quinta-feira, 30 de abril de 2015

XAXADO LUIZ PEDRO REFERENCIAL NA REGIÃO






Atuando por mais de 20 anos em Triunfo e Região, além de outros diferentes pontos de Pernambuco e Nordeste, o "Xaxado Luiz Pedro", liderado pela historiadora Diana Rodrigues Lopes mantém-se respeitando toda sua originalidade no ritmo quente e vestimentas tradicionais. O xaxado, era a dança preferida dos cangaceiros e nasceu no Sertão pernambucano com sua letra agressiva e música simples, destacando-se pelo obrigatório acompanhamento dos seguintes instrumentos musicais: zabumba, pífanos ( flauta confeccionada de maneira artesanal com bambu), triângulos e sanfonas.

Nas apresentações folclóricas que se faz presente o grupo triunfense costuma utilizar personagens caracterizados por roupas de tecido rústicos tipo a mescla na cor azul claro, adornado com lenço vermelho, adereços em couro e metal, empunhando uma espingarda que juntamente com os batidos das sandálias modelo "alpargatas loré", na base da sola, marcam o compasso da  valorizada manifestação nos eventos de grande e médio porte da cidade turística Estação Climática e Estância Balneária, tipo: Caravana da Saudade, Festa do Estudante, Semana do Folclore, Festival de Cinema, Moto Fest e Natal.









2 comentários:

  1. Camila Maria Pedrosa11 de abril de 2015 às 08:11

    Essas tradições precisam ser mantidas a todo custo, trata-se de Triunfo uma cidade turística, devendo implantar mais opções de divertimento para os moradores e visitantes

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!