quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PACIENTE MORRE NO HOSPITAL SEM RECEBER ATENDIMENTO

Unidade Mista de Saúde Felinto Wanderley - Triunfo - PE
Sempre com longas filas de espera para atentdimento
Falta médicos, equipamentos, medicamentos e insumos estratégicos...

Parece que o desânimo e o desprezo pelo respeito aos triunfenses tomaram conta da administração da Prefeitura Municipal de Triunfo em definitivo após as eleições encerradas há pouco mais de um mês. As seguidas reivindicações e reclamações da população aflita devido problemas surgidos com a castigante estiagem nos mais diversos setores, parece não virem obtendo respostas positivas, principalmente na questionada área de saúde pública, que antes já não estava correspondendo à altura e agora parece ter piorado ainda mais.

O atendimento precário realizado com reconhecido esforço através dos sofridos funcionários, mal remunerados e desempenhando as funções com completa dificuldade operacional -responsáveis por muitas informações e comentários - não está sendo devidamente ampliado, conforme vinha sendo empolgadamente anunciado na campanha eleitoral, repleta de promessas descabidas e pregações ilusórias; muito pelo contrário, diminuído cada vez mais, provocando uma rotina crítica da população e principalmente dos pacientes, devido à constante falta dos limitados profissionais médicos.

Quantas e quantas vezes recebemos seguidas denúncias de moradores relativas ao setor de atendimento e solicitamos encarecidamente ao chefe do executivo e equipe que olhem com carinho, visão administrativa e tomem as devidas providencias urgentes visando amenizar o sofrimento dessa gente, principalmente os mais carentes, sem opções a quem recorrer, condicionados pelo sistema assistencialista e paternalista instalado com a finalidade única de angariar votos..Mas pouco ou quase nada foi realizado, apesar de sermos conscientes do caos generalizado na saúde do País e respectivamente no Estado e no Município.

Sábado passado (10/11/2012), por volta das 5h, após ter passado mal, transportado por familiares, deu entrada na Unidade Mista de Saúde Felinto Wanderley, o agricultor e comerciante Antonio José dos Santos, popularmente conhecido "Antonio Dino", residente no sítio Santo Antonio de Coroas, sendo recolhido aos aposentos e informado que não havia médico à disposição para atendê-lo. Ficou por quase duas horas com fortes dores à espera desesperada de assistência, no entanto não resistiu dentro do apartamento onde havia sido acomodado. Mesmo depois que ele chegou a óbito o médico plantonista  não apareceu para fazer o encaminhamento.

Figura educada, respeitadora, cumpridora dos deveres e obrigações, bastante conhecida e conceituada no município, "Antonio Dino" comercializava utensílios domésticos (caldeirões, bacias, bules, panelas, frigideiras, cuscuzeiros, baldes e outros produtos) aos sábados na feira livre de Triunfo, entre a "Sapataria de Zé Rosas" e a "Mercearia de Expedito Viana", há cerca de 30 anos, não merecendo tratamento tão desumano na primeira e única oportunidade que necessitou do serviço público da cidade, mantida pela contribuição dos seus impostos e integral cidadania.

Uma vida que poderia ter sido salva. A partir de agora, este será o pensamento da família - que segundo fomos informados por telefone, na ocasião do fato - encontra-se inconsolável com o tratamento recebido e incentivada por alguns amigos, vizinhos, populares triunfenses, está  praticamente decidida a impetrar denúncia junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através dos advogados Williams Terto, Nilton Madureira e Bruno Jackson contra o governo municipal, o médico e outros elementos que colaboraram para o falecimento do ente querido, alegando completa negligência e omissão de socorro.

Queremos aqui expressar nossa solidariedade à família enlutada e a outras que tiveram seus parentes discriminados como pacientes nesta localidade. É lamentável a situação de abandono da unidade hospitalar. Diariamente as pessoas dizem procurar e não encontrar médicos na UMSFW, nos PSFs da sede e dos distritos: Vila Canaã e Vila Jericó,  que além do mais tiveram suas ambulâncias retiradas, penalizando muito a população. Cabe à  Secretaria Municipal de Saúde tomar conhecimento e dentro da integridade dos seus representantes, apurar os fatos com todo rigor.

 Segundo denunciantes, quando atendem é para informar que não tem mais vagas, que não é o dia da marcação, que o doutor não chegou , que está faltando remédio, que não existe ambulância, que isso e aquilo e nada de melhorar a oferta apesar da crescente demanda. Só mesmo Deus tem misericórdia de todos nós habitantes, pois os serviços por mais que exista esforço de alguns empenhados, não funcionam a contento. O que se pode fazer para melhorar? Na atualidade falar simplesmente em carência médica pode soar como deboche e ninguém é cego ou bobo para acreditar nos argumentos apresentados.

27 comentários:

  1. O rezador Jaime Feitosa, foi atropelado e morto ontem no final da tarde no Bairro Bom Jesus por um motoqueiro irresponsável que não prestou qualquer socorro e fugiu em alta velocidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa cidade parece que caiu uma maldição, chamem o padre para benzê-la urgente.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É LAMENTÁVEL E VERGONHOSA ESSA SITUAÇÃO, SECRETÁRIO INOPERANTE E IRRESPONSÁVEL QUE SÓ OBTEVE O CARGO DEVIDO A PRÁTICA VERGONHOSA DE NEPOTISMO QUE NESTE MUNICÍPIO PREDOMINA. DUVIDO SE FOSSE ALGUÉM DA FAMÍLIA DESSE PESSOAL TERIA OCORRIDO O MESMO.
      NOSSA CIDADE NÃO MERECE ISSO, FORAM ELEITOS, TIVERAM MAIS UMA CHANCE DE TRABALHAR EM PROL DA POPULAÇÃO E NÃO FAZEM O QUE QUEREM OU DESEJAM? CONSCIÊNCIA EXISTE OU NÃO?

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de saber onde está o sr. secretário de saúde de Triunfo que a poucos dias dizia que a saúde de Triunfo estava muito bem e agora que este sr veio a falecer será que ele dirá ainda que a saúde está bem? Concordo plenamente com a família e que se faça justiça pois isso é uma falta de respeito ao ser humano e que entrem mesmo com uma ação no ministério público para que os responsáveis sejam punidos.É DESTE JEITO QUE TRIUNFO ESTÁ EM BOAS MÃOS?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com a matéria, muito bem questionada.
      Saúde é dever do governo e direito do povo.
      Essa não é a primeira vez que acontece um caso desse!
      Temos que ver essa quadro mudar. Triunfo cresceu geograficamente e populacionalmente e a sociedade grita por melhorias e aumento dos pontos de atendimento, pontos esses que não é só existir, tem que realmente funcionar com excelência.Necessitamos possuir um bom quadro de médicos e suficiente para demanda diária.
      Boa atuação dos advogados. Parabéns...
      Critiquemos, porque assim como foi com o senhor Antonio, amanhã poderá ser um familiar meu e seu e com certeza nos revoltaria muito.
      VAMOS BRIGAR POR NOSSOS DIREITOS.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Quando os brasileiros quiseram, botaram pra fora do Governo Federal o então Presidente Color de Melo, sem ser época de eleição.

    Não faz muito tempo, tomei conhecimento que Prefeitos foram tirados dos seus cargos pela força da unidade de munícipes.

    O que está faltando em Triunfo?

    Uma Terra que já foi tão próspera, não pode ficar minguada como está.

    Tem uma pessoa da minha família que não volta a morar em Triunfo, porque teme vir a precisar de um tratamento de saúde e não tê-lo.

    Triunfo ainda não morreu. Ainda há tempo de buscar solução, independente da época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabenizo a Joselaide Vasconcelos pelos sempre inteligentes e oportunos comentários postados.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Grata, Márcia, pelo seu comentário a meu respeito. Afinal, como triunfense, sinto ser minha obrigação, em determinados momentos, dependendo da questão em foco, deixar a minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito dos posicionamentos da Joselaide, todos com uma tônica de conhecimentos amplos a respeito da cidade.

      Excluir
  8. Maria Helena Pereira Nunes15 de novembro de 2012 às 11:15

    Já chegamos a esse ponto...

    ResponderExcluir
  9. Grata, Lucinha, pelo seu comentário. Saudades...

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o hino é assim...
      Triunfo só presta com Dr Luciano, se não for Dr Luciano não presta...e vamos afundar cada vez mais.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Espero nunca precisar usar serviço nenhum dessa Prefeitura de araque. Triunfo está entregue às baratas, mas o povo quer assim, gosta assim, então terá o governo que merece!
    Não desejo mal a ninguém, só desejo que cada eleitor desse Prefeito corrupto precise dele pelo menos uma vez na vida e seja o que Deus quiser!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. essas pessoas q estão no comando não tem respeito pela população so lembra na hora de ir pedir voto deveriam ter vergonha de saber o sofrimento do povo e não faz nada.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!