sábado, 25 de maio de 2013

DECORAÇÕES ANTIGAS DEVEM SER PRESERVADAS



 



Dizem os moradores triunfenses mais velhos, ter vindo de Portugal o hábito local de enfeitar a fachada das residências com imagens de santos decorando azulejos postados na estrutura física do imóvel. Costume antigo aqui em Triunfo, uma vez terem descendentes europeus residido por algum tempo em nossa cidade - assim como: americanos, ingleses, alemães, franceses, suíços, holandeses e italianos., todos de alguma forma contribuintes com a cultura e costumes passados. As peças, a princípio, vinham  do além-mar.

A prática atrativa infelizmente foi amenizada e destruída pelo progresso descaracterizado  arrebatando  as tradições em nome da falsa modernidade que muito pouco de interessante incluiu no cenário tradicionalista de uma localidade nordestina, pernambucana e sertaneja diferenciada das demais estações climáticas e  estâncias balneárias que se tem conhecimento na região e distante dela, essa é a mais pura verdade. Algumas ainda ostentam as supostas molduras.

Algumas relíquias ainda são mantidas e preservadas, graças ao empenho pessoal  assumido por pessoas esclarecidas que não se cansam de lutar em defesa da nossa história, passada, recente e futura, depois de orientações abalizadas de profissionais especializados no assunto, aqui presentes anos atrás, destacando o valoroso aspecto e também contribuindo na confecção da" Lei de Tombamento", pelo então vereador Carlos Ferraz.

Os painéis desenham imagens sacras em ladrilhos. São alguns azulejos pintados à mão e eternizados na fachada dos casarios instalados nas ruas principais deste maravilhoso recanto turístico saudável. Naquela época o azulejo não era tão caro e toda família queria ter ser santo de devoção na frente da habitação. Hoje  em dia ninguém mais quer saber de azulejo. Nem mesmo de casa e sim prédios altos de vários pavimentos. Devemos manter a tradição....

13 comentários:

  1. Ana Maria Florentino25 de maio de 2013 às 09:45

    Desde muito jovem, quando passava férias na residência dos meus avós,já ficava encantada com a cidade pela sua beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preocupante a desordem crescente. Fica a indignação com os órgãos competentes, sem nos dar segurança e proteção.Ninguém respeita nada.Até quando a população vai tolerar isso?

      Excluir
    2. Concordo plenamente em preservar a arquitetura da nossa cidade.

      Excluir
    3. Os órgãos de fiscalização precisam averiguar o problema o quanto existe tempo.Todos os anos que vou a Triunfo constato menos casarões antigos.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Solange Martins Diniz26 de maio de 2013 às 14:19

      Ainda bem, Carlos Ferraz,que algumas relíquias são mantidas e preservadas, inobstante a Lei de Tombamento. Isso é gratificante para os "tradicionalistas" que desejam dar continuidade a tão belos costumes,em defesa da história e cultura dessa linda cidade.

      Excluir
  2. André Gomes de. Oliveira25 de maio de 2013 às 10:31

    Ressalto a incansável luta solitária de Carlos Ferraz em defesa do patrimônio da cidade e admiro ter tido posições antagônicas com as desses articulistas de singular naipe como os que regem a Prefeitura de Triunfo. São visceralmente privativistas, me dói saber que uma das pessoas mais brilhantes e acolhedoras da nossa geração esposa posição frontalmente contrária ao que se afigura prejudicial, para muitos considerado correto por falta de puro bom senso e interesses outros, e não recebendo o merecido reconhecimento de muitos dos conterrâneos vendados. Mas por mais fortes que estejam montados na máquina municipal não conseguirão convencer todos a vida inteira e os motivo aventados nos seus brilhantes artigos aqui postados em favor do município,jamais poderão ser ignorados,por tratarem de fidelíssima verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizângela Nascimento25 de maio de 2013 às 11:48

      É preocupante a desordem crescente neste e em outros aspectos da cidade,como bem disse o conterrâneo Saul Pereira e não surge um cristão para defender. Aqui os honestos continuam a financiar os desonestos e os legisladores fingem ignorar tudo isso.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. QUE CIDADE BONITA TRIUNFO!!!

      Excluir
    4. Vera Lúcia Nogueira26 de maio de 2013 às 10:38

      Triunfo é um destaque na região, adoro essa cidade de paixão. Não duvide que vou terminar morando lá.

      Excluir
  3. José Alves Bezerra25 de maio de 2013 às 11:22

    Um absurdo o que está acontecendo com os casarões, estão derrubando tudo para transformá-los em pontos comerciais. Quanta dificuldade de proteção tem o poder público, o sobradinho da Rua do Fiado foi destruído na vista de todos. Será que essa cidade tem mesmo prefeito, vereadores, promotor e alguém que possa se indignar com fatos idênticos? Parece que não...

    ResponderExcluir
  4. É possível que quem more em Triunfo, de tão habituado com a sua beleza natural associada à riqueza da arquitetura, não consiga valorizar o suficiente esses valores, e, mais que isso, não perceba a necessidade da preservação. É preciso entender que a defesa dos monumentos não implica necessariamente uma crítica aos agentes públicos da cidade. Estes, mais cedo ou mais tarde, passam, podendo ser lembrados ou esquecidos. Por isso, não me importam o seus políticos. Prefiro imaginar a simbologia do casario como uma herança da sensibilidade dos antigos moradores, que, devidamente influenciados por inteligências superiores legaram essa cidade ao futuro, certamente na esperança de uma continuidade artística.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!