sábado, 23 de agosto de 2014

PRECISA DE MAIS VERDE NA CIDADE













Acredita-se que é um desafio preservar e aumentar a área verde no mesmo ou superior ritmo do aumento habitacional e respectivamente populacional. Por isso depois de minucioso levantamento feito pela equipe do Blog Opinião, encontrou-se significativa diferença na cobertura natural do entorno da cidade turística considerada "Oásis do Sertão", comprovada importante "Estação Climática" e "Estância Balneária" do Estado de Pernambuco.

Aguarda-se portanto o quanto antes, o anúncio pela Prefeitura de Triunfo, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, de um programa municipal de arborização, prevendo o plantio de pelo menos 10 mil mudas até 2015. Seria uma alentadora notícia, sem dúvida, levando em consideração as perdas de vegetação ocasionadas pela causticante seca que perdurou mais de três temporadas,constituindo-se a maior dos últimos cinquenta anos, provocando grande sofrimento na população.



Existe na área urbana central,  intensa poda justificada e considerada prioridade devido a existente de rede elétrica pertencente às empresas de energia ( Celpe) e telefonia ( Oi), provocando verdadeiros desmatamentos urbanos. Infelizmente as administrações municipais não correm atrás de estudos e planos de arborização, vivem levando o caso na  base da embromação, tratando do assunto com promessas de melhorias  apenas na Semana do Meio-Ambiente, no plantio de poucas unidades de árvores.
  



Precisam entender que o plantio de mudas no espaço disponível  é fundamental para iniciar a cultura de valorização do verde no ambiente. Ninguém tem que ser ambientalista para perceber a importância da presença da natureza nos seus espaços residenciais, comerciais e educacionais, principalmente depois do desordenado crescimento habitacional e, a gestão executiva sabe que deve incentivar os moradores e toda comunidade no cuidado relativo àquelas plantas instaladas nas calçadas. Um trabalho de conscientização deve ser feito nesse sentido, é uma tendência mundial.

18 comentários:

  1. É de uma tremenda irresponsabilidade a prefeitura não intervir nas agressões cometidas contra o meio-ambiente não fiscalizando o desmatamento da área verde restante circulando a cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prefeito não toma conhecimento de nada disso, é um turista.

      Excluir
    2. DEIXA O HOMEM TRABALHAR.....

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Reclamar para quem, se é a própria prefeitura que nos proporciona esses abusos em públicos, como a invasão do canal da maternidade pelos próprios componentes do seu grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Parabenizo a equipe do jornal pela sua qualidade editorial cada vez melhor e envolvida na solução dos problemas da cidade, isso chama-se cidadania e não apenas críticas políticas que outros colaboradores exibem, inclusive vereadores.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Alberto Silva8 de agosto de 2014 às 11:40

    MEU AMIGO MANDA PLANTAR COQUEIROS EM TORNO DO AÇUDE VAI FICAR MUITO BONITO E SERA UMA PRAIA DE ÁGUA DOÇE

    ResponderExcluir
  5. Acho que as reportagens apresentadas nesse blog são lições que vem se acumulando como atos públicos de cidadania sem a contaminação sem a apropriação político-eleitoral e demonstra processo de amadurecimento.

    ResponderExcluir
  6. Diante de tal postagem, continuo a afirmar que como é que se pode arborizar a cidade já que a própria prefeitura é conivente com a favelização? Casas são construídas sem alvará de construção e em local que pertence ao Estado como já muito bem dito em outras matérias neste blog. Riachos são alvo de dejetos que poluem o Lago João Barbosa Sitônio além de outros riachos. A própria prefeitura está construindo um PSF onde está aterrando um lago. A denúncia foi feita ao Ministério Público por mim, com fotos e a Promotoria disse que tomaria providências mas isso não basta. É necessário que a população tome consciência e também faça a sua parte, que contribua, que denuncie, que proteste, que não tenha medo de sair às ruas e protestarem pois o futuro do ambiente da cidade é da nossa responsabilidade também. Ora, se a própria prefeitura comete absurdos relativos ao meio ambiente, o povo que se una e lute pela qualidade de vida no Oásis do Sertão que sempre tiveram. Quem atravessaria hoje o Lago João Barbosa Sitônio à nado? Impossível, vê-se a água turva, suja, sequer fizeram a limpeza quando o lago estava com um volume de água muito baixo. Estamos num verdadeiro mar de lama diante de uma administração que sequer atende os anseios da sociedade e pelo visto, não é somente eu quem percebe isso já que os comentários deste conceituado blog são de indignação quanto a falta de representatividade do Legislativo e do executivo. Temos condições de fazer algo. Sete de setembro está próximo, faça o seu cartaz de protesto, junte-se a outras pessoas que também estiverem protestando independente de partido. Façam valer os seus direitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. A Vigilância Sanitária desse lugar deveria fazer uma visitinha nos mercadinhos, restaurantes e bares da cidade, pois além de alimentos deteriorados e mau cheiro nos seus imundos banheiros, dia desses levei um susto quando um empregado abriu um saco de batatas para reposição e um pequeno roedor foi encontrado entre os legumes. Foi a maior gritaria entre as senhoras que estavam ao redor. É preciso mais rigor com as punições, pois estes estabelecimentos continuam deitando e rolando. Parece que nada funciona nessa administração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  8. Gostaria de faz duas sugestões à Prefeitura de Triunfo. A primeira é que ela realize o recapeamento das ruas esburacadas. A segunda é um reforço na iluminação da cidade.

    ResponderExcluir
  9. quando é que o poder público vai tomar uma atitude sobre essa situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  10. Quero saber qual a desculpa de o prefeito dará para justificar essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!