quarta-feira, 20 de março de 2013

PAPA FRANCISCO I REAFIRMOU A PRESIDENTE DILMA SUA VINDA AO BRASIL - RIO DE JANEIRO E APARECIDA/SP


Cidade do Vaticano, 20 mar (EFE).- A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira, após se reunir com o papa Francisco, que o pontífice está 'entusiasmado' para viajar ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em julho, no Rio de Janeiro.Além disso, Dilma anunciou que o papa visitará Aparecida do Norte (SP), após sua estada no Rio para a JMJ.

A presidente brasileira se reuniu durante cerca de 30 minutos com o pontífice na biblioteca do Palácio Apostólico e se tornou assim a segunda chefe de Estado a se reunir com o pontífice, depois que na segunda-feira Francisco recebeu a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.Dilma disse que o papa é uma pessoa 'muito carismática' e destacou seu 'grande compromisso com os pobres'.

'Seu compromisso com os pobres nos une muito, já que os governos brasileiros nos últimos anos nos ocupamos de buscar a superação da pobreza', afirmou a governante, que comentou que explicou ao papa as políticas de seu governo para erradicar a pobreza. A mandatária também falou com o papa Francisco 'sobre a proteção das povoações mas necessitadas'.

A governante brasileira comentou com o pontífice sua admiração por sua decisão de convidar um catador de papelões argentino a se sentar ontem entre os governantes durante a cerimônia de início de pontificado.

Mas o tema principal foi a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada de 23 a 28 de julho, e ambos concordaram que é vital para 'a construção do futuro e a humanidade' e, acrescentou Dilma, 'a Igreja como instituição secular tem um papel muito importante'.

Os dois líderes falaram, ainda, dos problemas dos jovens no Brasil como as drogas e da necessidade de 'reforçar os valores, princípios e símbolos nos jovens'.Dilma explicou que o papa, como já fez com a presidente argentina, lhe presenteou com o Documento de Aparecida, a declaração conjunta da reunião da Conferência Episcopal Latino-Americana (Celam) de 2007.

'Não o leia todo, que talvez se entedie', disse o papa Francisco segundo Dilma, que depois lhe indicou o índice do volume para que lesse aqueles pontos que mais lhe interessassem.O papa Francisco também se mostrou 'muito comovido' pelo incêndio na boate Kiss de Santa Maria, em que morreram 241 jovens, e afirmou que nessa tragédia 'o Brasil demonstrou força e ternura'.

'Este será um papa muito importante em um momento em que todos precisamos', acrescentou a presidente brasileira, que definiu Francisco como 'um papa modesto' e 'muito normal'.Também brincou com que Francisco fala o 'portunhol', mas entende perfeitamente o português e que o tradutor não fez falta.

Quando a imprensa argentina perguntou sobre o que achava de um papa argentino, Dilma respondeu: 'Vocês têm muita sorte, porque é um grande papa, mas como nossa gente sempre diz, o papa é argentino, mas Deus é brasileiro'.


Fonte: MSN/Noticias

3 comentários:

  1. Faço votos que o Papa Francisco venha para trabalhar em defesa dos menos favorecidos e dar um freio de arrumação nas irregularidades da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  2. O papa Francisco I, é argentino, de tendência progressista, admira futebol, gosta de Madona e é um papa pop.

    ResponderExcluir
  3. A presidente Dilma está é simpática, citou na entrevista que o Papa é Argentino e Deus é brasileiro.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!