sábado, 20 de abril de 2013

COMEMORAÇÕES DO DIA DO EXÉRCITO E A BATALHA DOS GUARARAPES EM RECIFE PE

  Guarnição de Brasília, realizou-se a comemoração do Dia do Exército, com formatura presidida pelo Presidente da República em exercício, Senhor Michel Temer.
 
 
O Dia do Exército foi comemorado nesta sexta-feira, 19. A data é alusiva a Batalha de Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648.
 
A primeira Batalha de Guararapes é simbolicamente considerada a origem do Exército Brasileiro devido a ser o episódio onde se dá o início do nacionalismo brasileiro, pois os elementos étnicos brancos, africanos e indígenas fundiram os seus interesses na luta pelo Brasil.
 
De um lado, um exército organizado, com forte artilharia, munição e equipamentos para a guerra, liderados por uma superpotência, a Holanda.Do outro, soldados improvisados, em número muito inferior – menos de um terço da quantidade de combatentes dos inimigos.
 
Lutavam descalços e sem camisa, munidos apenas de espadas e facões. Mas com uma vantagem: conheciam como ninguém a topografia do cenário de guerra. De acordo com registros da época, ao anoitecer do dia 17 de abril o tenente-general Von Schkoppe comandou a saída das tropas holandesas para o sul de Recife/PE na maior euforia e alarde.
 
A marcha dos holandeses foi acompanhada pelo som de trombetas e tambores, mais parecendo um desfile militar que uma marcha para o combate.Com isso, eles queriam minar a moral dos combatentes locais, fazendo com que os brasileiros acreditassem que não valia a pena lutar contra o poderoso exército holandês.
 
Após a chegada de reforços da Holanda, os historiadores estimam que o exército holandês em Guararapes tivesse entre 4500 e 6000 homens. Já os brasileiros não passavam de 2500.
 
O fato é que, dois dias depois de saírem de Recife, os holandeses se depararam, em Guararapes, com algumas escaramuças montadas por um grupo de brasileiros de 200 ou 300 homens.
 
Chamados para a luta, eles não sabiam ainda que eram atraídos para uma grande emboscada em uma passagem estreita e com mangue entre montes na região, chamado de Boqueirão.
 
Marchando com dificuldade com seus uniformes pesados, os holandeses foram vítimas de um ataque geral a espada das tropas brasileiras.O caos se estabeleceu e muitos holandeses, ao tentarem fugir, terminaram sendo abatidos a espada.
 
Centenas de holandeses foram mortos em meio à região úmida pelos brasileiros, cujo contingente de negros e índios estava habituado a se deslocar pelos alagados.
Como o exército holandês tinha quase o triplo de homens dos soldados locais, a vitória dos brasileira foi heroica e histórica
.
Tanto que no ano de 1994 o então Presidente Itamar Franco, estabeleceu através de Decreto o dia 19 de abril como Dia do Exército.
 

3 comentários:

  1. Uma solenidade que com a presença de 300 militares, entre homenageados e convidados, marcou ontem, o Dia Nacional do Exército, no Monte dos Guararapes. Quem te viu....

    ResponderExcluir
  2. O Exército ainda é respeitado.Defensor da nossa bandeira! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Tenho orgulho do Exército Brasileiro, merece a admiração daqueles brasileiros verdadeiramente patriotas.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!