quinta-feira, 1 de novembro de 2012

QUALIDADE DA POLÍCIA QUE TEMOS



O Sindicato dos Policiais Federais em Pernambuco (SINPEF/PE) repudiou as declarações da delegada Kilma Caminha que, representando o Superintendente Regional em um evento oficial, fez declarações ofensivas e desqualificadoras aos agentes, escrivães papiloscopistas, classificando-os como incompetentes, despreparados e desinteressados, chegando ao ponto de referir-se aos policiais “mais antigos” de forma discriminatória, enfatizando que muitos deles já passaram da hora de se aposentar.

Além de repudiar as declarações. o SINPEF/PE está tomando todas as medidas legais tanto na esfera administrativa como na judicial. "Estamos em busca da reparação dos valores morais e éticos atingidos, de forma a restabelecer o respeito de que são merecedores escrivães, papiloscopistas e agentes federais , não só do nosso Estado, mas de todo o país", diz o presidente do sindicato, Marcelo Pires.
NOTA DE REPUDIO


O SINPEF/PE – SINDICATO DOS POLICIAIS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO, Órgão de classe que representa os agentes, escrivães e papiloscopistas policiais federais em Pernambuco, vem a público, registrar seu repúdio contra as declarações proferidas pela delegada de polícia federal KILMA CAMINHA, na CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Pernambuco, durante sessão pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado, no dia 27 de setembro de 2012.

Representando o Superintendente Regional do Departamento de Polícia Federal em Pernambuco, a delegada Kilma Caminha, ao tempo em que enalteceu a classe dos delegados federais, fez declarações ofensivas e desqualificadoras aos demais policiais federais, classificando-os como incompetentes, despreparados e desinteressados, chegando ao ponto de referir-se aos policiais “mais antigos” de forma discriminatória, enfatizando que muitos deles já passaram da hora de se aposentar.

Dentre outros ataques, cujos méritos serão apreciados em foro próprio, declarou a delegada:

“... nós precisamos de mais concursos, concursos mais difíceis, precisamos que ingressem policiais capacitados no nosso quadro e que possam contribuir de forma positiva com essas investigações, porque, infelizmente, nós temos bons sistemas de controle e tráfico internacional, vários sistemas que auxiliam nesse tipo de investigação, que muitas vezes os policiais não têm nem familiaridade, são policiais antigos, que já passaram até de aposentar muitas vezes, são policiais desinteressados às vezes; então nós precisamos dessa renovação, de mais concursos, concursos difíceis ...”

“Não adianta só o Delegado ter um conhecimento bom, temos que ter agentes, escrivães que tenham, que saibam diligenciar, que saibam investigar, acessar sistemas, fazer investigações veladas, pra poder a gente conseguir comprovar os crimes [...]”


Professou, a delegada, que boa parte da culpa pela ineficiência da Polícia Federal, no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, era dos agentes e escrivães policiais federais, que não sabiam proceder às investigações, mencionando a necessidade de realização de “concursos difíceis” para “renovação do quadro”, insinuando que os atuais servidores policiais são incompetentes e despreparados para as atividades exigidas, quando, sequer, soube precisar sua própria atuação no enfrentamento dos crimes, objetos da audiência pública que se realizava.


Absolutamente levianas as declarações feitas pela delegada Kilma Caminha contra os policiais federais.

Todos os policiais federais do Brasil, e não apenas os delegados, ingressaram, nos quadros do Departamento de Polícia Federal, após rigoroso e concorrido concurso público, de âmbito nacional, com posterior aprovação em competente Curso de Formação Profissional, ministrado pela Academia Nacional de Polícia, de modo que todos estão devidamente aptos e qualificados ao exercício de seus cargos, desempenhando as atribuições que lhes são conferidas em lei.


Nesta oportunidade, o SINPEF/PE preocupa-se em esclarecer à Sociedade, que é inverídica a afirmação da delegada Kilma de que os policiais federais na ativa desconhecem os sistemas de pesquisas existentes no Órgão, os quais ela nem soube nomear.


Ao contrário, tais sistemas foram desenvolvidos e/ou implantados por agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal, como por exemplo: GSAC, PALAS, ALVO e o internacionalmente conhecido GUARDIÃO, sendo desnecessário enaltecer a qualidade destes heróis anônimos, cuja formação acadêmica abrange as mais diversas áreas do conhecimento, com graduação (e muitas vezes pós-graduação ou dupla graduação), em engenharia, química, informática, matemática, administração, sociologia, contabilidade, medicina, odontologia inclusive direito, entre tantas outras, razão pela qual estes profissionais conseguem se destacar, mesmo não sendo valorizados e reconhecidos, conforme se denota neste funesto episódio.


Entretanto, as palavras dessa servidora pública não devem e nem vão ofuscar o prestígio daqueles que contruíram e constroem a verdadeira história do Departamento de Polícia Federal. Esta, sim, feita por Policiais Federais forjados pela cruel realidade da luta diuturna no combate aos crimes de diversas naturezas, fora dos gabinetes refrigerados e distante dos holofotes da mídia sensacionalista. Abnegados Policiais Federais que, a despeito de se apartarem do aconchego dos seus lares, sacrificam não só a convivência com esposas e filhos, mas a própria vida em defesa da sociedade brasileira.


Ante às declarações absurdamente injuriosas e discriminatórias da delegada Kilma Caminha, provocando vexame e indignação, em tese, a todos os agentes, escrivães e papiloscopistas do Departamento de Polícia Federal, o SINPEF/PE vem a público REPUDIAR VEEMENTEMENTE a conduta adotada pela bacharela, informando que está tomando todas as medidas legais admitidas no direito brasileiro, que o caso requer, tanto na esfera administrativa como na judicial, em busca da reparação dos valores morais e éticos atingidos, de forma a restabelecer o respeito de que são merecedores escrivães, papiloscopistas e agentes federais , não só do nosso Estado, mas de todo o país.


Clique aqui (Arquivo em .mp3, com 7,3Mb) e ouça as declarações proferidas pela delegada de polícia federal KILMA CAMINHA, na CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Pernambuco, durante sessão pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado, no dia 27 de setembro de 2012.

3 comentários:

  1. Na PF a situação está assim...Imagine na PC e PM.O povo que se vire.

    ResponderExcluir
  2. Que "delegadazinha" ousada! Por isso que não se pode dar asa a certos tipos de pessoas sem a devida personalidade de assumir um cargo de chefia.

    ResponderExcluir
  3. Polícia que humilha a própria políca não é polícia.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!