quinta-feira, 30 de abril de 2015

MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS TRADICIONAIS AMEAÇADAS



Depois do contato direto  com integrantes das diferentes comunidades, que realizaram pesquisa correspondente às principais peças do nosso folclore, ficou evidenciada a ausência do apoio logístico ou incentivo público. São várias as reclamações relativas ao setor público e privado, no caso: Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos e Associação Comercial do Município de Triunfo ( ACMT) para grupos ainda existentes que procuram manter as manifestações culturais. Entre eles estão:



 Os Bacamarteiros - reunião de atiradores de bacamarte, divididos em batalhões, deflagrando grandes descargas de pólvora seca, acompanhados de música regional relacionada, num ritual de grande efeito pictórico. Este folguedo, segundo historiadores locais, inspirado nas batalha da Guerra do Paraguai, fazia no passado parte somente do ciclo junino, no entanto passou a figurar nos mais variados eventos. Encontra-se sem liderança definida.





O Coco de Roda - umbigadas, marcação de ritmo com os pés, agilidade e música cadenciada são características desse divertido e irreverente folguedo, também conhecido como "Coco da Praia", que nas festas triunfenses realizadas nas áreas urbana e rural pelo tradicional grupo de negros  remanescentes da escravatura que habitam os quilombos do Livramento e das Águas Claras. Atualmente são raras apresentações desses pares que formam uma grande roda e ao som instrumental se divertem no Dia da Consciência Negra.



O Pastoril - apresentação que tem como centro o nascimento de Jesus, hoje se desdobra em espetáculo profano em largos e pontas de rua, geralmente acima de um tablado rústico, bandeirolas de papel, moças ou meninas de saiotes curtos - vermelhos e azuis - uma pequena orquestra, danças, cantos e ditos espirituosos, um velho endiabrado a comandar o espetáculo, interação constante entre a trupe e o público, são os principais ingredientes desse folguedo, próprio do ciclo natalino que o Sesc procura a todo custo manter.




O Bumba-Meu-Boi - bialado popular característico também do ciclo natalino, embora também esteja presente no período carnavalesco. Seus personagens são homens, animais e figuras fantásticas - como o boi, o cavalo-marinho, Mateus, o capitão Bastião, Mané Pequenino, a caipora, a ema e o guarda. Originalmente o bailado tinha longa duração, com cantos, danças e diálogos; agora é apresentado de modo mais breve e improvisado por alunos de alguns educandários.





A Ciranda - dança de roda, bastante diferente das cirandinhas  infantis. Nela, o mestre cirandeiro improvisa cantigas ao som de poucos instrumentos musicais onde predominam a percussão. Os participantes, de mãos dadas, imitam o ondulado suave das ondas do mar.Resumiu-se a esporádicas apresentações  no período da Caravana da Saudade ou festividades escolares.



O Xaxado - era a dança preferida dos cangaceiros e nasceu  do  Sertão pernambucano. Tem letra agressiva e música simples, com acompanhamento de zabumba, pífano( flauta de bambu), triângulos, sanfonas. Seus personagens caracterizados por  roupas em tecidos rústicos e adereços em couro e metal,empunham uma espingarda que, juntamente com os batidos das sandálias, marcam o ritmo desta manifestação folclórica. Mantém-se sob a liderança da historiadora Diana Rodrigues.

7 comentários:

  1. Moro em Triunfo e faz muito tempo que não vejo essas apresentações acontecerem,isso é coisa de passado quando as festas eram animadas graças às freiras do Stella Maris.

    ResponderExcluir
  2. O que é que esta gestão faz em relação a matéria publicada? Nada! A Secretaria de Turismo e de Educação não fazem absolutamente nada! Cai-se no esquecimento as tradições e lembranças. Um País sem memória! Desafio colher dos estudantes em triunfo se eles conhecem a história da cidade, seus costumes, tradições, hino, cor de bandeira. Cai-se no esquecimento e consequentemente no abismo da ignorância!

    ResponderExcluir
  3. Willian Terto, acho q quem anda sem fazer nada deve ser vc, esse povo que fala por falar sem ter conhecimento das coisas é demais, vcs sabem que Triunfo é a unica cidade de Pernambuco a ter uma politica permanente de financiamento para a cultura o chamado: Programa de Incentivo a Produção Artística - PIPA.????

    Desde de 2014 Triunfo é primeira cidade do interior a incentivar a produção cultural por meio do Sistema Municipal de Cultura

    Os artistas e produtores de Triunfo, no sertão do estado, agora têm todas as condições de realizarem novos projetos com garantia de recursos oriundos do Sistema Municipal de Cultura de Triunfo (SMC). O primeiro edital, batizado de Pipa, foi lançado em 2014, pelo prefeito Luciano Bonfim e o Secretário de Cultura, Evanildo Fonseca, no salão nobre da Prefeitura.

    O município, famoso por ser a terra dos Caretas, é o primeiro do interior do Estado a criar e implementar um sistema de incentivo à cultura (Recife e o Governo de Pernambuco são os outros). O Pipa 2014 destina um total de R$ 60 mil para o financiamento de projetos em quatro áreas: Arte, Patrimônio Cultural, Esportes e Turismo.
    “Essa ação é o resultado de propostas recebidas da comunidade triunfense através do nosso programa de governo Juntos por Triunfo. Estamos atendendo à nossa população num seguimento que tem uma grande expressividade em nosso município que é a cultura” afirmou o prefeito Luciano Bonfim. O Edital foi criado a partir de encontros entre os dirigentes da Secretaria e representantes dos Conselhos de Turismo e Cultura do município.

    “Esse sistema é a estruturação de uma sólida base organizacional necessária ao desenvolvimento do setor cultural, capaz de oferecer às futuras gerações um legado criativo, sólido e proativo, que agora estamos tirando do papel e deixando mais essa contribuição para Triunfo.” ressalta o Secretário de Turismo e Cultura, Evanildo Fonseca.

    LINHAS DE AÇÃO - A iniciativa permite a inscrição de projetos em 35 seguimentos das quatro áreas determinadas: Arte, Patrimônio Cultural, Esportes e Lazer e Turismo. O Edital oferece, por exemplo, a oportunidade da realização de um projeto no seguimento de esportes radicais ou ainda algo voltado para pessoas com necessidades especiais. Também apostou-se na tecnologia com a possibilidade de inscrição de projetos no seguimento de artes digitais.

    "Achei de fundamental importância para a cidade. É realmente um marco na cultura de Triunfo. A gestão está realmente de parabéns. Agora é só convocar os produtores, fazer bons projetos para que o programa se consolidade cada vez mais" disse o produtor cultural Paulo Henrique Martins, da banda Ambrozino Martins.

    O Edital e os formulários necessários para a participação dos interessados estão disponíveis no portal da Secretaria de Turismo de Triunfo (www.turismotriunfo.com.br). O Sistema Municipal de Cultura de Triunfo foi criado pela Lei no. 1.222/2011 de 16 de dezembro de 2011.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria do Carmo Almeida10 de abril de 2015 às 15:04

      Mesmo residindo em considerável distância, mas por ser uma defensora do incremento cultural, confesso que tenho acompanhado desde o princípio as postagens midiáticas e conseguido entender que o projeto "Pipa" alegado é nada mais nada menos que recolhimento de propostas aqui apresentadas, desafio alguém que venha a discordar. Não quero com isso partir em defesa de ninguém, mas afirmar que essa proposta foi apresentada e ela prefeitura abraçada , meus parabéns, assim é que deve ser feito.

      Excluir
  4. Pelo visto o que se apresenta não é o que o senhor diz. Não há uma pessoa sequer ou até mesmo produtores culturais que estejam satisfeitos. Como pode-se dizer que existem festas dignas como as antigas festas que aconteciam no município.A Famosa Festa do Estudante que perdeu espaço e foi reduzida em poucos dias, o São joão e as suas manifestações, o carnaval dos caretas. Pelo visto somente o senhor é quem enxerga o invisível!

    ResponderExcluir
  5. Joaimison Silva, nunca te vi em uma reunião do conselho municipal de cultura. Como pode falar de um edital que tu não deliberou? Digo mais, nos passaram a perna! quem deveria concorrer a este edital PIPA era apenas artistas e produtores culturais! Após o conselho aprovar o edital em ata, o modificaram para que turismo e esportes pudessem concorrer isso sem o conhecimento dos membros do conselho. Mais uma desse governo!

    João Diniz
    Artista Plástico e ex-conselheiro de Cultura

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!