domingo, 11 de novembro de 2012

PREFEITURAS DE PERNAMBUCO PARAM EM ALERTA À SECA

 
Cerca de 70% das 184 prefeituras pernambucanas devem amanhecer nesta segunda-feira, 12, com as portas fechadas. A "greve" visa a sensibilizar a presidente Dilma Rouseff para o drama vivido pelas prefeituras em dois aspectos: a crise financeira diante da queda de arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com a redução do IPI para a indústria automobilística e de linha branca, e a seca, considerada a pior dos últimos 50 anos, que atinge os municípios enquadrados no semi-árido nordestino.
 
 
A greve ocorrerá ao longo desta semana - mais curta pelo feriado do dia 15 - e manterá os serviços essenciais, como saúde e coleta de lixo. Tem como principais reivindicações a instalação de um comitê de crise, no semi-árido, para dar celeridade às ações de enfrentamento da seca, sem burocracia, e uma compensação financeira pelas perdas do FPM e Fundo de Participação dos Estados (FPE).
 
 
O movimento dá suporte à bandeira levantada pelo governador Eduardo Campos (PSB) em prol de um novo pacto federativo - que dê mais autonomia a Estados e municípios -, e engrossa o movimento nacional que levará prefeitos de todo o País a Brasília na próxima terça-feira, diante do prejuízo com a queda de arrecadação do fundo municipal. Também reivindica a aprovação, pela presidente, do projeto que redistribui os recursos obtidos com a exploração do petróleo, aprovado pela Câmara Federal.
 
 
"Os municípios estão em falência", afirma o presidente do Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), Eudes Catão, entidade que lidera a greve, junto com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). "Em Pernambuco, a queda do FPM é de 22% devido à redução de cobrança do IPI".
 
 
O presidente da Amupe, Jandelson Gouveia, destaca a dificuldade das prefeituras para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina que o pagamento do funcionalismo não exceda os 54% da receita municipal. "Com a receita em queda, fica difícil manter esta equação", observou ao destacar o desafio até de pagar o funcionalismo.
Os dias parados nas prefeituras serão compensados a partir da próxima semana, com o horário de funcionamento estendido por uma hora por um período de três semanas.
 
Fonte: Notícias/MSN

9 comentários:

  1. Antonio Nunes dos Santos12 de novembro de 2012 às 06:43

    Em "crise", prefeitos iniciam mobilização e resolvem parar mais de 100 prefeituras de Pernambuco em protesto.Só não dispensam as mordomias e cargos comissionados de familiares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Já é um passo!! Só não dá para ficar na passividade e reclamando da situação.

      Excluir
    3. Em protesto, 100 prefeituras fecharam as portas no Estado.Municípios do Agreste e do Sertâo, atingidos pela seca, foram os que mais aderiram à greve.

      Excluir
  2. Acho absurdo a insatisfação desses ratos infectados que põem em risco os habitantes das cidades que ficam com os orçamentos ruídos.

    ResponderExcluir
  3. Célia Cristina da Silva12 de novembro de 2012 às 10:47

    Esses prefeitos fazem a linha "vítima". É revoltante vê-los enricar com nosso dinheiro e viver sorrindo na cara, enquanto moradores pagam um IPTU alto e convivem com o flagelo das muriçocas e suas epidemias em pleno século 21.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Uma das grandes dificuldades em implantar a tão sonhada reforma política é o fato de que nossos políticos, em sua imensa maioria, não querem colocar fim ao sem número de brechas legais com que contam na legislação atual.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, quantas precisam ser tomadas para moralizar a classe política em nosso país? Décadas e décadas de desgoverno nos levaram a essa situação atual em que a corrupção se tornou dominante e os políticos honestos não conseguem sobrepujar-se aos mentirosos, aos dissimulados que fingem trabalhar pelo povo que lhes concedeu o poder. Individualistas e interesseiros, agindo em seus próprios benefícios.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!