segunda-feira, 5 de novembro de 2012

COMEMORAÇÕES DA SEMANA DA CULTURA




No dia 5 de novembro – data de aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923) – é comemorado, no Brasil, o Dia da Cultura. Anualmente, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura, entrega nesta data a Medalha Rui Barbosa a personalidades que se destacaram na prestação de serviços em prol da cultura do país.
Em 2012 receberão homenagens: o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho; o procurador Marcelo Moreira Prado; a arquiteta/paisagista Marcia Nogueira Batista; o contador Sergio de Morais, colaborador da Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa; e os servidores Leila Estephanio de Moura, Benjamim Albagli e João Miguel Latorre Xavier.
A comemoração será na segunda-feira (5), a partir das 17h, no auditório da FCRB. Após a entrega das insígnias, às 18h30, haverá a apresentação musical de Eduardo Dusek.
Integram também a Semana da Cultura as seguintes atividades: Um domingo na Casa de Rui Barbosa (4 de novembro); Ano de Portugal no Brasil (6 de novembro); e Seminário internacional “Criações compartilhadas: artes, literatura e ciências sociais” ( 7 a 9 de novembro).
A Fundação Casa de Rui Barbosa está localizada na Rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Entre no site da FCRB


O que é Cultura

Cultura é palavra de origem latina e em seu significado original está ligada às atividades agrícolas. Vem do verbo latino colere, que quer dizer cultivar. Pensadores romanos antigos ampliaram esse significado e usaram para se referir ao refinamento pessoal, e isso está presente na expressão cultura da alma. Como sinônimo de refinamento, sofisticação pessoal, educação elaborada de uma pessoa, cultura foi usada constantemente desde então e é até hoje.
Entende-se muita coisa por cultura. Na maioria da vezes ela está associada ao estudo, educação, formação escolar. Outras vezes se fala em cultura para se referir às manifestações artísticas, como teatro, música, pintura, escultura. Outras vezes, ao se falar na cultura da nossa época ela é quase identificada com os meios de comunicação de massa, tais como o rádio, o cinema, a televisão. Ou então a cultura diz respeito às festas e cerimônias tradicionais, às lendas e crenças de um povo, ou a seu modo de se vestir, à sua comida a seu idioma.
Há duas concepções básicas de cultura: a primeira remete a todos os aspectos de uma realidade social; e a segunda refere-se especificamente ao conhecimento, às idéias e crenças de um povo.
A concepção de cultura está ligada as construções das nações modernas.

Fonte: Ministério da Cultura do Brasil

Um comentário:

  1. Desde que me entendo por gente, que ouço falar investimento em cultura e a conversa não sai disso.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!