terça-feira, 7 de abril de 2015

LITERALMENTE UM "SACO DE GATOS" - POR LUIZ SAUL



Quem quiser, experimente colocar 10 gatos em um saco e tire uma foto. Terá então o retrato das relações do Governo com o PMDB. 

A consequência da Lava Jato encolheu a jactância de quem indicava, quem não indicava o provimento de cargos. Ninguém mais quer ser pai, sequer tio, das indicações. A aparência de desapego a cargos que o partido vem simulando no público é desmentida no privado dos subterrâneos, onde a luta continua para robustecer o poder. 

Na outra ponta, a dilma, na agonizante possibilidade do diálogo com o “aliado”, não ousa (este é o termo) interferir na cota ministerial, especialmente do Renan Calheiros para não o melindrar. A coisa é tão confusa que a fraca e desolada presidente recorre às bênçãos do partido para deslocar um ministro de uma pasta para outra sem lograr contentar nem a um nem a outro. 

A coisa é mais ou menos assim: deslocar o Eliseu Padilha, da Aviação para as Relações Institucionais, pastas de prestígio e visibilidade iguais, em tese; empregar o Henrique Eduardo Alves, ex presidente da Câmara, no Turismo, de expressão relativa, mas atualmente ocupado por um indicado do Renan. Bom, aí não dá, se não houver compensação. Ninguém faz um único pronunciamento sobre o assunto. Tudo é porão. Pode até dar certo, mas derruba a teoria de que nomeação de ministro constitui prerrogativa presidencial. 

No fundo da cena, uma realidade: ao pretender deslocar o Eliseu, fica claro que a dilma não confia nos articuladores atuais para a condução as relações do Planalto. Com razão.
À parte das desarticulações do Planalto com o seu principal “aliado”, tem-se que a coisa anda tão complicada naquelas bandas que a presidente, ao dar posse ao novo ministro da educação, deixou o tema de lado, não falou em Pátria Educadora, preferindo abordar a crise da Petrobrás, cuja recuperação considera uma missão do seu governo. Tem que ser mesmo, afinal a contribuição do seu partido revelou-se enorme para o quadro atual. Nada mais justo. Somente difícil. 

Ponham 10 gatos em um saco e tirem uma foto.


Por: Luiz Saul Pereira

Um comentário:

  1. Ainda bem que o senhor Luiz Saul Pereira retornou de férias e voltou a presentear os leitores fiéis do blog com suas antenadas publicações.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!