terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O PAPEL DO CIDADÃO - POR WILLIAMS TERTO


Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por seu país". Retomo a célebre frase de John Kennedy, para refletir sobre o papel que temos para a construção da Nação que queremos. Vemos propagados os direitos que permitem ao cidadão se intitular um ser livre.

Os direitos sociais do cidadão devem sempre ser respeitados. Mas o conceito e a verdadeira prática da cidadania reclamam, de igual forma, deveres. O questionamento é: estamos exercendo o nosso papel de cidadãos? Devemos assumir nosso papel pelo bem-estar da sociedade e praticar, no dia a dia, a ação cidadã.

Não apenas os políticos e governantes são responsáveis por construir uma cidade e país dignos de se viver. De ações individuais resulta o respeito ao interesse da coletividade. Ao exigir ética e eficiência na política e na gestão pública, estamos agindo com o mesmo decoro no trato com o local em que vivemos? Não faz muito sentido requerer o fim da corrupção na política ou a paz no trânsito, se colaboramos para a continuidade das "pequenas" corrupções cotidianas ou banalizamos infrações e desmandos quando na direção de um automóvel.

Aí é onde mora o grande perigo, aceitar e respeitar o direito do cidadão nesta cidade é como urrar de dor com uma unha encravada. Quando se denuncia fatos, a realidade dos fatos, exercendo o direito do cidadão, diversas chacotas de anônimos de vis e cruéis colaboradores da grande corrupção que assola o país como um todo, que vive presente em cada esquina da Cidade de Triunfo, me dá ainda mais ânimo para continuar tentando conscientizar a população dos seus reais direitos, de mostrar que eles possuem direitos constitucionais e que não precisam do anonimato ou medo de desmascarar aqueles que sugam o dinheiro do cidadão sem o mínimo respeito.


Por: Williams Terto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!