domingo, 7 de setembro de 2014

O FUTEBOL EM TRIUNFO: UM PANORAMA DO ESPORTE PREFERIDO DA CIDADE

O futebol triunfense sempre foi marcado pela força, raça e tradição. Essas características permearam as diversas gerações formadas dentro das instituições escolares e os próprios clubes amadores da cidade. Não se sabe precisamente quem foi o precursor da prática esportiva em Triunfo, mas esse trabalho pode ser classificado como exitoso, pois o futebol, esporte mais popular do país, se espalhou com facilidade e rapidez por todo o Município resultando na formação de diversas agremiações. E os times eram de muita qualidade técnica e disposição.



Na zona rural e na cidade, o futebol era uma verdadeira sensação. Inspirados nos grandes clubes pernambucanos, como Santa Cruz, Sport e Náutico e brasileiros, como Santos, Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco da Gama, Palmeiras, Botafogo, entre outros e, por consequência na seleção nacional, os triunfenses ao passo que escolhiam suas predileções clubistas montavam seus próprios times.  Nos sítios destaque para as equipes de Mata Redonda, Almas, Macacos, Lajes, Lagoa dos Almeida, Brejinho, Santa Luzia, Pará, Carro Quebrado, Machado, Lagoa de Dentro, entre outros. Também havia times nos distritos de Canaã e Jericó e nos bairros Encruzilhada, Saudade, Liberdade, Bom Jesus e Alto da Boa Vista.
Falar no futebol triunfense é certamente falar em times que marcaram época. O Baixa Verde Futebol Clube foi um dos pioneiros. Outros que fizeram muito sucesso foram o Sport Club Triunfense fundado em 1924, Triunfo Futebol Clube e Cruzeiro Esporte Clube, instituído pelo advogado Manuel de Andrade Silva. Ainda há registros de outros como Halley, Escolinha e Esportinho. Mas a grande rivalidade que movimentou mesmo o futebol em Triunfo por mais de uma década, a partir dos anos 60, foi entre o Sport e o Cruzeiro. Os clubes locais, que o copiaram os nomes de grandes do nosso futebol, protagonizaram uma concorrência que dividia a torcida da cidade. Quem levou mais  vantagem  foi o Sport, incluindo também no número de vitórias no confronto direto entre os dois.
O futebol também que mereceu destaque nas escolas de Triunfo nos anos 60, 70 e 80. Colégio Stella Maris, Escola Alfredo de Carvalho, Ginásio Diocesano Pio XII (atualmente Monsenhor Luiz Sampaio) e Convento São Boaventura incluíam na sua grade curricular a prática desportiva de outras modalidades, quem também se destacaram como, por exemplo, basquete, vôlei, futebol de salão, tênis, handebol, natação, pedestrianismo, hipismo, canoagem etc.
ESPAÇO
O espaço principal onde era praticado o futebol nos anos 60 e 70 em Triunfo era o campo do Convento São Boaventura. O campo gramado ainda era um desafio. Um lado tinha a grama. O outro era na terra mesmo. Uma estrutura simples, que não pode ser chamada de arquibancada, mas que servia para acomodar os espectadores. Jogos, treinamentos, amistosos, torneios e campeonatos municipais movimentaram o local.
Nos anos 80 a Prefeitura de Triunfo percebeu o crescimento do futebol triunfense e com uma visão mais a frente construiu um estádio de futebol com uma área maior para os atletas e capacidade para reunir mais torcedores. A construção do equipamento esportivo iniciou na gestão do prefeito José Veríssimo dos Santos, foi ampliada na administração de Artur Ribeiro Viana e inaugurada por José Rodrigues de Souza, em 1984, no aniversário de cem anos da cidade. Daí a arena esportiva localizada no bairro Encruzilhada, ter sido batizada de “Estádio Municipal Centenário” até o ano de 2010. Desde esse ano, passou a ter como nome oficial Estádio Municipal Prof. Eduardo Pádua, em homenagem ao ex-professor de educação física que atuou em várias escolas da cidade. No ano de 2013, o prefeito Luciano Bonfim anunciou uma reforma completa na estrutura e implantação de novo gramado, o que determinou a suspensão momentânea das atividades esportivas. A previsão é que até Dezembro/2014 a reforma conclua e o espaço seja reaberto.
Outra área bastante frequentada pelos atletas de Triunfo é o Ginásio Poliesportivo Irmã Rafaela Aberler. Localizado no bairro Bom Jesus a “quadra”, como é popularmente chamada foi inaugurada em 1998. De lá para cá, diversos eventos esportivos foram realizados. Destaque para o JOCIPE (Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco) sediado em 1999 e 2000, Jogos Escolares, Jornadas Esportivas do SESC e Campeonatos Municipais. Inclusive, nesse ano, a Prefeitura de Triunfo realizou entre os meses de Julho e Setembro mais uma edição do Campeonato de Futsal. A final será neste sábado, 30 de Agosto. Com 17 clubes, quase 200 atletas participantes e sucesso de público, o evento esportivo serviu para fomentar a prática esportiva e descobrir novos valores que surgem para servir o nosso futebol.
ATLETA
Um dos maiores nomes do futebol de Triunfo é Ednaldo André de Souza, mais conhecido por Dida. Com passagens por clubes de Pernambuco, como Central (Caruaru), Comercial (Serra Talhada), Eutrópio Freire (Arcoverde) e Santa Cruz (Recife); do Ceará, como Icasa (Juazeiro do Norte) e Guarani (Juazeiro do Norte); de Alagoas, CSE (Palmeira dos Índios), ASA (Arapiraca), CSA (Maceió) e Seleção Alagoana (inauguração do estádio “Rei Pelé” na partida contra o Santos de Pelé); e da Bahia, Galícia (Salvador) e Bahia (Salvador). Dida iniciou sua carreira no CSE aos 20 anos, em 1965, e se aposentou do futebol, como jogador em 1975. Logo após, atuou como técnico de futebol. Despediu-se em 1991, com uma partida organizada pelo Município de Triunfo, em homenagem ao “atleta mais famoso da cidade”, como foi anunciado na época. Depois, se tornou funcionário público e seguiu na área esportiva. Foi o diretor de esportes de Triunfo entre 1992 e 2000 e presidiu a LTD (Liga Triunfense de Desportos). Depois, seguiu o mesmo rumo de outros jogadores profissionais e se tornou comentarista de futebol. Comentou jogos pelas Rádios Cardeal AM (Arcoverde), Surubim AM (Surubim), Cultura FM (Serra Talhada) e Triunfo FM (Triunfo FM). Na Rádio Triunfo FM está no comando desde 2001 do programa “Show dos Esportes”.
  
*Colaboração Ednaldo André (Dida)  

13 comentários:

  1. Estou notando na publicação incluído texto que nunca foi do autor deste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. É fácil para Ednaldo André de Souza ( Dida) enumerar os acertos de sua carreira neste blog , embora sejam muitos, além do trabalho nas rádios, difícil é explicar a decadência dos esportes desse lugar, porque não fez nada para mudar quando ocupou a diretoria .

      Excluir
    3. Maria Do Socorro Souza9 de setembro de 2014 às 00:58

      Ei Carlos, tempo bom aquele, né? Os meninos jogando e as namoradas torcendo nas arquibancadas! E você, esbanjando charme e porte atlético!!!! rsrsrsrs Éramos os deuses do nosso Olimpo! Podíamos tudo e estávamos sempre inventando coisas para agitar a cidade! Me lembro de todos os fatos da tua reportagem e reconheço quase tudo mundo. Pena que em Triunfo, coisas boas sumiram no tempo... Mandaste bem, como sempre! Vamo que vamo!!!! Bj

      Excluir
    4. Excelente postagem, bacana ressaltar a importância de Dida como jogador de destaque e sua trajetória em alguns times do estado!!!

      Excluir
  2. tem gente q nunca ajudou o crescimento dos desportos , igual ao diretor vei de joaquim barbeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS ESPORTES EM GERAL NÃO RECEBEM APOIO DOS PREFEITOS .ISSO É COISA DO PASSADO.NADA FUNCIONA MAIS....

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Esse foi o time do meu coração. Que saudades!!!!!!!!!!!!!................

      Excluir
    4. ESTE ERA UM TIME DE FUTEBOL, E TRIUNFO ERA A CÔRTE DO SERTÃO, SINTO MUITA SAUDADES DESTE TEMPO, JAMAIS TRIUNFO VAI SER ASSIM COM TANTA ALEGRIA E COM TANTA GENTE DE QUALIDADE, A POPULAÇÃO MUDOU MUITO E PRA PIOR. OLHA AÍ\; ARLINDO,CARLOS FERRAZ, TRINDADE,VALTER, NILSON, BORGES, MENÉ, CARLINHOS, TONES, RODRIGUES E CARLINHOS DE IVETE.TIMAÇO VIU!!!

      Excluir
  3. Lembro que nesse tempo havia futebol animado em Triunfo. O campo do convento ficava cheio de gente para assistir os jogos no domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Seu Luis do Bar, com seu inseparável guarda-chuva, não perdia uma partida. Peeennsssee num torcedor fiel.

      Excluir
  4. Antonio Carlos Bezerra8 de setembro de 2014 às 23:43

    Esqueçam futebol em Triunfo, lugar que nem estádio tem mais e ninguém se incomoda, fazendo conta que é fato normal

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!