segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

1º DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS


O dia 1 de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à AIDS  ou Dia Mundial de Luta Contra a Sida . É uma data para que o mundo una forças para a conscientização sobre essa doença. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos.

Nesta segunda-feira, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) estaciona o ônibus Prevenção para Tod@s no Pátio da Igreja do Carmo, centro do Recife. No local será realizada a testagem rápida de HIV, com expectativa de atender a 200 pessoas, das 9h às 16h. Na ocasião, também serão distribuídas sete mil camisinhas e folders informativos.

Qualquer pessoa que teve relação sexual desprotegida, compartilhou algo que fure ou corte (alicate, seringa) ou que está com suspeita ou diagnóstico de tuberculose deve fazer a testagem rápida de HIV. A medida também deve ser tomada por qualquer casal que planeja uma gravidez e pela gestante, no período pré-natal.

Ainda na manhã de segunda, o Programa Estadual de DST/Aids, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego, vai distribuir mais três mil camisinhas e folders na agência de Empregos da rua da Aurora. No local também serão realizadas palestras e encanações sobre prevenção às DST/Aids. 

Na estação do metrô em Jaboatão dos Guararapes, uma equipe do Hospital Memorial Jaboatão (HMJ) realiza exames gratuitos e conscientização sobre prevenção da doença. Das 8h ao meio-dia, quem passar pelo local vai poder fazer de graça testes como medição do nível de açúcar no sangue (glicemia) e aferição da pressão arterial. Uma equipe de enfermagem estará a postos para realizar os exames, tirar dúvidas e distribuir preservativos e panfletos informativos.

De 1983 a novembro de 2014, em Pernambuco, foram registrados 21.235 casos de aids, sendo 13.771 no público do sexo masculino e 7.464 do feminino. No Brasil, 11,5 mil pessoas morrem da doença todo ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O Ministério estima que dos 700 mil brasileiros soropositivos, 150 mil não sabem que estão infectados. Quando a pessoa é portadora do HIV significa que o vírus está em seu organismo, mas não que ela vá, necessariamente, desenvolver a Aids. Mas se não propriamente tratado, o vírus pode se proliferar e atacar o sistema imunológico.

A SES quer mostrar a necessidade do uso da camisinha em toda relação sexual e da realização do teste de HIV. De acordo com o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueiroa, a infecção pelo HIV pode passar muito tempo sem provocar sintomas. Por isso, quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o controle e a qualidade de vida e sobrevida do paciente.

Fonte: Jornal do Comércio

2 comentários:

  1. Que todos tenham vida, procurando seguir os ensinamentos da medicina que não se cansa de alertar sobre os mínimos cuidados a tomar.

    ResponderExcluir
  2. SOBE O NÚMERO DE CASOS DE AIDS ENTRE A JUVENTUDE. CUIDE-SE!!!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!