domingo, 17 de agosto de 2014

EDUARDO CAMPOS, UM SONHO INTERROMPIDO... UM LÍDER QUE DÁ ADEUS PREMATURAMENTE!


 Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde vamos criar nossos filhos, uma sociedade mais justa."
Eduardo Campos (em entrevista ao JN, em 12/08/2014)


Inês Calado
Do NE10
13 de agosto de 2014. 13 de agosto de 2005. Nove anos separam a morte de Miguel Arraes e Eduardo Campos. Avô e neto. Arraes viveu 89 anos. Eduardo, 49. Arraes foi um mito. Eduardo era o principal nome da política pernambucana da nova geração. Sua morte trágica o torna, definitivamente, um ícone nacional. "É um paradoxo. Fora de Pernambuco, quem nunca havia ouvido falar de Eduardo, ouviu hoje. A mídia mostrou para o Brasil a sua vida, desde a entrada na política até o momento do acidente", destaca o cientista político Túlio Velho Barreto.
O candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) à Presidência, Eduardo Campos, morreu, nesta quarta-feira (13), em um acidente de avião por volta das 10h, em Santos (distante 72 km de São Paulo). A aeronave modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, saiu do Rio de Janeiro e tinha sete pessoas a bordo: além de Eduardo, o assessor de imprensa Carlos Augusto Leal Filho, o fotógrafo Alexandre Severo Gomes e Silva, o cinegrafista Marcelo Lyra, o ex-deputado federal Pedro Valadares Neto e os pilotos Geraldo Cunha e Marcos Martins.
"Como dizia o meu avô (Miguel Arraes): na política, você encontra 90% dos políticos atrás de ser alguma coisa. Dificilmente eles sabem para que."   
Eduardo Campos (13/04/14 Coluna de Mônica Bérgamo)
Eduardo Campos foi duas vezes governador de Pernambuco. Nas eleições de 2006, rompeu a hegemonia política do então PFL (hoje DEM) no Estado, vencendo Mendonça Filho. Eleito para um segundo mandato em 2010, contra o ex-governador do PMDB Jarbas Vasconcelos, Campos conquistou a maior vitória da história da democracia brasileira, com mais de 80% dos votos válidos. Velhos caciques da política, como ele gostava de chamar seus opositores, ficaram de fora. Depois de anos entre trocas de poder, Marco Maciel, por exemplo, não foi reeleito senador.
Em 2012, ele deu início ao seu voo nacional. Eduardo rompeu com o PT na capital pernambucana, depois de doze anos de reinado do partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Recife e conseguiu eleger seu afilhado político, Geraldo Julio. Naquele ano, as especulações em torno de sua candidatura à presidência cresceram.
"Eduardo deixa no Estado um vazio enorme. Ele era a maior liderança política de Pernambuco da nova geração. Nos últimos oito anos, ele e o PSB derrotaram todas as forças políticas que se mostraram competitivas, conseguindo derrotar, inclusive, o partido de Lula", afirmou o cientista político.
Nacionalmente, Eduardo era considerado uma das principais lideranças da nova geração. Seu desaparecimento precoce pode ser comparado, de certa forma, com a morte de Luís Eduardo Magalhães (filho do ex-governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães), que representava, na época, a sobrevivência do PFL no Brasil.
"Muito novo, ele representava a única liderança política que teria condições de romper as fronteiras de Pernambuco e do Nordeste."
O futuro das eleições tanto em Pernambuco como no Brasil agora é incerto. Para Túlio, é impossível traçar o que irá acontecer até outubro. Bastante abalada, a vice na chapa presidencial do PSB, a ex-senadora Marina Silva declarou que nos últimos dez meses de convivência aprendeu a respeitá-lo, a admirá-lo e a confiar em suas atitudes e ideais de vida. "A imagem que eu quero guardar dele foi da nossa despedida de ontem, cheio de alegria, cheia de sonhos, de compromissos. É com esse espírito que eu peço a Deus que possa sustentar e consolar sua família e a todos nós”, pediu Marina.
Aliada por mais de dez anos e atual concorrente do ex-governador na corrida ao Palácio do Planalto, a presidente da República,Dilma Rousseff (PT), fez um pronunciamento exaltando as características políticas de Campos. Dilma decretou luto de três dias e cancelou sua agenda de campanha no mesmo período. “Hoje o Brasil está de luto e sentido com uma morte que tirou a vida de um jovem político promissor e esse fato entristeceu todos os brasileiros e brasileiras”, disse.
 Eduardo Campos e Miguel Arraes
Eduardo esteve ao lado de Lula durante toda sua trajetória política. Foi ministro da Ciência e Tecnologia no primeiro mandato do petista e governou o Estado com o apoio do governo federal. Lula disse que estava profundamente entristecido com a morte do ex-governador “Nesse momento de dor, eu e Marisa nos solidarizamos com sua mãe, Ana Arraes, sua esposa, Renata, seus filhos e toda a sua família, amigos e companheiros”, disse em nota. “O País perde um homem público de rara e extraordinária qualidade. Tive a alegria de contar com sua inteligência e dedicação nos anos em que foi nosso ministro de Ciência e Tecnologia. Ao longo de toda sua vida, Eduardo lutou para tornar o Brasil um País mais justo e digno”, escreveu o petista.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PSB tem dez dias para indicar o novo candidato a presidente. Mas não estamos falando apenas dessas eleições. A saída precoce de cena de Eduardo Campos interrompe projeções que vão além das urnas do dia 5 de outubro.

"Vamos unir o povo brasileiro e vamos vencer. E, mais que vencer, temos que garantir que o povo vença!"
Eduardo Campos (15 de março de 2014)



ROTA DO ACIDENTE
 Mapa
"No dia em que os filhos do pobre e do rico, do político e do cidadão, do empresário e do trabalhador, estudarem na mesma escola... nesse dia o Brasil será o País que queremos."
                                                             Eduardo Campos (Sobre desigualdade e educação)


A VIDA










Foto


"Quando você precisa correr do debate, apostar no desânimo e disseminar o medo é porque alguma coisa está errada."
Eduardo Campos (19/04/14 em entrevista)



 ÚLTIMOS MOMENTOS NO INSTAGRAM











O que está em debate em 2014 não é um projeto de poder por quatro anos, mas sim o que queremos para o Brasil nos próximos dez, vinte anos."
Eduardo Campos (Sobre a campanha em 2014)











Fonte: NE 10 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!