quarta-feira, 20 de agosto de 2014

20 DE AGOSTO - DIA DO MAÇOM, NOSSAS FELICITAÇÕES!

 
É com certeza uma justa homenagem, a estes grandes construtores sociais, que se espalham, quase que anônimos, pelo nosso País e pelo mundo. Em silêncio, prestaram e prestam uma grande contribuição para o desenvolvimento político e social da humanidade e para a liberdade dos individuais e das nações.
 
Muitos ainda vêem a maçonaria como uma sociedade secreta. Embora tenha seus segredos, é uma “sociedade discreta”, e não pode ser rotulada como uma sociedade secreta, pois tem seus estatutos registrados em cartórios públicos, e as lojas maçônicas tem seus endereços conhecidos:
 
 A maçonaria orienta-se sobre a máxima tríade: liberdade, igualdade e fraternidade.
 
- A liberdade é filha da fraternidade e da igualdade. Vivendo os homens como irmãos, com direitos iguais, sob um mesmo sentimento de benevolência recíproca, serão justos entre si e, sem nada a temer uns aos outros, nunca se fazem mal. Assim ninguém abusara da liberdade em prejuízo de outrem.
 
 - A igualdade, dentro dessa trilogia refere-se a igualdade moral, ou seja, a relação de indivíduos, sob o mesmo estado de dignidade, com obediência ao principio da equidade e direitos naturais, fundamentais e sociais- para todos, sem restrição e de forma fraternal sob o império da benquerência, da justiça e da união, sem discriminação, isenção, preconceitos ou privilégios.
 
- A fraternidade, na rigorosa concepção da palavra, resume todos os deveres dos homens uns aos outros. Todo Maçon, é um ser desejoso de melhorar a si, como ser humano, e melhorar a humanidade, se não com suas palavras e atos, mas com seus exemplos. Sabe perfeitamente que os exemplos geram efeitos verticalizados. Se não pode mudar o mundo, pelo menos faz sua parte.
 
Aliás, a maçonaria, desde suas lendárias e difusas origens, sempre perseguiu o melhoramento da qualidade de vida da humanidade. Entende que o homem, para exercer efetivamente sua liberdade, deve previamente exercitar seu raciocínio em grau superlativo.
 
Por isso, que os maçons trabalham sobre si mesmos, procurando desenvolver seus valores espirituais e amplificar suas potencialidades mentais, de maneira a conseguir que seus atos pessoais sejam produto de uma análise coerente e lógica, úteis tanto para eles como para a comunidade em que vivem.
 
O trabalho do maçon assemelha-se a dos alquimistas que transformam metais grosseiros em nobres.
 
E esta é a “obra perseguida” pelo maçon: converter o espírito grosseiro do humano comum em espírito esplendido. Dar “têmpera” à sua personalidade. Sendo a maçonaria um sistema de moralidade e ética social, espera-se que seus membros sejam, essencialmente, morais e éticos. Nesse dia, você maçon, deve renovar seu propósito de se manter inabalável na luta permanente em favor de valores fundamentais da sociedade, como a liberdade, a igualdade e a fraternidade e o desenvolvimento pessoal através da busca da verdade.(Otacílio Peron é advogado da FCDL/MT )
 
Aos nossos amigos maçons, Parabéns a você, pelo seu dia!
 
-
 

5 comentários:

  1. Que o Grande Arquiteto do Universo a todos ilume!

    ResponderExcluir
  2. André Luiz Montenegro21 de agosto de 2014 às 07:29

    Parabenizo todos os maçons do Brasil pelo seu dia.

    ResponderExcluir
  3. Houve alguma confraternização entre os irmãos de Triunfo? Minhas saudações a todos.

    ResponderExcluir
  4. Não vejo o menor futuro nessa seita cheia de pessoas de índole duvidosa querendo se passarem de honestos.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!