segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CARTA A REDAÇÃO - BERNADETE FERRAZ COSTA



Prezado primo Carlos Ferraz,

É sempre gratificante, para mim, receber notícias, veiculadas através de seus Jornais, de inegável cunho cultural, abrangendo todos os segmentos vinculados à minha inesquecível e belíssima TERRA NATAL – TRIUNFO, onde frades e freiras alemãs difundiram uma educação de qualidade, focada nos padrões de uma forte influência alemã – testemunhada pelos que frequentaram O Convento dos Frades e o Colégio “Stella Maris!!

Falar de Triunfo é referir-se a um verdadeiro Oásis, com seus jardins floridos, seus cafezais, encravado numa depressão geográfica, o que lhe permite ser tão cultuada em vários recantos deste nosso imenso país, pelo seu elevado nível cultural, seu clima agradabilíssimo, figurando entre outras cidades que se inserem no chamado “Circuito do Frio”.

Nela, estão fincadas as minhas raízes familiares, sentimentais e, por que não dizer culturais, onde vivi por um período (pré-adolescência), partindo do alto sertão da Paraíba para estudar no famoso “Stella Maris” que, na época, atraía jovens de várias Regiões, sobretudo de cidades circunvizinhas.

Quem não desejava educar seus filhos no Convento “São Boa Ventura” e no “Stella Maris”, verdadeiras fontes de conhecimento?

Quando você (que também foi aluno do “S.M”), em seus artigos contundentes, se refere ao Colégio “Stella Maris”, dirigido por Freiras Alemãs, dotadas de uma admirável cultura polivalente (se é que posso falar assim), onde florescia uma verdadeira educação de 1º Mundo, no concernente ao modelo da época, transporto-me para uma fase feliz de minha juventude, quando recebi sólidos conhecimentos dessas abnegadas educadoras, impondo uma disciplina de muito rigor, o que me rendeu bons frutos. Graças a essa bendita herança, consegui “vencer na vida”, com o apoio, é claro, indispensável dos meus pais, verdadeiros guerreiros, dotados de uma grande visão de futuro, investindo, com sacrifício, nos meus estudos.

Ao término dos quatro anos de ginásio, migrei para a Capital, João Pessoa-PB onde, muito cedo, consegui bons empregos, na área do Magistério, a nível federal e estadual.
Lá, deixei meu “Coração de Estudante” – tímida, recatada, obediente, dedicada às tarefas escolares diárias, merecendo, assim, convite da Madre Superiora – Frau Jerônima e de outras irmãs para ingressar na ordem religiosa, onde teria que optar por uma vida de Claustro.

Resolvi, porém, palmilhar os caminhos de uma carreira mais promissora, cursando Universidade e, posteriormente, realizando Pós-Graduação em Letras, galgando o título de Mestre.

Hoje, sinto-me plenamente realizada, casada com ex-Padre – latinista, por excelência: tenho três  filhos de quem muito me orgulho (porém, com humildade) por terem conseguido espaços em campos de trabalho, graças aos seus esforços pessoais, sendo o 1º - Analista de Planejamento (federal); o 2º – Procurador da República e Professor Universitário, atualmente, cursando Doutorado em Direito Internacional, e a caçula – médica, cursando mestrado em Recife, onde foi tomada de surpresa ao conhecer Cacau (seu filho) como “personal trainer” na academia que frequenta.

No ensejo, não poderia deixar de mencionar a querida prima Leda Lopes Ferraz, sua Mãe, Grande Educadora, talhada para o magistério, dotada de uma indizível capacidade voltada para a redação, poesia, entre outros, a qual sempre me recebeu de braços abertos no seu DOCE LAR, cativando-me com seus maravilhosos quitutes.

Mestra de tantos jovens triunfenses que labutam em outras terras, vitoriosos, e que, absorvendo seus valores morais e firmeza de caráter, além de profícuo aprendizado, sempre que voltam a Triunfo, demonstram a sua gratidão para com a mesma.

Considerando-me sua eterna discípula, ainda conservando os seus hábitos e lições de vida eivados de muito equilíbrio e rigorosa disciplina, rendo-lhe a minha homenagem, desejando que se mantenha entre nós por longos dias.

Quanto à “Estrela do Mar” (“Stella Maris”), embora ofuscada pelo contexto atual, creio que continua singrando os mares revoltos desta época de muitos progressos tecnológicos, guiando-nos lá do além, muito além, como bem dizia a canção entoada pelo Coral das Internas.
Bernadete Ferraz Costa

João Pessoa, 31/10/2012


6 comentários:

  1. Maria do Socorro Bezerra6 de novembro de 2012 às 09:04

    Tenho uma ligeira impressão de que Bernadete era sobrinha do senhor Joaquim Antas, estudava uma classe mais adiantada que a minha e residiu na Praça Monsenhor Eliseu.

    ResponderExcluir
  2. Não é Betinha de Pedro Antas? Lembro!

    ResponderExcluir
  3. Solange Martins Diniz6 de novembro de 2012 às 16:27

    Realmente, para a época, tínhamos uma educação e ensino aprimorados que nos deram base para a busca de novos conhecimentos e escolha profissional, em terras distantes onde a concorrência é bem maior e acirrada.

    ResponderExcluir
  4. Linda carta, vale a pena ler...Nela a Srª Bernadete Ferraz Costa, que nem a conheço, expressa de maneira tocante todas as recordações que tem da nossa Triunfo e o quanto foi primordial para ela e sua família os ensinamentos do Stella maris.

    ResponderExcluir
  5. Esta Bernadete não é aquela que morou na casa de Carlos Ferraz? Que era sobrinha de Afonso Menezes ( Moitinha) cuja a mãe morreu e ra filha de um primo de dona Leda?

    ResponderExcluir
  6. Joselaide Vasconcelos7 de novembro de 2012 às 12:50

    O texto tão bem escrito pela Bernadete retrata, com certeza, o pensamento de tantos triunfenses que se alegram ao reviver os tempos de outrora. Retrata também o futuro promissor, resultado visto nos dias atuais, de quem bem se alimentou dos manjares educacionais do Stella Maris.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!