sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CARNAVAL DE TRIUNFO - 28/02/2014


Carnaval de Triunfo PE - 28 de fevereiro
09 horas: Bloco do EREM Alfredo Carvalho
Concentração às 08:00 horas no EREM Alfredo Carvalho, como participação da Orquestra Isaías Lima.

 21 horas: Bloco da Galinha e o Pinto Maluco
Concentração às 17:00 horas na Praça XV de novembro. Participação de Orquestra Isaías Lima, Os Caretas de Triunfo e Acorda para Tomar Gagau.

22 horas: Bamboa Samba Club (SP)
00 horas: Ambrosino Matins – Pátio de Eventos Maestro Madureira.




REDE ESTADUAL DE SAÚDE TERÁ MAIS MÉDICOS E DISTRIBUIRÁ 3 MILHÕES DE CAMISINHA NO CARNAVAL




 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforçará ações de assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) durante os dias de folia. O período carnavalesco contará com reforço de profissionais nas principais emergências da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do interior do Estado. Também haverão campanhas informativas sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de reforço na Operação Lei Seca e o acompanhamento de Serviço de apoio à mulher.
Ao todo, 2.872 profissionais atuarão nos plantões nas unidades da rede. Desse total, 294 são médicos; 797 enfermeiros e fisioterapeutas; 1.725 técnicos de enfermagem e mobilizadores sociais; e 56 maqueiros e prestadores de serviços gerais.
O quadro de médicos será reforçado com 277 profissionais nas unidades: Otávio de Freitas (63), Barão de Lucena (37), Restauração (16), Getúlio Vargas (14), Agamenon Magalhães (10), Hemope (5 médicos), Geral de Areias (4), Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres (16), José Fernandes Salsa, em Limoeiro (14), Belarmino Correia, em Goiana (10), Regional do Agreste, em Caruaru (24), Dom Moura, em Garanhuns (16), Rui de Barros Correa, em Arcoverde (26), Inácio de Sá, em Salgueiro (8), Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada (14). Os demais médicos estarão distribuídos em outros setores da Saúde como Central de Regulação (10) e Vigilância em Saúde (SEVS).
DIVULGAÇÃO – A SES disponibilizará folhetos informativos bilíngues para auxiliar turistas estrangeiros a conhecer os serviços de saúde da rede estadual. O informativo contém as principais unidades de cada localidade, além de telefones úteis do sistema de saúde, com o slogan “Brinque tranquilo, você pode contar sempre conosco”.
DST/Aids – O Programa de DST/Aids distribuirá 3 milhões de camisinhas nos municípios e festas carnavalescas. Além disso, serão distribuídas 200 mil bandanas e 200 mil porta-camisinhas. Duzentos profissionais estarão presentes no Galo da Madrugada para distribuir os preservativos e informar sobre as doenças sexualmente transmissíveis.
LEI SECA – A Operação Lei Seca montará pontos de fiscalização nas principais vias de acesso aos polos de folia na RMR e interior do Estado. Nas blitzes, mobilizadores sociais da SES estarão levando informações de saúde para o folião. Durante a ação, serão distribuídos folders e cartazes, com informações sobre a Rede de Atenção à Saúde do Estado.
SERVIÇO DE APOIO À MULHER – Durante o período carnavalesco, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, sediado no Hospital Agamenon Magalhães, funcionará normalmente. As mulheres vítimas de agressões morais, físicas ou sexuais poderão contar com apoio psicológico, jurídico e médico 24 horas por dia, em todos os dias de folia. Entre as ações prestadas, estão o apoio psicossocial, atendimento médico e psicológico, orientações sobre direitos e o fornecimento de pílulas do dia seguinte para casos de estupro. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (81) 3184.1739/1740.
OUVIDORIA – A Ouvidoria da SES (0800-286-2828) funcionará 24 horas durante todos os dias de Carnaval (sexta a quarta-feira de Cinzas) para esclarecer à população sobre onde buscar o atendimento necessário.

Fonte: NE 10 PE

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

"MULHER BRASILEIRA EM PRIMEIRO LUGAR"... - POR LUIZ SAUL

A música Pagu, interpretada por Maria Rita, afirma que “nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda.”


Nós, aqui, sabemos disso. Sabemos que o arquétipo brasileiro feminino em sua generalidade reúne atributos cujo “produto final” confere à mulher daqui uma beleza diferenciada, pungente, elegante, sem prejuízo da inteligência, da capacidade laborativa e de interagir em todas as atividades do país dentro do “pacote”.

A Adidas, multinacional de produtos esportivos, parece não pensar assim. De sua pouco informada e desrespeitosa janela, vê as nossas mulheres como um simples e descartável objeto sexual, principalmente para os estrangeiros visitantes. Por isso não pode ser surpresa o turismo sexual que se busca por aqui. 

Ainda agora, com a proximidade da Copa, a Adidas acaba de lançar uma linha de camiseta em cujos motes imperam o duplo sentido, com a frase “looking to score”, que pode ser em “busca do resultado” ou também “pegar garotas”, devidamente ilustrado por uma risonha mocinha de biquíni. Noutra camiseta, repete o duplo sentido, estampando um coração meio em forma de bunda, vestido de uma peça de biquíni, com o logan “Eu amo o Brasil”.



O pior disso é que o brasileiro desinformado termina comprando essas “peças” para desfilar nas ruas, estádios e praias, sem uma visão crítica desse tipo de desrespeito.

Ao que se sabe, a Embratur está reagindo perante a Adidas.
De minha parte, discordo inteiramente dessa visão idiota que essa empresa pretende emplacar durante a competição.

Acho a mulher brasileira um dos mais importantes “produtos” do país.

CARETAS, MARACATU LEÃO COROADO E OUTRAS ATRAÇÕES CULTURAIS ABREM O CARNAVAL DE TRIUNFO - 2014

DESFILE DE CARETAS


ORQUESTRA CENTENÁRIA ISAÍAS LIMA


BOI DE ARCOVERDE



ESCOLA GIGANTE DO SAMBA DE RECIFE





MARACATU LEÃO COROADO DE OLINDA




As ladeiras históricas de Triunfo serão o palco da abertura do Carnaval da cidade que fica a seis horas do Recife, no sertão pernambucano. O personagem principal da folia triunfense, o Careta (mascarados com roupas e chapéus coloridos, além de chicote e tabuleta com chocalhos) vai se juntar a cinco grupos de boi, maracatu e até escola de samba na quinta-feira, 27, para o Cortejo de Cultura Popular.

A concentração dos grupos acontece na Praça 15 de Novembro, em frente à Igreja Matriz, a partir das 18h. No local vão se encontrar o Boi de Arcoverde, a Orquestra Isaías Lima, o Bloco da Melhor Idade, o Maracatu Leão Coroado, de Olinda, e os integrantes da Escola Gigante do Samba do Recife. Junto com os Caretas, os grupos vão desfilar pelas ladeiras da cidade em direção ao Polo Gastronômico, que fica ao lado da estação do teleférico, onde acontece a apoteose do cortejo.

Há seis anos, o desfile de grupos culturais marca a abertura do Carnaval da cidade, unindo a tradição centenária dos Caretas com outros grupos do estado como o Maracatu Leão Coroado, que celebrou, em dezembro de 2013, 150 anos de existência. Do bairro de Água Fria, zona norte do Recife, virá mais uma tradição do Carnaval de Pernambuco, a escola Gigante do Samba que é hexacampeã do carnaval recifense.

Depois de uma hora e meia de desfile, os grupos chegam ao Polo Gastronômico onde os foliões se concentram e a festa se estende no local ao som da centenária banda Isaias Lima de Triunfo. Inaugurado em julho de 2013, o Polo é o mais novo espaço do carnaval da cidade. "Com uma estrutura de palco, cinco quiosques que oferecem alimentação e bebidas, o polo é uma ambiente com excelente estrutura para o folião se divertir com conforto e boa estrutura" explica o Secretário de Turismo Evanildo Fonseca.



Serviço Abertura Carnaval de Triunfo
Desfile de grupos culturais
Data: Quinta, dia 27
Horário: a partir das 18h
Saída da Praça 15 de Novembro em direção ao Polo Gastronômico
Fonte: Turismo Triunfo PE

CARNAVAL 2014 - "O MELHOR TÁ EM PERNAMBUCO"


Careta de Triunfo é destaque da campanha de Carnaval do Governo de Pernambuco. A folia triunfense começa nesta quinta, 27, a partir das 18h com os caretas e mais cinco grupos entre eles o Maracatu Leão Coroado.



Fonte: Turismo Triunfo PE

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

DEFENSE-SE O RETORNO DAS CÂMERAS DE MONITORAMENTO

Faz exatamente 4 anos e as câmeras de monitoramento da cidade que custaram um significativo preço aos cofres públicos municipais e foram instaladas com muita pompa, inclusive com direito a indevida sessão solene e bajulatoria na Câmara de Vereadores de Triunfo com ridícula entrega do  desvalorizado título de cidadão triunfense - devido tamanha vulgaridade - ao representante da empresa que  encarregou-se pela assinatura do contrato de compra e venda.

Caso essas filmadoras estivessem no pleno funcionamento - infelizmente apresentaram defeitos nos poucos meses de uso - vários crimes de diferentes proporções haviam sido evitados e desvendados pela Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, mas as desculpas que serão recuperadas nas datas nunca cumpridas, ninguém aguenta mais, porque o técnico especializado  entra ano e sai ano sem nunca aparecer, devendo ser algum  fantasma.


O governo municipal deveria conscientizar a população para evitar o acúmulo, nas ruas, de lixo sólido, como: metralhas de construção; objetos imprestáveis, resto de podas; carcaças de veículos; móveis e eletrodomésticos. A previsão é que com essa ação educativa  não levada a sério se transforme  punição aos que insistirem sujar a cidade. Por isso, seu uso serviria também para apontar as irregularidades contra o meio-ambiente, não somente na sede, distritos de Canaã e Jericó.
Antes , seriam distribuídos, panfletos em educandários públicos e particulares de todo o município, além dos ônibus, táxi que carregam passageiros e veículos oficiais do transporte escolar. O alerta inicial poderá estimular quem reside no lugar, indicar gente do próprio povo como culpado pela sujeira nas vias. Alguns moradores da comunidade são negligentes despejando  todo tipo de bagunça. A ideia das câmeras deve prevalecer nas principais artérias.

Depois de executarem a primeira parte de educação ambiental na tentativa de conscientizar, devem encaminhar uma reivindicação popular conjunta para que seja transformado em projeto de lei na Câmara de Vereadores e depois sancionado pelo Poder Executivo para punir rigorosamente quem jogar lixo a partir da aprovação. A câmera de monitoramento constitui-se na verdade uma grande aliada no processo de moralização. Que retornem para satisfação de todos....

-

EDITOR CARLOS FERRAZ EM MOVIMENTADO E ECLÉTICO FINAL DE SEMANA EM TRIUNFO

ALMOÇO NO SABOR DA ROÇA   

 
 
 ENCONTRO COM AMIGOS NO MERCADO PÚBLICO



PRESENÇA EM ANIVERSÁRIOS DE AMIGAS


 CLIKANDO O FUSCÃO PRETO DE DR. CRISTOVÃO JACKSON


ANIVERSÁRIO DE ANA LÚCIA E SOFIA NO SÍTIO DA FAMÍLIA





GRANDE INFLUÊNCIA DO SESC EM TRIUNFO

 

Triunfo é a bela cidade do Estado localizada no Alto Sertão do Pajeú, distante 399 km da Capital, Recife, destaque geográfico denominado "Oásis do Sertão" e ponto mais alto de Pernambuco, o que passa a transformá-la em verdadeira maravilha para moradores, visitantes e turistas. Possui uma vida cultural ativa graças à intervenção contínua do Serviço Social do Comércio.

O Sesc através do instalado Centro de Turismo e Lazer. é responsável por desenvolver um trabalho excelente, capaz de atrair mais e mais pessoas nas diversificadas temporadas do ano, entre elas: Carnaval, Semana Santa,Encontro de Automóveis Antigos, Caravana da Saudade, São João, Festa dos Estudantes, Semana Folclórica, Festival de Cinema, Moto Fest,Festa da Padroeira, Natal e Ano Novo.

 
 



CARTA À REDAÇÃO - PATTRICK LUÍS RAMOS DE CARVALHO



Prezado Carlos, 

Boa tarde!

Diariamente, por mais de uma vez, e quase de forma automática, vejo as atualizações em seu blog.Hoje decidi fazer uma cartinha e, se possível, gostaria que fosse publicada, se assim o caro amigo consentir.

Segue abaixo o texto a ser publicado: 

Diletos,

Qual é a justificativa para o descaso da administração municipal triunfense com a manutenção dos equipamentos públicos?

 A soma de pequenos problemas tem como resultado o caos! E este vem se instalando no topo da alterosa Baixa Verde.
  
O prefeito tem culpa? Tem sim senhor! 

Mas a culpa maior e concorrente é do secretariado, os quais delegados a tomarem as providências, stricto sensu, de suas pastas, preservam-se no estado de total inércia!  

Hoje, morando no Crato/CE, comparo esta magnífica cidade ao meu torrão Triunfo/PE. Ambas, antigamente, pujantes, vanguardistas, celeiros de intelectuais e de grandes políticos com prestígio nacional, referência educacional e turística.  

Ressalte-se que a ligação entre as duas cidades é estreita. Como exemplo, cito o nosso Siqueira Campos, não sei bem se parente ou irmão do nosso antigo prefeito Carolino Campos - isso já é um assunto para a querida Tia Diana - que é homenageado pelo povo cratense, com o seu nome batizando uma das belas praças arborizadas, já que nos idos do início do século XX, fez chegar ao Crato, num caminho sem estradas, o primeiro automóvel!

Mas hoje, infelizmente, as duas são governadas de forma inferior à mediocridade, já que o medíocre é o mesmo que mediano, sem qualquer respeito ao bom senso, história e autoestima de seus cidadãos.

Hoje, o que se vê, ainda no comparativo entre o município alencarino e a nossa “gema por Deus lapidada”, tendo por referência seus antigos distritos, respectivamente, Juazeiro do Norte e Santa Cruz da Baixa Verde, como bem diria Antonio Conselheiro, “é a roda grande passando por dentro da pequena”.

Sinais do fim dos tempos?

Manter a cidade limpa, iluminada, ruas pavimentadas e sem buracos, calçadas trafegáveis, instalação e manutenção do saneamento básico, isso é o mínimo a ser exigido de QUALQUER administração! Aliás, é sua obrigação, não é favor! 

Esperamos ser surpreendidos com obras extraordinárias, acima do que mediocremente é exigido e que, por ora, sequer está sendo executado!

É o açude sujo e assoreado. São as ruas com entulhos não recolhidos. Praças abandonadas. Um poste com luz, sim, outros dois, não. Será medida de racionamento? (sic).

Esses são alguns dos vários problemas pontuais que, somados, promovem a derrocada da civilidade e urbanidade.

Que esta expressão de insatisfação, pelo amor de Deus e de Nossa Senhora das Dores, não seja entendida como o finco de um posicionamento político opositor, pois não é sua finalidade.

De forma diversa, seja compreendido como o grito de muitos triunfenses, amantes saudosos da única princesa sertaneja detentora de diadema, para que esta nunca perca seu esplendor. 

Um grande abraço a todos, e como diz nosso hino, que nosso grão de luta fraternal nunca medre!

PATTRICK CARVALHO 
 Advogado

Obrigado Carlos, e ao seu dispor!

Atenciosamente,


PATTRICK LUÍS RAMOS DE CARVALHO - OAB/CE 20.725
Lacerda & Carvalho Advogados Associados
Rua José Carvalho, nº 300, Centro, Crato/CE, CEP: 63.100-020
Telefone: (88) 3521-2823
E-mails: pattrickcarvalho@hotmail.com / pattrick@lacerdaecarvalho.adv.br
Acesse: www.lacerdaecarvalho.adv.br

AO PRENÚNCIO DO "REINADO DE MOMO",TRIUNFO SE ENFEITA PARA O "CARNAVAL DOS CARETAS"


APESAR DA GRANDE ESTIAGEM QUE CASTIGA TODOS  OS SERES VIVOS HABITANTES NESTE INTERIOR


TRIUNFO APRESENTA A MELHOR FESTA NO REINADO DE MOMO' DA REGIÃO DO PAJEÚ


CONGREGA TODAS AS CIDADES CIRCUNVIZINHAS E  OUTROS MUNICÍPIOS CO-IRMÃOS PARA O FAMOSO " CARNAVAL DOS CARETAS"


VENHA BRINCAR COM MUITA PAZ E ALEGRIA, OS SEIS DIAS DESTINADOS AO CARNAVAL, REPLETOS DE SIGNIFICATIVAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS VARIADAS EM SUPORTÁVEL CLIMA.



CARLOS FERRAZ

TRIUNFO - PE













NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!