quarta-feira, 18 de abril de 2012

DIA NACIONAL DO LIVRO - 18 DE ABRIL



O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.

Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.

Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?

Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.

Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

11 comentários:

  1. Muitos sentem a sedução de serem apontados como donos de grande saber ou acontece até mesmo a encenação da intelectualidade escrevendo livros.Afinal é um detalhe para parecer que vivem num plano superior aqueles dos outros mortais.A definição não é fácil, mas também não esquecer que o intelecto é algo orgânico mais do que uma simples demonstração de talento escrevendo algo que sai publicado ou que eles próprios tomaram a iniciativa publicando um livro.

    ResponderExcluir
  2. O ato de contar histórias acompanha ahumanidade em muitas sociedades.Independentemente da popularização dos meios de comunicação no cotidiano de algumas pessoas, ele continua presente e vai além do entretentimento.Contar histórias é uma forma de transmitir conhecimento e incentivar o interesse pela leitura.Para quem desejar atuar nesta área.

    ResponderExcluir
  3. Soube ontem que um dos homenageados da UBE e ATLA, no próximos 28 e 29 será merecidamente o escritor Melchiades Montenegro, um triunfense por adoção, muito querido naquela cidade.

    ResponderExcluir
  4. Merece escrever um livro denunciando a precariedade de atendimento da maternidade daqui. a falta profissionais é problema grave e tem provocado transferências de doentes pra Santa Cruz, colocando em risco a vida dos pacientes.Para se ter uma idéia sábado não tinha médico.

    ResponderExcluir
  5. GRANDE LEGENDÁRIO ESCRITOR MONTEIRO LOBATO.MUITO JUSTA ESSA HOMENAGEM DO BLOG.PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  6. Enveredando pela leitura, com certeza nossos jovens não seriam prejudicados pelo tráfico e nem o consumo de drogas.

    ResponderExcluir
  7. O escritor e jornalista Cicero Belmar, lançou no princípio do ano, na Livraria Poty," Aqueles livros não me iludem mais", que pode ser lido como uma coletânea de contos ou novela.São dez narrativas curtas que escondem uma trama que não foi escrita, mas que existe no subtexto.Ao final se completa.Belmar é natural de Bodocó e foi xepeiro da Casa do Estudante de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  8. FAZ MUITO TEMPO QUE NÃO LEIO UM LIVRO.ESTOU PRECISANDO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita ,então leia o livro Dois guerreiros,duas vidas e uma história,tenho certeza que você vai gostar,leia e depis poste o que achou....vale a pena..

      Excluir
  9. Eu tive a oportunidade de ler o livro "Dois Guerreiros, Duas Vidas e Uma História" e fiquei emocionada com a dignidade e a garra dessa família do Distrito de Jericó-Triunfo,PE que luta desde cedo pela saúde de duas crianças possuidoras de uma doença incurável, enfrentado todo tipo de dificuldade.

    ResponderExcluir
  10. O livro de Marcos Antas, "Dois Guerreiros" faz sucesso onde chega.Muito bom! Comprei dois, li e dei de presente.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!