sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CURIOSIDADE: COMEMORAÇÃO DO DIA DAS BRUXAS, 31 DE OUTUBRO TRADIÇÃO DO HALLOWEEN

Origens

Imigrantes da Escócia e Irlanda levaram a tradição do Halloween para os Estados Unidos nos idos de 1800. As pessoas deixavam comidas e doces para os mortos, na esperança de que eles os deixassem em paz.   
 

All hollows eve

O nome Halloween surgiu de "All hollows eve", a véspera do feriado pagão que honra os mortos. A celebração mistura ritos pagãos e cristãos e pode ser associada ao Saimhaim, inclusive, o medo do Halloween denomina-se "saimhaimfobia". Povos celtas acreditavam que durante o festival de Samhaim, que marca a chegada de um novo ano, com o fim da colheita e o início do inverno, espíritos caminhavam sobre a Terra. Mais tarde, com o advento cristão do dia de finados (2 de novembro), perpetuou-se a idéia de que vivos e mortos vagavam juntos nessa época.
 

Fantasias

 
A tradição de se fantasiar na noite de Halloween surgiu com os celtas e tinha objetivo de brincar e enganar os verdadeiros demonios e maus espíritos.

Barmbrack

 
Na Irlanda, o Halloween está associado com o Barm brack, um tipo de pão cozido com passas e objetos como moedas e gravetos que, supostamente, serviriam o para prever o futuro. Por exemplo, se você saiu com o graveto, você está condenado a um casamento infeliz. E então, gostosuras ou Barm bra
 

O preto e o laranja

 
 
Preto e laranja são as cores típicas do Halloween. O preto por estar associado à morte e à escuridão e o laranja por causa da época do ano, outono no hemisfério norte, quando as folhas das árvores ficam com tons de laranja.

 

Jack Lanterna

 
A prática da escultura Jack-o'-lantern vem de um mito irlandês sobre um homem chamado "Stingy Jack" que gostava de enganar o Diabo. Um dos melhores truques de Stingy Jack eraconvencer o Diabo a se transformar em uma moeda e assim Jack comprava uma bebida usando a moeda. Um dia, o diabo se enfureceu com truques de Jack e, não querendo levá-lo para o inferno, forçou-o a vagar pela Terra por toda a eternidade com um pedaço do inferno em brasa dentro de um nabo para iluminar seu caminho. Eventualmente, Stingy Jack tornou-se Jack-o'-lantern.
 

O ano novo Wicca

 
Na noite de Halloween comemora-se o ano novo Wicca. Gatos pretos, morcegos e aranhas são os símbolos clássicos do Halloween por causa de suas histórias e laços com as lendasWicca. A palavra "witch" (bruxa em inglês) vem do inglês antigo, da palavra "wicce" que quer dizer "mulher sábia".
 

Gastos com Halloween

 
O Halloween nos Estados Unidos é o segundo feriado onde os americanos mais gastam dinheiro, só perdendo para o Natal. Cerca de 2,5 bilhões de dólares são gastos todos os anos nessa data.
 

Noite de lua cheia?

 
Contrariamente aos filmes de Halloween onde sempre vemos bruxas, morcegos e outros mostros voando em frente à uma lua cheia, é muito raro uma noite de Halloween de lua cheia. A próxima só acontecerá em 2020.
 
 

Noite de previsões

 
 

 
Reza a lenda que as garotas escocesas poderiam ver imagens de seus futuros maridos se pendurassem lençois molhados em frente ao fogo na noite de 31 de outubro. Mas cuidado para não colocar fogo em tudo, isso não é para ser feito em casa!
 

Cuidado nas ruas!

 
 
Nos Estados Unidos, a noite de Halloween é a mais perigosa para os pedestres, aconselha-se que os pais acompanhem as crianças durantes a noite para evitar acidentes nas ruas e estradas.
 
 
Fonte:
 

          

2 comentários:

  1. Não vejo a menor graça nesses encontros que parecem macabros.

    ResponderExcluir
  2. CARLOS ALBERTO MOREIRA1 de novembro de 2014 às 20:08

    ACHO TUDO UM SACO !!!!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!