segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O POVO QUER O PT NO PODER (OU: O ÊXITO DO FORO DE SÃO PAULO) - POR EDNALDO BEZERRA

 

Os conservadores devem se conformar com o destino do país; afinal, a maioria da população brasileira é de esquerda (porque, ao longo dos anos, fora doutrinada para isso) e ainda quer o PT no poder. Portanto, há de se respeitar a vontade popular. Além disso, os partidos que teriam chances de vencer as eleições presidenciais – PSB, PT e PSDB – se assemelham e têm a mesma origem. Todos são de esquerda.
Voltando um pouco na história, podemos identificar duas vertentes que serviram para a consolidação desses partidos. Um grupo participara da luta armada durante o regime militar; o outro optara pela disseminação do marxismo, adotando a estratégia de Gramsci, infiltrando-se em diversos segmentos da sociedade, sobretudo nas universidades e na mídia, ou seja, justamente onde se formam a intelectualidade e a opinião pública nacional (isso explica, em parte, por que a maioria das emissoras de TV e os jornais de grande circulação silenciam em relação ao Foro de São Paulo).
Desse modo, se nos anos setenta era difícil de se encontrar alguém que se intitulasse socialista, hoje, devido à ação desse segundo grupo, é raro acharmos um conservador. E até mesmo no conservador, encontramos vestígios de ideias marxistas (é o caso, por exemplo, de um indivíduo com discurso conservador, mas que ao mesmo tempo defende o controle social da mídia).  
Vê-se que a estratégia do poder fora bem engendrada, tanto é que quando, há algum tempo, no programa Provocações, o jornalista Antônio Abujamra faz a seguinte pergunta a José Dirceu: “Anos atrás, você podia prever uma América Latina assim: Fidel, Chávez, Morales, Bachelet, Correa… Quem mais? Todos de esquerda na América do Sul! Você podia prever que isso ia acontecer?”, Dirceu esclarece: “Prever, não. Mas nós já lutávamos por isso e já trabalhávamos por isso. Inclusive porque nós criamos o Foro de São Paulo, que lutava pra isso; depois criamos ainda o Grupo de Marbella, porque é o nome da cidade do hotel onde nós ficamos no Chile, que se reuniu, todos foram presi… Todos depois foram eleitos presidentes da República. Todos foram. Todos. O Ciro Gomes, que participava, e o Cuauhtémoc Cárdenas ainda não foram. Mas o Fox foi. O Lagos foi. Tabaré Vazquez foi. (Faz uma citação que não entendi) O Lula foi. Então você vê que não é o Chávez, o Evo Morales…”
Enfim, agora, para haver uma mudança de pensamento, o Brasil e América Latina têm que concluir o ciclo dos acontecimentos, tal qual os países da Cortina de Ferro. No final, se houver um colapso - depois do caos econômico-social, quando a violência atingir patamares insustentáveis e quando os vários grupos da sociedade (dividida propositalmente) estiverem se enfrentando mutuamente - é possível que haja até uma guerra civil, e, aí, concluída essa fase, tudo se renovará.
Assim, ou Dilma ou Marina, vencendo as eleições, talvez possibilite a nós, brasileiros, aprendermos não com alertas, mas com a experiência. Restará, então, aos conservadores (e também àqueles que viam em Aécio Neves uma luz no fim do túnel) um consolo: olhar para os que não acreditavam, para os que diziam que tudo não passava de teoria da conspiração, dizer-lhes no futuro: “Eu avisei!”.

Ednaldo Bezerra é estudante de Licenciatura em Letras da UFPE

9 comentários:

  1. Eu desejo que esse monte de bandidos seja enviado para profundezas do inferno. Fora PT!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. NÃO VEJO A HORA DE ME LIVRAR DESSA QUADRILHA PTRALHA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero mais é que esse partido nojento se exploda!

      Excluir
  3. vão ter q nos engolir mis quatro anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Aquele que não é Comunista até aos 20 anos, não tem coração. O que continua Comunista após os 30 anos... não tem cérebro! - "ditado popular".

    ResponderExcluir
  5. Típico texto alarmista de um "cidadão de bem".

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!