sábado, 22 de novembro de 2014

INSTANTÂNEAS DA ÁFRICA ENCERRA ATIVIDADES DO PROJETO EM EVENTO DE CELEBRAÇÃO - SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 
 
Na semana da Consciência Negra, o projeto Instantâneas da África, que promoveu intercâmbio fotográfico em 4 comunidades quilombolas de Pernambuco, encerra suas atividades com uma celebração em Triunfo – PE. Moradores das 4 comunidades seguirão para ver o resultado das fotografias produzidas, o vídeo documentário do projeto, e trocar experiências. 

O evento é aberto ao público e ocorrerá dia 22 de novembro de 2014, no Teatro Guarany, Triunfo – PE. Ao final, haverá Roda de Coco no coreto da Praça Carolino Campos, com coquistas das comunidades convidadas. 

Em dezembro, será publicado um livro-catálogo com ensaios fotográficos e relato das vivências fotográficas realizadas nos 4 quilombos.

Sobre a Mostra - Imagens da África nos quilombos de Pernambuco

Trata-se de um projeto fotográfico composto por 50 imagens, em preto e branco e coloridas, de vários formatos, parcialmente com câmera analógica e câmera digital ao longo de 5 anos de viagens entre 2002 e 2007, em diferentes países africanos: Moçambique, Malaui, Burkina Faso, Senegal, Níger, Chade, Camarões, Togo, Benin e Gâmbia.

A seleção das imagens teve a curadoria de Lía Miceli López Lecube, no intuito de retratar a África numa dimensão contemporânea, com foco nas pessoas – mulheres, homens, jovens e crianças, nas próprias comunidades e no desenvolvimento de atividades, costumes e fazeres cotidianos tanto em contexto urbano como rural.

A itinerância da exposição nos quilombos de Pernambuco tem objetivo de contribuir para o fortalecimento da identidade e o resgate da memória relacionada as raízes africanas das comunidades envolvidas. 

Os fotógrafos Mateus Sá e Guga Soares em colaboração com o autor, realizam entre Maio e Agosto de 2014 uma série de 4 vivências fotográficas com jovens das comunidades quilombolas de Catucá (Goiana), Timbó (Garanhuns), Filhos do Pajeú (Floresta) e Águas Claras (Triunfo) sobre o tema “Memória, identidade e herança africana”, cujo resultados serão organizados em um livro/catálogo e em um documentário audiovisual. A iniciativa conta com o incentivo do programa FUNCULTURA do Governo de Estado de Pernambuco, e o apoio da Associação Quilombola de Águas Claras, Secretaria de Igualdade Racial, Secretaria de Cultura e Prefeitura de Triunfo, Prefeitura de Goiana e Agência de Desenvolvimentod e Goiana, Prefeitura de Floresta, Direção de Cultura de Floresta. 

Todas as ações do projeto estão sendo documentadas e podem ser acompanhadas através do blog 
http://instantaneasdaafrica.wordpress.com/


Programação Dia do evento 22 de novembro teatro Guarany Triunfo PE

9.30h

- Abertura do evento na sala principal do teatro

- Apresentação do projeto Instantâneas da África pôr o fotografo Diego Di Niglio e a curadora e produtora do projeto Lia Miceli Lopez Lecube.

- Palavras do convidado Alexandre L´Omi L´Odo sobre identidade afrodescendente e sua atualidade política e social.

- Apresentação da Exposição de fotos dos alunos do quilombo Filhos do Pajeú de Floresta no primeiro andar na sala de ingresso.

10.40h

- Exibição do vídeo das vivências fotográficas com comentários dos fotógrafos: Guga Soares e Mateus Sá sobre a experiência e as oficinas.

- Roda de diálogo sobre possíveis projetos que possam atingir os interesses dos quilombolas, promovendo intercâmbios culturais e sociais entre eles.

- Exibição continuada das fotos produtos das 4 oficinas feitas nas comunidades quilombolas.


12h
 
- Roda de Coco no coreto da Praça Carolino Campos com os coquistas dos quilombos.

Um comentário:

  1. Sempre com a participação do Sesc - Triunfo o maior incentivador da cultura local.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!