domingo, 30 de junho de 2013

BRASIL MASSACRA A TEMIDA ESPANHA E GANHA O TETRA NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Brasil atropela Espanha e é campeão
PARABÉNS BRASIL!!!
Fora as cinco finais ganhas em Copas do Mundo, poucas vitórias foram tão especiais para o Brasil como a conquistada neste domingo, contra a Espanha, no renovado Maracanã, pela decisão da Copa das Confederações.O 3 a 0 contra os atuais campeões mundiais, bicampeões europeus e líderes do ranking mundial lavaram a alma de um time que parecia ter perdido o costume de ser grande.

E que foi gigante no Maracanã com mais de 70 mil pessoas, e não só pelo placar. Os espanhóis estavam invictos havia 29 partidas em confrontos oficiais, e, pelo que aconteceu ao menos neste domingo, passaram de favoritos à segunda força no Mundial do ano que vem, quando terão que voltar ao Brasil.

O time de Felipão mandou no jogo, transformou o estilo de muitos toques do rival em algo inútil e ainda consagrou Fred, o artilheiro do torneio, e Neymar, o craque.

Foi o quarto título do Brasil na Copa das Confederações, o terceiro seguido. O país é o maior vencedor do torneio. Foi também o segundo título de Felipão com a seleção. O primeiro, conquistado também num 30 de junho, foi o Mundial de 2002.

Antes da bola rolar, os espanhóis eram vaiados quando apareciam nos telões. Apupos que ganharam força durante o aquecimento. Mas, na execução do hino dos europeus, respeito.

E o Maracanã lotado mais uma vez cantou o hino nacional à capela. Era a melhor oportunidade para testar o efeito positivo que isso causa para a seleção. E como funcionou.

Atônitos, os espanhóis levaram o primeiro gol em um jogo eliminatório em quase quatro anos logo aos 2min, quando Hulk cruzou pela direita, Fred disputou a bola com a defesa, foi ao chão e mesmo caído chutou para abrir o placar.

A Espanha tentava, mas não conseguia impor seu toque de bola. Aos 8min, em chute rasteiro, Oscar quase marca o segundo. Segundos depois, o primeiro empurra empurra entre os jogadores depois de falta de Torres em Marcelo.

Os comandados de Vicente del Bosque não mostravam o mesmo controle emocional de outros jogos. Arbeloa fez falta dura em Neymar e levou o amarelo. E seus colegas de time batiam boca com os brasileiros. Aos 28min, foi a vez de Sérgio Ramos derrubar Oscar e levar o amarelo (os brasileiros pediam o vermelho com o argumento que o camisa 11 caminhava livre em direção ao gol).

Era um massacre brasileiro. Aos 32min, Neymar lançou Fred, que ficou livre diante de Casillas para marcar o segundo, mas chutou em cima do goleiro do Real Madrid.


Primeiro jogador a ser substituído, deu lugar a Jadson, Hulk, o paraibano de Campina Grande, que fez questão de exibir a bandeira do seu Estado, foi ovacionado, assim como Fred e Paulinho, que saíram depois. E a festa continuou até o apito final.

O jogo no Maracanã foi o último de caráter oficial do Brasil antes da Copa do Mundo. O time agora só volta a campo em agosto, num amistoso contra a Suíça no país europeu. Já a Espanha retoma a disputa das eliminatórias para o Mundial, em que lidera seu grupo, em setembro, contra a Finlândia, como visitante.

Neymar conquista 1º título pela seleção e é eleito o melhor do torneio


Mais uma atuação decisiva, golaço na final, eleito pela Fifa o melhor jogador da Copa das Confederações e primeiro título conquistado pela seleção brasileira: o "monstro" está criado. Este é Neymar. A palavra para qualificar o Neymar de 2013 não tem a mesma conotação daquela usada pelo técnico René Simões em 2010. O monstro se desenvolveu, cresceu, amadureu e se consagrou. Com a conquista desde domingo sobre a badalada Espanha, no Maracanã, aos 21 anos, Neymar mostrou que tem qualidade de sobra para assustar os adversários e se impôr em campo.



Fonte: MSN/Esporte - Estadão

CORRUPÇÃO NO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE TRIUNFO-PE

WILLIAMS TERTO CARNEIRO - ADVOGADO
Neste momento em que praticamente o Brasil inteiro sai ás ruas pedindo antes de tudo o fim, o combate à corrupção, na Cidade de Triunfo – PE, outro escândalo vem à tona e da forma mais ilícita possível. Sabe-se que foi aberta através de edital as inscrições para as eleições para a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Triunfo e que foram homologadas duas chapas para concorrerem, porém, como se era de esperar, as pessoas que compõem o Sindicato, membros da comissão eleitoral, indeferiram a chapa do Sr. Amorim da chapa 01 aduzindo que alguns participantes que firmaram o compromisso de participariam como candidatos, foram ameaçados pelas Senhoras Edna Airan que é candidata da chapa 02 e a Senhora Adriana.
Acreditem, provas robustas, com depoimentos gravados por candidatos da chapa do Sr. Amorim, receberam em suas residências as referidas senhoras que levaram consigo o pedido de desistência para não participarem do pleito sendo as mesmas, ameaçadas de que se participassem da chapa 01, teriam problemas em suas aposentadorias. Pasmem, pessoas que sequer sabem ler, que assinaram apenas com as suas impressões digitais e que tiveram o endosso à rogo pela Vereadora de Santa Cruz da Baixa Verde Sra. Eliete.
Não é nenhuma novidade de que tanto a atual presidente do Sindicato, a Sra. Vereadora de Santa Cruz da Baixa Verde e outros que fazem parte da atual administração da Prefeitura, estão sob investigação da Polícia Federal e que diversas outras pessoas já foram ouvidas pela Polícia Federal diante da robustez das documentações que possuem como fraude nos programas sociais da agricultura em que beneficiam até pessoas de outros municípios e que as declarações (DAP) foram emitidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Triunfo – PE.
Por sua vez, documentos comprobatórios demonstram que a Vereadora de Santa Cruz da Baixa Verde que não se sabe porque está inserida na comissão eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Triunfo e continua como sindicalizada no Município, tendo em vista de que a mesma não tem domicílio na Cidade que bem comprovado já que é vereadora de Santa Cruz da Baixa Verde e além de tudo, ter contraído dois financiamentos junto aos programas Garantia Safra e Bolsa Estiagem. Ora, tanto a referida Vereadora como o seu marido contraíram financiamento mesmo estando as Declarações de Aptidão ao programa fraudados, com informações falsas o que tenho comigo tais provas.
Tentando resolver o cerne da questão relativa as eleições e acerca da conduta reprovável das pessoas que compõem a chapa 02 bem como as irregularidades da comissão eleitoral, como advogado, propus ao representante da FETAPE, Sr. Antônio Filho uma reunião onde mostrei os documentos comprobatórios, gravação em vídeo das pessoas que foram ameaçadas para saírem da chapa 01 já que é a FETAPE quem coordena a questão eleitoral, fiscaliza todo o pleito, e a resposta que obtive foi que na próxima sexta estaremos levando para o Sindicato essas pessoas que foram ameaçadas para saírem da chapa, porém, já garanti que levarei toda a documentação e denúncia ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Polícia Federal para que se apurem o que resta evidente já que os documentos são incontestáveis.
Parecem-me que as coisas na Cidade de Triunfo anda mesmo à passos de tartaruga. Existe uma Ação Civil Pública em trâmite desde o ano de 2007, já houve as audiências necessárias porém até o presente momento ainda não saiu qualquer decisão para punir severamente os responsáveis e o mais interessante de tudo é que hoje, depois de tanto tempo, esta mesma ação está correndo em segredo de justiça e nesse compasso, a população de Triunfo além de não mais acreditar em qualquer punição por atos reprováveis, sequer possuem o direito de acompanhar o andamento do processo.
Bem verdade que existe uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral que não Tramita em segredo de justiça (AIJE) promovida pela Frente Independente pela Renovação por captação ilícita de sufrágio, abuso do poder econômico, uso da máquina administrativa, uso de carros com placas vermelhas o que é proibido pela Lei das Eleições e tais carros agregados a LIMPAX também participaram da Carreata da Frente Popular de Triunfo.
Estão também sendo representados, além do atual gestor, o responsável pela coligação, Sr. José Pedrosa (Manitu), O vice prefeito que responde solidariamente, a esposa do prefeito, Sra. Paula Xavier, Os Vereadores eleitos Joeldes Moreno (Eudinho) e José Carlos de Solon. Tal processo tem o rito  sumário e a ação foi ajuizada no dia 05 de dezembro de 2012 e mesmo tendo sido contestada, observando o princípio da ampla defesa e do contraditório ainda não temos sequer uma data para julgamento, repito, o rito processual é sumário.
O povo está nas ruas clamando por justiça, pelo fim da corrupção, mas em Triunfo o grito de voz do povo ainda não ecoou por entre as ruas da cidade. Será que o medo de  serem perseguidos ainda continua depois de estarem assistindo a tudo que é divulgado na mídia?
Certamente dirão em comentários coisas absurdas, falarão de competência, de ser intruso, falarão muito mas a minha voz não calarão e muito menos o sentimento de justiça que carrego quando jurei que combateria duramente todas as injustiças sociais e continuarei fazendo, mesmo sendo ameaçado, tendo o meu nome achincalhado por pessoas inescrupulosas e por outros sem o mínimo de discernimento para reconhecer o que está diante dos olhos do Brasil.
WILLIAMS TERTO CARNEIRO

RECORDANDO AS FESTAS INFANTIS NO COLÉGIO STELLA MARIS











MEMÓRIA MUSICAL - HÁ TRINTA ANOS O BRASIL SE DESPEDIA DA MAIOR CANTORA CLARA NUNES

Clara do Brasil...


Clara Nunes se foi cedo. Não que houvesse tempo suficiente para um mito, porque mitos são como deuses: podem ser invocados sempre. Para lembrar e saudar a artista, basta cantar.

A cantora se despediu de milhares de fãs em um sábado de Aleluia, há exatos 30 anos. Ela foi vítima de uma mal sucedida operação de varizes. Desde então, sua história é cantada e recontada.
Nasceu Clara Francisca Gonçalves em Caetanópolis (MG). Caçula de sete irmãos, ficou órfã aos seis anos. Da mãe, levou para a cidade grande a lembrança e o sobrenome artístico: Nunes.
No começo, nos anos 60, cantou baladas românticas e flertou com a Jovem Guarda, mas se achou no gingado do samba. Com repiques e tamborins, Clara Nunes viveu um encontro que fez dela a primeira mulher a bater os 500 mil discos vendidos. Assim, ela se tornou cara e voz da Portela.
Mas foi com o tambor que Clara Nunes viveu em comunhão. Estudiosa dos ritmos brasileiros, nomeada baiana honorária, converteu-se ao candomblé. Ora se dizia filha de Ogum e Iansã, ora afirmava ser filha de Oxum e Xangô.

Clara Nunes não teve filhos, mas, com o marido Paulo César Pinheiro, fundou um teatro que leva seu nome no Rio. Depois da morte, aos 41 anos, ficaram mais de 20 discos, centenas de canções e muitos títulos. A lembrança da cantora é aquela certeza de que despedidas acontecem, mas há vozes e histórias que são eternas.


Fonte: documentário da Globo News

CURIOSIDADE DO BLOG - ALIMENTOS PARA MANTER A FORMA NO INVERNO


O frio chegou e com ele as refeições começam a ficar mais calóricas. E a prática de atividade física, então, que acaba sendo deixada de lado por conta da preguiça? Nessa época, para manter a temperatura ideal, o corpo gasta mais calorias e por isso a fome é maior para poder compensar toda essa perda. O que fazer?
 
Para manter a forma no inverno é preciso seguir uma alimentação saudável e sem exageros. É preciso incluir alimentos termogênicos que ajudam a aumentar a temperatura corporal e o gasto de calorias para suprir a demanda de energia. Gengibre, chá verde, óleo de coco, pimenta e as sementes de chia e linhaça são alimentos que auxiliam no controle da massa corporal por promoverem maior saciedade e aumento do efeito termogênico durante a digestão. 'Esses alimentos promovem saciedade, complementam a alimentação, sendo coadjuvantes para o emagrecimento', disse a nutricionista Tatiana Camacho Barão, da Naturalis.
 
Porém, para redução de massa corporal, vale a velha fórmula: alimentação equilibrada e atividade física. 'A dieta deve ser variada, equilibrada e nunca restrita a apenas determinados grupos alimentares', explica a nutricionista.
 
Confira a seguir sugestões de termogênicos e alimentos com alto poder de saciedade para incrementar o cardápio
 
 
Pimenta
A pimenta ajuda a ativar o metabolismo e a melhorar a produção de energia, aumentando a disposição. Além disso, é rica em capsaicina, uma substância que favorece a quebra de gordura no tecido adiposo e aumenta a temperatura corporal, colaborando para a queima de calorias.
 
Chia
A chia ajuda no bom funcionamento do intestino por conter fibras solúveis e insolúveis. As primeiras formam um gel em contato com a água e tornam mais lenta a digestão, promovendo a sensação de ‘estômago cheio’, além de reduzirem a absorção de carboidratos e lipídeos. Já as insolúveis melhoram o funcionamento do intestino, pois aumentam o volume do bolo fecal e reduzem o tempo de trânsito intestinal.

Chá verde
O chá verde oferece polifenois com ação anti-inflamatória e antioxidante, e cafeína com ação termogênica. Diversos estudos demonstram que o consumo diário de 3 a 4 xícaras (chá) de chá-verde auxilia na redução da massa corporal por meio do aumento da taxa metabólica.
 
Semente de linhaça
A semente de linhaça dourada moída é indicada para a saciedade e para o funcionamento intestinal. Ela é rica em ômega-3, tem ação anti-inflamatória e é essencial para a saúde cardiovascular, cerebral e para o controle da massa corporal.

Guaraná
O guaraná em pó acelera o metabolismo e aumenta a temperatura do corpo, facilitando a queima de gordura. A cafeína e as outras xantinas do guaraná promovem aumento dos batimentos cardíacos e da frequência respiratória e, por isso, aumentam a taxa metabólica do organismo.

Gengibre
O gengibre ajuda no aumento da temperatura corporal e do metabolismo e no reforço do sistema de defesa, além de ter compostos antioxidantes, como o gingerol.

Óleo de coco
O óleo de coco tem fácil digestibilidade e pode ajudar na redução da cintura abdominal e aumento do colesterol bom. Esse óleo é composto por ácido láurico, importante para ação antibacteriana e antiviral. Pelo efeito termogênico, o óleo de coco ajuda na manutenção da massa corporal.
 
 

Sugestão de receita  - Chá verde termogênico com gengibre e chia


Fonte: Tempo de Mulher | Por Paula Faciroli,

sábado, 29 de junho de 2013

QUADRILHAS JUNINAS DE TRIUNFO EM QUADRINHOS






QUESTÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA - EDNALDO BEZERRA

Teresa, esse rolo todo não é só por causa de transporte público, não. Quanta ingenuidade! Ou você está querendo me enganar? Todo mundo sabe que o aumento das passagens de ônibus foi só a gota d’água.  O copo já vem enchendo há pelo menos uma década. Entornou.  As manifestações em diversos rincões do território nacional são decorrentes, dentre outros fatores, da péssima saúde e educação oferecidas à população, da corrupção que assola o país, e dessa ditadura de ideias (esses democratas que aí estão são verdadeiros ditadores, não aceitam pontos de vistas diferentes, não toleram quem deles discordam, querem impor suas vontades, ignoram, decidem ao bel prazer, e o povo que se dane).

Era de se esperar que um dia a coisa degringolasse. E se, por acaso, alguém começou um protesto esperando atingir apenas o governo do Estado de São Paulo, quebrou a cara. Deveria ter prestado mais atenção ao tíbio aglomerado de primeiro de maio, na avenida Paulista; às redes sociais, e ao mar de gente na esplanada dos ministérios, em Brasília, no último cinco de junho. Erro de cálculo. O tiro saiu pela culatra.

Isso até me fez lembrar os momentos que antecederam o 31 de março de 1964, em que diversas manifestações eclodiram no país – as Marchas da Família com Deus pela Liberdade – pedindo um basta na situação. Mas só que, agora, dessa vez, os salvadores da pátria, se forem coerentes, deverão ficar inertes. Pois correm o risco de, no futuro, surgirem outras comissões da verdade. E aí... Deixa de história e de gozação, estás querendo me enrolar? O que tem isso a ver com a Língua Portuguesa?  Calma aí, meu amigo. Tem, sim. Não se irrite. Vou chegar lá. É que esse preâmbulo pareceu-me necessário.

Pois bem, conversávamos eu e Teresa na varanda, e minha sobrinha fazia um cartaz para expor na manifestação aqui do Recife. A faixa dizia: “Os petralhas, que são corruptos, devem ir para a cadeia!”. Imediatamente, perguntei-lhe se achava realmente que todos os petralhas deviam ser encarcerados. É claro que não, tio! Só os corruptos. Pois, então, retire as vírgulas da frase. Expliquei-lhe o porquê, e ela se convenceu. Aproveitou e escreveu tudo em letras maiúsculas: “OS PETRALHAS QUE SÃO CORRUPTOS DEVEM IR PARA A CADEIA”.

Ah! O que expliquei à minha sobrinha? Foi isto mesmo que você me perguntou? Vou lhe dizer. Primeiro, parabenizei-a, porque, no cartaz, deu nome aos bois – protestos não podem ser apolíticos (embora, confesso a você, não gostei da frase. Eu faria diferente. Mas não iria desmotivar a jovem, e cada um tem seu estilo. Não é verdade?). Depois lhe falei que, com as vírgulas, a oração intercalada é subordinada adjetiva explicativa, ou seja, dá uma característica comum a todos os petralhas, e, por conseguinte, neste caso, a totalidade deveria ir à cadeia. Já sem as vírgulas, ela torna-se subordinada adjetiva restritiva. Assim, somente aqueles petralhas corruptos é que devem ser presos – restringe-se a um conjunto, e não ao todo.

E então, meu velho? É ou não é uma questão de Língua Portuguesa?


POR: Ednaldo Bezerra é estudante de Licenciatura em Letras da UFPE.

CONHEÇA AS HISTORINHAS DAS BANDEIRINHAS, BALÕES E FOGUEIRA DAS FESTAS JUNINAS


Forró, quentão e canjica não podem faltar nos festejos juninos. Mas para um arraiá ser bom de verdade, é preciso caprichar na decoração. Bandeirinhas, balões e fogueiras deixam o arrasta-pé ainda mais animado. Você conhece a história de cada um desses três símbolos?

De origem europeia, a tradição junina acabou se incorporando à cultura brasileira. No nordeste, principal reduto dessa manifestação popular, esses apetrechos não passam despercebidos por quem visita a região no mês de junho.

Há muitos anos, era comum que nas festas juninas as imagens dos três santos do mês (Santo Antônio, São João e São Pedro) fossem gravadas em grandes bandeiras coloridas. Essas bandeiras eram colocadas em água em evento conhecido como lavagem dos santos. A ideia era a purificação da água e de quem se banhasse com ela. Com o passar do tempo, as grandes bandeiras – ainda presentes em alguns lugares – deram lugar às famosas bandeirinhas em alusão a esse ritual.

Por trás do aconchego trazido pela fogueira nas frias noites de inverno, história também não falta. Para os cristão, a fogueira representa o nascimento de São João Batista. Isso porque Santa Isabel teria usado o recurso para avisar a Maria que seu filho ia nascer e de que precisava de ajuda no parto. Alguns contam ainda que a fogueira protege dos maus espíritos, com poder de arrasar plantações inteiras.

Já os balões serviam como uma forma de comunicação. Alguns eram soltos com o objetivo de avisar a parentes e vizinhos da região que a festança estava por começar. Vale lembrar que no Brasil a prática de soltar balões é crime. Além de ser um perigo para as pessoas, pode causar incêndios de grandes proporções.

A EXPOSIÇÃO SUTILEZAS DO OLHAR - SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CARLA NOGUEIRA
Ganha cada vez mais força a teoria de que a idade biológica não depende da idade cronológica, mas sim dos hábitos de vida. preciso considerar que o envelhecimento é um processo biológico natural, em que o corpo sofre diversas alterações funcionais e anatômicas, afetando direta e indiretamente a saúde.
 

Muito tem se falado em qualidade de vida, principalmente para a Terceira Idade, tendo em vista que a expectativa de vida tem aumentado de forma considerável. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Assistência Social tem em sua grade de cursos, Oficinas de Artes para a Terceira Idade visando resgatar a autoestima das pessoas acima de 60 anos a partir da criação de novas perspectivas de atividades rentáveis, além da proposta de ocupação e incentivo a produção.
 
Diante dos cursos oferecidos, notou-se uma grande procura das alunas (o público feminino é maioria) devido este ser um trabalho manual, criativo e terapêutico. Sabemos que a criatividade traz aspectos que facilitam mudanças e transformações no decorrer das nossas vidas, especialmente durante a nobre etapa que enfrentam na terceira idade. Nunca é tarde para exercitar a sensibilidade que existe em cada um de nós. E quem é sensível tem, indiscutivelmente, capacidade para se abrir às artes. “Eu nunca pensei em trabalhar com biscuit, hoje em dia, não me imagino sem minhas aulas semanais”; relata a Sra. Maria Geralda, aluna iniciante do curso de biscuit.
 
O objetivo geral das Oficinas de Artes para a Terceira Idade é despertar e expandir nas alunas as potencialidades criadoras através de atividades artísticas especificamente apurando a coordenação motora e sensorial; descobrir e desenvolver novas formas de expressão artística; fornecer conhecimentos e técnicas de artes plásticas; despertar o interesse por valores artísticos, explorando a sensibilidade e o senso estético.
 
Metodologia - As aulas são realizadas em encontros semanais com duração de duas horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social. Há monitoras de artesanato, mas todas trocam suas experiências de aprendizado, pois ensinam, tiram dúvidas, dão dicas aos que querem aprender ou aperfeiçoar suas técnicas.
 
As idosas ganham ainda dicas de como comercializar seus produtos que podem ser largamente divulgados e vistos pelo amigos, parentes, filhos, netos e aos vizinhos em exposições (conforme foto em anexo) promovidas pela secretaria, que dá visibilidade ao trabalho artesanal.
 
A exposição conta com peças com pinturas em tecidos, peças variadas feitas em biscuit, trabalhos em crochê, trabalhos em vagonite, aplicação com retalhos em blusas adultas e infantil, panos de cozinha, tapetes, passadeiras, toalhas, e ainda a confecção de bonecas variadas, ursos e pesos de porta.
 
A exposição iniciou dia 27, e ficará a disposição de toda comunidade triunfense, na Secretaria Municipal de Assistência Social até dia 05 de julho, de 08:00 h às 12:00 h.
 
Prestigiem mais essa ação dessa secretaria em prol de nossos idosos.
 










 

CONVITE PARA A EXPOSIÇÃO SUTILEZAS DO OLHAR ...

Baseado na crença que a nossa ação é transformadora, teremos grande alegria em recebê-los para juntos compartilharmos deste momento.
 
A Secretaria Municipal de Assistência Social convida toda comunidade triunfense para prestigiarem com suas presenças, a Exposição das Artes confeccionadas durante o primeiro semestre de 2013 pelo Grupo da Terceira Idade.
 
A abertura oficial dia 27, e seguirá até o dia 05.07.2013, no horário de 08:00 h as 12:00 h,de segunda a sexta -feira. de segunda a sexta -feira.

Contamos com sua presença.
 

ENCERRANDO O CICLO JUNINO - DIA DE SÃO PEDRO - 29 de JUNHO

O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho. Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.
 
Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.
 
Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.
 
Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".
 
Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.
 
Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.
São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!