios. Havendo ainda, a opção do programa “Monumenta”, do Ministério da Cultura que vem trabalhando na recuperação de muitos prédios públicos e privados no Brasil inteiro. O projeto da AKZONOBEL reforça esse movimento em benefício da preservação arquitetônica. Essa tem sido a linhagem dos nossos informativos, procurar os defeitos e procurar solucionar, mas infelizmente acham que isso é criticar.

AMPLIAÇÃO DO QUADRO

Acreditamos que os profissionais triunfenses de saúde, tanto com vínculos municipais e estaduais merecem ganhar mais um pouco dentro da realidade de trabalho que desenvolvem em benefício da população, para atender melhor, com maior tranqüilidade e mais eficiência. Mas o reajuste salarial apenas não resolve, a prefeitura tem que urgentemente contratar significativo número de pessoal para atender nos postos e PIS de Triunfo. Essas são considerações colhidas com gente da área disposta a nos oferecer subsídios visando conjuntamente lutar pelos melhoramentos pretendidos. Afinal, somos todos responsáveis. Triunfo é nosso! Os administradores em geral são apenas gerenciadores provisórios escolhidos para nos representar satisfatoriamente. Em troca da ocupação desses cargos públicos visando nos beneficiar, são também remunerados. Mas tem ainda quem esnobe e queira nos impor uma condição de submissão, com direito apenas de “ver, ouvir, calar”... e aplaudir sempre.

TRIUNFO É DEMAIS


Aqui me sinto livre
Aqui sinto a paz
Aqui sinto a vida
Aqui sinto o Triunfo
Todo um município de sensações

DUAS POSTURAS DIFERENTES


01- Enquanto o prefeito atual se preocupa em trocar farpas e insultos com o prefeito passado, via seu ex-secretário municipal da agricultura Gildenilson Magalhães Silva, "Nilson do Sindicato", o popular Homem Bomba, (agora adversário ferrenho, ninguém sabe até quando) - esquecendo de lado outro antigo desafeto, ex assessor do antecessor, que na época também lhe causou bastante constrangimento e deu muita dor de cabeça, repassando detalhados fatos não recomendáveis; ao ponto do chefe-executivo condená-lo abertamente por supostas irregularidades; mas que agora retornou como integrante do serviço de informação municipal, substituindo a dupla de agentes X-9 : S & S - o município assiste uma crescente deteriorização nos diversos setores públicos locais e a falta dos benefícios conquistados por outras localidades, aguardamos sem sucesso as melhorias anunciadas que nunca chegam. Vamos agir...

02- Acreditamos que a nossa querida Triunfo com uma administração empenhada, competente, honesta, sensível, idealista,  pode chegar ao rumo certo igual chegou a circunvizinha Carnaííba - até bem pouco tempo atrasada - hoje conseguindo diversos benefícios com Governo Federal, Governo Estadual e empresas outras convidadas e convencidas a investir naquele município. Não basta ser considerada uma cidade bela símbolo da Região do Pajéu, mas procurar viver um momento de progresso civilizado que possa ser notado, apoiado e até imitado. Faz bem copiar o certo...

VOCÊ SABENDO DE QUASE TUDO...



01 - Nasceu neste 05.04, em Afogados da Ingazeira (falta condições básicas da unidade de saúde local) o filho do casal Jadson Araújo e Ângela Maria, será batizado "Nicólas", pelos padrinhos Cristovão Jackson e Ana Lúcia e suplentes Roberto Siqueira (Seta) e Quesia Viana. Nesse caso ficaram dispensados os primeiros convidados: John Timóteo e Jadna Araújo. Saudações!;


02- Faleceu em 06.04, aos 89 anos, o funcionário público estadual da SEFAZ e ex-vereador triunfense nos anos 60, Elias Lopes da Silva, que estava há meses convalescendo em Hospital do Recife, deixando a viúva Lídia Menezes Lopes, os filhos Assis, Telma, Tanita, Tamar, Aldeci, Tércia, netos e bisnetos. Condolências!

03- As chuvas voltaram a cair com mais frequencia em todo o Município de Triunfo, fenômeno esperado devido ao clima abafado nos últimos dias. O inverno deste ano será antecipado, para animação dos agricultores, isso acarretará maior presença de visitantes e turistas na temporada da Semana Santa. Maravilha!

04- Chegando ao mundo em 07.04, em Serra Talhada (por motivos idênticos; nesses dias ninguém mais é triunfense), a bela menina chamada "Marcela",  filha do casal Marcelo Viana e Milena Martins. Parabéns!

05- O time da cidade de Custódia que jogou domingo passado no Estádio Municipal Centenário contra a equipe do Sítio Laje (o desprestígio dos esportes locais é tanto, que inexiste disputas intermunicipais envolvendo as unicas agremiações da cidade, elas apenas treinam:  Master F.C. e Señior E.C), saiu falando horrores das condições de conservação do tenebroso local. Vergonha!

06- Completando idade nova em 08.04., o ex- vigilante da Sena, Yuri Nascimento, cercado de amigos na "Cachaçaria Fogão de Lenha",  localizada na Rua Padre Ibiapina, Centro, até altas horas. Felicitações!

07- Faleceu às 9 h de 08.04, em sua residência à Avenida Getúlio Vargas, aos 78 anos, o ex- conceituado alfaiate local conhecido, por "Julinho" (Julio Vieira de Melo) deixando a viúva Júlia Melo, os filhos Juvenal, Josenildo, Dora e Betinha. Condolências!

08- Surge outro restaurante opcional na cidade, o "Oásis do Sertão", à Travessa Luiz Rodrigues, 38, Bairro da Saudade, Tel. 87- 9634-7285, oferecendo aos sábados e domingos: frango, bode guisado e assado, porco, peixe, galinha caipira e buchada. Uma organização da ex- franciscana Irmã Juliana. Legal!

09- Em fase de acabamento o novo prédio onde funcionará a "Lanchonete Sabor Gostoso", situada à Avenida Frei Fernando, Bairro da Liberdade, propriedade de Hilda e Neguinho, que deverá ser inaugurado antes da Páscoa. Valeu!

10- Uma operação surpresa aconteceu esta semana em Triunfo, mais precisamente no Sítio Canabrava, distante 4 km da cidade, quando a unidade das Polícia Militar de Pernambuco, CIOSAC, apreendeu várias armas de uma coleção e autuou o proprietário. Hummmmm!

11- O engenheiro Gustavo, Diretor de Expansão de Rede da Celpe, prometeu em breve a ligação elétrica dos boxes e dos postes existentes no recém inaugurado Pátio de Eventos, que há meses se encontra no escuro. Aguardamos!

12- A estudante do 7º período de educação física, Kelly Laiane, passando a atuar na Academia da Cidade no horário matinal, conseguiu levar à pratica de exercícios físicos, vários idosos acomodados que se encontravam enferrujados, inclusive a sua avó Maria do Socorro Ferreira Pedrosa (Maria de Mazinho). Milagre!

13- Prevista a inauguração do novo altar da Igreja Matriz, Nossa Senhora das Dores, todo feito em madeira-de-lei esculpida por artesãos especializados em Caruarú, para que fique idêntico ao que incendiou no passado em 28.04 próximo, momento de ordenação de um jovem seminarista triunfense. Aplausos!

14- São incessantes as reclamações dos moradores locais em relação ao atendimento médico do Hospital Felinto Wanderley, continuando sem a menor condição de funcionamento e sem apresentar qualquer sinal de melhoria até o presente. Protestos!

15- Demorada e providencial reunião aconteceu no Centro Administrativo de Triunfo, com representantes do MPPE (promotora) 14º Batalhão da PMPE (comandante), Delegacia da Polícia Civil (delegada), poderes Executivo e Legislativo local e seguimentos outros para em conjunto definirem assuntos importantes como: regulamentação dos moto-taxistas; pescaria no lago; implantação de câmeras; moralização do trânsito, etc...Salve!

16- Equipe de engenheiros e técnicos especializados, representando o Governo do Ceará, de helicóptero sobre-voaram por volta do meio-dia de sábado, toda a área urbana da cidade e depois aterrissaram visando copiarem valoroso empreendimento do Sesc, o famoso teleférico. Palmas!

17 - Denúncia chegado à nossa redação, sobre a Barragem do Brejinho abastecedora da cidade, que se encontra recebendo em finais de semana grupos de visitantes de outros municípios para banho no seu interior; acham pouco os cavalos lavados dentro, pessoas tomando banho, retirada de água para plantios e agrotóxicos introduzidos das plantações próximas. Absurdo!

18 - Repercutindo ainda o sucesso do Primeiro Encontro de Carros Antigos, realizado domingo passado no Polo Teleférico, com a presença de 45 automóveis e satisfatória presença de público local e das cidades circunvizinhas. Aprovado!


19 - A novidade deste sábado foi a população não ver o monumento do Careta, projetado e confeccionado pelo excelente artista plástico triunfense Abraão Alves de Almeida, o popular Nino. Por volta da meia-noite a imagem estava no local. O acontecido (caso furto e não afundamento) reforça a tese da administração omissa na segurança noturna e diurna da cidade, mesmo mantendo uma enorme quantidade de pessoas recebendo sem trabalhar;  falta vigias para  praças, lago e outros patrimônios. Reprovado!

20- O loteamento popular que faz parte do programa PAC, financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF), teve seu terreno escolhido, comprado no Bairro Bom Jesus e uma máquina está a lhe aplanar. Analisaremos os critérios de escolha. Cuidado!

sábado, 2 de abril de 2011

ACONTECIMENTOS VARIADOS DA SEMANA



01- O veículo S-10 utilizado na Secretaria Municipal de Saúde para transportar pacientes triunfenses em tratamento de hemodiálise somente aguentou chegar esta semana no periférico Sítio São Crispim, antes da Serra do Brocotó, 1 km da zona urbana;

02- Domingo logo cedo será iniciada a Primeira Exposição de Carros Antigos de Triunfo, no Pólo Teleférico, com vários automóveis conservados, feijoada serviço 0800 e muita animação musical;

03- As chuvas de segunda e terça-feira à noite nem foram tão fortes assim, mas levaram grande parte do calçamento da Avenida José Bezerra, Centro, o que está virando costume, devido o serviço sempre ruim;

04- Inaugurado sábado pela manhã com coquetel, girândola e benção do padre, o mais novo empreendimento triunfense do crescente Grupo Johnson, que ampliou a sua atuação agora para material de construção, em loja situada no princípio da Avenida Getúlio Vargas, por trás da ECT, na frente da Praça Maria Gentil, Centro. A mesma será administrada por Espedito Jr.;

05- A poda iniciada semana passada nas árvores incomodadas pela pouca luminosidade, excessivos enxertos e falta de conservação - vez por outra ameaçando frequentadores do Bosque Horácio Timóteo (Betos Bar e Rei do Caldo) com queda de galhos, ainda não foi suficiente. Merecendo ser definida o quanto antes;

06- De carro fretado viajou quarta-feira a Recife, comitiva tricolor (mesclada de rubro negros triunfenses simpatizantes do time paulista) para assistir ao jogo Santa Cruz 1 x 0 São Paulo, no Arruda. Entre eles: Roberto Vasconcelos, Brenan, Carlos Lima, Betinho, André Sousa, Claúdio Inácio, Hygo Martins, Carlos Jr e Carlos Diniz;

07- A maravilhosa Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque, de Recife, se apresenta no próximo dia 15.04 em duas oportunidades, às 15 h, no salão nobre do Colégio Stella Maris, para estudantes das escolas públicas e particulares locais e às 19 h na Igreja Matriz para todos os moradores e visitantes que desejarem. Um espetáculo anunciado!

08- Duas motocicletas foram furtadas por uma dupla de adolescentes anteontem à noite do pátio do Colégio Monsenhor Luiz Sampaio sendo escondidas no Loteamento Santo Antonio, Bairro da Liberdade, com pretensão de repassá-las a supostos receptadores locais. A viatura da PM, comandada pelo cabo Edilson, logo acionada não dando tempo suficiente para o fato ser consumado, descobrindo e apreendendo os menores depois levados à DP, para os devidos procedimentos. Parabéns!

09- Outros panfletos anônimos contra a administração municipal foram novamente soltos na cidade esta semana. Desta vez citando uma medida cautelar publicada em exemplar atrasado do Diário Oficial, proibindo firmar contrato a Prefeitura de Triunfo e a Empresa Laranjeira para o recolhimento do lixo, se baseado em ação impetrada pela concorrente Via Ambiental Engenharia que apontou irregularidades. Tudo novamente!

10- Como se não bastasse a surpreendente ampliação do número de leitores no Município, na Região, no Estado, no País, no Exterior nos acessam atualmente: Austrália, Angola, Argentina, Alemanha, Bulgária, China, Cabo Verde, Croácia, Chile, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, Filipinas, França, Guatemala, Honduras, Itália, Japão, México, Noruega, Nicarágua, Paraguai, Portugal, Polônia, Peru, Ucrânia, Uruguai. Inacreditável! Como chegamos nesses locais? Será que triunfenses residem neles...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

TODOS CONTRA A DENGUE


O combate à dengue é realizado pelas esferas federal, estadual e municipal, com a supervisão do Governo de Pernambuco em todos os municípios, sendo na prática, os responsáveis diretos pelas atividades e ações de combate como o controle dos focos e o atendimento integral aos pacientes.
Envolve essa assistência, a vigilância constante das áreas em que ocorrem o aparecimento dos mosquitos e os casos de pessoas infectadas e a mobilização da sociedade.

LEGISLATIVO TOTALMENTE ALHEIO


Fizemos um levantamento e constatamos que cerca de 30% das cartas, e-mails, recados, telefonemas e mensagens que recebemos vêm dos bairros Encruzilhada/Rosário e Saudade. Através destes dados queremos estimular os leitores de outras localidades a nos informar sobre situações deficitárias para podermos nos nossos espaços denunciar, solicitando as devidas providências dos órgãos correspondentes, responsáveis pelas ações públicas ou privadas.
Esse mutirão social realizado é uma parceria firmada naturalmente pela ausência da atuação da Câmara de Vereadores que seria responsável por esse papel, mas infelizmente se porta omissa a fazer vista grossa a tudo que acontece de errado nas administrações locais ao longo do tempo e a expectativa é que todos sejam resolvidos.

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!