quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A CULTURA COMO PRIORIDADE


Reconhecidamente Triunfo possui uma diversidade cultural imensa, de modo que é necessário a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, assegurar e dinamizar o pleno acesso da camada artística da população visando ampliar esse crescimento para tentar melhorar a  variada produção  da cidade,.

Necessário para isso a princípio valorizar as particularidades locais. Depois introduzir e incentivar novos estilos: frevo, xaxado, ciranda, maracatu, coco, forró, como também o manguebeat, destacando ainda manifestações culturais tipo: caboclinho,  afoxé, poesia com recitais de cordel por: Cristóvão Montalvão, Denis Gomes, Kleuber Nóbrega,Lu Ferreira.

Na decoração das tradicionais festas populares ( carnavalesca, junina e natalina) aproveitar a mão de obra dos artesãos existentes : Totonho Cabral, Abrãao Almeida, Tadeu Lino, Ronivon Alves, Marcelo Rodrigues, João Diniz, Luciano Torres, Beto Patú, Chico Santeiro, Natércia Basílio,  Mônica Paiva, Eliana Viana, Jean Carlos, Èder.

Outra sugestão é fortalecer também cinema, teatro e artes plásticas, estimulando criação de cine clubes para discutir a produção cinematográfica contemporânea e criar o Circuito Cultural, fomentando a cultura através dos espaços compatíveis da Prefeitura, como escolas públicas, mercados, parques, teatros e pátios..

Pelo que a cidade representa num contexto regional em termos de cultura a situação é limitada, um retrato do governo municipal.Não pagar os artistas locais em dia é um aspecto condenável (oito meses depois do evento). Enquanto antecipadamente outros recebem ; negativa atitude e pouca providencia.

Dentro do programa de governo, deve constar obrigatoriamente a necessidade de abrir mais centros culturais na parceria com iniciativa privada, mas tomando essa ação convidativa por parte da municipalidade, expandindo as opções de lazer e formação de quadros As manifestações culturais não ficando restritas a grandes eventos festivos.


9 comentários:

  1. Justifica-se o grande número de leitores deste blog com tanta variedade de informações interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admiro muito esse ótimo serviço prestado à cidade e à população.

      Excluir
  2. Perfeita amostragem! Investir na cultura é cuidar da paz entre as pessoas na comunidade antes de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a atuação desse jornal. Parabéns!!!

      Excluir
  3. A turma da cultura maioria é alienada não impõe direitos recua influenciada por oportunistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. As ideias propostas são de primeira qualidade, não sei porque não são aproveitadas pelas representações do Município.

      Excluir
  4. Existe muito elemento sem futuro infiltrado dando uma de multiplicador cultural que nada representa de positivo para a sociedade e nem tão pouco para o movimento intelectual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!