segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS - HOJE É DIA DE IEMANJÁ EM PERNAMBUCO


Afoxé Oxum Pandá é uma das atrações do evento nesta segunda / Foto: Reprodução Facebook

 
Na Bahia, o dia de Iemanjá é comemorado no dia 2 de fevereiro, mas, em Pernambuco, a data é 8 de dezembro, quando se louva também Nossa Senhora da Conceição na Igreja Católica. O projeto "Orixamar" promete realizar uma grande festa nesta segunda-feira (8) com o apoio da Associação dos Terreiros de Pernambuco. O evento, gratuito, acontecerá na Praia de Barra de Jangada, próximo à Ilha do Amor, das 9h às 23h30, em Jaboatão dos Guararapes.

 Com incentivo do Funcultura e apoio do Sesc Piedade e a Prefeitura de Jaboatão, a primeira edição da festa vai homenagear a ialorixá Elza de Iemanjá, além do instrumentista Naná Vasconcelos. Ao todo, serão reunidos 14 terreiros de Candomblé, com shows de Afoxé Oxum Pandá, Banda Sonduos Quilombos, Maracatu de Baque Virado Nação Xangô Alafim, Maracatu Estrela da Sedução, Maracatu Mirim Luar Percussão e Nação do Maracatu Aurora Africana.

Para encerrar os shows com chave de ouro, a cantora Andreia Luiza também vai apresentar seu repertório. Artesanato, cultura popular, gastronomia (com degustação gratuita) e muita música são alguns dos destaques para a noite.

Um dos destaques vai para a caminhada dos terreiros. Ilê Axé de Xangô, Ilê Axé Oyá Gigan, Abassá Axé Oyá Balé Omim, Ilê Axé Agamju, Ilê Axé Ogum Megê, Egbé Orisa Nago Vodun, Ilê Axé Renoga Iemanjá Ofunté, Inzoia Nzambi, Ilê Axé Egbé Awo e o Ilê Axé Omim Oxum Opará, são alguns dos que já confirmaram presença.

 Fonte: NE 10 PE

2 comentários:

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!