terça-feira, 28 de outubro de 2014

CUMPRIR PROMESSAS DE CAMPANHA E COMBATER A CORRUPÇÃO - AÍ É PEDIR DE MAIS PRA D. DILMA

 
Hora de juntar os cacos, e a presidente Dilma (chamemo-la assim, por enquanto, ao invés de a tal da Dilma) tem algumas tarefas ou deveres de casa imediatos de difícil realização por conta do irascível do seu temperamento, e pelo reconhecido desrespeito a algumas liturgias do bom trato pessoal. 


Vale dizer, ela precisa de se reconciliar consigo em uma reflexão assertiva de que ela não é a dona do mundo, não é a dona da verdade, não é gerente coisa alguma, não conhece o país ne
m o seu povo, não entende de conspiração política, não é dona da bolsa isso e bolsa aquilo, assim como não o é do Pronatec (já não aguento essa sigla!), e não foi a única pessoa torturada por aqui. 


Feito isso, haverá de repensar as relações com o Mercado, com os empresários, e também revisitar a sua intimidade com o PMDB, que sempre se mostra balançante ao sabor dos ventos, e, por isso mesmo, perigosamente traiçoeiro.

Acaso se decida pela manutenção dos cabidosos 39 ministérios terá que negociar nomeações no seio da avidez dos partidos “aliados” em troca das facilidades costumeiras, guardando “vagas” nos demais escalões para um cala a boca aqui, outro ali. Mas, terá que fazer uma reserva de cota pessoal para a equipe daquilo que é importante como Fazenda, Planejamento, Minas e Energia, Casa Civil, Bacen, e demais. Uma questão de difícil garimpo nos dias de hoje, especialmente quando se precisa de um bom garimpeiro. 


Passadas essas fases (se passarem), restar-lhe-á pacificar as outras questões dos ecos das campanhas. Tem, por exemplo, o enfrentamento do Henrique, presidente da Câmara, que se transformará em uma espinha de peixe espada na sua garganta. E, para se ajustar com os peemedebistas insurgentes, necessitará de acolher o Eunício (que perdeu para o PT no Ceará) quem sabe lhe oferecendo um ministério penduricalho. Uma no cravo outra na ferradura. E ainda tem o caso do Agnelo Queiroz, coitado. Isso, apenas se referindo aos pretensos e incompetentes caciques.
 
Para cumprir as promessas de campanha como o combate à corrupção, terá que se afastar de Renan, do Collor, do Sarney, do Vacari... Alguém acredita?

Para as reformas prometidas, pensa em consulta ou plesbicito como se fosse fácil e barato. Mas, se vingar, incluirá a consulta sobre os Conselhos Populares. Mao Tsé Tung tupiniquim. 


Ah! Sim! Não pode esquecer os genuflexórios ao Doutor Lula, operador interlocutório do seu governo, e responsável pela virada quando a causa se fazia perdida. 


Na política externa, poderá acenar um diálogo com o Estado Islâmico e continuar chamando o Obama de hacker imperialista. Construirá outro porto em alguma ilha caribenha e mandará papel higiênico para o Maduro, depois de se reunir com a Cristina...

Depois, é só governar... Mas, ai é pedir demais.

2 comentários:

  1. Pra quem trata bandido como herói isso vai bastante complicado.

    ResponderExcluir
  2. Cícero Domingos da Silva29 de outubro de 2014 às 08:15

    Não dá mais pra viver com tanta corrupção. Isso é uma vergonha. A presidente eleita precisa evitar que os menos esclarecidos continuem sendo enganados.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!