domingo, 31 de maio de 2015

JARDIM BOTÂNICO NÃO VISTO COM SIMPATIA


 


Sonha-se que um dia o Jardim Botânico de Triunfo seja criado e torne-se referência para influir na preservação e na educação ambiental  do município triunfense, com uma programação que se estenda por  todo o ano e mais atrações para o espaço, como trilhas ecológicas, inclusive para cadeirantes, além de outros equipamentos necessários ao que requer todo ambiente natural que se preze Necessita no entanto visão administrativa dos representantes executivos e legislativos,infelizmente desprovidos da satisfatório sentimento nativista.

No momento em que grande parcela da população esclarecida assume a função de defender o meio ambiente como forma de sobrevivência, expressa-se  compromisso de reforçar tratamento digno para a natureza.Será sem dúvida uma contribuição significativa da iniciativa pública e privada, revelando a importância da parceria desse setor no estabelecimento de uma política de promoção turística do próprio Estado de Pernambuco e no trabalho de bem informar e receber o visitante Afinal a quem atende esse modelo perverso de ignorar os anseios populares?

4 comentários:

  1. Não somente um Jardim Botânico mas também a plantação de árvores nativas e plantações nos leitos dos riachos com o o intuito de preservar os lençóis freáticos hoje já tão poluídos. A criação de um ambiente com trilhas, principalmente para cadeirantes, deficientes, só iria aumentar o valor do município perante os turistas que já visitam a cidade, criando assim mais um atrativo para conseguir ainda mais divisas para o município. Claro que de suma importância que as estradas vicinais, caminhos que levam a pontos turísticos assim como a muitos sítios, precisam ser construídas e outras de manutenção até porque ônibus escolares poderiam facilmente transportar alunos da zona rural para as escolas da cidade tendo em vista que as escolas rurais foram fechadas o que causa grande prejuízo aos estudantes que ficam distantes de seus ambientes agrícolas e terminam por esquecer as suas raízes e o seu comprometimento para com a agricultura. As escolas nas zonas rurais é de suma importância até mesmo para que os alunos possam aprender novas técnicas de cultivo e não aconteça o êxodo rural tão visto durante algumas décadas. Riachos poluídos, riachos assoreados, vegetação sendo destruída com a derrubada de árvores centenárias, antigos cafezais, tudo implica em sérias consequências para o meio ambiente. Al´´em de tudo isso, não se pode crer que uma cidade como Triunfo ainda existam parlamentares e o executivo que não pensam no futuro dos jovens e por falar nisso, há quanto tempo não nascem novos triunfenses? Tudo porque não temos maternidade já que a sala de parto transformou-se em depósito!.

    ResponderExcluir
  2. Esmeraldina Rodrigues26 de abril de 2015 às 10:31

    E necessário é urgente q o Poder Público abrace essa idéia. .....

    ResponderExcluir
  3. O que é Mata Ciliar?

    Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.

    O que acontece sem a mata ciliar?

    O uso das áreas naturais e do solo para a agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuiram para a redução da vegetação original, chegando em muitos casos na ausência da mata ciliar.

    ESCASSEZ DA ÁGUA

    A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos.

    EROSÃO E ASSOREAMENTO


    A mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, tornando-o barrento e dificultando a entrada da luz solar.


    PRAGAS NA LAVOURA

    A ausência ou a redução da mata ciliar pode provocar o aparecimento de pragas e doenças na lavoura e outros prejuízos econômicos às propriedades rurais.

    QUALIDADE DA ÁGUA

    A mata ciliar reduz o assoreamento dos rios, deixa a água mais limpa, facilitando a vida aquática.

    IMPEDE A FORMAÇÃO DE CORREDORES NATURAIS

    Essas áreas naturais possibilitam que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região.

    Para que preservar as Matas Ciliares?

    - Reter/filtrar resíduos de agroquímicos evitando a poluição dos cursos d’água
    - Proteger contra o assoreamento dos rios e evitar enchentes
    - Formar corredores para a biodiversidade
    - Recuperar a biodiversidade nos rios e áreas ciliares
    - Conservar o solo
    - Auxiliar no controle biológico das pragas
    - Equilibrar o clima
    - Melhorar a qualidade do ar, água e solo
    - Manter a harmonia da paisagem
    - Melhorar a qualidade de vida

    Quais os danos ambientais decorrentes da redução da cobertura florestal e das matas ciliares?
    - perda de qualidade da água
    - erosão e perda de nutrientes do solo
    - aumento de pragas das lavouras.
    - assoreamento dos rios e enchentes
    - alterações e desequilíbrios climáticos(chuva e aumento da temperatura)
    - redução da atividade pesqueira

    Legislação

    A mata ciliar é uma área de preservação permanente, que segundo o Código Florestal (Lei n.° 4.771/65) deve-se manter intocada, e caso esteja degradada deve-se prever a imediata recuperação.e. Essa lei já existe há 40 anos! Mas nem sempre foi cumprida.
    Toda a vegetação natural (arbórea ou não) presente ao longo das margens dos rios, e ao redor de nascentes e de reservatórios, deve ser preservada. De acordo com o artigo 2° desta lei, a largura da faixa de mata ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso d'água. A tabela abaixo apresenta as dimensões das faixas de mata ciliar em relação à largura dos rios, lagos, represas e nascentes.

    ResponderExcluir
  4. Quando fala-se em Jardim Botânico em Triunfo, logo me vem a cabeça o espaço compreendido entre o Convento São Boa Ventura e as terras da família Gastão. Área emblemática pela localização e espécies nativas da fauna e flora que detém. A cidade ganharia mais um atrativo turístico, preservaria seus mananciais e tudo q a localidade agrega, poderia ser construída uma SEMENTEIRA p arborização e reflorestamento, trilhas, espaço de pesquisa onde os estagiários do curso de ciências biológicas da Federal de Serra Talhada, sob a tutela de um professor, faria uma extensão do que fora aprendido em sala ou a construção da sede do Centro Sabiá e Adessu q envergam a bandeira da sustentabilidade. São idéias possíveis que certamente traria maior qualidade de vida aos moradores, novas concepções de vida e maior dinamismo ao cotidiano triunfense.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!