terça-feira, 30 de setembro de 2014

TURISMO MUNICIPAL PRECISA SER ENCARADO COMO PRIORIDADE


Depois da última realização com imenso sucesso de mais uma edição do tradicional evento de grande porte municipal e regional a  hoje famosa X TRIUNFO MOTO FEST, fica bastante patente a urgente necessidade de se investir largamente nesse segundo setor de  desenvolvimento sustentável depois do petróleo, que é Turismo, atuando em diversas formas, padrões e seguimentos, vindo assim a contribuir ativamente nas diferenciadas questões sociais, culturais e econômicas da bela localidade denominada "Oásis do Sertão", destacada Estação Climática e  Estância Balneária do Estado de Pernambuco e do Nordeste do Brasil. 

Embora nunca tenha sido visto com  muita simpatia pelos pseudo-administradores no território triunfense ao longo dos anos, por falta de visão administrativa e sentimento nativista, entende-se que o turismo é a prestação de serviço que envolve uma cadeia produtiva que impacta muitas atividades econômicas diferentes, como hotelaria, transporte, comércio de maneira geral, agricultura, somente para lembrar de algumas mais visíveis, A começar pelo pão que o turista come no café da manhã, passando pela gorjeta no restaurante, até aquele presente que ele leva para o parente distante, tudo está relacionado com a atividade turística, direta ou indiretamente.

O turismo sem qualquer sombra de dúvidas, uma dos poucos segmentos capazes de absorver a mão-de-obra de baixa especialização e qualificação. No entanto um curso básico promovido pela  Prefeitura de Triunfo, através da Secretaria Municipal de Turismo  em parceria com órgãos tipo: Sesc, Senai, Senac, seria capaz de formar excelentes atendentes, garçons, camareiras,cozinheiras. E dificilmente, algum deles, teriam substituição por uma máquina. Turismo é uma troca de experiências, é cultura, é aproximação entre pessoas, é a indústria sem chaminé. E Triunfo possui inquestionável potencial, merecendo alterar a infraestrutura.


A iniciativa privada local tem feito, mais ou menos, a sua parte, investindo e acreditando na dimensão que possui no município. Nos últimos dez anos surgiram novos hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, bares e algumas operadores que transformaram recantos em Triunfo em produtos turísticos para serem expostos aos visitantes, graças ao empenho dos competentes guias Herculano Jr, Euclides Neto, Claudinei Alves, Laydson Bezerra, entre outros que  necessitam  o quanto antes ter essa  importante atividade regulamentada pela Prefeitura Municipal de Triunfo, visando a mais que justa valorização dos profissionais. O turismo, pela sua força, não pode ser um assunto de segunda categoria. Que os gestores procurem enxergar essas qualidades e tenha como compromisso dar prioridade ao setor.





15 comentários:

  1. Parabéns ao Opinião que consegue falar o que os leitores desejam ouvir, mas às vezes não sabem se expressar.Gosto de ler as propostas realmente concretas e realizáveis que apresentam. Infelizmente vemos que não ouviram as sugestões no meio administrativo interessado apenas impor a impressão de donos do que pertence ao povo na verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sítio Histórico de Triunfo deveria contar igual no passado com eventos religiosos, turísticos, atividades educativas, apresentações culturais e shows de médio porte, marcando presença no município as atrações tradicionais que se apresentassem no espaço da Praça da Matriz que fica abandonada na festa da padroeira e não existe público suficiente para realizar nada no pátio de eventos.

      Excluir
    2. Francisco A. Rodrigues17 de setembro de 2014 às 14:19

      Foi exatamente o despertar da turma jovem triunfense no passado através de jornais que o encorajou a maioria dos estudantes a partirem para um novo desafio: elevar a qualidade de vida dos cidadãos de Triunfo com engajamento na política oposicionista, integrando o grupo da UTE - União Triunfense dos Estudantes.

      Excluir
    3. O passeio de sensibilização turística tem como foco principal atingir a população local, para que ela passe a ter uma nova visão de Triunfo, conhecendo os pontos turísticos, com a presença de um guia profissional.

      Excluir
    4. Essa foto ficou linda !

      Excluir
    5. É uma Atlas AT-26A Impala MKII, matrícula 4635, comprado usado da Africa do Sul. Difere do Embraer AT-26 Xavante, pois são monoplace e os Xavantes, biplace. Foi num Xavante que voei! Histórico do Impala na FAB > http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/br/at-26a.html , Fotos do 4635 em atividade > http://www.airliners.net/search/photo.search... e video de treinamento de um Impala no CATRE, Rio Grande do Norte > http://youtu.be/WcDids880cY

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Arlene Gonçalves da Silva17 de setembro de 2014 às 09:42

    Muito importante a atuação do jornal na educação ambiental, uma forma eficiente de conscientizar as pessoas sobre a preservação da natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esse avião aí, Tulio R. Couceiro?

      Excluir
    2. Com menos de seis meses, já se sabia que essa gestão de turismo no município não iria chegar nem perto da atuação de Diana Rodrigues Lopes que junto com sua equipe da secretaria era simples e trabalhadora e conseguiu tirar o triunfense de dentro de casa.Era outro momento que sinto saudades.

      Excluir
    3. A cada mês,um bairro diferente deveria receber projeto, com polos esportivos, infantis e culturais, seguindo o mesmo molde do já tradicional Recife Antigo,para beneficiar pessoas de todas as idades.

      Excluir
  3. Existem limites entre a vaidade e a necessidade de melhorar a autoimagem da cidade. Quero saber até que ponto vai a soberania de gestores para imporem vontades contrárias à realidade e vontade do povo, deveria haver empenho real para resgatar a tradição e ampliar oportunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. E Triunfo um dia vou te administra

      Excluir
  4. EDSON BASÍLIO DE SOUZA17 de setembro de 2014 às 14:21

    PRECISAMOS ALINHAR MELHOR A SUSTENTABILIDADE COM AS POLÍTICAS DE INFRAESTRUTURA, COM IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIAS, CHARRETES E ATRATIVOS OUTROS.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!