terça-feira, 23 de setembro de 2014

ÍNICIO DA PRIMAVERA É TEMA DOODLE DO GOOGLE

O "Início da Primavera", que começou oficialmente nesta segunda-feira (22) às 23h29 min, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é o tema do Doodle do Google desta terça-feira (23). A primavera é tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna. Devido a isso, o buscador se floriu com a chegada da estação, se transformando em um verdadeiro jardim com um doodle animado. 

Início da Primavera: Doodle animado transforma Google em jardim (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Início da Primavera: Doodle animado transforma Google em jardim (Foto: Reprodução/Carol Danelli)
Segundo tabela do Inmet (inmet.gov.br/EstacoesAno), neste ano de 2014, a primavera começa em 22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro, exatamente às 20h03min, quando começa o verão.
O que define as estações no ano?
O que define as estações no planeta Terra é a quantidade de energia solar que atinge a nossa superfície em diferentes estações. Durante o ano, a Terra gira em torno do Sol e, de acordo com a inclinação do eixo ao seu plano de órbita, é responsável pela variação da energia solar e do clima.
Doodle do Google de Primavera de Eleanor Davis (Foto: Reprodução/Google)Doodle do Google de Primavera de Eleanor Davis (Foto: Reprodução/Google)
As mudanças de estação ocorrem durante os equinócios nos meses de março e setembro quando definem a chegada de um novo clima nos dois hemisférios. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro, ocorre o contrário, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul. Outro fenômeno é que o dia e a noite durante equinócios têm igualmente 12 horas de duração.
Sendo assim, países do hemisfério recebem hoje o Doodle de Outono, já publicado na página inicial do site para o Brasil (ver imagem ao lado). Já os países do hemisfério sul tem como página principal o doodle de primavera.
Durante a primavera no Brasil, as temperaturas aumentam aos poucos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Porém, as massas de ar frio vindas de latitudes mais altas podem provocar queda na temperatura no Sul e no Sudeste. No Nordeste começa a estação da seca, exceto no sul dos Estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. Já na região Norte inicia-se o período chuvoso em Outubro.
Quem desenhou o Doodle de Primavera?
O doodle "Primeiro dia da primavera 2014" foi desenhado por Eleanor Davis. A artista convidada pelo Google é autora do livro "Como ser feliz" (How to be Happy, em inglês), sua primeira coleção de contos gráficos. O doodle, o livro e outros desenhos da artista podem ser vistos no site (doing-fine.com).

Um comentário:

  1. Pois aqui parece que estamos na estação de inverno de tanto vento frio. Está tudo mudado, pois estamos no final do mês de setembro.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!