domingo, 13 de julho de 2014

QUAL A RAZÃO DE ACABAREM O SÃO JOÃO TRIUNFENSE ?



O arrasta-pé do São João triunfense, antes, era ano após ano coroado de sucesso total. Iniciava-se nos focos menores organizados pelas comunidades dos bairros tipo aqueles existentes na época: Encruzilhada/Rosário, Saudade/Liberdade, Alto da Boa Vista/Cruzeiro, depois migrando no auge junino para a Praça Carolino Campos, Centro. Era montada uma estrutura metálica extensa como estilo palhoção ao lado do tradicional Cine Theatro Guarany, pela Prefeitura Municipal, visando proteger os frequentadores do grande frio que fazia e pancadas de chuva casuais.




Constatava-se enorme quantidade de pessoas nativas e turistas das mais diversas regiões de Pernambuco e Estados vizinhos, dispostos a assistirem: o agradável ritmo de forró pé-de-serra; apresentação de quadrilhas vindas de setores urbanos e da periferia; concursos: da maior pamonha; o destacado bolo de milho; a mais gostosa canjica; o casamento matuto e a queima da fogueira instalada no meio do Lago João Barbosa Sitônio, geralmente durante as datas 22, 23 e 24 de junho, satisfazendo todos indistintamente pela dimensão proporcionada.



Aquele saudoso encontro festivo estava sendo capaz de atrair gente da Capital e Interior, que marcavam sucessivas presenças e elogiavam sem parar a organização e qualidade do evento, era amplamente observada e chegando a ser considerado um dos mais animados da Região do Pajeú. Havia no palco montado no final da via pública destinada aos shows, artistas famosos e bandas conhecidas : Assisão, Genailson, Banda Rutilante, Félix Porfírio, Bia Marinho Ruy Grudi, Delmiro Barros, Bira Marcolino, Banda Zé Homero, entre outros.



Independente disso, haviam as formalidades normais que seguiam os costumes regionais: adultos acendendo as fogueiras frente às respectivas residências onde encontravam-se parentes e amigos convidados a participar e saborear as comidas de milho; crianças soltando fogos ao redor; jovens soltando balões; ao som das vitrolas entoando gravações de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Dominguinhos, Genival Lacerda, Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro; Marinês e muito mais. Sempre prestigiados pelas autoridades constituídas e animados convidados.


 


Tudo isso há cerca de seis anos corresponde apenas saudade, devido falta de visão administrativa e sentimento nativista dos últimos administradores municipais, não habituados assumir a responsabilidade e compromisso da cidade e nem tão pouco executar as promessas feitas nas campanhas eleitorais. Esses pseudo - representantes propositalmente resolveram incentivar a saída dos habitantes para municípios circunvizinhos e também sumirem para localidades incertas e não sabidas. As presenças de: prefeito, vice-prefeito, secretários, diretores, assessores, comissionados e respectivos familiares,poderia fazer número e diminuir a vergonha causada.




Outra vez repetiram a dose, deixando a população e turistas entregues à própria sorte diante um cenário tenebrosos que nem lembrava festividade junina. Muitos saíram revoltadíssimos pelo tamanho abandono ofertado a um lugar que esteve lotado de enganados visitantes; principalmente depois que tomaram conhecimento no Polo Gastronômico que haviam contratado para o distrito de Canaã (acostumado a comemorar o São Pedro, na semana posterior), para respectivas noitadas de sexta-feira e sábado uma grade artística significativa. Passada mais essa decepção, deseja-se saber no entanto o motivo desse constante boicote ao São João.

23 comentários:

  1. Embora não seja moradora de Triunfo, tenho grande admiração pelo cidadão Carlos Ferraz , que desconheço pessoalmente, mas acompanho a sua forma elegante e sucinta de questionar os representantes da sua cidade quando cobra justas melhorias nas diferentes áreas administrativas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como seria bom que todos assumissem a responsabilidade e o compromisso de não deixar descartarem nossas festividades tradicionais garantindo a preservação. Estão desmoralizando Triunfo de forma assustadora e ninguém faz nada para impedir. Para alcançarmos essa consciência é fundamental que aconteça uma revolução na educação, porque os próprios educadores e alunos estão coniventes com o que existe de pior e mais atrasado na cidade; os comerciantes financiam campanhas eleitorais visando retorno nas compras de licitações forjadas. A vergonha encolheu por todos os cantos. Fui...

      Excluir



    2. Silvio Romero10 de julho de 2014 22:08

      Alguns políticos dominam o povo com rédeas curtas sem usar armas, tiram a comida, a saúde para que as pessoas não tenham força para lutar. A demagogia reina nesse município.

      Excluir
    3. Antigamente não víamos situações constrangedoras como essas que vêm acontecendo nos períodos de São João. Até quando visitantes haverão de ser mal tratados por essa gestão porra louca.
      Vale ressalta que isso ocorre há vários anos. Na minha opinião um homem como o prefeito na idade dele não pode dormir com um problema de tal envergadura, nem acordar com a consciência tranquila depois de praticar tanta imbecilidade.

      Excluir
    4. GOSTARIA QUE OUTROS TRIUNFENSES SE ESPELHASSEM NESSE GRANDE EXEMPLO DE CIDADANIA DEMONSTRADO PELO AMIGO CARLOS FERRAZ DURANTE TODO TEMPO. TIVE ORGULHO DE HAVER SIDO PARCEIRO DESSE GRANDE TRIUNFENSE EM VÁRIAS OPORTUNIDADES , QUANDO SE FAZIA PRESENTE NA DEFESA DA NOSSA QUERIDA CIDADE.

      Excluir
    5. JOSÉ WALTÉR ALMEIDA12 de julho de 2014 às 22:56

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    6. A festa de São João é resultado da aglutinação dos cultos pagãos em louvor à terra e em alusão à data de nascimento do santo católico João. Foi trazida para o Brasil por influência portuguesa. Os pesquisadores do folclore junino consideram Portugal como o País que conseguiu reunir ao seu espírito religioso as crendices, advindas, agouros e superstições de cultos desaparecidos, muitos deles de origem pagã. Pela mão do colonizador, o costume de festejar o São João entrou no Brasil e ficou. Passou do ambiente rural para a cidade, onde se procura reviver os costumes do interior. Daí os trajes, a comida, a música, a dança e o jeito de falar que remetem ao colonizador.

      Excluir
    7. ACABARAM TAMBÉM A FESTA DOS ESTUDANTES ( CIRCUITO DO FRIO)

      Excluir
  2. A razão dessas e outras trapalhadas cometidas nesse município desmoralizado todos estão cansados de saber muito bem, mas não possuem a menor dignidade de se posicionar contrário porque a maioria tem rabo preso com vantagens pessoais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Ana Lúcia Rodrigues11 de julho de 2014 às 09:22

      É por conta disso que a cada dia as pessoas acostumadas a passar férias na cidade nesse períodos estão migrando para outros lugares.
      No final das contas não tem-se um serviço decente.

      Excluir
    3. VEJO ISSO COMO DESPERDÍCIO DE TEMPO E DINHEIRO E NÃO DÁ RETORNO FINANCEIRO OU DE VOTO.ESSAS SUGESTÕES INTERMINÁVEIS DE CARLOS FERRAZ É COISA PARA LUGAR MAIS ADIANTADO.DEVE CAIR NA REALIDADE QUE ESTAMOS NUMA CIDADE PEQUENA SEM RECURSOS DO SERTÃO.BASTA DE ILUSÃO.TRIUNFO TEM QUE SER O QUE É COM DR LUCIANO BONFIM FAZENDO O QUE PODE E ESTÁ BOM DEMAIS.TURISTA QUE GOSTE OU NÃO DO QUE ENCONTRAR AQUI.

      Excluir
    4. Ainda não havia lido esse comentário que no mínimo, sem querer ofender, é claro, trata-se de desconhecimento total de causa. Sabe-se que em uma cidade turística como Triunfo, as festas juninas, festa dos estudantes e outras festas que outrora faziam a alegria do povo triunfense e dos turistas que aqui chegavam e deixavam dinheiro na cidade. Isso é trazer benefícios para a cidade. Divisas para o município. Com isso, com toda a estrutura montada, pode-se trazer inúmeros empregos diretos ou indiretos para que a juventude que anda ociosa, beirando a cruel das realidades dos grandes centros onde as drogas se proliferam como vermes em carne podre, vê-se que nesta cidade onde aloprados e aproveitadores do dinheiro do povo e da falta de conhecimento, deixam-nos perplexos. Não é desperdício de dinheiro, é investimento. Para que qualquer coisa possa dar certo financeiramente é necessário que haja investimento porém certo é que alguns investimentos com retorno como grandes festas, podem deixar corruptos ricos como muitos que estão esbanjando o dinheiro do povo triunfense. Esse prefeito não faz mesmo é nada. Seu secretariado com algumas ressalvas é ineficiente. A secretaria de Turismo é um caos total. Ganhar dinheiro nas costas do povo quando se contrata uma empresa que já está certa para ganhar uma concorrência em licitação não é coisa do outro lado do mundo. Isso acontece aqui, diante dos nossos olhos e a falta de vergonha é tão grande que se aprovam contas que são rejeitadas até mesmo pelo Tribunal de Contas já que a reincidência em não pagar a previdência nesta gestão já se tornou uma constante. O turista quando sai da capital, da sua cidade, vem encontrar outras belezas, festas, diversões e não ficar horrorizado com o mar de lama que se tornou a cidade de Triunfo.

      Excluir
  3. As festividades juninas somente aconteceram nas administrações dos Melo: Dr Eduardo e Dr. Maninho.

    ResponderExcluir
  4. A razão mais óbvia possível, fugir do povo e evitar gastos, para a grana poder sobrar no bolso deles.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. EU ACHO É POUCO! O POVÃO É MASOQUISTA E TEM O GOVERNO QUE MERECE.

      Excluir
  5. Antonio Fernando Santos10 de julho de 2014 às 14:18

    Todo mundo sabe que quando prefeito, o pai do atual, prefeito por três vezes com esmagadora diferença de votos, colocava os ônibus de Antonio Barruada e as veraneios, na frente da residência do senhor João Flor, na Rua do Fiado. para transportar de graça e por conta da Prefeitura de Triunfo os interessados de participar das festas de São João, em Princesa Isabel-PB, de onde são naturais. O filho está somente seguindo o mau-exemplo.E povão gostando. Esse lugar não tem mais salvação.

    ResponderExcluir
  6. A mesma coisa fizeram com a Festa dos Estudantes, reduziram até a programação para metade dos dias. Isso é uma vergonha!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Fernando N. Magalhães10 de julho de 2014 às 22:04

    O nosso direito de continuar tendo um São João na cidade é líquido e certo neste e noutros casos, mas a prefeitura simplesmente ignora os nossos apelos feitos. Dessa parte perversa somente o jornal de vocês repassam com equilíbrio a nossa voz.

    ResponderExcluir
  8. Acreditem ou não, temos um pátio de eventos que foi construído com o dinheiro público e que está às moscas. Um elefante branco como já disse em outras matérias. Os comerciantes que pagam por seus boxes, ficaram no prejuízo já que nada houve naquele lugar ou em qualquer parte da cidade a não ser com algumas festinhas em bairros que foram fomentadas por alguns vereadores e que não é este o papel do vereador. De fato, sem sombra de dúvidas, o poder público desta cidade se esquiva em promover o que é de tradicional na cidade. Não são somente as festas de São João, temos um carnaval onde temos a figura dos caretas praticamente em extinção, a festa do estudante que se agoniza a cada ano dependendo de migalhas que sobram do festival de inverno de Garanhuns. As festas natalinas que se não fosse o SESC como em outros eventos não teríamos absolutamente nada. É patente a falta de conhecimento e dos valores culturais da cidade que antes era conhecida pelas suas grandiosas festas, da terra da rapadura, com seus pontos turísticos que hoje estão em estado deplorável. Temos um hospital que não consegue dar apoio aos turistas que precisem de atendimento de emergência bem como de toda a população. A secretaria de Turismo sempre esteve em mãos de oportunistas assim como todos os oportunistas que estão em cargos comissionados e que somente aparecem para receberem o dinheiro.Na verdade nem aparecem já que o dinheiro já é depositado em suas contas e os mesmo estão por aí, fazendo cursos, trabalhando em outros lugares, enriquecendo ilicitamente do dinheiro público. A festa do povo triunfense acabou, espero que a festa destes abutre também acabem de uma vez por todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisam acordar e tomar providências para acabar com essa bagunça de uma vez por todas.

      Excluir
  9. Que o povo que se sinta enganado, oprimido e perseguido vão às ruas em protesto. Sem vandalismo e com vontade de fazer crescer novamente a cidade de Triunfo.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!