segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MENSAGEM DE 2ª FEIRA - CORAÇÕES SOLIDÁRIOS


Movidas pela solidariedade, pessoas se entregam de corpo e alma a importantes causas sociais





Morta em plena missão humanitária no Haiti, a médica Zilda Arns é um exemplo do perfil de quem escolheu a solidariedade como opção de vida. Ela integrava o batalhão de pessoas que fazem o bem sem olhar a quem. Em curtas palavras, essa é a definição do trabalho dos voluntários. São altruístas, atuam em diferentes frentes e, em muitos casos, preferem ficar no anonimato. Desinteressados em recompensas financeiras, são movidos unicamente pelo espírito de solidariedade.

Seja em ações individuais, de grupo ou por intermédio de entidades não-governamentais, dedicam horas de suas vidas para ajudar pessoas desfavorecidas, idosos, doentes, excluídos do processo social e animais. O que fazem, muitas vezes, não chega a resolver o problema dos que ajudam. É, porém, um alento para os desprovidos de atenção - normalmente segmentos populacionais desassistidos pelos órgãos públicos.


Em tempos de calamidade, o sentimento solidário bate mais forte nas pessoas, mas, na rotina da vida, muita gente fica indiferente à dor do próximo. Movido pelo sentimento de solidariedade, o trabalho do voluntário tem um caráter nobre pela sua própria natureza. São pessoas que se entregam de corpo e alma a importantes causas sociais. Para a sorte dos desafortunados, os voluntários existem e hoje se multiplicam, fazendo com que suas ações modifiquem estatísticas e melhorem os indicadores sociais do País. Muitas vezes, com um simples gesto, conseguem amenizar a dor de gente marginalizada sem acesso ao básico para sobreviver decentemente.

Poder feminino - Mulheres de corações e ternura

As mulheres são a maioria absoluta no voluntariado brasileiro. Nos centros de filantropia do País, o sexo feminino representa bem mais da metade das pessoas que realizam algum trabalho voluntário em prol de alguma causa, grupo ou comunidade.

Segundo a ONG Riovoluntário, que traçou o perfil do voluntariado brasileiro, 78% dos voluntários são mulheres, com idade entre 25 e 45 anos, com curso superior. Além disso, 31% delas têm entre 24 e 39 anos, 44% entre 40 e 52 anos e 25% tem acima de 58 anos.
 

Exemplos

Por conta da sua solidariedade incondicional ao próximo, Irmã Dulce passou a ser conhecida como o Anjo Bom da Bahia. Seu exemplo de vida em defesa dos pobres e doentes acabou ultrapassando as fronteiras brasileiras. Herbert José de Souza (1935-1997), mais conhecido como Betinho, foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro. Seu trabalho mais importante foi o projeto da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Mobilizou várias campanhas para arrecadar mantimentos em favor dos pobres e excluídos.

De símbolo sexual dos anos 50 e 60, a atriz francesa Brigitte Bardot tornou-se ativista dos direitos dos animais, após se afastar do cinema. Entre outras causas, ela atuou e liderou campanhas contra a caça das baleias, as experiências em laboratório com animais, pela proibição de brigas autorizadas entre cães e contra o uso de casacos de pele. Vencedora de um Oscar, a atriz americana Angelina Jolie é mundialmente conhecida por defender causas humanitárias ( refugiados e órfãos de países africanos) como embaixadora da Boa Vontade da ONU.

Foi na Índia que Madre Tereza de Calcutá - ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 1979 - fez sua opção de vida e ganhou projeção internacional. Através da congregação fundada por ela, chamada de Missionárias da Caridade, passou a servir aos mais pobres. Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns fundou a Pastoral da Criança, organismo da Conferência Nacional dos Bispos, na qual se dedicava aos cuidados de crianças, da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência em seu contexto familiar e comunitário.

3 comentários:

  1. Essas personagens realmente são dignas de respeito.E fazem refletir: Não é a política que faz um candidato virar ladrão.É o seu voto que faz um ladrão virar político. Pense bem nisso antes de votar.

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus que as mulheres continuam sendo vistas no voluntariado a favor do bem!
    Essas aqui destacadas, sem dúvida, jamais serão esquecidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carlos Ferraz, o mundo está precisando de todos nós e de mais pessoas como estas, que se multipliquem, para fazerem a diferença nesse planeta tão conturbado, cheio de violência e miséria.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!