domingo, 31 de maio de 2015

CRIAÇÃO DE PEIXES TALVEZ SEJA UMA SOLUÇÃO

Diante a constatada limitação das chuvas e comprovada ausência de água para irrigar a agricultura desenvolvida secularmente nas regiões do Agreste e Sertão do Estado de Pernambuco, assim como outras localidades nordestinas sofridas por não disporem do precioso líquido,  alguns municípios que viviam basicamente da subsistência de produção alimentar, passam a contar com outra fonte de renda, utilizando água residual de dessalinizador movido a partir de energia solar para criação de tilápias. O cultivo é possível porque o teor dos sais encontrados rejeitos do processo é recomendado para a atividade produtiva.





Na pratica, são escavados tanques em áreas próximas ao aparelho que atuam como espécie de filtro de água salobra em poços cartesianos. Tudo isso incentivado pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, vinculada à pasta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), podendo no futuro próximo instalar unidade de beneficiamento na área para filamento, congelamento e embalagem, de modo que agregue mais valor à produção. O município de Ibimirim pode ser esse exemplo a ser seguido para que o Município de Triunfo, por meio da Secretaria  de Agricultura e Meio Ambiente promova geração de empregos e renda. Afinal, dispomos de barragens, açudes, riachos, barreiros, lagos, cisternas, lagoas, no território.



Um comentário:

  1. Maria Do Socorro Souza28 de abril de 2015 às 16:30

    A piscicultura é uma atividade fácil, barata e com excelentes resultados sociais e alimentares mesmo para as populações de baixa renda. Ótima iniciativa que merece ser expandida.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!