quarta-feira, 3 de setembro de 2014

DEPOIMENTO CONSCIENTE DE UMA PACIENTE: "O RETRATO DE SUA ENFERMIDADE" - POR LIÈGE MELO

 

Hoje, dia 30 de agosto é o dia internacional da ESCLEROSE MÚLTIPLA.

Como tal enfermidade é praticamente desconhecida da maioria dos brasileiros, a mídia, com raras exceções não tem interesse em fazer qualquer abordagem sobre o assunto.Há 11(onze) anos , em 2003, fui diagnosticada como portadora de esclerose múltipla, moléstia autoimune que atinge o sistema nervoso central, incapacitante e até o momento tida como incurável.

É praticamente impossível transcrever como me senti nos primeiros anos...eu, até então, uma profissional no topo de sua força laborativa, casada e com duas filhas adolescentes, me vi forçada a repensar tudo sobre o meu universo pessoal, principalmente sobre quem era a Liège real, alguém além da imagem que diariamente via no espelho.

Psicologicamente graças a Deus, aos meus familiares e amigos e a um tratamento psicoterapêutico, fui me reconhecendo como alguém além da advogada, da mãe, da filha, da esposa, da amiga....um ser simples e complexo que pode voar sem asas e navegar mesmo quando o barco parece que está afundando...

Nesta constante reconstrução enfrento a tristeza de ter consciência que não poderei fazer muitas coisas que antes eu fazia sem me dar conta como andar e falar com desenvoltura, ....mas, o mais importante é que eu ando...ando com dificuldades, com bengala, as vezes com cadeira de rodas...isto me faz valorizar bem mais minhas pernas, elas continuam integradas ao esforço dos meus movimentos; quanto a verbalização dos meus anseios, quando canso de falar, escrevo...me reencontrei com a prosa e a poesia que praticamente tinha abandonado desde que saí de Triunfo. Enfim creio que realmente passei a valorizar mais a vida e sua efemeridade...os dias, os instantes com seus fatos e personagens.

Quanto ao combate a esclerose múltipla, vivemos medindo forças...durante 09 anos fiz uso de interferons, há pouco mais de um ano faço uso de natalizunabe. Tais tratamentos tem sido realizados no Hospital da Restauração, através do SUS, onde todos os portadores de esclerose múltipla são muito bem cuidados pela equipe da neurologia o quem muito agradeço.

Finalizando esta postagem gostaria de recomendar aos amigos que tem curiosidade a respeito de doenças raras que entrem no site da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla pois nesses últimos anos da minha vida os maiores problemas que tive que enfrentar, muitas vezes tendo que me socorrer no Poder Judiciário, tiveram origem no desconhecimento das pessoas sobre a Esclerose Múltipla e suas complicações.

Desejando contar com a atenção/reflexão dos queridos amigos a respeito da doença a qual este 30 de agosto é dedicado, almejo saúde, muita saúde em seu sentido mais amplo a todos...BOA NOITE.

16 comentários:

  1. Parabéns! Que mente, que força, que escrita magníficas! Uma referência. Vida longa à poetiza! Forte abraço do triunfense rubro negro Denis Carlos Gomes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoa tão jovem ainda estar condenada assim,...mas reagindo com dignidade e procurando deixar a mensagem de conforto a outras pessoas que possam vir a contrair a enfermidade.

      Excluir
    2. Lucilo Correa Araújo4 de setembro de 2014 às 20:22

      Parabéns à Liege Melo pelo exemplo de luta, na batalha continua e diaria contra a enfermidade -Esclerose Múltipla. Permita-me lhe enviar um trecho de um e-mail de um médico do Rio de Janeiro que muito admiro e respeito. bjs.>>> http://youtu.be/KLKGaaXKNJo
      Reproduzir o vídeo
      Auto-Hemoterapia Em Casos De Esclerose Múltipla
      http://www.averdadedamentira.com/auto-hemoterapia-a-cura-pelo-sangue/ Auto-hemot...Ver mais

      Excluir
    3. EXEMPLO DE MULHER DIGNA QUE MERECE SER HOMENAGEADA EM VIDA PELA LIÇÃO QUE ACABA DE FAR. VALEU!!!

      Excluir
  2. Muito sensato o depoimento de Liége Melo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTA MENINA CHAMADA LIEGE É DE UMA CORAGEM QUE MUITO HOMEM NÃO TEM ELA TEM O DNA DO PAI E DA MÃE DELA ELES FORTES E DE MUITA FIBRA GARRA E CORAGEM VAI EM FRENTE E QUE DEUS ESTEJA SEMPRE COM VOCÊ

      Excluir
  3. PARABÉNS LIÉGE A CLAREZA DA SUA PUBLICAÇÃO PASSOU A SER UMA MEDIDA EXEMPLAR. GOSTARIA QUE TODOS FOSSEM IGUAL A VOCÊ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poucos teriam essa coragem. Parabéns!

      Excluir
    2. José Ricardo Tavares4 de setembro de 2014 às 22:20

      Estou muito surpreso com a atitude da Liége de Melo que acabo de tomar conhecimento. Emocionante!

      Excluir
  4. Achei comovente a posição dessa senhora que externa dentro da realidade aberta a sua enfermidade bastante consciente servindo para estimular outras pessoas na mesma situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheguei a derramar lágrimas ao ler o profundo relato dessa senhora, uma condição nada fácil para quem é acometida dessa patologia incurável que destrói a vida vagarosamente.

      Excluir
  5. Encantada com seu depoimento! Que Deus sempre esteja presente em sua vida, cada vez te dando mais forças e indo atrás dos seus propósitos! fui aluna da sua mãe! E gostava muito de ouvir ela falar com muito carinho de cada filho!!

    ResponderExcluir
  6. Joselaide Vasconcelos4 de setembro de 2014 às 01:34

    Liége, minha querida amiga, como seria bom se todas as pessoas tivessem a força e a sensibilidade que tens.
    Tu és, sem dúvida, um grande exemplo de superação. Mesmo estando diagnosticada com um mal, aos olhos dos homens, incurável, tens demonstrado que vale a pena viver, e viver feliz, demonstrando ser capaz de ultrapassar os tantos obstáculos.
    Com certeza já és uma vitoriosa e, quem sabe, não sejas tu aquela que conduzirá tantos outros a vencerem os seus medos, não fugindo da realidade, mas lutando contra o que os homens dizem que não tem jeito.
    Tenho orgulho de ser tua amiga, e creio no Poder Supremo do nosso Deus, que poderá confundir a mente de tantos e fazer o milagre acontecer em ti. É esta a minha torcida.
    Beijo grande, minha amiga!
    Parabéns pelo belo texto!

    ResponderExcluir
  7. É DE UMA CORAGEM QUE, SE EU NÃO CONHECESSE SEU LADO ROMÂNTICO E POÉTICO, ACHARIA ATÉ INSENSÍVEL !!! MAS, É CORAGEM, FORÇA E FÉ !!! ELA É ÚNICA !!! ÚNICA !!!

    ResponderExcluir
  8. Não a conhecia, mas acabo de ficar fã desse mulher inteligente e corajosa que está sabendo administrar com muito brilhantismo a adversidade que lhe foi imposta pelo cruel destino. Acho que instituições deveriam promover palestras convidar essa guerreira para incentivar a auto estima de pessoas portadoras de patologias idênticas.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela força e garra. Você é um exemplo para mim e deveria ser para todos! Vou valorizar ainda mais a minha existência. Um beijo grande.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!