domingo, 4 de novembro de 2012

CRESCIMENTO DO PSB NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES

Discurso pronunciado pelo Deputado GONZAGA PATRIOTA – PSB/PE

                                                    Na Sessão do dia 29/10/2012.



Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,

 O CRESCIMENTO DO PSB NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES


         O desdobramento das eleições de segundo turno acontecidas ontem em todo país, deixou a todos os companheiros do Partido Socialista Brasileiro-PSB, muitos felizes e realizados.
         Brilhantemente presidido nacionalmente pelo governador pernambucano, Eduardo Campos, o PSB saiu das eleições de segundo turno, ontem, como o partido que mais emplacou prefeitos.
Das sete cidades em que disputou nesta segunda etapa, elegeu seis, das quais três capitais: Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho. No primeiro turno, já havia conquistado as prefeituras do Recife e Belo Horizonte.
Em todo o País, computados os resultados de ontem, a legenda socialista totalizou 442 prefeitos eleitos. Na prática, 71% dos prefeitos que disputaram um segundo mandato pelo PSB foram eleito, superando a média nacional por partidos, em torno de 50%.
O PSB arrebatou do PT redutos tradicionais, como Fortaleza e Recife, e avançou em São Paulo e no Rio, conquistando as prefeituras de Campinas e Duque de Caxias. Antes restrito ao Nordeste, notadamente Pernambuco e Ceará, o PSB rompe as fronteiras do Sudeste e Centro Oeste.
“Somos agora um partido reconhecido pela confiança de brasileiros de todas as regiões do País”, comemora Eduardo, que, a partir de agora, passará a ter maior inserção no plano nacional, sendo olhado e tratado de forma diferenciada pelo PT, que está no poder.
E, consequentemente, por partidos de oposição, que irão precisar de um alinhamento automático com o PSB para uma eventual formação de uma grande aliança com vistas ao enfrentamento a Dilma em 2014.
Se o PSB do governador Eduardo Campos (PSB) conquistou seu espaço no cenário nacional com o bom resultado que apresentou no primeiro turno das eleições municipais, Senhor Presidente, a força da legenda consolidou-se no segundo round. Os socialistas venceram o pleito em todas as cidades nas quais disputavam contra o PT, do ex-presidente Lula. Essa é mais uma prova desse partido que cresce e busca voos mais altos.
No balanço final da eleição de 2012, o PT e o PSB foram os partidos que mais ampliaram o número de prefeituras e o contingente de eleitores em relação a 2008. O PSD, em sua primeira disputa, obteve um lugar entre os maiores partidos, mas terá pouca influência nas cidades grandes. O PMDB encolheu tanto em número de prefeituras quanto de eleitores. O PSDB elegeu menos prefeitos, mas praticamente manteve sua fatia do eleitorado. E o DEM manteve sua tendência de definhamento.
Principal vencedor da eleição, o PT conquistou prefeituras que, somadas, concentram 20% do eleitorado. Em 2008, as cidades petistas abrigavam 16% dos eleitores do País. Sem o triunfo em São Paulo, o partido teria até recuado no quesito eleitorado governado – sozinha, a capital paulista abriga pouco mais de 6% dos brasileiros com direito a voto.
Destaque no 1º turno, com a conquista de duas capitais de peso político – Belo Horizonte e Recife –, o PSB chega ao final da disputa com saldo positivo sob todos os aspectos, principalmente no número de eleitores a governar. O partido presidido pelo governador Eduardo Campos (PE) deve governar cerca de 11% do eleitorado a partir da posse dos novos prefeitos, em 2013. É um salto em relação ao porcentual obtido em 2008: 6%. Em número de prefeitos, o PSB avançou de 310 para 439.
Não se pode dizer que o PMDB teve um resultado ruim nesta eleição, afinal manteve o primeiro lugar no ranking dos prefeitos eleitos: 1.025, ficando atrás só do PT. Mas o partido se saiu pior do que há quatro anos.

Deputado GONZAGA PATRIOTA
Presidente da Frente Parlamentar da Polícia Rodoviária Federal


3 comentários:

  1. O PSB cresceu e o deputado Gonzaga Patriota metido a esperto perdeu em Petrolina, Salgueiro, Sertânia, São José do Egito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. O deputado ´Patriota se uniu aqui em Petrolina com os Coelhos de quem era adversário e chamava de corruptos.Olha aí o resultado. Bem feito!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!