sábado, 3 de novembro de 2012

ARTIGO ESPECIAL - AS SERPENTES

Amigo Carlos Ferraz, está matéria abaixo foi publicada no blog do Magno Martins. Achei interessante publicar no blog Opinião Triunfo Digital depois que o amigo tomou umas boas atitudes sobre à filtragem dos comentários no blog. Fica a matéria muito boa para chegar ao conhecimento de todos os anônimos que nunca se identificam quando fazem comentários inclusive, de baixo nível. Matéria é de autoria do advogado Pedro Nunes Filho, pessoa de muito respeito em nosso convivio.

Abraço, Rogério Mota.





No meio de um Serpentário

30/10/2012
Artigo especial


Reflexão no Blog do Magno


Os verdadeiros covardes são criaturas miudinhas que costumam se ocultar por trás da própria vileza e mediocridade. Movidos por inveja e outros sentimentos miúdos, vivem de injuriar e difamar pessoas honradas, na esperança de aparecerem um pouco à custa de visibilidade e sucesso alheio.

Há uma semana, tive o desprazer de ler no BLOG DO MAGNO MARTINS comentários que me deixaram estarrecido pelo baixo nível de seus conteúdos e o escuso propósito da publicação. Ao invés de fazer alguma referência aos responsáveis pela baixaria que até duvido existirem de verdade, prefiro resumir tudo numa simples metáfora.

Um dia, fui visitar o Instituto Butantã, próximo ao campus da USP, onde eu cumpria programa de estudo. Fiquei impressionado com o serpentário e mais ainda com a sabedoria do tratador das cobras. Era um cearense nascido e criado no pé da serra do Ibiapaba.
Alto, magro, moreno, cabelos grisalhos, olhos apertados de ancestrais indígenas, beirando os 70, falava manso, arrastado e solene feito fosse um profeta. Transitava entre as cobras sem temor, quase pisando em algumas delas que mal se mexiam do lugar.

Umas tinham peles lisas, outras, escamosas e repugnantes. Estiradas, contorcidas ou em rodilhas, pareciam fartas e fingiam adormecidas, sem starem. Cascavéis eradas, com guizo de muitas rusgas na ponta da cauda, inquietas jararacas de rabo fino, madre cascavéis traiçoeiras, jararacuçus de malhas escuras, belas corais e muitas outras desconhecidas.

Nem careceu dirigir alguma pergunta ao tratador de cobras. Bom comunicador, bastou lhe fazer discreto sinal, simpático e prestimoso, de dentro de um dos serpentários onde estava, achegou-se a mim e foi logo explicando: “Antes de pegar o jeito dessas bichinhas, fui mordido várias vezes por elas. Agora conheço todas as cobras do meu serpentário e aprendi a lidar com suas raivas, vontades e traições.
Figuro que nos caminhos da vida existem muitas serpentes também. Umas dão o bote e se escondem; outras se escondem primeiro para depois darem o bote – riu e foi embora cuidar de seu perigoso labor.

Pensando bem, o velho tratador de cobras tinha mesmo razão. Serpentes há por toda parte: em partidos políticos, equipes governamentais e palácios, nos quadros das empresas, em sindicatos, clubes sociais e esportivos, em espaços da mídia, escolas e até nas igrejas, onde custa a gente acreditar que tem, mas tem. Cada cidade também possui seu serpentário. Uns mais repletos, outros, menos.
Não adianta fugir das serpentes. Melhor conhecê-las e aprender a conviver com cada uma. Se alguém for mordido, o que é quase inevitável, dói, mas para cada veneno existe um antídoto que sara.

Nada decepciona mais que mentira, injúria e aleivosia. Quando a gente menos espera, a serpente dá o bote e se esconde. Carecemos de sabedoria para dividir o espaço social com pessoas desprovidas de caráter, sem correr o risco de acobertar canalhas.

De qualquer forma, importa conhecer bem as cobras dos serpentários onde vivemos, porque, como diz Saramago, referindo-se a certas criaturas: “Por cima lhe sobram rendas. Por baixo, nem fraldas tem!”
São coisas que são... A vida é assim mesmo!


Pedro Nunes Filho é advogado 
pnunesfilho@yahoo.com.br

5 comentários:

  1. O senhor Rogério Mota sempre apresentando assuntos importantes dignifica a equipe de participantes dessem blog.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos de uma união por um Triunfo melhor. Será possível isso? O pessoal do blog e dos jornais contribuiria? E a oposição? E as categorias de religiões, de comércio e sociais?

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Carlos Ferraz, a quanto tempo ñ nos mandamos mais mensagens. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Que bela contribuição para o OPINIÃO! " As Serpentes" é um artigo que merece ser lido por todo mundo. Parabéns ao autor. Nunca vi tanta verdade, até consegui identificar algumas serpentes.Kkkkkkkk

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!