sábado, 19 de julho de 2014

A LITERATURA BRASILEIRA ESTÁ DE LUTO: MORREU O ESCRITOR BAIANO JOÃO UBALDO

Escritor João Ubaldo Ribeiro

O escritor João Ubaldo Ribeiro morreu na madrugada desta sexta-feira (18), aos 73 anos, em casa, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de embolia pulmonar. Ele era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e ocupava a Cadeira 34 desde 1994. Jornalista e cientista político, ele foi autor de mais de 20 livros, publicados em 16 países. Segundo a ABL, o velório vai acontecer no Salão dos Poetas Românticos e deve ser aberto ao público até as 19h.
 
Entre suas principais obras estão Sargento Getúlio (1971), Viva o Povo Brasileiro (1984) e O Sorriso do Lagarto (1989). João Ubaldo Ribeiro recebeu, em 2008, o Prêmio Camões, concedido pelos governos de Portugal e do Brasil, para autores que contribuem para o enriquecimento da língua portuguesa.
 
 
O corpo de João Ubaldo Ribeiro foi enterrado pouco antes das 10h no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista, na zona sul.
 
O escritor foi homenageado com coroas de flores enviadas por editoras, jornais, políticos e fãs. Mas duas chamavam a atenção ­- foram enviadas pelo bar e pela padaria que João Ubaldo costumava frequentar no Leblon, zona sul, onde morava.


O ator e apresentador Bento Ribeiro, filho do escritor, disse que o pai deixa inconcluso um livro em que registrava as impressões de um baiano sobre o Leblon.
 
 
 
 
Fonte: MSN/Estadão


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!