sábado, 8 de novembro de 2014

OUTUBRO ROSA PASSOU QUASE DESPECEBIDO


Chegou o mês de novembro e não foi possível  assistir em Triunfo ao longo do mês anterior a realização de uma série de ações do Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde, para marcar o "Outubro Rosa" que tanto divulgou-se neste informativo, um movimento internacional voltado à prevenção do câncer de mama. Entre as atividades poderiam ter havido aulas de ritmos em diversos bairros e nos PSFs do distritos de Canaã e Jericó com grupos musicais locais: Ambrosino Martins, Gatos Moriscos e Maracatú Nação Serra Grande da Baixa Verde.

De segunda a sexta-feira poderia também ter sido realizadas aulas educativas, orientação de autoexame, coleta de "Papanicolau", prevenção a doenças de boca, de pele e solicitação de mamografias. promovendo ainda no final, a 1ª Caminhada de Prevenção de Câncer de Mama, animada pela participação dos grupos citados, mais a  centenária Banda Isaías Lima, e figurantes do folclore local: "Caretas", "Veinhas", "Palhaços", havendo recepção na Academia da Cidade, onde aconteceria exercícios de alongamento e distribuição de água e sucos.


O principal objetivo era que a população e, em especial as mulheres, se sensibilizassem quanto a necessidade de prevenir o tipo crescente de enfermidade. A divulgação é por demais essencial, tendo em vista que esta modalidade de câncer é o segundo mais frequente no mundo. E se diagnosticado e tratado precocemente, as chances de cura podem chegar a 90%. A programação imaginada infelizmente não aconteceu, quando deveriam incentivar e priorizar movimentos que promovam melhorias na saúde e no bem estar do cidadão. O período emblemático de conscientização era outubro, mas a prevenção e os cuidados devem ser no ano inteiro. Administrar uma cidade também é isso...

10 comentários:

  1. Quem termina ganhando com esse trabalho do jornal é a população, porque depois das críticas construtivas que fazem, terminam os benefícios chegando nas comunidades, Continuem assim, é o caminho certo. E muito obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa hipótese o leitor tem disponibilizado serviço prestado mais significativo que o recebido do órgão legislativo definido na missão de fiscalizar.

      Excluir
    2. Sou totalmente de acordo e ainda convicto que o jornal contribuí por demais com a administração dessa cidade pelo tenho acompanhado. Gostaria que no meu município as coisas funcionassem assim.

      Excluir
    3. Tereza Cristina F. Gonçalves6 de novembro de 2014 às 16:36

      Lindo...!!!

      Excluir
  2. Numa reforma política, o poder emana do povo. Primeiro se ouve a população através do plebiscito, depois o executivo e o legislativo homologa o que foi determinado pelo povo através do referendo antes de ouvir as reivindicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria do Carmo Nogueira4 de novembro de 2014 às 10:46

      São objetivos estratégicos detalhados em programas prioritários, que poderão nortear todas as ações a serem desenvolvidas nesse município.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. O produto que Triunfo tem para oferecer e vender chama-se turismo e, se a cidade não oferece isso, como será desenvolvida?

    ResponderExcluir
  4. O assunto aqui é Outubro Rosa, mas os comentários divergem como sempre do tema proposto, acho isso uma falta de respeito com editores e leitores.Orientem-se por favor...

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!