sábado, 9 de agosto de 2014

ARTIGO - O MILAGRE AO NOSSO ALCANCE - POR EDNALDO BEZERRA


Todo cristão crê nos milagres feitos por Jesus. Um desses é o da multiplicação dos pães. Segundo o evangelho de São Mateus (Mt 14,14-21), o Filho de Deus estava no deserto reunido com uma multidão. Com o avançar das horas, os discípulos pediram ao Mestre para que a dispersasse, a fim de que as pessoas fossem às aldeias comprar alimentos, pois eles só dispunham apenas de cinco pães e dois peixes. Jesus, porém, repartiu os pães e deu aos seus discípulos para dividirem com a multidão. Surpreendentemente, todos saciaram a fome e ainda sobraram doze cestos cheios de pedaços de pães.

Pois bem, até pouco tempo atrás, eu pensava que este milagre decorria de um fato sobrenatural. Isto porque, tendo o poder sobre as leis da natureza, Jesus teria transformado luz em pão (a materialização da luz cósmica). No entanto, na homilia da missa do primeiro domingo de agosto de 2014, o celebrante esclareceu que pensar dessa maneira era muito cômodo às pessoas, pois elas atribuíam a Deus a responsabilidade de ajudar os necessitados, e eximia, de certo modo, a nossa.

O padre afirmou que o verdadeiro milagre da multiplicação dos pães fora o da partilha. Eis a grande transformação: ao repartir os pães, Jesus dera o exemplo de solidariedade; assim, todos os presentes distribuíram ao próximo o alimento de que dispunham. A atitude de cada um possibilitou saciar a fome de uma multidão, havendo, inclusive, sobras. Tal passagem bíblica nos leva a refletir: será que estamos fazendo a nossa parte, ajudando a quem necessita? E para visualizarmos melhor a pequenez das coisas materiais, o sacerdote nos lembrou que o bem mais valioso nos fora dado gratuitamente por Deus. E que nem se juntássemos todos os tesouros deste mundo, conseguiríamos comprar o dom da vida.
 
Confesso que fiquei surpreso com a sabedoria do padre, sobretudo porque, pela aparência, julguei-o ser bastante jovem. Ele terminou o sermão de maneira simples e bela, nos exortando a sermos mais solidários. E fazendo-nos ver que o milagre está ao alcance de cada um de nós.


Ednaldo Bezerra é estudante de Licenciatura em Letras da UFPE

2 comentários:

  1. Considero corretíssima a pregação desse jovem ´padre e acho que assim é que deveriam ser todas as pregações religiosas, conclamando a reflexão da comunidade

    ResponderExcluir
  2. MUITO OPORTUNO O ASSUNTO TRATADO NA MISSA E TAMBÉM A POSTAGEM DESSE COLABORADOR DO BLOG OPINIÃO.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!