terça-feira, 12 de agosto de 2014

UM ANFITRIÃO EXEMPLAR - POR MELCHIADES MONTENEGRO

 
A arte de bem receber não é para qualquer um. O convidado sente que é bem-vindo ao local pela atitude do dono da casa. Segunda-feira dia quatro de agosto, uma cidade turística que recebe milhares de visitantes por ano, perdeu seu maior anfitrião: FRANCISCO DE ASSIS TIMÓTEO RODRIGUES.
Ir a Triunfo e não ser recebido na Casa das Almas pelo seu proprietário era comparável a visitar Roma e não ver o seu Bispo, o Papa. Ninguém é insubstituível, mas a lacuna deixada com o falecimento de Assis, nome pelo qual era conhecido e tratado pelos amigos e visitantes, dificilmente será preenchida.
A sua morada, a Casa Grande das Almas, cuja cumeeira acompanha a linha divisória entre Pernambuco e a Paraíba, as obras de arte e a coleção de antiguidades, nela contida, a singela capela e seu florido jardim, permanecerão intocáveis e quiçá acrescidas com o passar dos anos, mas faltará aquela figura simples, afável e que sabia receber ricos, pobres, turistas, bisbilhoteiros e os amigos, de uma maneira elegante e acolhedora.
Tive o privilégio da amizade e de visitar Assis e Geraldina inúmeras vezes. Participei dos almoços naquela aconchegante copa/cozinha e mantive contato com a gastronomia triunfense – mungunzá salgado, mingau pitinga, doce de leite com ovos e muitos outros.
Quando conheci Triunfo, ainda adolescente, Assis estudava fora e a grande anfitriã da cidade, era Dona Zélia, esposa de Marçal Maia. Dona Zélia se foi tem muito anos, e, nesse mês de agosto de fortes ventos, meu amigo Assis se encantou.
E no vazio do seu encantamento, as lágrimas dos que amam verdadeiramente Triunfo, deslizaram pelas faces, escorreram para o Açude o fazendo sangrar, e a torrente desceu pelo desfiladeiro do Brocotó, alcançando depois de Flores o Rio Pajeú e correu pelo Sertão que Assis Timóteo tanto amava, levando no bojo a saudade dos que aqui ficaram. 

Por: Melchiades Montenegro 


5 comentários:

  1. Tamar Castilho Campos12 de agosto de 2014 às 23:03

    Nota dez !

    ResponderExcluir
  2. Muito justa a explanação do senhor Melchiades Montenegro em relação ao saudoso Assis Timóteo, na verdade quem chegasse na sua residência era muito bem recebido.

    ResponderExcluir
  3. Gente fina !! O amigo Assis vai fazer muita falta em Triunfo.

    ResponderExcluir
  4. Assis Timóteo e Melchiades Motenegro foram, separadamente, meus companheiros em algum segmento da vida. Assis, amigo de infância, em Triunfo; Melchiades ,colega de trabalho, no IPA. Ambos detinham a fineza e a fidalguia de verdadeiros cavalheiros, dentre outras qualidades, por exemplo: talento artístico e erudição. Muito apropriadamente Melchiades descreve a hospitalidade do que partiu recentemente, bem como a lacuna por ele deixada em Triunfo. As minhas condolência para Socorro, Nanda e Geraldina, que como Assis, seguem portando a fidalguia dotada por Horácio e Consuelo

    ResponderExcluir
  5. Boa noite sou pesquisador e historiador estou procurando o livro memórias seletivas da infância de melchiades Montenegro p termino de uma pesquisa a respeito de itabaiana pb, já tentei comprar esse livro é n consegui se vc tem ou sabe onde tem por favor me indique, preciso do livro até xerocado caso ele esteja esgotado. Desde já obg.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!