quarta-feira, 16 de julho de 2014

RECIFE E OLINDA COMEMORAM NOSSA SENHORA DO CARMO

Co-padroeira da capital é celebrada na 318º Festa do Carmo.



Na quarta-feira (16), Recife e Olinda celebram o dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital pernambucana. A programação em homenagem à santa começou no dia 6 de julho e na quarta, 16 missas serão celebradas de hora em hora, na basílica que leva o nome da santa, no Centro do Recife, a partir das 5h. O claustro do Convento Carmelita, no bairro de Santo Antônio, também terá missas a cada uma hora, a partir das 5h30. Esta é a 318º edição da Festa do Carmo, que conta com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidindo a missa campal, prevista para começar às 15h30.
A Arquidiocese de Olinda e Recife ainda comemora os 105 anos da escolha de Nossa Senhora do Carmo como padroeira secundária do Recife, que já tinha Santo Antônio como padroeiro. A proclamação do título da Virgem do Carmelo como co-padroeira foi feita pelo então papa São Pio X, que hoje é santo da Igreja Católica.
A temática da Festa do Carmo deste ano é “Peregrina no Carmelo nos passos de Jesus, tua vida é nossa história: expressão de amor e serviço à missão”. Considerada a co-padroeira da cidade e da Província Eclesiástica de Pernambuco, Nossa Senhora do Carmo, também conhecida como Virgem de Carmelo, ganha festividades que também marcam os 270 anos da Província Carmelitana Pernambucana, a mais antiga do Brasil.
Dom Fernando Saburido comanda a missa campal no pátio do Carmo, em frente à basílica, às 15h30. Em seguida, os fieis seguem em procissão conduzindo a imagem da santa. O cortejo sai do Pátio do Carmo, segue pela Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Av. Guararapes e, por último, Dantas Barreto.

Um dos homenageados dom Antônio Muniz

Na igreja mais antiga da América Latina, em Olinda, dedicada à Virgem do Carmelo, os homenageados incluem Dom Fernando Saburido, o arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho e o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz. A celebração começa às 19h30, com missa do frei Luís Nunes, prior do Convento de Santo Antônio do Carmo de Olinda.
Na cidade, a festa em homenagem à santa é prolongada até o domingo (20). Da quinta (17) ao sábado (19) haverá missas ao meio-dia e às 19h30. Por fim, no domingo, a programação começa às 10h, com recitação do Ofício de Nossa Senhora; em seguida haverá a imposição do escapulário. Já às 15h, haverá recitação do terço seguida pela celebração da missa solene em honra a Nossa Senhora do Carmo.
A celebração será presidida pelo bispo de Garanhuns, dom Fernando Guimarães. Às 18h, os fiéis seguem em procissão pelas principais ruas do Sítio Histórico de Olinda. A festa encerra com a bênção do Santíssimo Sacramento, na frente da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.




Fonte: G1 PE

Um comentário:

  1. SAMUEL FERREIRA LIMA17 de julho de 2014 às 00:37

    A FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO EM RECIFE SEMPRE FOI MUITO BONITA E COM PRESENÇA DE MILHARES DE FIÉIS.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!